Política

Marinha dos EUA reabilita rampa da guarda costeira e dá apoio social à vila de Almas

A marinha dos Estados Unidos de América vai reabilitar a rampa de atracagem para as embarcações da guarda costeira de São Tomé e Príncipe.

Os dois países assinaram um memorandum de entendimento no valor de 750 mil dólares que para além do investimento norte-americano no sector da defesa apoia também o sector social.

O donativo financeiro norte-americano foi anunciado pelo embaixador Tulibano Mushingi na cerimónia de assinatura do memorandum de entendimento. O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros Gareth Guadalupe, substituiu o ministro da defesa e administração interna Jorge Amado.

Acto de assinatura do memorandum de entendimento no Ministério dos Negócios Estrangeiros

O embaixador dos Estados Unidos, disse que o memorandum de entendimento prova o empenho norte-americano no reforço da parceria com São Tomé e Príncipe.

«Mais um exemplo da nossa sólida cooperação no domínio da defesa. Os nossos engenheiros da marinha americana trabalharão, lado a lado, com a equipa de engenharia militar de São Tomé e Príncipe, para desenvolver o projecto de construção da rampa para barcos, no valor de 750 mil dólares», declarou Tulibano Mushingi.

O diplomata garantiu que os militares da engenharia da marinha de guerra dos Estados Unidos já estão no território nacional. Para além do reforço da defesa nacional, o donativo financeiro dos Estados Unidos reabilita também duas escolas e um centro de saúde da vila de Almas.

«Irão trabalhar também em vários projectos com as comunidades locais, incluindo a renovação das escolas primárias e secundárias de Almas e o centro médico de Almas», precisou o embaixador dos Estados Unidos de América.

Equipa da embaixada dos Estados Unidos de América

Na escola secundária de Almas serão reabilitados o sistema de canalização e a cozinha. Já na escola primária a engenharia militar norte americana vai reabilitar o sistema eléctrico e a cozinha.

Um parque de estacionamento vai ser construído no centro de saúde da Vila de Almas, assim como uma vedação, e a instalação da iluminação pública. O telhado do posto de saúde também vai ser reabilitado e instalado um novo sistema de canalização.

O ministro da Presidência de São Tomé e Príncipe enalteceu a importância do memorandum que atende as necessidades sociais e de defesa.

Abel Veiga

6 Comments

6 Comments

  1. Nini

    19 de Dezembro de 2023 at 22:53

    Acho, pessoalmente que o Sr. José Miguel Júdice definitivamente gosta disto. Dou um elogio à Marinha dos Estados Unidos de América e o Dr. Tulinabo S. Mushingi. Absolutamente, algo positivo.
    Reabilitar as rampas e dar apoio social ao povo Santomense. Sim senhor!
    Mas tenham muito cuidado, os Americanos. Por “favore,” por favor, não deem nenhum nota de dólares Americano aqui à Patrice Trovoada. Porque sabemos o destino onde os subsídios irão parar. É apenas um alerta.
    Temos que travar a corrupção em São Tomé e Príncipe.

  2. Povo

    19 de Dezembro de 2023 at 23:59

    Oferta é bem vinda. Temos que fazer mais, e depender menos.
    Qual é a capacidade financeira dos São- Tomenses para contribuírem como “acionistas” numa empresa privada, fábricas, organizações de prestação de serviços, centros de formação de técnicos necessários para se construir infraestruturas, e outros propósitos de desenvolvimento sustentável? Quanto será o montante suficiente que os bancos podem emprestar para financiamentos de boas coisas, obras, produtos, etc., que o País e o povo necessita para desenvolver e prosperar? Diria eu que não, enquanto não se neutralizar a situação de corrupção, e outras malezas, até porque isso está paulatinamente a ser normalizado na nossa nação. Como é que se consegue expandir os negócios em São Tomé e Príncipe?
    Sim. Definitivamente é possível fazer-se negócios, envolvimento direto ao mundo empresarial é possível porque temos talentos. O esforço deve ser concentrado rumo a autossuficiência e auto-subsistência.

    Temos acesso às matérias primas e mão-de-obra jovem. Preocupam-me periodicamente a permanência de dependência de ajuda externa. É também preocupante “per capita income” ou seja, o salário do povo trabalhador é muito fraco e o hábito dos roubos e preguiça quer se tornar normalidade ou cultura. Todavia, tenho esperança que STP poderá ter um bom futuro se a gente se tornar sério neste processo de mudança de mentalidade e atitude; trabalhar com espírito patriótico e positivo periodicamente evoluindo com honestidade, e com menos corrupção. Isto é importante.

    Finalmente, desde logo sermos capazes de efetivamente quebramos as barreiras na criação de riqueza para que toda população apta tenha condições fundamentais sem lacunas de singrar na vida. Seria perioridade de um governo responsável preparar o terreno neste domínio para o efeito. Uma população saudável com bons salários será uma benção ao País porque existirá mais acionistas em contribuição no ponto de vista económico, financeiro, e social. Condições degradantes e sempre esperando de doação “esmolas” todos nós perdemos. Vamos seguindo em frente, e fazendo o melhor dentro da capacidade de cada um de nós: Contributo positivo e construtivo apostando nos nossos potenciais, e no nosso País.

  3. Povo

    20 de Dezembro de 2023 at 0:05

    Quiz dizer: “preocupa-me” e “prioridade”
    Desculpa-me

  4. santomé cu plinxipe

    20 de Dezembro de 2023 at 7:49

    POVO mesquinho e IDIOTA ” Tristeza” AMERICANOS…………….

  5. As Geringonças de Filho do Filintinho

    21 de Dezembro de 2023 at 3:45

    Acho que não se deve cuspir no prato onde comeu.
    Os Americanos não såo obrigados a nos dar esmolas, acima de tudo porque o partido PCD-GR os peritos da gatunagem também contribuiram na corrupção e os devios de fundo do Estado Sāo-tomense, sim ou nāo? Os Idiotas e os mesquinhos sāo aqueles que roubam e pedem esmolas. Sim ou nāo?
    Não vejo nada de original nesta prática ilegal. Mesmo com os berros, os insultos, os gritos nada disto se justifica.
    Nāo vou revelar falta de educaçāo caseira. Por isso,nāo me meto – sem mais comentário.

  6. Povo

    21 de Dezembro de 2023 at 4:50

    Calma, rapaz!
    O Povo Americano não tem nada haver com isso, e maioria nem sequer sabe se São Tomé e Príncipe existe. Vamos agradecendo os apoios sem arrogância.
    O bom carácter e o temperamento humilde humano também valem, e têm de entrar na moda. Tudo isso são coisas bonitas.
    O meu querido amigo António Costa diz: “Gostem ou não gostem, têm de cumprir.” Ponto Final

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top