Política

Estado da Nação de STP é igual a de um navio à deriva

O Primeiro-ministro Patrice Trovoada definiu o Estado da Nação, como sendo um navio à deriva no alto mar.

No debate parlamentar sobre o Estado da Nação, o Chefe do Governo, fez uma radiografia do país, e chegou a conclusão que as principais empresas públicas e público-privadas estão falidas.

A Empresa de Electricidade, EMAE e a empresa privada que comercializa os combustíveis, a ENCO, foram apresentadas como exemplos da falência geral que anulam qualquer possibilidade de progresso do arquipélago.

«Qualquer país sobretudo o nosso, sem gasóleo, não há electricidade.Não existe transporte, não existe trabalho, não existe vida…», afirmou Patrice Trovoada no pulpito da Assembleia Nacional.

Sem energia, não há economia. Segundo Patrice Trovoada o banco central não tem reservas cambiais. A ajuda financeira de 15 milhões de euros concedida por Portugal em Fevereiro, aliviaram a situação, mas já esgotou.

«Hoje precisamos urgentemente de cerca de 10 milhões de euros para importar combustíveis nos próximos dias…», revelou o Chefe do Governo.

Combustíveis para alimentar uma economia que segundo o governo não gera receitas. Os 20 mil e 600 funcionários públicos pedem aumento dos salários. Mas, segundo Patrice Trovoada o Estado da Nação, não permite realizar a actualização salarial anual como foi acordado pelo anterior governo.

«Com o nível de receitas actuais, o Estado só poderia funcionar e pagar os salários e despesas de funcionamento durante 7 meses, sempre obrigado a tudo fechar durante os restantes 5 meses do ano», precisou Patrice Trovoada.

O Estado da Nação são-tomense é igual a de um navio à deriva.

«Estamos no meio de uma tempestade que mete água de todos os lados, que foi objecto de má utilização, má conservação, e temos hoje a responsabilidade colectiva de salvar o navio e levá-lo a um porto seguro», concluiu o chefe do governo.

Nação são-tomense em Estado de falência económica. Governo pede união de todos para retirar o país da actual situação.

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. Sem assunto

    28 de Abril de 2023 at 9:34

    Pois bem! O navio está a deriva e entregue a sua sorte, porém não esqueçamos de que está è a quarta vez que o senhor comandante entra no barco num espaço de 15 anos tendo por lá ficado aproximadamente 7 anos e 3 meses, o que implica dizer de que o senhor não é tão inocente pelo estado em que se encontra a embarcação.
    Deixemos a hipocrisia e demagogia de lado. Ninguém tem solução ,pronta,para este país como muitos fazem crer. Estar na oposição instigando confrontos e desordem é confortável, receber a pasta e fazer acontecer é muito mais complexo é complicado do que se imagina. Isto não é para amadores nem tampouco para aventureiros.

  2. luisó

    28 de Abril de 2023 at 16:07

    Se forem ler os meus comentarios durante os ultimos anos vão encontrar estas palavras:
    SEM FUTURO….
    Só quem andou a ler desenhos animados é que não percebeu o caminho que se estava a desenhar……
    Agora é tarde…virámos um Estado Falhado.

  3. Renato Cardoso

    29 de Abril de 2023 at 7:59

    É no mínimo extraordinário que alguém que afirmou ser a solução e que foi primeiro ministro noutras ocasiões construí a radiografia que está tudo mal nas Ilhas.
    Sabendo que é incompetente e nunca teve soluções para resolver os desafios que existem e conhecendo o seu gatilho de vitimizado e complexado devido as taras que carrega; escolheu facilmente os culpados que foi a outra senhora que lhe antecede.
    Embora a referida senhora ser igualmente incapaz e incompetente quanto o mesmo.
    Infelizmente a incompetência é e foi transversal aos sucessivos poderes públicos das Ilhas associada aos outros problemas profundos e enraizados nas mentes dum punhado de grupelhos políticos sem preparação para mudar o destino das Ilhas.
    Quando era suposto após os erros e incompetências que existiam no passado recente pudesse ser resolvida com outra geração mais informda e formada; assiste-se ao cometimento de erros piores e a incapacidade contínua em crescendo.
    A pobreza não é fatalidade e apesar das narrativas de desespero e culpabilização ou vitimar-se ;seria útil reconhecer que os problemas estão dentro das pessoas e sendo sempre as mesmas que não estão e nunca estiveram comprometidas com às Ilhas.
    Por conseguinte vai-se esperar ainda bastante tempo até chegar pessoas disponíveis e capazes de inverter estes problemas.

