Política

OMS certifica Cabo Verde como país livre da malária

PARCERIA – Téla Nón / Rádio ONU

Diretor-geral da agência destaca exemplo a seguir na erradicação da doença; chefe do governo ressalta momento histórico para a nação e dedica avanço ao povo cabo-verdiano.*

Cabo Verde recebeu das mãos do diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o certificado de país livre da malária, ou paludismo, numa cerimónia que decorreu, nesta sexta-feira, na sala de sessões da Assembleia Nacional, na cidade da Praia.

O país é a terceira nação livre de malária na região africana, juntando-se às Maurícias e à Argélia, que foram certificadas em 1973 e 2019, respetivamente.

Incidência da malária na região africana 

Num continente onde a incidência da malária é a mais elevada do mundo, a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, considerou a ocasião histórica para Cabo Verde e a saúde Pública global.

“Celebramos hoje o marco significativo. O anúncio do resultado de candidatura de Cabo Verde como país livre do paludismo. Este feito, mais do que um símbolo de avanço sanitário é um testemunho da nossa resiliência e do compromisso incansável de todos os envolvidos nesta conquista.”

© OMS/JacsSpoor

Diretor-geral da OMS defende que outros países deveriam aprender com Cabo Verde

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, também considerou um dia histórico para a nação e dedicou o certificado de país livre do paludismo ao povo cabo-verdiano.

“Nós lideramos e criamos e criamos as condições. Mas se não houver comportamento cidadão, se não houver atitude cidadã, se não houver participação cidadã e comunitária os resultados não aparecem. Por isso endossamos esta certificação ao povo cabo-verdiano com sentido de responsabilidade. Este é um momento histórico que estamos a celebrar. Um marco com impacto positivo sobre a saúde, para a população cabo-verdiana e para a reputação externa. Num país que tem o turismo como a sua principal atividade económica, a eliminação do paludismo significa a eliminação de um constrangimento à mobilidade, da percepção e o reforço da confiança sanitária.” 

Democracia, liberdade e erradicação  da malária 

Por sua vez, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, diz ser uma grande honra estar em Cabo Verde e fazer a entrega do certificado de país livre da malária. 

© OMS/JacsSpoor

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, em visita ao Centro de Saúde de Santa Cruz em Cabo Verde

Para o chefe da OMS trata-se de um marco histórico num mundo que tem estado a sofrer muitos desafios. Destacando um momento para celebrar, ele disse que a boa notícia deve anteceder outras ainda neste 2024. Tedros disse que a  malária é uma doença antiga no mundo e será agora um tema do passado em Cabo Verde.

O diretor-geral da OMS defende que outros países deveriam aprender com Cabo Verde em sectores como a democracia, a liberdade e a erradicação do paludismo, doença que, segundo Ghebreyesus já parte do passado em Cabo Verde.

*Da Rádio de Cabo Verde, na Cidade da Praia, para a ONU News, Pedro Paulo Moreira.

9 Comments

9 Comments

  1. Estado Laico

    12 de Janeiro de 2024 at 22:13

    Estou melhor do que mereço.

  2. Informação de Confiança

    12 de Janeiro de 2024 at 23:39

    Sou Joanita de Cabo Verde é. Para quem não sabe é… STP está preso de malária é. Assim só…é… Un káta sabi

    São Tomé e Príncipe começou a combater a malária (paludismo) há mais de 30 anos atrás, desde o tempo do falecido médico Patriota Sr. Dr. Guadalupe Ceita. Portanto, São Tomé começou primeiro a frente de Cabo Verde. Mas São Tomé acaba por ficar atrás. Cabo Verde, no fim, acaba primeiro e vence. São Tomé perde.
    Houve muitos pedidos de ajuda externa para os projetos de saúde. Dinheiro entrou. Paludismo aumentou mas agora da agilmente sinal de melhoramento em algumas localidades do país. Se não roubassem dinheiro do povo desde de 12 Julho do ano 1975 até agora, a malária “bazava” já a muito tempo.

    Miguel Trovoada quando foi o primeiro, Primeiro Ministro da nossa república depois da independência, ele roubou uma data de dólares, correu escondeu-se no edifício das Nações Unidas e fugiu do país em exílio político. Governos após governos rouba rouba só. Aldrabices!
    Em nome do Pai, do Filho, e Espírito Santo
    Forros e mulatos—todos são culpados.
    Aprendam conosco de Cabo Verdade. Nós podemos vos ensinar como combater paludismo. “Terra sabi funáná.”

    As ironias e as realidades são coisas polémicas, pois não?

    Paradigma sem fiscalização é um assunto que será debatido num diálogo ameno e reflexão profunda num outro dia.

