Com financiamento do Fundo Kuwaitiano em cerca de 17 milhões de dólares, o projecto de reabilitação e modernização do hospital central Ayres de Menezes, vai arrancar dentro de semanas.
Garantia do primeiro-ministro Patrice Trovoada, durante a visita na quinta-feira, ao principal hospital do país.
«Os ministros da saúde e das infraestruturas têm orientações para ver como arrancar mais rápido possível este projecto. Penso que dentro de mais algumas semanas esse projecto vai arrancar», declarou o Chefe do Governo.
O acordo de crédito financeiro com o fundo do Kuwait para modernizar o hospital central, foi assinado no ano 2015. «É triste, mas já deveríamos ter esse hospital», frisou.
Acompanhado pelo Ministro da Saúde, Célsio Junqueira, e pela directora clínica do hospital Ayres de Menezes, o primeiro-ministro visitou as instalações do hospital, e constatou que «o banco de urgência talvez será o maior ponto crítico do hospital».
Segundo Patrice Trovoada a visita, pretendeu encorajar os técnicos e profissionais da saúde.
Através do diálogo e interacção directa o Chefe do Governo, pretende promover uma mobilização geral, dos profissionais da saúde e dos utentes para resolver aspectos que congestionam o sistema nacional de saúde. «A questão de fundo é que a saúde se aproxima dos cidadãos», pontuou.
Acesso a água potável continua a ser um problema no hospital Central. Um problema antigo que os sucessivos governos não conseguiram resolver.
«Dentro de mais algumas semanas iremos comunicar quanto a esta situação», prometeu Patrice Trovoada.
A falta de água no hospital central, ameaça a saúde pública, e os habitantes dos bairros vizinhos ao central hospitalar, boicotaram às eleições de 25 de setembro, em protesto contra a falta de água.
«Eu só quero dizer aos são-tomenses que esta questão da falta de água no hospital e no bairro do hospital figura nas nossas prioridades», concluiu Patrice Trovoada.
Para além do hospital Ayres de Menezes, o chefe do novo governo, visitou os serviços de registo civil e notariado. Serviços que estão espalhados por vários edifícios da cidade de São Tomé, por causa das obras em curso de restauro do edifício colonial que alberga os registos e o Tribunal da Primeira Instância.
Abel Veiga
Plôcô de Obolongo
18 de Novembro de 2022 at 14:37
Agora a moda vai ser mulheres de cabelo curto para agradar as fantasias do Papá…..
Margarida Lopes
19 de Novembro de 2022 at 16:08
…mulheres de cabelos curtos, é uma obsessão do foragido, pois que o facto da maliana não ter cabelo só usa postiço de cabelo européu,não é razão para impôr as mulheres são-tomenses de tomar ou de ter o mesmo estilo. Só faltava essa!
Francamente, a situação está TENSA com o regresso do PT-ADI,com risco de explodir a qualquer momento, pois que há muito descontentamento silencioso.
Vanplega
18 de Novembro de 2022 at 16:39
EU sò quer dizer:
Se Sao Tome e Principe, fosse uma empresa privada desses sucessivos politicos, ela jà estaria fechada, na bancarrota.
– Por nāo dar resutado
– Por ser mal gerido
– Sò ladrões
Margarida Lopes
19 de Novembro de 2022 at 17:52
São-tomenses UNI-VOS. O pior está a chegar, aumento de custo de vida generalizada.
Normalmente o governo regulariza a situação, mas com a escolha IMPOSTA pelo presidente Carlos VILA NOVA, este governo dirigido pelo SÓCIO do presidente vila NOVA Patrice TROVOADA foi instalado para DESREGULARIZAR, a começar por impôr um foragido 1o ministro que não entregou a pasta e que recuperou a mesma depois de ter passado 4 anos no estrangeiro como REFUGIADO político,e tendo por cima vários dossiês de QUEIXA-CRIME junto da justiça em STP.
Margarida Lopes
19 de Novembro de 2022 at 16:17
…a situação está muito tensa, e pode explodir a qualquer momento.
O facto da maliana usar perruca de postiço curto e liso, não quer dizer que as mulheres são-tomenses devem usar e/ou ter o mesmo estilo que ela.
Há um descontentamento silencioso que pode levar a uma revolta legítima da população…nada é definitivamente adquirido,quando é ilegal e abusivo, tal como impôr alguém a uma massa oposta. Estámos juntos e esperámos com paciência os dias que passam.
Jorge David
21 de Novembro de 2022 at 15:52
Qual é o segredo que o Patrice Trovoada conhece e o Jorge Bom Jesus não, para que o projecto do hospital fosse executado? Qual a razão que levou o JBJ a não executar esse projecto? O que irá o PT fazer para dar inicio a execução desse projecto nas próximas semana?
Alguém pode me ajudar a perceber isso?
Cpts Jorge David