Política

Patrice Trovoada afirma que a resolução que aumenta as taxas aeroportuárias é legal

Para o Primeiro-ministro, houve apenas uma falha na comunicação sobre o aumento das taxas aeroportuárias. Segundo Patrice Trovoada, a decisão é necessária para a modernização do aeroporto internacional do país.”

É importante que as pessoas entendam que isso faz parte de uma política de desenvolvimento global do nosso país, especialmente no que diz respeito à conectividade aérea e ao turismo. O país precisa crescer rapidamente e, às vezes, isso exige um pouco de sacrifício de alguns“.

As taxas eram aplicadas apenas para quem saía de S. Tomé. Mas, a partir de 1 de dezembro os passageiros pagam também ao aterrarem no arquipélago.

Uma atualização que, para os voos internacionais, representa 14% do custo total da viagem” – garante o Primeiro-ministro.

Se compararmos uma viagem, por exemplo, de ida e volta para Portugal, atualmente são cobrados 18 euros e 16 cêntimos pela taxa reguladora, que vai passar para 20 euros. A taxa de segurança passa de 4 euros e 74 cêntimos para 28 euros e é acrescida uma taxa de desenvolvimento aeronáutico de 62 euros. Valores que na ida e volta perfazem um total de 220 euros, acima dos atuais 22 euros e 90 cêntimos.

Os protestos vêm de todos os lados, incluindo do próprio Presidente da República, que estranhou não ter sido informado da medida que afirmou ter vetado em agosto.

Desde agosto, houve oportunidades para eu ser informado sobre qualquer problema ou sobre a avaliação diferente que o presidente faz dessa questão. Tivemos vários encontros desde então, mas esse assunto nunca veio à baila“.

Para o primeiro-ministro, não há nada de ilegal na medida.

Utilizamos um mecanismo legal autorizado, sob proposta do INAC, para podermos alterar as taxas. Portanto, não fizemos nada de ilegal“.

A primeira explicação do Primeiro-ministro depois da publicação em Diário da República do aumento das taxas aeroportuárias surge em entrevista a RDP-África, em Lisboa.

José Bouças

4 Comments

4 Comments

  1. Paulo Francisco

    25 de Novembro de 2024 at 15:16

    Seu Bandido !

  2. Jorge Semeado

    25 de Novembro de 2024 at 23:18

    Pode até ser legal. Mas que é isorbitante, ninguém pode negar. Isto vai afundar ainda mais o turismo e os negócios/importacoes particulares individuais e com impacto super negativo na economia do país. Ainda que venhamos a ter um super aeroporto, mas com essas taxas astronômicas, não se atrai nem turistas nem investidores e nem os viajantes nacionais quero termos, quer da diaspora. Está é uma via mais rápida para isolar ainda mais o país que já pobre e insular. Com este aumento, o governo colocou a carroça a frente dos bois. Pois o normal seria o governo + o gestor/investidor turco injetar valores para implementar as melhorias que se impõem no aeroporto, e só depois disso, justificaria um aumento moderado (não superior a 10 porcento das taxas atuais). Ao que parece esses muçulmanos nós enfiaram um bom barrete. Não são investidores coisa nenhuma. Onde andam os milhões prometidos recentemente pelo Banco Mundial, pelo FMI, pela China e outros? Teria sido tudo bungle bangle? Eu sempre desconfiei daquelas promessas, porquê quando a esmola é demais, o pobre desconfia. Todos milhões só no papel. Senhor PT! Por favor nao mate este país, com essas taxas malucas. Já tinhas comprado catamarãs que para serem rentáveis, os preços dos bilhetes tinham que ser proibitivos. Agora vens com essas taxas proibitivas de movo? Qual e a tua? As taxas são legais mas proibitivas. Reveja em baixa as tais taxas já. Dirigentes “cabeça água-água”

  3. santomé cu plinxipe

    26 de Novembro de 2024 at 7:37

    “É importante que as pessoas entendam que isso faz parte de uma política de desenvolvimento global do nosso país, especialmente no que diz respeito à conectividade aérea e ao turismo. O país precisa crescer rapidamente e, às vezes, isso exige um pouco de sacrifício de alguns“.

    sacrifício de alguns“. até que é verdade

  4. J.E.Roca

    27 de Novembro de 2024 at 0:13

    Eu ja cancelei a minha viagem no proximo trimestre. Sao medidas para lucro da empresa turca e logicamente outros intereses do PM

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top