Política

MLSTP/PSD considera que o país está parado e doente e o PM é acusado de incapacidade

Para o MLSTP/PSD, São Tomé e Príncipe bateu no fundo.

«Estamos a viver 14 meses de uma governação completamente falhada e incompetente, sem visão, sem rumo, sem planeamento e objectivos definidos. Os ministros agem de improviso sem coordenação e sem saber o que fazer. O primeiro-ministro encontra-se desnorteado e a prometida solução tem sido constantemente adiada com promessas vazias e desculpas esfarrapadas para tentar justificar o notório insucesso» – sublinha o comunicado lido por Gabdulo Quaresma, vice-presidente do MLSTP/PDS.

Segundo os social-democratas, o país está parado e doente. Acusam o primeiro-ministro de se comportar como caixeiro-viajante.

«O senhor primeiro-ministro continua a consolidar a sua carreira como caixeiro-viajante a gastar as poucas divisas do país em viagens inúteis sem dar satisfações a ninguém subjugando e subalternizando todos os outros órgãos de soberania, numa atitude ditatorial e totalitária.

Há um claro mal-estar entre o presidente da república e o chefe do governo em razão dos constantes atos de deslealdade institucional do primeiro-ministro.

A comunicação social estatal continua amordaçada, condicionada e aprisionada, a sociedade civil acobardada e silenciada, o custo de vida continua a subir, os produtos de cesta básica continuam com preços insuportáveis, a inflação continua descontrolada, as reservas internacionais líquidas estão próximas do zero, o desemprego atingiu valores nunca antes vistos, não há obras, não há empregos, não há projectos concretos, mesmo aqueles que tinham financiamentos garantidos, até hoje não avançaram como as pontes de Lembá e a requalificação da marginal”.salienta os social-democratas.

Avançam ainda “não há investimento direto estrangeiro, as empresas de construção civil estão a caminhar para falência técnica, as casas comerciais enfrentam dificuldades extremas para garantir a importação de produtos de consumo e a saída que muitos santomenses encontraram é abandonar o país”.

O MLSTP/PSD deixa um apelo ao Presidente da República «para estar atento, mais interventivo e assumir de uma vez por todas o seu papel de mais alto magistrado da nação e de garante do regular funcionamento das instituições em defesa dos superiores interesses do povo santomense».

O MLSTP/PSD conclui o comunicado a dizer que não abdicará das suas responsabilidades enquanto maior partido da oposição de São Tomé e Príncipe.

O leitor tem acesso ao conteúdo integral do comunicado do MLSTP _

José Bouças

5 Comments

5 Comments

  1. Procedimento Criminal de Dolo do Patrice

    9 de Janeiro de 2024 at 1:21

    O meu “Kambāo” Gabdulo se nāo roubasse… Será?
    Teria mais inflência e um impacto muito mais forte
    Nāo obstante a isso, acho bom que ele nāo fique no silêncio perante os constrangimentos e a situaçāo de precariadade em que o país se encontra.
    É de louvar que ele e toda gente de boa vontade lute para combater o mal e tirar o povo da miséria
    Perversāo do Estado de Direito.
    Patrice Trovoada cometeu crimes.

    Crime ou delito é um facto voluntário declarado punível pela lei. Os crimes que Patrice cometeu sāo consumados. Portanto, ele deve ser conduzido ao tribunal para se defender e responder pelos crimes que cometeu. Prevariçāo é um deles, a corrupçāo é outro, nāo obstante aos devios de fundo do Estado Sāo-tomense. Patrice Trovoada encontra-se em situaçåo de vários crimes por isso nāo deveria neste momento usufruir das regalias do Estado assim como imunidade de proteçāo. Nāo se da ladrāo incentivos.

    A execução da pena de prisão contra Patrice Trovoada deveria ser eminente porque ele violou muitas leis de Sāo Tomé e Príncipe. Nomeadamente, leis expressamente reguladas em legislação própria, na qual foram fixados os deveres e os direitos que o levará à condenaçāo. Ou seja, que Patrice Trovoada seja para ja um recluso sujeito de pena e condenaçāo.

    No ponto de vista estrutural judiciário deve-se escrutinar, fazer vigilância judiciária, e prescrição do procedimento criminal no país contra este Primeiro Ministro. Quem matar outra pessoa é punido com pena de prisão. As suspeitas ja se tornaram facto cometido com dolo, negligência, e premeditaçāo. Igualmente é punível como cúmplice quem, dolosamente e por qualquer forma, prestar auxílio material ou moral à prática por outrem de um facto doloso. O nome Patrice Trovoada está pintado em quase todo tipo de criminalidade existente em Sāo Tomé e Príncipe; Ele é um individuo imoral, criminoso, ilegítimo: mentiroso, nāo diz verdade ao povo, engana as pessoas, faz jogo político deceptivo, fabrica escândalos, indignação, perplexidade governamental, embaraços, cria e causa tremendas dificuldades económicas e financeiras ao país; estorvos, obstáculos, perturbação de espírito, trapalhices, incompetência, e é um homem corrupto. Enfim… Tudo isso pode-se descrever Patrice Trovoada. E, para todos os efeitos este homem não cola!

