Opinião

São Tomé e Príncipe, um país desgovernado e a saque

O ano de 2024 que acabamos de entrar, promete ser extremamente difícil para as ilhas de São Tomé e Príncipe.  A causa é sobejamente conhecida por todos, sobretudos por aqueles que têm vindo a governar esse pequeno Pais em extensão territorial e uma população pouco mais de 200 mil habitantes, mas que insistem a não corrigir o mal.

Não nos podemos queixar de falta de recursos ao nível nacional. O nosso grande problemae,tenho dito repetidas vezes, é que temos tido a pouca sorte de ter uma classe política pérfida e cúmplice entre eles e consequentemente, governantes incompetentes, desonestos e corruptos, que ao longo desses anos todos têm vindo a cometer erros de forma deliberada, com prejuízo para o atraso económico e social do Pais e o empobrecimento cada vez maisda população mais desfavorecida.

A incompetência do atual Governo de ADI resultou no fracasso das negociações com o Fundo Monetário Internacional, deixando o Pais sem a possibilidade de facilidade de crédito junto as instituições financeiras internacionais. Por outro lado, o Governo não foi capaz de mobilizar investimentos privados internacionais que tanta falta faz para alavancar a economia aproveitando os recursos existentes, colocando desta forma o Pais num beco sem saída.

Muitas vezes não damos conta que os nossos parceiros internacionais seguem de perto e com muita atenção, os nossos comportamentos em relação a forma como utilizamos os recursos que dispomos ou postos a nossa disposição pela comunidade internacional. É com base nessa avaliação que é condicionada futuros apoios. Tal como acontece nas nossas casas, um País deve viver dentro das suas possibilidades. Em São Tomé e Príncipe isto não tem acontecido infelizmente. Pergunta-se então: será que os nossos governantes não têm consciência deste especto importante?

Noutro registo, nota-se a tendência cada vez crescente de surgimento nesses últimos tempos de manifestações claramente de um regime autoritário para não dizer mesmo ditatorial. Quando o partido no poder, através de meios não aceitáveis num regime democrático, pretende silenciar e dominar a oposição política dentro e fora do Parlamento, fica tudo explicado.

Por outro lado, constata-se a criaçãode uma sociedade desinformada através do controlo da comunicação social estatal e mesmo privada, colocação de perfis falsos nas redes sociais, com a missão de difundir informações falsas, uma rede de bufaria para intimidar e chantagear pessoas de boa fé que apenas utilizam o seu direito de livre expressão prevista na lei para ajudar,não é admissível.

Tudo isto sem me referir das ações repetidas por mim diversas vezes como, a captura pelo órgão de soberania, Governo, dos Tribunais e politização da Administração Pública.

Constata-se claramente que está em curso um plano maquiavélico devidamente programado, que teve início a partir da tomada de posse deste Governo de maioria absoluta de ADI, cuja primeira ação fora ostristes acontecimentos de 25 de novembro de 2022 que não canso de referir. Pelos vistos, a cartilha do filósofo italiano,Nicolau Maquiavel, esta sendo devidamente assimilada pelo mentor deste plano.

É na sequência desta estratégiaque surge também a ofensiva de assinatura pelo Governo de uma serie de contratoscom empresas e entidades estrangeiras, violando todas as normas legais previstas para a privatização de empresas estatais, prestação de serviços e afins.

Deixe-me sublinharum aspeto que considero muitoimportante para uma boa governação, mas que aos poucos está a ser banalizadoaqui em São Tomé e Príncipe: quando um Governo que deve dar exemplo aos dirigidos, os seus membros violam sistematicamente as normas, procedimentos e leis do Pais, é muito grave. Eu não hesitaria mesmo de o classificar com um ´´Governo fora de Lei´´.

Mas o estranho que pareça é que as instituições com a competência para velar e fazer cumprir essas normas e Leis ficam pávidas e serenas a ver o Pais a desmoronar-se, deixando o Governo fazer o que quer.

Na sequência de toda essa ação com objetivos escuros, surge o contrato com a empresa francesa AGL para a gestão dos portos de São Tomé e Príncipe, fortemente contestado pelos trabalhadores da ENAPORT por não terem sido acautelados os direitos dos mesmos e outros aspetos que lesamos interesses do Pais. Como se não bastasse, inexplicavelmente surgeno contrato, de competência exclusivado órgão de soberania, Governo, o nome do Presidente da República como tendo avalisado o documento antes da assinatura, facto publicamente desmentido pelo mesmo, através dos órgãos de comunicação social.

