Política

Classe docente anuncia acção de RUA para a próxima terça-feira

Depois de três semanas sem aulas, os alunos dizem-se prejudicados. A associação dos estudantes da maior escola secundária do país, o liceu nacional, foi ao encontro do primeiro-ministro.

«Queremos que a intersindical e o governo resolvam o problema porque os prejudicados são os alunos, principalmente aqueles que têm o exame no final do ano» – disse Sokheyna Santiago, presidente da associação dos alunos do Liceu Nacional.

Longe do entendimento com o governo, a intersindical anunciou para a próxima terça-feira uma manifestação pacífica pelas ruas da cidade de S. Tomé e de Santo António na ilha do Príncipe.

«Não podemos estar num país em que se oferece para uns mais e oferece para os outros menos. O sector da educação, infelizmente, é penalizado e nós queremos dizer ao governo que chegou a nossa vez» – disse Adilson Boa Esperança.

A intersindical contraria as recentes declarações do primeiro-ministro de que há motivações políticas por detrás das reivindicações da classe docente.

«É uma greve convocada com 100 por cento de adesão. Isto significa dizer que todos os professores e educadores de S. Tomé e Príncipe querem que as coisas mudem, a partir de agora, e não há nenhuma motivação político-partidária. O que há sim é a vontade de ver a situação dos professores completamente resolvida» – disse o porta-voz da intersindical.

Segundo Adilson Boa Esperança as propostas apresentadas pelo governo não convencem a classe.

«A diferença do rendimento salarial para a pré-escolar é apenas de 500 dobras, para o ensino básico de 1300 dobras e para o ensino secundário de apenas 500 dobras. Nessas propostas apresentadas, infelizmente, não constam os descontos, nomeadamente, os 4 por cento do fundo social, 6 por cento da segurança social e o próprio IRS».

A intersindical diz que até agora o governo não avançou com qualquer contraproposta em relação ao principal ponto de reivindicação que é o aumento do salário base.

José Bouças

13 Comments

13 Comments

  1. ANCA

    23 de Março de 2024 at 0:25

    Nada é ilegítimo nesta matéria, nem a posição do governo, bem como da dos professores…

    Mas há que ter em conta muitos factores, condicionantes conjuntura nacional/internacional, do PIB interno etc…

    Nenhuma greve ou melhor sindicatos devem ou deveriam, parar os serviços de um país, território/população/administração, que já de se é pobre, de que vive de ajuda e carestia para levar a cabo seus projectos de administração orçamental,…

    Quem sai prejudicado é o país, território, população, administração,…

    Ha que saber negociar e ser flexível dada a conjuntura interna nacional internacional, e prever ou querer encontrar uma saída, consoante a realização financeira neste momento do país…

    Os lideres sindicais, têm de prever o que vem depois da greve e encontrar uma solução, de bem estar para as populações que necessitam destes serviços,…

    É pena que as centrais sindicais nacionais só servem para reinvidicar salários,…pois que todos anos independentemente de que governo partidária estivesse no poder deveriam, apresentar propostas de melhorias de ensino em são Tomé e no Príncipe,…

    Problemas de salas de salas lotadas, programas de ensino desadequado a realidade nacional, falta de exigência para qualidade de ensino nacional, falta de material, didáticos, carteiras, casas de banhos avariadas estragadas, falta de formação adequada de qualidade, para ministrar o ensino, etc…sem falar no problema da dupla insularidade e dos alunos que vivem no interior do país,..

    Há que ter um olhar para além das reivindicações que são legítimas,…saber ler a conjuntura financeira nacional, internacional

    Será que a sociedade sai a ganhar ou a perder,…????? Isto tanto para o governo, bem como pra os sindicatos.

    A administração do País, aos governos este e futuro, chegou altura de criar riqueza no país, território, população, administração e saber distribuir

    Politicas salarial, faz se sentir necessária, ha que organizar melhor as finanças do país,…tenho referido aqui varias vezes, temos instituições fracas, ha que mudar esta realidade,…rumo ao progresso institucional.

    Instituições fortes, com recursos humanos, gestores e profissionais capazes e bem qualificados, reforma da administração pública urgente, formação contínua dentri da administração publica, escola da administração publica, onde ninguém deve participar no concurso de admissão sem fazer o níveis necessários para entrar para administração pública, deontologia profissional, conhecimento sobre o funcionamento da administração publica quexse pretende a nível da saúde, educação, justiça, economia, finanças, desporto, etc,etc…

    Aposta na formação profissional para inverter o quadro de pobreza nacional, de que os números falam por si,…

    Areas profissionais, no comércio, agricultura, agropecuária, na pesca, na mecânica, na electromecânica, computação, na saude, auxiliar de acção medica, os servente, pedreiros, na jardinagem, hotelaria e turismo, línguas, apoio social a crianças e idosos, etc etc…cluster do mar, desporto…

    Nem tudo precisa rios de dinheiro, as vezes somente de melhor organização interna.

    Ajuda o teu País

    Tu és capaz

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Principe

    • Original

      23 de Março de 2024 at 18:08

      Dava mais jeito resumir esta explanação sem alterar o conteúdo.

  2. Senhor Félix Acorda!

    23 de Março de 2024 at 6:54

    Assim mesmo!
    Está doce.
    Temos que aquecer Sāo Tomé.
    Mudança de direção no país terá de ser eminente.
    Não vamos admitir os Brancos e os corruptos de São Tomé abusar da nossa população infinitamente!
    Chega!
    Povo já nāo aguenta de tanto sofrimento e castigo indesejado!
    Para com os abusos e maus tratamentos da nossa Gente!
    É agora ou nunca!
    Greves!
    Está bom assim!

