O maior partido da oposição em São Tomé e Príncipe quer que o Presidente da República seja mais interventivo, sobretudo no fomento do diálogo para a pacificação da sociedade são-tomense.
O líder do MLSTP/PSD, que foi recebido por Carlos Vila Nova, disse que o país vive um clima político de muita tensão
«Sentimos que há muita tensão. O país está muito crispado. Queremos contribuir, mas há alguns sinais preocupantes, desde logo ao nível da Assembleia Nacional, por exemplo, não há um segundo vice-presidente que é lugar do MLSTP. Outras funções ao nível da Assembleia Nacional nenhuma está ocupada pela oposição» -disse Jorge Bom Jesus, presidente do MLSTP/PSD.
Para Jorge bom jesus, há sinais de défice da própria democracia em S. Tomé e Príncipe. Ao nível sócio económico o ainda líder do maior partido da oposição fala em sangria social.
«A própria aplicação do IVA tem que ser melhorada porque a cada dia que passa, há uma espécie de sangria social enquanto o governo iça a bandeira de ter arrecadado muitos impostos, mas, no fundo, esses impostos estão a sair daqui de dentro, não é dinheiro que está a vir de fora, é a nossa pobreza que se vai agudizando».
Jorge Bom Jesus disse ainda que “o contrato tanto ao nível da ENAPORT como da EMAE, toda essa falta de transparência preocupa-nos”.
Os social-democratas exigem maior intervenção do presidente da república, sobretudo no fomento do diálogo para a criação de um ambiente pacífico na sociedade santomense.
José Bouças
Jfernandes
12 de Fevereiro de 2024 at 22:30
Faca o favor de repor dinheiro que asaltaram durante quatro anos de desgovernacao So sao boes quando estao na oposicao Esse deve ser o vosso lugar para sempre
Antonio Salazar
13 de Fevereiro de 2024 at 12:50
Embora todos tenham o direito de expressar as suas opiniões sobre os assuntos de interesse público, os adultos devem ser responsáveis pelos seus comentários – especialmente aqueles que contribuíram para a terrível situação de São Tomé e Príncipe e da sua população – Os políticos, dirigentes, membros de governo, PM, Presidente da República, deputados, etc., são aquelas pessoas consideradas mais responsáveis pela situação do país e na execução de funções do Estado, e por conseguinte devem ter um padrão mais elevado devido ao seu papel único como oficiais do Estado. Cidadãos comuns devem ser responsabilizados pelos seus atos. Chicote!
Martelo da Justiça
15 de Fevereiro de 2024 at 10:28
Patrice Trovoada já repôs todo dinheiro que supostamente roubou durante as 3 vezes que governou o País como Primeiro Ministro??Toda gente sabe que há uns processos contra esse senhor no Ministério Público que não anda não se sabe porquê.
Jorge Bom Jesus esteve lá apenas uma vez e se cometeu alguma ilicitude envia por favor para o Ministério Público em vez de estar a denegrir o cidadão. Tão simples assim. De resto, é bem conhecido a estratégia maquiavélica do ADI.
José Rocha
13 de Fevereiro de 2024 at 0:26
O ex PM Jorge Bom Jesus tem contribuído e muito para o que disse, pois não tem uma voz activa dentro do MLSTP, permite que dentro do partido não haja uma linha matriz, não haja respeito entre os seus membros e cada um faz e diz o que quer no parlamento e nunca se faz ouvir para se saber o que pensa relativamente aos diversos assuntos do país.
Vanplega
13 de Fevereiro de 2024 at 3:34
Tu Jorge, se tivesse feito tudo o trabalho cm deve ser.
Hoje ñ estaria o Patrice, a cantar de galo nesta capoeira.
O dinheiro ti enganou
Célio Afonso
14 de Fevereiro de 2024 at 10:04
Pois é.
Esses bandidos, oportunistas é que entregaram o país ao Patrice e Carlos Vila Nova.
Renato Cardoso
13 de Fevereiro de 2024 at 6:23
O Vila Velha encara tudo com normalidade e assim sendo ele não vai fazer mais nada!
A oposição deve ser mais agressivo e usar os meios de que dispõe para combater os estragos criados!
cota cansado da hipocrisia
13 de Fevereiro de 2024 at 19:41
Xê! Oposição mais agressiva?? Faz como então, queimar carro de juiz, tá bom assim?! e por falar em estragos criados, tua ideia é de aumentar o bizz a vender o arroz do Japão?? Corja de ladrões, esses todos que se juntaram pra comer os donativos, e que continuam a querer STP a viver de mão estendida, no pede-pede! vamos trabalhar, por esta terra a produzir, e pagar impostos!!
quem mais ganha nesta terra é quem mais foge de pagar impostos!! É só esuqemas a mandar dinheiro pra fora do país, a comprar casas e investir em negocios na terra do antigo dono – roubam do pais e dos irmaos, e vao criar postos de trabalho na terra do antigo dono! Tenham vergonha, saiam daqui, levem vosso dinheiro sujo, e deixem trabalhar quem quer ver esta terra e este povo a prrosperar!!!
Martelo da Justiça
13 de Fevereiro de 2024 at 13:37
Renato Cardoso, devido o seu medo e acomodação, Vila Nova será o primeiro a ser vítima desse sistema autoritário e ditatorial instalado no País. Ele que se cuide!!!
Depois não diga que não foi avisado.
Joao
16 de Fevereiro de 2024 at 16:24
Jorge Jesus devia ter vergonha, não fala nada…anda mudo e tungido. Devia ser mais activo dentro do país.