Tal como havia prometido, o Presidente da Repúblicateve efetivamente um encontro no passado dia 3 do mês em curso com o Chefe do Governo,cujo objetivo era de esclarecer a situação. Contudo, até ao momento nada foi dito ao publico, como era suposto acontecer,facto que poderá continuar alimentar especulações por falta de informações. São situações que os nossos governantes devem evitar.

No meio dessa situação nebulosa, o Ministro das Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Adelino Cardoso, pediu a sua demissão do cargo com caracter irreversível, mesmo antes do encontro do Primeiro Ministro com o Presidente da República.

Importa fazer uma retrospetiva para recordar o contrato assinado entre o anterior Governo de Jorge Bom Jesus e a empresa SAFEBOND, para dizer o seguinte: o atual Governo de ADI logo que assumiu a governação anulou sem quaisquer explicações o referido contrato, não tendo em conta a continuidade do Estado que deve ser sempre tido em conta e ponderada para não prejudicar os interesses do Pais.No meu ponto de vista, se porventura houve alguma anomalia no contrato, nessas circunstâncias, recomenda-se muita prudência e bom senso. O razoável seriaanalisarcom a empresa zonas discordantes do contrato com vista a se encontrar uma solução para sanar eventuais anomalias a contento de ambas as partes.O Governo cometeu o grande erro de rescindir unilateralmente o contrato com SAFEBOND. Surge então, a pressa e com muita pouca transparência, o tal contrato de gestão com a empresa francesa AGL que criou toda essa balbúrdia que acabou por ser anulado por decisão do próprio Governo que o elaborou e assinou, porque de facto não tinha outra alternativa.

Perante essa situaçãode difícil compreensão, vislumbra-se uma batalha judicial entre as duas empresas e o Estado são-tomense, em que o Pais poderá vir a ser fortemente penalizado devido a incúria, falta de transparência e incompetência dos nossos governantes.

Hoje falamos da ENAPORT, mas ainda temos os casos de EMAE e ENASA não menos polémicos eque abordaremos nos próximos dias.

São Tomé, 7 de janeiro de 2024

Fernando Simão

13 Comments

13 Comments

  1. Artur Noronha

    9 de Janeiro de 2024 at 10:37

    O Senhor, é um lobo em pele de cordeiro.

    Está aqui com truques de bom samaritano como se estivesse a defender verdadeiramente o povo. Digo-Lhe já que o Senhor não está aqui para defender os interesses do povo e sim os interesses do Senhor e do seu filho Gika Simão, que como muito boa gente sabe, andou também metido nas negociatas do Governo do Jorge Bom Jesus.

    Quando o seu filho trabalhava no Protocolo da Presidência da República o senhor e a vossa família andaram a viajaram torta à direita para Portugal nas custas do Estado São-tomense, com bilhetes pagos pela Presidência.

    O seu filho anda ou andou em Macau apenas a passear e a viver às custas do Estado. Lá no Fórum de Macau o seu filho não mostrou nada de relevante, porque não percebe nada de Economia Internacional nem de captação de investimento estrangeiro.

    Isso é só o começo. A cada vez que o Senhor vir cá, partilharei as suas sujeiras e a do seu filho Gika Simão aqui no tela non e noutros espaços. Vou desmascarar o senhor e a sua corja. O povo precisa saber do seu oportunismo e da roubalheira do seu filho.

    Cumprimentos

    • Teblancana

      9 de Janeiro de 2024 at 19:45

      Você tem alguma prova do que disseste? Por favor exponha-as.

    • Teblanca II

      10 de Janeiro de 2024 at 4:37

      “Você” “dissesste” ? é a prova.
      Bandidos!
      Usaram dinheiro do povo para fazerem viagens de familias.
      Corruptos!
      Artur Noronha está certíssimo.

    • Beto Esclarecido

      11 de Janeiro de 2024 at 7:12

      Artur Noronha, se tens provas concretas para embasar as acusações que fazes, acho que deves sim apresentá-las e não continuar com essa tentativa desesperada de silenciar o cidadão Fernando Simão, que apenas esta a exercer a sua cidadania plena.

