Numa carta endereçada a Presidente da Assembleia Nacional Celmira Sacramento, o grupo parlamentar do maior partido da oposição, o MLSTP, diz que «tomando o conhecimento de um acordo entre São Tomé e Príncipe e a Rússia no dia 24 de Abril, de natureza militar solicitamos que nos seja fornecido uma cópia do mesmo», lê-se na missiva que deu entrada no gabinete da Presidente do Parlamento.
A carta assinada pelo líder do grupo parlamentar Danilo dos Santos, tem data de 8 de Maio.
Após a divulgação pelo Téla Nón na edição de ontem da notícia do Sputnik (Agência de Notícias da Rússia), que dava conta da assinatura do acordo militar entre São Tomé e Príncipe e a Rússia, a reacção do governo foi o silêncio.
Abel Veiga
santomé cu plinxipe
9 de Maio de 2024 at 7:51
VCS gostam d ser escravos e são ingratos, muitos de vcs formaram na Rússia, a Rússia nos ajudou muito, as nossa forças armadas estavam mais preparados que agora, os vc se esqueceram tão cedo…., JUDAS..
Jorge Semede
9 de Maio de 2024 at 8:16
Queres a cópia para quê? Quando o Jorginho assinou acordo da gestão de todos cais de STP bem como do aeroporto com os os Mangoloides mascarados de ganeses, depois do ADI ter ganho as eleições, apresentasse a cópia nação? Sabias que o governo de Jorginho estava em gestão e estava proibido em assumir compromissos em nome do país. Pediste-lhe a cópia? Safado! Gindungo no olho do outro foi refresco. Agora, receba o troco para aprenderem. Cabeça água água.
Santo
9 de Maio de 2024 at 8:35
Acho que não está se entendendo dos poderes de cada órgão de soberania. A questão que se põe, não é acordo, mas sim quem assinou acordo não é da sua competência constitucional. O país é regido pela lei mãe que é a constituiçao da República.
Paulo Francisco
9 de Maio de 2024 at 8:28
Muito bem, aliás toda a oposição já devia se posicionar…. não se admite que um homem queira mandar em todos os são-tomenses. Em pleno século XXI ainda temos a ditadura !
Ziaurmarx Ramman Fernandes
11 de Maio de 2024 at 14:17
MLSTP, deve ter memória curta, porque em 1975, ano da independência os nossos quadros muitos formaram na antiga união soviética e se recorrermos ao nosso quartel general a maioria dos armamentos que lá estão quase todos inoperantes são de fabrico russo.
É certo que se MLSTP acha que essa matéria devia passar pelo parlamento, há meios próprios para o fazer.
MLSTP precisa de reformas, de novos líderes e de alguém que esteja disposto a mudar o rumo daquele partido. As ideias estão gastas os antigos digirentes devem entregar a pasta para o bem de STP.
MLSTP, aconselho a não fazer propaganda com assuntos tão sérios, façam uma oposição séria. Recorra a meios próprios e não andam pelas redes sociais a fazer espetáculos.
MLSTP, têm que trabalhar criar riquezas e não esperar só o poder para crescer vossa barriga, se a barriga do ADI, está a crescer de quem é a culpa, do povo que tem abandonado o país ou também vossa.
Querem esclarecimentos vão a assembleia nacional, vão ao presidente da república e ao tribunal supremo.