Política

Faltam meios para combater a corrupção em STP

Continua alto o índice de corrupção em São Tomé e Príncipe. Os dados constam da segunda edição do índice de corrupção e governação no arquipélago apresentado no quadro da 5ª quinzena da cidadania.

«Há manifestamente um sentimento de que a governação não é transparente. Há uma tendência crescente do país registar ao longo do tempo o agravar da corrupção» – disse, Eduardo Elba, director executivo da FONG-STP, citando o relatório.

A falta de Autoridade do estado, a não responsabilização dos infractores ou o clientelismo, são algumas das razões apontadas. O país tem legislação suficiente em matéria de criminalização, mas não tem condições para investigar os crimes de corrupção.

«São crimes que envolvem métodos e técnicas cuja forma de investigação nós ainda não temos. Por exemplo escutas, buscas e apreensões de documentos, contas bancárias, transacções financeiras que envolvem, muitas vezes, países terceiros» – disse Vera Cravid, Procuradora-geral Adjunta do Ministério Público.
O relatório recomenda a necessidade de investir no departamento de investigação e acção penal do ministério público, com recursos financeiros, humanos e tecnológicos especializados, para que a intervenção seja mais eficaz.

Recomenda, de igual modo, apoio as organizações da sociedade civil a nível técnico e financeiro, para permitir reforçar a sua capacidade de intervenção no domínio da luta contra a corrupção e na promoção da transparência na gestão de bens públicos.

O primeiro índice de corrupção e governação em São Tomé e Príncipe tinha sido apresentado em 2021.

O trabalho é da FONG-STP, a Federação das Organizações não-governamentais em parceria com a ACEP, a Associação para a Cooperação Entre os Povos com apoio financeiro da União Europeia e da Cooperação Portuguesa.

José Bouças

10 Comments

10 Comments

  1. Original

    20 de Janeiro de 2024 at 5:59

    Existe uma fórmula fácil,é só acabar com corruptos que todos nós conhecemos.

    • Invejosíssimos e Invejosíssimas

      21 de Janeiro de 2024 at 7:30

      A corrupção moral de uma nação faz cair seu governo, mas o líder sábio e prudente traz estabilidade.
- Provérbios 28:2 – NVT

      A corrupção destrói vidas, sonhos, até mesmo os projetos de uma nação. A Bíblia condena toda e qualquer forma de corrupção, pois é pecado. De fato, é uma depravação que desagrada a Deus e prejudica a vida de muitos. Os valores cristãos devem-se sobrepor aos vícios da corrupção, egoísmo e ganância.
      A corrupção é sinônimo de suborno, adulteração, desmoralização e até decomposição. O homem corrupto age em benefício próprio, esquecendo-se de que o bem comum (amor ao próximo) é o mais importante na sociedade.

      Análise sobre muita gente na sociedade de São Tomé:
      Eles e elas gostam do mau hábito de se invejar uns aos outros. Invejar é sentir-se ressentido/a e infeliz porque outra pessoa possui, ou alcançou, o que se deseja possuir ou ter alcançado. E outras pessoas são levantadas de emoções negativas e têm um senso indevido de importância ou superioridade. É um pecado de ciúme às benções e conquistas dos outros. No Provérbios 14:30 diz que, a inveja é uma emoção dolorosa. É mágoa, representa insegurança e solidão disfarçadas de raiva, amargura e ressentimento.

      “Ai daquele que constrói
o seu palácio por meios corruptos,
seus aposentos, pela injustiça,
fazendo os seus compatriotas
trabalharem por nada,
sem pagar-lhes o devido salário.
- Jeremias 22:13

  2. Patrice Ladrão

    20 de Janeiro de 2024 at 8:27

    Pessoas dão testemunhas que o corrupto Patrice tomou uma canoa de vidro para ele. Como é que a situação corrente na ROSEMA não se complica com os desmandos na gestão da empresa pelos os corruptos amigos do corrupto Patrice PM?
    Ou enforçar as Leis e fazer cumprir as Leis do país.
    Ou abrigar os meninos de rua no prédios onde existem os escritórios dos Juízes, Procurador Geral da República, Ministério Público, Ministério da Justiça para os que não têm alojamentos como os meninos de rua, por exemplo.
    Ou Patrice vende os prédios onde não se faz justiça em São Tomé e Príncipe, vende faz dinheiro dele. Foge do país, desaparece.

  3. Rei Amador

    20 de Janeiro de 2024 at 8:35

    Existe dinheiro para se dar meios para combater a corrupção em São Tomé e Príncipe. Basta demitir Patrice Trovoada que algumas instituições internacionais poderão nos apoiar. O problema é que muito dinheiro que entra em São Tomé e Príncipe para ser usado nos investimentos e melhoria do país e do povo, toda essa grana os corruptos roubam. Levam tudo, e nada acontece contra ele, os criminosos fiscal.

    • Vanplega

      20 de Janeiro de 2024 at 21:25

      Mais que meios precisam?

