Política

MLSTP/PSD dá nota negativa a 1 ano de mandato do governo de Patrice Trovoada

 O governo são-tomense, liderado por Patrice Trovoada, completa um ano de mandato e recebe nota negativa do MLSTP/PSD, o maior partido de oposição.

O balanço é negativo” – disse o presidente dos social-democratas.

As expectativas, segundo Jorge Bom Jesus, continuam a ser defraudadas.

Disse-se ao povo que havia solução para tudo, nalguns casos, até soluções milagrosas de gente tripe-tente que dizia conhecer o país como a palma das suas mãos e hoje, o que notamos, é que a montanha pariu rato . Há muita dificuldade que graça o país, o povo está a sofrer, a juventude está desesperada, há uma debandada, as pessoas procuram tudo para fugir daqui”.

Para o ainda líder do MLSTP/PSD, o fracasso do governo de Patrice Trovoada está na falta do sentido de continuidade de estado, ausência da cultura de diálogo e de inclusão. 

Os grandes projectos estruturantes lançados pelo anterior governo que estavam praticamente prontos a serem implementados não saíram do papel e nós perguntamos: porquê?”

Apontou como exemplo os projetos do porto de águas profundas, do aeroporto, da baía de Ana Chaves, das pontes do norte da ilha de S. Tomé, entre outros. Acusou o governo de incapacidade comunicativa e disse que é preciso abrir janelas de oportunidades para que o povo volte a sonhar em dias melhores para S. Tomé e Príncipe.

José Bouças

5 Comments

5 Comments

  1. Vanplega

    14 de Novembro de 2023 at 5:28

    A volta do Pinta Cabra ao poder foi porque os senhores do MLSTP, ñ fizeram bem o trabalho.
    Olharem para vosso bolso e ñ para a sociedade.

    Voçês do MLSTP, sao os culpados. Tà chorar o quê?

    Voçês è que colocaram outra vez Pinta Cabra no poder.

    Sao Tome e Principe, nunca mais entra nos eixos se ñ mudarem de mentalidades.

    Se ñ tiverem um plano construtivo para Sao Tome e Principe, escrito na Constituição aonde uns fidelos que entram no poder devem continuar a governar com aquilo com que está escrito

  2. Célio Afonso

    14 de Novembro de 2023 at 8:58

    Os políticos saotomenses devem voltar aos bancos das faculdades onde se formaram para fazerem revisão do que é a política de continuidade.
    É incompreensível a política de terra queimada que se vem praticando no país, empurrando os jovens para emigração forçosa e, muitas vezes frustrada, com o país cada vez mais afundado no poço e ninguém faz nada!

  3. Tentado a Ler

    14 de Novembro de 2023 at 10:54

    Tipico dos ditos politicos santomense, os comentarios do ex-premier carece de verdade e falta de coerencia. A emigracao forcada foi alicercada e apadrinhada por figuras do MLSTP no seu mandato cessante. Isso mesmo disse de viva voz um militante do MLSTP, achando que teria feito algo de bom, na sua santa ignorancia. Quantos mais nao teriam facilitado a saida de centenas de jovens?

    Quanto ao balanco, essas declaracoes preenchem os requisitos de conversa ao vento. Nao da nenhum indicador do balanco e muito menos faz comparacao com algum dado de referencia e ainda assim consegue ser negativo. Negativo ‘e nao ser exigente consigo proprio e estar por ai com conversa de rua em assuntos serios. Eu diria que do governo do MLSTP ate ao momento tudo se mantem em termos de penurias e de carencias. Entao, faca o balanco do seu mandato em periodo igual e compare a ver se da negativo de facto.

  4. Madiba

    15 de Novembro de 2023 at 8:45

    Eu, sou santomense de verdade! Eu vivo e trabalho em S. Tomé e Príncipe. Eu, por princípio tomei a decisão irrevogável de estar e nunca mais sair do meu país. Até porque tenho outras opções. Mas prefiro S. Tomé e Príncipe, o meu belo país. Eu, não tenho e nem tenciono vir a ter qualquer inclinação política. Porque na verdade ela é coisa muito traiçoeira. Mas como cidadão, acompanho avidamente tudo quanto se passa neste país. Incluindo, claro, o comportamento, as atitudes, o desempenho e o carácter dos políticos nossos. E claro, acompanhei o percurso do Dr. Jorge Bom Jesus com muita cautela. Das coisas que o senhor dizia ainda me lembro: «Crescimento robusto da economia; Criação de 9.000 postos de trabalho; Criação da zona franca de Malanza; Criação de um Porto em Águas Profundas; Projecto de criação de peixes na zona Norte de S. Tomé, etc.».
    Hipocrisia da política. O presidente do MLSTP perdeu todas as eleições durante o seu mandato. Mesmo assim ainda tem o descaramento, hoje, na oposição de criticar falta do arranque dos projectos estruturais por parte do actual governo, que também já está moribundo, em apenas um ano, quando o senhor passou quatro anos e nem sequer teve a inteligência de arrancar pelo menos um dos projectos estruturantes deixados pelo XVI governo, com o financiamento garantido. E pior ainda, teve o senhor a coragem de dar nota negativa ao actual governo. Muito triste o comportamento desses nossos pseudo governantes. Pessoas sem classes nenhumas! Infeliz destino para S. Tomé e Príncipe de ter estes coitados como governantes. Deus, acuda S. Tomé e Príncipe!

  5. Jose Rocha

    15 de Novembro de 2023 at 11:54

    O ex PM JBJ é um palhaço, não tem postura que baste para ser politico do nosso país, calado seria um poeta. Saiu do cargo de PM deixando o país de rastos e continua a mandar bocas como se tivesse feito algo de jeito pelo país.
    O JBJ É tão pouco serio que criou todas as condições para que tivesse acontecido o assalto ao quartel com o proposito de derrubar o governo e alterar a ordem politica e constitutional de STP. O Ex PM JBJ não tem credibilidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top