Política

MLSTP diz que convite parlamentar de Patrice Trovoada é contrário a lei da república

A bancada parlamentar do maior partido da oposição, o MLSTP rejeitou o pedido de intercepção feio pelo Primeiro-ministro Patrice Trovoada junto a Presidente da Assembleia Nacional, para que os líderes parlamentares e presidentes das comissões parlamentares fossem ao Palácio do Governo para uma reunião de trabalho.

Para o MLSTP, o procedimento do Primeiro Ministro viola a constituição política.

Numa carta endereçada à Presidente da Assembleia Nacional Celmira Sacramento, o Primeiro Ministro Patrice Trovoada pede a interceção da Presidente do parlamento junto dos líderes dos grupos parlamentares, e dos presidentes das comissões especializadas e outros responsáveis da Assembleia Nacional, para um encontro no Palácio do Governo na quinta feira 7 de Setembro.

«Não nos parece um procedimento correcto. Se olharmos para o artigo 114 da constituição o governo é responsável politicamente perante a Assembleia Nacional. Os deputados fiscalizam o governo. Não nos parece de bom tom que o senhor primeiro ministro nos convide. O processo deve ser inverso», declarou Danilo Santos, líder da bancada parlamentar do MLSTP.

Segundo a bancada parlamentar do MLSTP, de acordo a lei da República, o primeiro-ministro deveria solicitar à Presidente da Assembleia Nacional, uma reunião com os deputados na casa parlamentar.

Na carta Patrice Trovoada diz à Presidente da Assembleia Nacional que o encontro visa auscultar os deputados que lideram as comissões parlamentares sobre o tema da CPLP, para os próximos 2 anos e sob a presidência de São Tomé e Príncipe, “Juventude e Sustentabilidade”.

«Estamos pelo crescimento da CPLP, pela construção da CPLP mas sempre no quadro legal aceitável. Não podemos permitir que situações dessa natureza continue a processar. É a inversão das regras, e o MLSTP deve estar firme no respeito pela constituição e as leis», reforçou Danilo Santos.

O líder da bancada parlamentar do MLSTP criticou a Presidente da Assembleia Nacional por não ter sequer convocado uma conferência de líderes parlamentares, para analisar a carta do primeiro-ministro. Na carta a Presidente Celmira Sacramento não é convidada para o encontro. Apenas os líderes parlamentares e presidentes das comissões especializadas deveriam dirigir-se ao Palácio do Governo para reunião com o Chefe do Governo.

«Dizemos claramente que não iremos participar, o processo deve ser inverso», frisou, o líder da bancada parlamentar da oposição.

MLSTP, aproveitou para alerta que o Presidente da República Carlos Vila Nova, é que é o presidente em exercício da CPLP.

«Se fosse um convite de sua excelência o senhor Presidente da República, que é quem preside a CPLP nos próximos dois anos, naturalmente que faríamos presentes. Pois o Presidente da República, está investido de poderes para tal. Enquanto Presidente da República pode convocar-nos no quadro constitucional, e neste caso, como Presidente em exercício da CPLP», pontuou Danilo Santos.  

Bancada Parlamentar do MLSTP rejeitou participar no encontro com o Primeiro-ministro Patrice Trovoada no Palácio do Governo.

No entanto na tarde de quinta – feira, os líderes das bancadas parlamentares dos dois partidos que sustentam o governo, nomeadamente a ADI e a coligação MCI-PS-PUN foram ao palácio do governo para reunião com o primeiro-ministro Patrice Trovoada.

Abel Veiga

5 Comments

5 Comments

  1. José Carlos

    8 de Setembro de 2023 at 9:57

    O MLSTP anda pelas ruas da amargura. Tentam de tudo para perturbar o normal funcionamento das instituições, lamentável. Quando não há nada de novo inventam.
    Sugiro que façam política com decência senhores dirigentes do Partido histórico.

    • ADELINO DEUS

      10 de Setembro de 2023 at 15:31

      jose carlos , o parlamento é casa do povo onde os partidos seja la do governo ou não discutem no bom sentido da palavra questões do povo e da sociedade! E porquê que essas questões não podem ser tratadas no parlamento em vez no palacio do governo ?

  2. Sem assunto

    8 de Setembro de 2023 at 11:17

    Sem exageros: O senhor Carlos Vila Nova tem se revelado ser o maior pau-mandado, cordeiro manso, “yes boss” da nossa história.
    Jurou falsamente a constituição da república. Não zela por nada a não ser por caprichos e loucuras da tribo ADI’ista. De fato o presidente em exercício da CPLP é o senhor e não uma tal de Patrice Trovoada, de modo que reuniões devem ser com o senhor e não com aquele “gajo”.
    Passa a ideia de que tem medo do pigmeu, o gabonês Patrice Trovoada, razão pela qual de 2022 para cá tornaste numa figura secundária, débil, vulgarizada, para não dizer outra coisa.
    Acorda homem, ainda és muito novo para ser virado com as mãos como que de “filipote” se trata-se…se não tens condições pede o teu afastamento, só não permita continuar a ser humilhado e banalizado desta forma. É feio tudo isto para si e para a sua família.

    • Margarida Lopes

      8 de Setembro de 2023 at 19:44

      Sem assunto…enfim, um são-tomense ousado que diz a verdadeira sem rodeios.
      É 😥 triste de ver um PANHONHA com o título de presidente que não tem,ABSOLUTA-mente, nenhum PODER, que é manipulado e maltratado psicológicamente,é humilhado, é espezinhado, é desprezado e sobretudo DESCONSIDERADO…por esmola, tirem as calças e dêem uma saia ou um vestidão ao CARLOS VILA NOVA,é o vestuário de mulher submetida que lhe corresponde melhor,e que aliás,nem todas as mulheres são SEM CARÁTER, SEM PERSONALIDADE,COVARDAS e MANIPULADAS como este gajómetro.
      Queria dizer ao ” comentárista” nomeado José CARLOS, que vá pakispariu, como fdp que ele é.

  3. Mezedo

    8 de Setembro de 2023 at 16:27

    Posicionamento do MLSTP é sim de um partido responsável, e que sabe bem como deve ser feito as coisas.
    Agora se u PR não serve para nada eles que se virem la ele e seu patrão.

    MLSTP não vai a lado nenhum deixa o assassino reunir la com seus comparsas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top