Política

Delfim e Patrice são cabeças de lista em Lobata e “JBJ” em Água Grande

O Tribunal Constitucional publicou a lista dos candidatos dos partidos políticos e coligações  que concorrem às eleições legislativas de 25 de Setembro. No total de 14 forças políticas registadas no país, apenas 11 apresentaram candidatura para às eleições legislativas, autárquicas e regionais.

Nas listas aprovadas pelo Tribunal Constitucional destacam-se os líderes dos partidos políticos como cabeças de lista nos diversos círculos eleitorais do país. O Presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves, que é membro do movimento Basta é cabeça de lista no distrito de Lobata.

O mesmo distrito onde o Presidente da ADI, Patrice Trovoada é cabeça de lista e disputa o mandato de deputado à Assembleia Nacional.

Já o Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus(JBJ) e Presidente do partido MLSTP, é cabeça de lista pelo MLSTP, no distrito de Água Grande que envolve a capital São Tomé.

No edital publicado pelo Tribunal Constitucional, o Téla Nón tomou nota que Levy Nazaré, actualmente vice-Presidente da Assembleia Nacional, e antigo secretário geral do partido ADI, é cabeça de lista do Movimento Basta para o distrito de Água Grande.

Também chamou a atenção do Téla Nón a “limpeza” feita pelo MLSTP nas listas dos candidatos a deputados por cada distrito eleitoral. Alguns militantes do partido que concorreram às eleições presidenciais de 2021, ficaram de fora. Destaque para a ex-Primeira Ministra Maria das Neves, deputada eleita deputada em várias legislaturas consecutivas, também a ausência na lista da ex-ministra dos negócios estrangeiros Elsa Pinto, assim como outros militantes que foram cilindrados nas urnas durante as eleições presidenciais de 2021.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Pedro Costa 2

    17 de Agosto de 2022 at 16:11

    Este país está à saque!
    Um indivíduo, Patrice Trovoada, que exerceu o cargo de primeiro ministro, saiu e nunca mais teve nenhuma participação na vida política deste país, viveu todo este tempo no estrangeiro e agora regressa como cabeça de lista de um determinado partido político! Sinceramente, neste país, só com Cristo.
    Por mais que este indivíduo, possa ter pais santomense, pode muito bem ser produto de adopção. Com este nome, pode ser por adopção, mas tem nacionalidade santomense.
    O outro, Delfim Neves, é Presidente da Assembleia Nacional, e membro do movimento Basta. Que confusão! É inadmissível!
    Este país não tem futuro.

  2. Carlos Alberto do Espirito Santo

    18 de Agosto de 2022 at 13:37

    È de lamentar, como è possivel ver o nome do Patrice TROVOADA, cabeça de lista para agua grande.
    Hà precisamente este senhor, foi eleito deputado nunca tomou posse, rejeitou ser representante do povo. Agora volta de novo.

    Que Republica estamos, das BANANAS?

  3. ramos

    28 de Agosto de 2022 at 13:30

    Já não se entende nada, se o Patricio votou na ultima eleição presidencial em portugal quer dizer o seu cartão eleitoral está registado na diaspora, certo?
    como pode ele ser cabeça de lista em lobata se não houve novo recenciamento eleitoral?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top