Volta à ribalta os acontecimentos de 25 de Novembro no quartel do exército onde 4 cidadãos foram torturados até a morte.
A bancada parlamentar do MLSTP/PSD criticou o Governo Santomense e a Comunidade Económica dos Estados de África Central (CEEAC), pela não publicação, até a data presente, do relatório produzida pela equipa de peritos desta organização regional que esteve no país, na sequência dos acontecimentos.
«Até hoje, não percebemos porquê que a própria CEEAC também não publica o relatório feito»- questionou Danilo Santos, líder da bancada dos social-democratas.
Para Danilo “é alarmante a postura dessa comunidade regional que, deve servir os seus estados e povos e que tem como princípios o fortalecimento do estado de direito democrático, a justiça, a paz e a promoção do desenvolvimento. Daí que lançamos desde púlpito um veemente apelo as autoridades da CEEAC para que também tornem público o relatório efetuado”.
A posição de Danilo Santos, surge na sequência da publicação do relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, com sede em Geneve/Suíça, onde está patente a preocupação sobre o que considera de violação por STP da Declaração Universal dos Direitos Humanos, caso as alegações se confirmem.
«Com este relatório da sessão dos direitos humanos das Nações Unidas, os que andavam com dúvidas, o que pensam hoje?» – questionou Danilo Santos.
O líder da bancada parlamentar do MLSTP/PSD que falava no período reservado às questões de interesses relevantes, na plenária desta quinta-feira, concluiu «não dormiremos, não descansaremos enquanto o esclarecimento sobre o assunto não vier ao público».
José António, líder da bancada parlamentar do ADI, considera que não se pode, de forma permanente e gratuita, continuar a fazer o julgamento do «caso” na praça pública “com acusações contra pessoas, de forma irresponsável. No meu ponto de vista, o governo esteve bem, está bem e, com certeza, estará bem em todo esse processo. Porque o governo está a deixar as instituições fazerem os seus respetivos trabalhos» – sublinhou, o líder parlamentar do ADI.
José Bouças
Edson Neves
10 de Agosto de 2023 at 23:47
Por quê o partido MLSTP não impetra uma ação no Tribunal de Justiça exigindo a divulgação do relatório já que excepcionalmente, os atos do poder público são sigilosos?
Mais ação em menos barulho! Exerça a força do seu poder constitucional!
SEABRA
11 de Agosto de 2023 at 1:14
Senhor líder-ADI,José António, esperemos que poderá acarretar, ou seja responsabilizar-se futuramente no que avança sobre este odioso crime-assassinato organizado pelo chefe do governo ( até a prova do contrário), Patrice Trovoada, que acabava de ser empossado ( de lembrar que há provas e entrevistas filmadas).
São os seus propósitos que constatámos ser i’responsáveis até mesmo delitosas e de má-fé, pois que está desmentindo sobre um facto que teve lugar, onde houve violência, tortura…que levou a morte de 4 individuos,quer dizer, de 4 cidadãos são-tomenses. Contra os factos concretos não há argumentos.
O senhor líder-ADI, deve se despertar, porque trata-se aqui de HOMENS, de seres humanos que o seu “padrinho” Patrice Trovoada mandou executar,num país dito democrático, onde em proncípio o direito do homem existe e devia ser respeitado…em ocurrência por um dignatário homem político da envergura de um pretendido 1°ministro. Curiosamente, foi ele mesmo o senhor 1° ministro Patrice Trovoada, que derrapou da sua função de chefe de governo instalado de apenas 30 dias exatamente, para cometer o êrro irreparável que (tarde que possa vir a ser)o conduzirá a responder um dia junto das instâncias da justiça internacional,assim como os seus associados Afonso da Graça Varela, Armindo, Carlos Vila Nova, o seu guarda-costa e uns tantos comparsas dispersos aqui, acolá etc. Você quer fazer parte do grupo?
Este acontecimento atroz será sempre evocado até que justiça tenha lugar, pois que torturaram e assassinaram pessoas inocentes, simplesmente porque algumas delas, sobretudo uma delas,o Arlécio Costa, sabia e deixou muitas informações sobre o senhor 1° ministro, com que fora outrora camaradas para complotar certas atos,embora este último repisou e sublinhou nas suas declarações junto das organizações exteriores,que o Arlécio Costa era mercenário do Búfalo, ora que por causa deste perfil é que os dois se tornaram sócios para realizarem práticas maquiavélicas e criminosas tal que o atentado falhado para suprimir físicamente o presidente Manuel Pinto da Costa, retomando o projeto falhado do pai Trovoada nos fins dos anos 70. O Arlécio Costa estava pronto para expôr tal assunto fora, públicamente ( 3 dos seus camaradas, têm alguns documentos e gravação da denúncia que o Arlécio Costa fez a pessoa do Patrice Trovoada), porque este mercenário não era tolo, por isso tomou as suas precauções.
Quando tudo fôr exposto, o senhor líder-ADI poderá vestir o seu uniforme de advogado para defender o seu patrão, que está cheiinho de procêssos de toda a parte…prepara-se, líder-ADI porque você vai ter muito trabalho. Reflita, pensa em STP e no seu povo,se é que você seja patriota e se quer realmente servir o seu país.
Joswsw@gmail.com
11 de Agosto de 2023 at 14:49
Será que ainda não perceberam que o relatorio agora publicado, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos é sobreponivel ao relatorio feito pela CEECA?
Foi simplesmente publicada uma copia do relatorio da CEECA.
Antônio Mendes
12 de Agosto de 2023 at 3:04
Meus caros, será que não querem perceber que o publicado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos é o relatório que tinha feito pela CEEAC?
Sejamos sérios e responsáveis. Esse relatório não atribuiu responsabilidades ao PM e o governo actual pelos trágicos incidentes de 25/11/2022.
Carmén TROVOADA
14 de Agosto de 2023 at 23:05
António Mendes, ou seja AFONSO da Graça Varela, vá pakispariu com a tua meia jarda de tamanho…no dia que o PORCO TORCER O RABO,gostariámos de ver a tua carocha de fdp que és. Desgraçado de m***a!
Toi Varela, on ne va pas te rater.
Tu sabes que não és apto ao frio,sobretudo a gastronomia ocidental ( massa, batata,legumes, queijo etc), queremos saber-te fora de STP como o teu sócio que defendes descaradamente, sem vergonha e de má-fé, pois que se há alguém que tem a consciência de saber que o AMANTE da tua dama está no caminho da perdição, que ele está a fazer mal e muito mal ao país e a população. Ousas dizer que o 1° ministro não é responsável da TORTURA criminosa que executou 4 cidadãos são-tomenses no passado dia 25 de novembro, tens a coragem de defendê-lo ? Quando chegar aquela hora, vais ter que mostrar que és homem e que não vais urinar nas tuas calças no momento da explicação sobre os crimes cometidos durante o regime ditador do teu comparsa Patrice TROVOADA.