  4. Célio Afonso

    29 de Abril de 2023 at 8:34

    O barco sempre esteve a deriva desde 1975 e agravou se em 1991, com a abertura política que permite ao povo escolher de 4 em 4 anos, novos corruptos, ladrões, nepotistas para roubarem e, assim, claro está que o país tem de estar à deriva!
    Anular os contratos e outros acordos celebrados pelo anterior governo para os entregar às empresas dos camaradas é boa opção política? Da confiança aos invetidores? Permitie atrair novos investimentos?
    Torturar e assassinar civis indefesos, sendo que os seus autores são premiados lava a péssima imagem do país no exterior???

  5. Margarida Lopes

    29 de Abril de 2023 at 20:25

    O discurso do foragido, ditador Patrice TROVOADA é GOZAÇÃO tamanha para a NAÇÃO, para o POVO e sobretudo para os seus comparsas, pelo menos aqueles e aquelas que ainda têm um mínimo de sentimento patriota.
    Como é possível que este fdp vagabundo corrupto de CARA DE PAU pode vir públicamente VOMITAR esta m***a sem que haja reação de seja quem fôr, de qualquer são-tomense normalmente constituído…é uma ENORME ABERRAÇÃO, pois que ele fez parte da GOVERNANÇA do país, STP, desde 1991, data que a familia TROVOADA e o seu braço direito(o seu SERVIÇAL) GABRIEL COSTA regressaram para STP. O que é de Bem ou de BOM que essa GENTALHA de AMBIÇÃO DESMEDIDA fez para o país, para além de semear confusões nas cabeças alheias, instalando os sentimentos de ÔDIO, RANCOR, VINGANÇA, RIVALIDADE e VIOLÊNCIA.
    Que MORAL tem este individuo para desses ? A deriva está STP por causa de criminosos como ele, de vagabundos corruptos que SACAM e que ESVAZIAM o COFRE do ESTADO e que toda possessão de todas as ajudas estrangeiras atribuídas para STP na sua conta bancária ( controlada neste momento). Senhor Patrice TROVOADA você vai AFUNDAR neste BARCO, todos os espíritos daqueles que você assassinou vêm lhe mergulhar nesta P.R.A de barco cujo você desfalcou e destruiu.
    Você e os seus capangas, o Varela ( outro grande fdp complexado e frustrado, CHIFRUDO), vão comer o pão que o DIABO AMASSOU especialmente para C****ÕES como vocês…o anãozinho do Afonso da Graça Varela, jogou mal, apostou na má CARTA, quis se mostrar homem insultando o JBJ mas ele queimou-se e muito mal, que ele se lembre que não tem peso para se defender como HOMEM.

  6. Bem de S.Tome e Príncipe

    30 de Abril de 2023 at 8:37

    Todos políticos de proa são culpados neste país.Desde 1975. Neste período de partido unico, havia disciplina, trabalho e unidade, mas não havia liberdade. A partir de 1991 com a retoma da liberdade, desapareceu unidade, disciplina e trabalho.Acreditem, os Trovoadas estão no poder desde 1991 até a presente data, com excepção de 2011 á 2016 com presença de Pinto Costa na presidência.Patricio vem enganando,dominando e fazendo de marionetes desde que pôs os pés no partido que o pai fundou, comprando militantes.Como disse o JBJ é o maior destruidor de STP.Esse barco que está a deriva a culpa maior é dele. Descontrolou o GPS e Bússola.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top