    Quem, com ilegítima intenção apropria para si ou para outra pessoa, subtrai coisa do Estado deve ser punido com pena de prisāo. Basta abrir as curtinas para se ver prevariçāo, Patrice Trovoada prejudica quem nāo é do seu partido ou quem nāo roubar com ele mas ajuda quem nāo lhe opōe. Ele, esse Patrice Trovoada é culpado e lidera a teia de corrupçāo, faz tráficos de Influência, tráficos de drogas ilícitas, e os desvios de fundos do Estado Sāo-tomense.

    Patrice Trovoada nāo quer deixar país respirar.

    Porquê que certas pessoas sujeitam-se a ser vítimas e testemunham degradaçāo social preocupante mas nāo fazem nada, nāo dizem nada?

  2. Procedimento Criminal de Dolo do Patrice

    9 de Janeiro de 2024 at 1:34

    Lutem!
    Lutem!
    Lutem!
    Lutem para o nosso povo.
    Lutem para o nosso país.
    Lutem contra Patrice Trovoada e contra a seleçāo ou equipa de um grupinho que rouba muito o dinheiro do Estado.

  3. Madiba

    9 de Janeiro de 2024 at 15:29

    Eng.º Gabdulo.
    Quem lhe viu e quem lhe vê.
    Homem forte do INAE. Esse mesmo homem que teve grande contributo na queda do muro de proteção do supermercado CKDO. O ainda vice-presidente do MLSTP, foi diretor do INAE, no governo do então 1ºMinistro Jorge Bom Jesus. Onde o senhor foi comprar casa mesmo? E com que dinheiro! Senhor Gabdulo, se o senhor Patrice é hoje 1º Ministro de S. Tomé e Príncipe, a culpa é do MLSTP, do PCD, do MDFM. Porque se tivessem um bom governo, competente, com homens fortes e a altura do desafio, poderiam conquistar o coração do povo santomense. Os senhores conseguiram um governo altamente incompetente e corrupto. Uma incompetência que só tem paralelo com o governo de Tomé Vera Cruz. Os senhores comeram tudo, como se fosse ave de rapina. E hoje veem chorar, para quê e para quem?
    Para ser sincero, tudo quanto disse o senhor, sobre Patrice e a sua governação não deixa de ser verdade. Mas eu preferia que fosse uma outra personalidade a falar sobre o assunto e não um corrupto e incompetente como o senhor. Estamos no país de banana, se não o seu lugar não era aí, de certeza.
    Qual a moral tem o senhor para falar das pessoas que estão a viajar para o exterior do país!? Na altura de campanha, quantos jovens de Lobata e Almas o senhor não custeou o bilhete de passagem para o exterior do país? Aqueles jovens, foram só passear e já regressaram ao país? Hipocrisia dos políticos do nosso país. Vocês são todos iguais! Ladrões, quando estão no poder e logôzos, quando estão na oposição! Deus, acuda S. Tomé e Príncipe!

    • Mj

      11 de Janeiro de 2024 at 13:16

      “Acho que tas a fazer mta confusão e és um mentiroso,
      O muro do ckado caiu qdo quem era o responsável do departamento tecnico do INAE era o Engenheiro Nelson Cardoso, militante do ADI e irmão do ex ministro Adelino cardoso que fez parte do governo do ADI, o mesmo que condicionou as obras da EN1 para guadalupe, condicionou a construção das pontes de Lembá, paga fogo e brigoma….casa? Vai investigar bem,….vcs sao uma cambada de mentirosos e bandidos, ontem foi pq ele tinha comido dinheiro das pontes, hoje vem o primeiro ministro dizer que ja nao é isso que é prevaricação…um homem que delapidou os cofres do estado, comprou casa do supremo num negocio dele e Ramy, comprou edificio do Ager por 10 vezes mais o valor, esteve envolvido na compra do edificio da Zona conjunta e tudo isso feito sem concurso sem nada…..agora vem com as mesmas bandidag3ns com o negocio da EMAE, onde dá tudo aos turcos e ainda nao paga imposto nenhum, tirou a ponte do aeroporto de um nacional e.deu a um estrangeiro sem mais e nem menos……viagens dos jovens de lobata e almas? Vc é mau, quer dizer so o teu chefe pode viajar neh? É o tipo de pessoas que vxs são, anganar o povo e matar os santomense de fome e falta de esperança pra que so vcs possam viver neste país, mas santo Tomé poderoso ta vivo e a ver.tudo isso, o que é teu e vosso ta guardado e como se nao bastasse ainda mataram pessoas no passado Novembro….Deus é pai e não é padrasto

  4. Original

    9 de Janeiro de 2024 at 20:18

    Acho que além de MLSTP a oposição deve ser mais interventivo no sentido de diminuir a folga que existe na governação e que tem permitido fazer fezadas umas atrás de outras.Isto está mal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top