Política

«Tenho recebido ameaças de que vão incendiar a minha casa»

Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, José Carlos Barreiro diz-se ameaçado. Tudo porque quando divulgou os resultados provisórios das eleições legislativas na noite de 26 de setembro, não divulgou o número de mandatos conquistados por cada partido político.

«Estou a andar com polícias como se fosse um ladrão. Minha casa está guardada porque tenho recebido ameças de que vão incendiar a minha casa. Políticos que querem ser dirigente é que estão a incendiar a população», denunciou José Carlos Barreiros.

Numa conferência de imprensa na quinta feira, o Presidente da CEN explicou que a decisão de divulgar apenas o número de votos obtido por cada partido político foi tomada em consenso.

«A plenária da CEN decidiu por unanimidade que o Presidente fizesse a leitura dos resultados gerais obtidos por cada candidatura. O visado agora é a pessoa do Presidente da CEN que não quer ler os resultados», reclamou.

O responsável máximo da CEN acrescentou que a competência legal da Comissão Eleitoral Nacional, após o acto eleitoral, é de elaborar e publicar o mapa dos resultados provisórios das eleições. «Não diz que a Comissão Eleitoral Nacional tem que calcular os mandatos. Desafio que digam qual o dispositivo na nossa lei eleitoral que obriga a CEN a fazer isso», frisou.

Para esclarecer a opinião pública sobre a instituição que tem competência para calcular e definir os mandatos nas eleições legislativas, José Carlos Barreiros, leu artigos da lei eleitoral, que dizem ser o Tribunal Constitucional, a entidade competente para apurar os mandatos.

Por outro lado o boicote das eleições de 25 de Setembro, no bairro do Hospital, não vai ser resolvido nas urnas.

«Ficou decidido pela maioria da Assembleia que não se vai realizar as eleições porque foi um boicote. A lei diz que só se pode repetir em caso de calamidade natural», pontuou, o Presidente da CEN.

Mas durante a conferência de imprensa José Carlos Barreiros, reconheceu que há um partido vencedor das eleições legislativas. «Se há partido mais votado, é porque esse partido venceu as eleições», concluiu.

Presidente da CEN rejeita as acusações de ser o responsável pela tensão pós eleitoral em  São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

5 Comments

5 Comments

  1. Andorinha

    1 de Outubro de 2022 at 15:13

    São pessoas como este juiz que S.Tomé e Príncipe não avança, nenhum investidor vai investir em S.Tomé com juiz deste na função pública.
    A chefe da delegação da UE também esta a ser ameaçada por militantes do MLSTP e velha maioria e ninguém diz nada estamos a passar vergonha S.Tomé esta a passar vergonha.

  2. Matabala

    1 de Outubro de 2022 at 15:50

    Sou contra qualquer tipo de violência. Mas senhor está a por-se ao jeito.
    Em nenhuma mesa de voto houve reclamações em acta e todas tinham representante de MLSTP que assinaram como tudo correu bem…como fica?
    Uma vez medíocre sempre medíocre

  3. Pedro Costa

    1 de Outubro de 2022 at 19:38

    Senhor Jose Carlos Barreiros, o senhor ja nao consegue branquear o mal que cometeu…. o mais sensato era vir admitir os erros e se calhar voltar de forma correcta os resultados das eleiçoes…. O senhor prestou um pessimo serviço a STP….

  4. Bejun Aguiar

    2 de Outubro de 2022 at 11:10

    A culpa é toda sua senhor Presidente do CEN. Não era preciso complicar tanto a coisa. A CEN sempre nos habituou a fazer projeção dos mandatos nas eleições legislativas. Pode até não ser parte da vossa competência mas era um hábito ou mesmo um convénio informal com que fomos habituados. . O que mudou agora? Não só recusaram
    A calcular os mandados como também apresentar os votos por distritos. Ridículo ! Não se esconda agora em
    Plenários. Como presidente da instituição o senhor tem poderes de decisão e responsabilidades até pedagógica. A sua postura é completamente reprovável.

  5. José Manuel

    2 de Outubro de 2022 at 20:14

    Espero que não fique só por ameaça. Que executem mesmo, pois este senhor é um BANDIDO que não merece estar na TVS a falar.
    Ele já causou muitos danos ao nosso país e temos que dizer-lhe basta. Todo um povo não pode estar a passar vergonha pela sua burrice

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top