Mais de 30 convidados, nomeadamente ex-alunos, funcionários do Ministério das Relações Exteriores e outros ministérios do Governo de São Tomé e Príncipe participaram no ITEC Day, organizado pela embaixada da Índia no passado dia 6 de Setembro.
O embaixador Raghu Gururaj, explicou para os presentes como funciona o Programa de Cooperação Técnica e Econômica da Índia (ITEC). Trata-se de um programa de assistência bilateral executado pelo governo da Índia, com foco em atender às necessidades dos países em desenvolvimento por meio de cooperação tecnológica inovadora entre a Índia e a nação parceira.
Segundo o diplomata indiano a assistência ao abrigo do ITEC abrange seis áreas de formação para pessoal civil e de defesa, atividades relacionadas com projetos, tais como serviços de consultoria, visitas de estudo, doação de equipamentos, delegação de especialistas indianos no país parceiro e ajuda para combater situações de desastres naturais, ou calamidades.
Numa apresentação em PowerPoint Ravichandran, chefe da chancelaria da embaixada da Índia em São Tomé informou que a formação e capacitação no âmbito do ITEC abrange uma vasta e variada gama de sectores como a banca, informática, gestão de pessoal e áreas administrativas e científicas.
O ITEC é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores do Governo da Índia e todas as despesas, incluindo passagem aérea internacional, embarque, hospedagem e taxas de matrícula do pessoal selecionado, são custeadas pelas autoridades indianas.
O embaixador Raghu Gururaj ofereceu ao Estado são-tomense, esses programas de formação que são destinados a funcionários elegíveis e profissionais são-tomenses.
Fonte Embaixada da Índia – Abel Veiga