As instalações da embaixada de São Tomé e Príncipe em Portugal foram o palco da inauguração das relações diplomáticas entre o arquipélago africano e o país da América Latina.
Desde o ano 2014 que os dois países começaram a dialogar no sentido de estabelecer relações diplomáticas. Diálogo e propósito que não avançaram por diversas razões.
Mas nesta semana Júlio Duarte Van Hambeck, embaixador do Paraguai em Portugal reuniu-se com o embaixador António Quintas, e ambos selaram o primeiro protocolo de relações diplomáticas.

O diplomata do Paraguai considerou o momento como sendo emblemático na diplomacia. Por sua vez o embaixador de São Tomé e Príncipe considerou que o protocolo abre oportunidades de cooperação em vários domínios. As energias renováveis são um deles.
«Eu levanto a ponta do véu para falar da potencialidade do Paraguai em matéria de hidro-energia. Um país com alta capacidade de produção energética através dos rios, que é um dos grandes pensamentos do nosso país…», realçou António Quintas.
Os sectores da economia e do turismo destacam-se também nos interesses dos dois países. « Podemos iniciar o diálogo diplomático para que os nossos países e os nossos povos se aproximem e com benefício para ambas as partes», reforçou o embaixador de São Tomé e Príncipe.

Da parte do Paraguai, o embaixador Júlio Duarte Van Hambeck disse que os dois países podem dar aos cidadãos e empresas as oportunidades de desenvolverem vários projectos.
«Este acordo dará oportunidades para os nossos cidadãos conhecerem melhor as oportunidades de intercâmbio comercial, mas também na área dos direitos humanos, e na área das energias renováveis…», referiu.
Os dois embaixadores já transmitiram aos respectivos governos o conteúdo do acordo que vai permitir o estabelecimento de relações diplomáticas entre São Tomé e Príncipe e o Paraguai.
Abel Veiga

Renato Cardoso
19 de Julho de 2023 at 5:30
A falta dum fio condutor nos aspectos diferenciados das realidades das duas Ilhotas comprometem o aproveitamento das suas relações de diplomacia no geral.
Cria-se a manta de retalhos e também devido à falta de ocupação e tentar mostrar que estão fazendo a diplomacia robusta;em desespero vão assinando estas coisinhas para enganar os que pensam com os pés!
Sem assunto
19 de Julho de 2023 at 5:37
Sinceramente….nada a ver.
O que este país insular como nós, pequeno desprovido de riqueza, violento nas fronteiras e coisas mais pode nos oferecer?
O nosso amigo gabonês tem muitos truques..sempre que está no poder aparece nos estás anedotas, acredita de que todos nós somos burros e ele um gênio, mas não ó pigmeu Patrice Trovoada, sabemos como ninguém o que Paraguai significa: refúgio de bandidos e traficantes, rota de tráfico, e vendas de armas.
Ademais basta investigarem a história da cidade/terra de ninguém: Pedro Juan Caballero.
Clemilson
19 de Julho de 2023 at 23:04
Paraguai não tem nada a acrescentar
Jovens Frustrados Propagandistas
21 de Julho de 2023 at 10:02
Pedro Juan Caballero?
Vamos também focar no lado positivo. Há uma prisão naquela cidade.
Pedro Juan Caballero conta com o Aeroporto Internacional Dr. Augusto Roberto Fuster e o mais moderno shopping center do país, o Shopping Dubai, que custou US$ 30 milhões
Energia
Toda a eletricidade do Paraguai é gerada por hidrelétricas, tornando-o um dos paises mais limpos do mundo.
O Paraguai tem uma capacidade instalada de produção elétrica de 8.110 MW, produzindo 63 bilhões de kWh/ano em 2016; com consumo doméstico de apenas 15 bilhões de kWh, o excesso de produção é vendido para Brasil, Argentina e Uruguai, tornando o Paraguai o maior exportador mundial de energia elétrica. Essa produção é proveniente de dois grandes projetos hidrelétricos ao longo de suas fronteiras, incluindo a Usina de Itaipu, a segunda maior usina geradora do mundo.