  3. Corruptos Causaram Paludismo Piorar

    13 de Janeiro de 2024 at 1:28

    Muitos corruptos impossibilitaram, sabotaram e negligenciaram a iluminação do paludismo em São Tomé e Príncipe.

    Muitos países desenvolvidos conseguiram manter algum equilíbrio com a situação de corrupção. Oquê que fizeram? Condenaram muitos corruptos conduzidos à cadeia e também assassinaram muitos ladões corruptos, um por um, o povo matou-lhes. Não se divulga isso ao público onde isso aconteceu. Segredo do estado.

    Em Canadá, revi uma informação que diz conta que os assassinatos foram executados por um só indivíduo e outros membros da população, e as vezes com conhecimento de polícia de segurança do estado. É verdade. Mata-se corruptos sem necessidade de uma guerra civil. Da forma como Vladmir Putin de Rússia faz é mais bárbaro por ele da ordem ou instrução para se enviar as pessoas pelas janelas no último piso do prédio, caí no chão espalha morre. Aliás, aqui no Toronto os Angolanos disseram-me que quem matou Presidente Abraham Lincoln foi um indivíduo perturbado que com uma pistola foi a sala pública de um teatro onde o Lincoln se encontrava, ele estava assistindo um filme, o criminoso puxou no gatilho e o Abraham Lincoln faleceu. É verdade.

    Também fala-se que o Presidente Kennedy e o irmão Bob Kennedy foram assassinados por pessoas civis, sem guerra civil, cidadãos comuns matou-lhes, porque os Kennedy queriam direito civil para todos, negros e brancos.
    O antigo presidente norte-americano de nome Ronald Regan, antigo amigo de Pinto da Costa, Regan também foi alvo de um atentado a morte, tiro entrou mas Regan duro e bravo lutou para sua vida, bala entrou saiu de outro lado. Regan! Nada, Regan derrotou o atentado contra vida dele naquele dia quase fatal ao homem forte que faleceu muitos anos depois com Alzheimer.

    Não estou a sugerir que as pessoas pegam nas armas para matar os corruptos ou quem rouba dinheiro do povo. Nada disto. Só estou aflito porque razão quem rouba e faz corrupção em São Tomé e Príncipe nada lhes acontece, não vão parar de roubar porque não existe punição, cadeia contra os crimes que cometem.

    Se um indivíduo ou duas pessoas pegarem numa arma de fogo, e as escondidas matar Primeiro Ministro ou assassinar aqueles gatunos que roubaram e roubam muito dinheiro do povo, vão dizer que esse homem ou essa mulher falha na cabeça, etc.

    Porque vejamos, roubaram muito dinheiro que deveriam ser utilizados para combater o paludismo. Em consequência disto, pessoas apanharam paludismo cerebral, outras vômitos, outros febre febre só, até as avós e avôs apanham diarreia quando alguns deles ficam doentes por causa de malária.

    Então, vai-se entender quando as pessoas ficam todas frustradas e começam a dar tiros aos corruptos um por um, sem guerra civil, só então é vai-se tomar as medidas para se combater os roubos e a corrupção que são lesivos à nossa sociedade, nosso povo, e extremamente prejudicial ao nosso país.

    A culpa é de quem?

  4. Ameaça Estado de Emergência

    13 de Janeiro de 2024 at 1:44

    A corrupção é uma ameaça à erradicação de malária/paludismo em São Tomé e Príncipe.

  5. Ameaça Estado de Emergência

    13 de Janeiro de 2024 at 1:45

    É uma pura verdade. A corrupção é uma ameaça à erradicação de malária/paludismo em São Tomé e Príncipe.

  6. As Coisas Vão Aquecer

    13 de Janeiro de 2024 at 2:48

    Daqui qêm faaalaaa é oo Angooolaaano Fôrruu
    As coisas vão aquêçêêre…
    Para secar àgua estagnaaada têpu pááántano para se eliminariii os môsquitos.
    Os dêpôsitos dê àgua
    Tô falaaando do terreno humido dê fuuundô, Santólas
    Nuuum sàabém?

  7. As Coisas Vão Aquecer

    13 de Janeiro de 2024 at 2:49

    Sim camaradas, daqui qêm faaalaaa é oo Angooolaaano Fôrruu
    As coisas vão aquêçêêre…
    Para secar àgua estagnaaada têpu pááántano para se eliminariii os môsquitos.
    Os dêpôsitos dê àgua
    Tô falaaando do terreno humido dê fuuundô, Santólas
    Nuuum sàabém?

  8. Fonseca

    13 de Janeiro de 2024 at 8:23

    Parabens!
    Cabo Verde será um país desenvolvido antes de 2040!

  9. STP - SOMOS TODOS NÓS

    13 de Janeiro de 2024 at 10:39

    Cabo Verde é dos poucos Países africanos que valeu a pena ser independente…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top