  3. Estàmos Sérios! Cara Mamão!

    23 de Março de 2024 at 7:18

    Quando o Patrice Trovoada for derrobado e totalmente derrotado, vocês pensam que quem lhe substituir ou um outro governo terá paz si continuarem com a destruição do nosso país Sāo Tomé e Príncipe, roubos então estāo enganados! Quem irá governar o nosso país, qualquer grupo que seja, ADI, MLSTP, PCD/Grupo de Reflecão, qualquer um que seja terá de ter cuidado! O povo nāo está a brincar!
    Já nāo será por via de greves. Será mortes!
    Fiquem sérios e convictos disto!
    Quem abusar do nosso povo ou da nossa população, corrupçāo etc terá que morrer!
    É demais!!!!!!!

  4. Sem assunto

    23 de Março de 2024 at 7:39

    Povo unido jamais será vencido. Saem em massa para as ruas e mostrem ao Pigmeu o vosso real poder. Este burro, ignorante está brincando com coisa séria.
    É oportunidade não só dos professores irem a rua porém toda outra classe que acredita estar a ser injustiçada.
    Aquela menina/rapaz presidente da associação dos estudantes do Liceu Nacional fica no teu canto, estás a ser manipulada, a questão é ainda muito mais grave, é coisa de gente grande e não de criança, cuidado com esperteza.

  5. Pedido de Intervenção para Salvar São Tomé e Príncipe

    23 de Março de 2024 at 8:35

    Hoje, Sábado, dia 23 de Março do ano 2024 pedi o Governo Americano para ajudar São Tomé e Príncipe e povo Santomense. Acho que fiz o suficiente para ajudar o nosso país e o nosso povo.
    Não é uma inciativa fanática ou por ignorância, ou interesse pessoal, mais sim com o desejo puro e honesto de apoiar a nossa nação. Podemos viver bem em STP sem necessidade de emigrar.
    Fico por aqui.
    Vou-me afastar dos comentários para não irritar as pessoas que também têm boas intenções para ver um São we Príncipe e povo Santomense no objetivo de alcançar uma situação melhor para nós todos.
    Não estou pessoalmente contra ninguém.
    Estou sim em prol do bem para todos os Santomenses dentro e fora do país.
    Obrigado pela atenção.
    O meu contacto direto é: antoniovazsfca@yahoo.com
    Contactem-me si precisarem de alguma resposta. Obrigado.
    Tudo foi feito para o bem de nós.
    Respeitosamente,
    António Vaz

  6. Antonio

    23 de Março de 2024 at 8:46

    Quiz escrever e não we
    O sistema informático do teclado em mudar as letras de uma língua para outra sem autorização prévia resulta em erros por isso os erros de ortografia ou gramáticas não são sempre oriundos doa pessoa que envia, e que afetam a transmissão de mensagens
    Peço desculpas e o entendimento porque não é intencional.
    Não vou esconder. Não sou um perito na língua portuguesa e isso não constitui fraqueza para mim.
    Estou disposto em fazer bem para todos que querem ver STzp numa situação melhor do que se encontra..

  7. Rei Amador

    23 de Março de 2024 at 9:51

    Os abusos em São Tomé e Príncipe tem que acabar de uma vez por todas!
    Não querem resolver os problemas do povo Santomense por via pacífica.
    Acho que com o derramamento de sangue deve ser sim uma opção na mesa.
    Quem eles pesam que o povo Santomense é?
    Anarquia e corrupção tem que chegar ao fim!
    Vocês pesam que a frustração desse povo é para ser ignorado?
    Estamos fartos de governos de m&rd@!
    Estão enganados si pensam que a greve é único recurso!
    Não conhecem o espírito guerrilheiro deste povo.
    Guadá!
    Ou melhora ou afundamos todos!
    Abuso e falta de respeito já não passa aqui! Tolerância Zero!

    • AN

      24 de Março de 2024 at 12:56

      O país precisa de alguém que meta ordem e o PT é o homem ideal. Andam frustrados que a tentativa de golpe falhou e os vossos capangas não receberam rebuçados.

  8. Brincadeira Acabou!

    23 de Março de 2024 at 10:01

    Ou metemos o país na linha e trazer o bem e justiça para nossa população ou os corruptos e pessoas de elite e classe política de gatunos têm que morrer!

  9. Antonio Nilson

    23 de Março de 2024 at 11:36

    O Patrice Trovoada tem que sair voluntariamente para haver paz, estabilidade e um pouco de sossego social.
    Escuta conselho de mais velho que tem experiência de vida!

    • AN

      24 de Março de 2024 at 12:52

      Se todos os governantes abandonarem a missão que lhe foi confiada pelo povo por causa da manifestação de meia dúzia de gatos pingados não há governo de pais nenhum que aguenta. O povo deu ao ADI 4 anos para governar e assim será. No final, vamos ter um pais com uma marginal em condições, nenhuma falta de energia, hospital com melhores condições, ordem pública bem controlada e de certeza que o povo vai reconduzir este governo para mais 4 anos

  10. Jose Rocha

    23 de Março de 2024 at 15:36

    Bando de destruidores. Os verdadeiros professores ensinam , transmitem os bons princípios e nunca destroem o que está sendo bem feito e conseguido com muito esforço e dedicação dos outros. Que ensinamentos estarão esses “supostos” professores transmitido aos educandos com essa atitude vergonhosa?
    Será que o governo tem capacidade para fabricar dinheiro de modo a satisfazer magicamente as reivindicações desses desordeiros?
    O povo tem que abrir os olhos para não cair nas jogadas desses traidores.
    O povo deve organizar uma manifestação contra essa actividade inapropriada desses professores que tem causado muito transtorno às famílias

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top