A posição política imperativa é defendida pelo Movimento Basta. Coordenado pelo embaixador Salvador Ramos, o movimento que tem 2 assentos na Assembleia Nacional diz que o país está a atravessar um período de turbulências e de desafios sem precedentes.
«É imperativo que o Presidente da República assuma a liderança neste momento crítico, demita o actual primeiro-ministro e convide a ADI a indicar uma nova figura, que reúne requisitos que dê credibilidade a uma negociação com o FMI e que lidere um governo capaz de restaurar, a confiança a ordem e a estabilidade», declara o Movimento basta no comunicado que distribuiu à imprensa.
A força política diz que o teor do comunicado não é apenas um apelo à acção, «mas um clamor pela sobrevivência dos nossos princípios democráticos».
O leitor tem acesso ao conteúdo integral do comunicado do Movimento Basta.
Teimosos
5 de Janeiro de 2024 at 18:53
Já dissemos isto!
Manuela Pedroso
5 de Janeiro de 2024 at 19:29
Senhor Salvador
Podia por favor esclarecer ao povo onde para os milhões de euros do terreno vendido pelo Presidente do Basta, Delfim Neves que foi depositado nos bancos da China e Portugal?
Porque é que o senhor não critica e dá uma explicação ao povo sobre este roubo do bem do povo, Terreno do Povo.
Onde é que para o vosso chefe. Está e Portugal a disfrutar dos milhões roubados durante os ultimos 4 anos da vossa governação.
O senhor não tem vergonha de criticar aos outros quando o vosso partido e vocês deram cabo do país nos ultimos 4 anos delapidando todo o bem do povo e inclusive tentando meter no país o cultivo de canabis.
Vocês não têm moral para criticar ninguém.
É verdade que o Governo atual não tem condições e nem está a resolver com seriedade os problemas do povo. Mas é verdade também que vocês quando estavam no governo anterior fizeram só porcaria. Digo que Vocês estiveram no poder, porque apesar do BASTA não ter feito parte do Governo, mas o BASTA e o PCD são as mesmas coisas. O denominador comum é Delfim Neves que mandava nos dois e era o Presidente dos dois partidos.
Por isso não venham com truque de BSATA e PCD, porque os dois são as mesmas coisas.
Senhor Salvador e sua equipa que vão catar as águas. Recordam quando estavam no Governo anterior que o vosso primeiro ministro falou em voz alta e bom som de que os militantes do MLSTP não tinham nada que reclamar, porque ele tinha resolvido o proble mas de todos.
Por tanto, vocês não são flores que cheiram
BASTA de demagogia e de transfurice
antonio pedro
6 de Janeiro de 2024 at 22:16
Manuela Pedroso
Não esqueça que Salvador Ramos foi ministro do governo de ADI chefiado por tei homem PT.
Ele sim, todo s.tomé conhece como homem integro, honesto e ninguém nem nenhuma imprensa nacional, estrangeira ou redes sociais lhe a pontaram o dedo. E foi ministro dos negocios estrangeiros, pasta estratégica de governo de qualquer país.
Agora dê o mínimo de curriculum de Patrice Trovoada .
Vanplega
5 de Janeiro de 2024 at 22:38
Ñ tem outro caminho.
Põr o Gabonés na rua
Macalacata Tampompo
7 de Janeiro de 2024 at 19:39
Ninguèm demite primeiro ministro porque foi a escolha do povo e com maioria absoluta.portanto deixa o man Cabras governar os 4 anos que tem direito e depois o povo faz balanço e decide quem escolher em 2026.Se esta a governar bem parabèns ao povo que o escolheu. Se està a governar mal bem feito para o povo porque se homem ausentou em 2018,4 anos depois aparece e ganha facilmente agora voces vem pedir pau mandado de Vilas Novas para demetir o homem??? Aguenta so ate 2026
Jose Rocha
6 de Janeiro de 2024 at 12:09
Esse líder do BASTA que vá dar Banho ao pinto.
Jorge Semedo
7 de Janeiro de 2024 at 12:01
O Salvador sempre esteve no centro ou na órbita de todos Governos ou Grupos Parlamentares que existiram em STP desde 12/07/1975 até a presente data, ora como embaixador, ora como governante, ora como deputado. Sempre beneficiou das benesses e do erário público. Contribuiu para o estado deplorável em que STP se encontra, tanto económica, como politica e socialmente. O Salvador está ultrapassado pelo tempo. Está caduco para as exigências da atualidade. Basta de incompetentes do BASTA.
Não sendo STP um país de regime presidencialista, o PR não tem competência para indicar nomes para fazer parte do governo. Mesmo que ele chame todos GURUS para fazerem parte do elenco presidencial, a Constituição não lhe permite imiscuir-se directamente na acção governativa.
O máximo que a sua equipe de GURUS poderá fazer, será sugerir a equipa do Governo e caberá ela aceitar e implementar as referidas sugestões ou não.
Margarida Lopes
7 de Janeiro de 2024 at 4:51
Manuela Pedroso, concordo plenamente consigo, o PCD é o partido que muito apoiou o MIGUEL TROVOADA e família (,desde de França, pelo O. Tiny),o BASTA tem um vagabundo na cabeça da lista que é o Delfim Neves, este é um outro foragido como o Patrice Trovoada, pois que ele espera poder regressar e continuar a ser chefão quando é o povo que sofre e que talvez vai poder pôr um termo as facanhas do maquiavélico ditador e criminoso Patrice Trovoada.
O Delfim Neves é um outro que deve ser preso, julgado e condenado, porque ele faz parte dos bandidos da República.