      Voçês ñ tenhem amor a Pàtria
      Tb sao corruptos, depois falam em falta de meios.

      Temos PJ, temos policias, temos tribuinais, juizes tambèm.
      Cadeia tambèm temos. O que mais faltam

  4. Corrupção em STP

    20 de Janeiro de 2024 at 8:39

    O Patrice é quem aprova os roubos.
    Ninguém rouba sem autorização prévia de Patrice Trovoada.

  5. WXYZ

    20 de Janeiro de 2024 at 10:40

    Faltam meios para não. Falta CORAGEM, INTEGRIDADE, HONESTIDADE, PATRIOTISMO, AMOR, trabalho abnegado e com sacrificio…
    Reparem so na seguinte constatação: “ROSEMA parece ser um poder acima dos demais”. Como é possivel isso nesse pequenito arqipelago em que conhecemos todos uns aos outros?

  6. Observador

    20 de Janeiro de 2024 at 13:26

    Não falta meios mas sim uma boa vontade da parte do poder para lutar contra a criminalidade e corrupção. Por exemplo no caso de assassinato de Dr Jorge Santos provas e evidências do crime desapareceram da PJ. Isto é por falta de meios? Por favor, sejamos sérios! E o caso de 25 de novembro também faltaram meios? Não há uma vontade política, pois o poder judiciário está sob o controlo de bandidos, assassinos e corruptos que governam este país. Não venham falar de meios quando a justiça finge de cega perante os macabros crimes que tenhem acontecido em STP.

  7. Margarida Lopes

    21 de Janeiro de 2024 at 18:37

    Se realmente o povo são-tomense está decidido a lutar juntos, unidos, com coragem e determinação para pôr um termo DEFINITIVO a CORRUPÇÃO e afastar para sempre os corruptos vagabundos, vamos ter que começar pela autoridade da ordem pública, pois é lá que se encontra o NINHO de delinquentes &CRIMINOSOS, que colaboram para o disfuncionamento do sistema judiciário, a desordem dos dossiês e provas dos crimes-assassinatos,e temos em 1° lugar a PJ, que é o MAIOR refúgio e proteção dos CRIMINOSOS ASSASSINOS (homens políticos e cidadãos familiares etc). O mais recente e flagrante caso da PJ, foi o CASO do economista Jorge Pereira dos Santos “BARBOY”, que foi atrozmente agredido violentamente na sua residência, foi torturado pelos seus agressores até a morte com a cumplicidade da sua empregada de casa MARLENE (hoje foragida, sabemos onde se encontra),que foi presa com provas concretas da sua participação, mas na PJ os responsáveis do dossiê lhe ajudaram a fugir do país, tinham provas do filme da noite da agressão onde se viam os assassinato graças as câmaras, assim como os cabelos dos agressores tirados nas mãos do malogrado Jorge,as impressões digitais, os traços dos calçados dos vagabundos CRIMINOSOS assassinos…absolutamente todos os elementos para serem pesquisados e irem diretamente aos assassinos,prendê-los, julgá-los e condená-los pelos seus atos CRIMINOSOS de terem tirado a vida de um cidadão tranquilo,pacífico… . A PJ retirou-lhe todo o direito (a vítima assassinada Jorge)de ser justiciado, protegendo ao mandatário e aos executores que lhe ceifaram a vida.
    Temos que começar pelos protetores dos CRIMINOSOS assassinos,pelos homens políticos responsáveis dos crimes cometidos, os corruptos psicopatas que põêm em EXECUÇÃO a eliminação física dos cidadãos são-tomenses que lhes atrapalham nas suas negociatas sujas, nos seus cambalachos e outros crimes MAFIOSOS, pois que são protegidos pelos serviços da POLÍCIA JUDICIÁRIA, pelos TRIBUNAIS etc.
    No dia que houver justiça neste caso do assassinato violento do economista Jorge Pereira dos Santos, vamos exigir ( mesmo estando eles aposentados) que toda a equipa da PJ que se ocupou deste dossiê de perto ou de longe a comparecer junto da justiça para ser interrogado, se algum deles estiver já morto, será julgado a título póstumo, porque todos eles, sem EXCEPÇÃO participaram neste triste 😥 conluio de INCOBRIR os assassinos. TODOS e todas foram fdp neste dossiê,inclusive houve alguns que possuíam a chave da casa do malogrado e foram lá roubar os pertences dele…a alma dele vai se ocupar de vocês e das vossas progenituras, gente maldita e desgraçada.

  8. Movimento kemético(para uma África federativa)

    22 de Janeiro de 2024 at 10:43

    Quando a justiça se alinha as injustiças temos a corrupção. A corrupção é o fruto das injustiças.

    Em um país em que se massacra/tortura, expõe os corpos das pessoas sem nenhum respeito para com os seus familiares, isso já reflete o tanto quanto a justiça está a falhar no seu trabalho. Para uma nação que queira progresso a justiça deve estar no ponto central, porque sem ela não há progresso.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top