Política

Patrice promete intervir para pôr fim a greve na AGRIPALMA

O Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe anunciou que vai reunir com as partes em busca de uma solução.

Para Patrice Trovoada, é preciso diálogo para ultrapassar esta paralisação iniciada há mais de um mês e pediu flexibilização das partes.

O chefe do executivo anunciou que tem previsto um encontro com a representação dos trabalhadores e ainda esta semana irá também receber a direção da Agripalma, que é a maior empresa privada do país e grande produtora de óleo de palma, essencialmente para exportação.

«Os trabalhadores fizeram um grande esforço pediram 38 por cento e baixaram para 15 e Agripalma saiu de 5 para 8 por cento. É preciso continuar a negociar. Evidentemente que temos de continuar a fazer a pressão porque na Agripalma, os donos não querem continuar a perder dinheiro e os trabalhadores, por sua vez, não querem continuar a ficar em casa. É uma negociação e nesse caso, em particular, o governo tem de ser um árbitro. Nós vamos receber os trabalhadores e depois eu irei chamar a direção da Agripalma, sempre como mediador, para ver se chegamos ao consenso. Vamos tentar convencer as duas partes para fazerem ainda um esforço para ver se essa greve acaba o mais rapidamente possível» -disse o primeiro-ministro.

José Bouças

5 Comments

5 Comments

  1. São Tomé Estado Violento

    22 de Março de 2024 at 1:22

    A lutar terá que se intensificar!
    Agripalma é inflexível.
    Si não fosse com a greve nem sequer dariam uma promessa de aumento salarial de 0.01% Bandidagem! Branco racista explorador da nossa população Santomense.
    Abuso!
    Agripalma é Caim. “Saiu de 5 para 8 por cento?”
    Pode dar mais. Tem dinheiro.
    Aperta o pula!
    O consenso não poderá dar margem à nenhuma possibilidade de escravatura moderna. A exploração do homem pelo homem tem que acabar!
    Temos que exigir dignidade e respeito a nossa gente.
    Aperta!
    Paga!
    Greves!

    • Comunicado do Marcelito Rebelde de Sousa e Senhor Montenegrino

      22 de Março de 2024 at 19:56

      Comunicação de Alerta:
      Esses gajos de Agripalma eram os Ciganos Gângsters de Portugal. Bandidos criminosos fraudulentos sem importância de Lisboa.
      Foram à São Tomé e dam-se de importantes. Prejudicam o povo Santomense! Querem abusar dos trabalhadores e não pagam rendas em devida forma pré-estabelecida!
      Si não pagarem o povo com um bom aumento salarial, então põe-lhes todos na rua!
      AD vai tomar conta deles aqui em Belém Distrito de Lisboa e no Palácio de São Bento.

      Assinado e Rubricado pelos Excelentíssimos
      Marcelo
      e
      Montenegro

  2. São Tomé Tem um Estado Villento!

    22 de Março de 2024 at 2:53

    Agripalma abusa do nosso povo porque o Governo permite.

    Esta é uma forma simples de descrever os problemas em São Tomé e Príncipe. A desigualdade social e as maldições, os corruptos, a política de classe, uma elite todos são prejudicadores disto. Causam problemas.

    A analogia é seguinte:
    Recebemos duas laranjas
    São elas postas a mesa
    Os corruptos vêm, roubam e comem a laranja toda, a outra laranja manda esconder no banco ocidental e não compartilham nada. Só entre eles, grupo de bandidagens.
    Gatunos!
    Os pobres vem a mesa pedir, não dão nada ao povo sofredor.
    Os camponeses vêm e só pedem as sementes das laranjas, os corruptos nem sequer uma semente dão ao camponês.
    Avô de mato quer casca da laranja para condicionar o barro dele porque cultiva de subsistência para sustentar a família toda. Os corruptos não dão as cascas da laranja e não deixam.
    O que os corruptos da classe política, grupo de elite imoral, e pessoas Santomeneses, e os maus fazem? Preferem comer toda laranja entre eles, e deitar as cascas e as sementes da laranja no lixo. Si apanharem vizinha na lata de lixo a procura do resto das laranjas, castigam-na. Tratam mal.
    Vocês são maus! Gatunos! Maldosos cruéis! Não gosto disto! Tenho raiva de pessoas malvadas.

    Como é que os Brancos/pulas vão à nossa ilha nos respeitar si não respeitamos e não amamos o nosso próprio povo? Por isso e outras razões os estrangeiros abusam e não querem dar aumento salarial e não pagam renda.
    Essa porcaria não acontece na Europa.
    Qualquer um Africano que maltratar ou tentar maltratar algum Branco Europeu na Europa, esse Africano será expulso do país. Será posto fora de Europa! Mas não acontece no nosso país. Todos abusam e maltratam o povo.
    Essa prática, essa raiva se não for resolvida, vamos ter muitos problemas. É urgente as pessoas encarem essa situação toda com mais seriedade. O pacifismo deve ter limites! Prometo-vos!
    Que raio! Temos que respeitar o nosso povo!
    Deixem de malvadez!
    Se vocês não pararem de roubar e de abusar a nossa população, vão ver o que vai acontecer!

  3. Miguel Trovoadinho

    22 de Março de 2024 at 5:26

    Patrice sai! És teimoso. Vais sofrer!
    Abandone o cargo e vá-te ajuntar com a tua esposa. Descansa. Deixa governo. Nāo tens competência. Estrangeiros fazem e desfazem contra os Santomenses enquanto o governo deixa andar.
    Sao!

  4. Miguel Trovoadinho

    22 de Março de 2024 at 5:30

    Correction: Sai!

    Patrice Trovoada sai!
    Teimoso!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top