    • Soberbazinha

      11 de Janeiro de 2024 at 7:26

      Esse Artur Noronha se calhar é mais um lambe-botas do Patrice Trovoada. Se a intenção é esclarecer o público e não tentar intimidar, por que não esclarecer ao Povo sobre a situação atual do país? A população merece entender como a desgovernação deste governo ditatorial está afetando suas vidas. Isso sim que precisamos saber.

    • Fabião Varela

      11 de Janeiro de 2024 at 7:31

      Esclareça o povo o fato de não conseguirem o acordo com o FMI e explica como isso está a impactar a vida da população. Transparência é crucial em tempos difíceis como esse. Deixa mais velho Simão em Paz.

    • Mel Vespa

      11 de Janeiro de 2024 at 7:45

      Explique ao povo por que esse Governo Fora da Lei teve que cancelar o acordo que gerava desvantagens para ENAPORT e ao país. É essencial que a população entenda a situação e as decisões tomadas, em vez de jogar a culpa em pessoas específicas como foi o caso do Ministro das Infraestruturas, Adelino Cardoso que foi para casa rotulado de corrupto quando o verdadeiro corrupto (Patrice Trovoada) esta sentado na Primatura, preparando para mais uma viagem para o País.

    • Fodê budu

      17 de Janeiro de 2024 at 1:10

      Cala-te palhaço!
      O Gika fez melhor trabalho do que o vosso menino de recado.

  2. Manuela Santos

    9 de Janeiro de 2024 at 11:02

    Lamentável

  3. Beto Esclarecido

    10 de Janeiro de 2024 at 6:10

    Senhor Fernando Simão sempre nos brindou com excelentes artigos de opinião sobre diversos temas da atualidade santomense. Por conseguinte, este último superou todas as expectativas. Meus parabéns!
    Vejo no comentário de Artur Noronha, uma clara tentativa de calar o Senhor Fernando, mas, por favor, não se deixe intimidar. Continue a dar a sua contribuição para este país. Aliás, como o senhor sempre fez, trazendo reflexões para fortalecer a nossa democracia, que infelizmente o atual poder insiste em ameaçar.
    Ao invés de tecer críticas infundadas e com ofensas a pessoa do Senhor Fernando e a sua família, seja como ele e apresente outra perspetiva. Confronte-o com argumentos concretos.
    Eu e muitos outros santomenses pedimos encarecidamente ao Senhor Fernando Simão que continue a escrever porque, não obstante as ameaças, o nosso país ainda é democrático. Quem não gosta, é simples, não leia os artigos do Dr. Fernando Simão.

    • Artur Noronha

      10 de Janeiro de 2024 at 9:53

      Senhor Beto, não se trata de nenhuma tentativa de intimidação. Trata-se, isso sim, de um acto de esclarecimento público.
      Então, só o Senhor Fernando Simão é que pode fazer denúncias sobre outras pessoas?

      Garanto-Lhe que traremos neste espaço todas as provas. E digo já uma coisa: são provas cabalmente irrefutáveis.

      E não se trata somente de bilhetes aéreos para deslocações à Portugal. Tem também a questão da sobrefacturação de alguns fornecimentos de bens e serviços ao ao Palácio Presidencial, requisitados pelo Protocolo. Estes actos de sobrefacturação foram praticados com o aval e a conivência do Senhor Gika Simão, filho do Dr. Fernando Simão, em benefício próprio e de outros cúmplices.

      Brevemente traremos todas as provas devidamente documentadas.

      Cumprimentos

  4. ABC

    11 de Janeiro de 2024 at 9:47

    Exmo Sr. FERNANDO SIMÃO
    Através de um e-mail enviado para o endereço de email da Téla Nón , solicitei à alguns dias a informação do seu e-mail pessoal para lhe poder-mos enviar informação documental que o poderá ajudar a provar muito do que tem vindo a denunciar…
    Infelizmente e lamentavelmente até à data não obtivemos resposta !

  5. Bendê Panu

    17 de Janeiro de 2024 at 1:14

    Segue em força senhor Simão, ao Gika que faça o seu trabalho e manda os patribufus ir pentear macacu 🦍
    Filhos de uma viga.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top