Política

Turquia promete alargar o investimento privado em STP

A Turquia é membro observador da CPLP, tem acordo de parceria estratégica com a União Africana, e é parceiro também da Comunidade dos Estados da África Central.

Can Incesu, é o novo embaixador da Turquia em São Tomé e Príncipe. Entregou as cartas credenciais esta quarte feira ao Presidente da República Carlos Vila Nova.

Os investidores da Turquia já dominam o sector da energia em São Tomé, e recentemente beneficiaram da concessão do aeroporto internacional Nuno Xavier Dias por um período de 49 anos.

Segundo o embaixador Can Incesu, o sector privado turco sente que há abertura no mercado santomense, e vai alargar o investimento em outras áreas.

«Estes investimentos privados vão permitir outros investimentos privados», afirmou o novo embaixador da Turquia.

A Colômbia país da América Latina esteve representado no Palácio do Povo e apresentou as cartas que acreditam o novo embaixador. Chama-se Daniel Garcés Carabalí.

«Colômbia está a liderar uma política internacional para alterar o sistema financeiro internacional, para que recursos sejam aplicados em países com importantes processos de conservação ambiental, e que estão a sofrer com os efeitos das mudanças climáticas», declarou o diplomata colombiano.

O país da América Latina pretende promover as trocas comerciais com São Tomé e Príncipe. Mas para já pede apoio do arquipélago africano nas políticas de combate as alterações climáticas. Entre setembro e outubro, a Colômbia organiza a Cimeira do Clima, COP 16 e pretende ter o apoio e participação de São Tomé e Príncipe.

O Presidente da República Carlos Vila Nova recebeu também as cartas credenciais do novo embaixador dos Emiratos Árabes Unidos.  Salem Ali Khamis Obaid D´AlshamsiI  prometeu dinamizar as relações biliterais reconhecidas até agora como quase inexistentes.

Ruanda, país da África Central com o qual o arquipélago tem acordo de livre circulação de pessoas e bens, e um acordo a nível de transportes aéreos, promete dinamizar as relações bilaterais.

O novo embaixador Charles Rudakubana, considerou que os dois países podem fomentar a parceria sul-sul.

4 novos embaixadores foram acreditados pelo Presidente Carlos Vila Nova. 

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Original

    20 de Junho de 2024 at 14:04

    Porquê que estes negócios não são feitos de dia apenas de noite?

  2. Celio Afonso

    21 de Junho de 2024 at 8:40

    Colômbia vem para desenvolver o projecto do plantio d3 drogas.
    Assim acabam de uma vez com o país!

  3. ANCA

    21 de Junho de 2024 at 10:57

    E será necessário a captação de mais investimento externo/interno, criação de parcerias, mais ferramentas e elementos de cooperação internacional, regional, e intra-continental relativo ao mercado africano em expansão e crescimento.

    Há necessidade de modificar o quadro jurídico administrativo dentro da pronunciada reforma da administração publica, ou reforma administrativa.

    De recordar o que vê a olhos nu, e o que efetivamente passa, nos sectores da administração publica, nos gabinetes, nas repartições, escolas, hospitais, finanças, etc,…o que é urgente alterar…

    Os funcionários entram a horas que querem, falta de assiduidade, falta pontualidade.

    Os funcionários sabem pouco, ou não querem cumprir prazos para respostas ao requerimentos, cobram um valor extra, para além daquele que está estipulado pelo estado,…

    -Falta de objetividade, falta de avaliação por objetivos, falta de produtividade, corrupção ativa e passiva.

    Aliciamento a pessoas por palavras, gestos, toques, á mulheres, á homens, á crianças com intuito de conseguir sexo e subjugação dentro do departamento ou sector da administração pública, exercício de pressão, maledicência, etc, etc,…

    Existência de assedio, poligamias, no trabalho e nas escolas, dentre outras praticas.

    Assim acontece na saúde, na educação, no serviço militar, nas câmaras municiais, nos ministérios, etc.,…que é necessário alterar, pois que tais praticas impedem o desenvolvimento efetivo dos serviços e do país(território, população, administração).

    Exige medidas legislação e acompanhamento.

    Código Procedimento Deontológico no Sector da Saúde para médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de saúde.

    Código Procedimento Pedagógico para o sector da educação, nomeadamente para os professores.

    Código Procedimento Administrativo

    Assim no desporto e afins

    – manual em que se indica e coordena, fiscaliza, avalia, responsabiliza, atividades dos funcionários do sector administrativo publico – desde ministro, diretor, funcionários públicos, no fundo as competências aquilo está estipulado fazer, se pede para fazer,..

    Assim também devera existir o tribunal administrativo, para que quando haja falta de observação e execução ou violação grave dos preceitos do código procedimento administrativo, possa haver punição, penas e afastamento.

    Um requerimento(um pedido por escrito) quando dá entrada num serviço, deve ter um prazo de resposta á emitir pelo serviço, ou vários serviços por onde passa, se se não há observância de cumprimento deste prazo, tem que haver penalização, isto requer um programa de definição de competências, de avaliação de competências e formação continua, dentro da administração pública, para que se melhore a produtividade e eficiência dos serviços, logo administração/instituições fortes e capazes.

    A não existência destes códigos nos serviços pressupõe a desorganização e anarquia

    Pois que desta forma seremos pouco atrativos para investimentos, ninguém investe num quadro jurídico organizativo caótico, desorganizado.

    Este tem sido nosso handicap de não acelerar o desenvolvimento.

    De referir ainda ausência de planos de desenvolvimento, quer local, quer regional

    O Homem São Tomense está habituado ao leve leve, quando se tem um diretor, um ministro que tenta exigir e impor rigor, normalmente é apelidado de ditador, isto se muda com avaliação das pessoas

    Do mesmo modo como candidatam a um emprego publico, devem saber e estar informado e formado ter formação, para execução deste trabalho, quando não se cumpre os objetivos proposto o estado pode suspender e afastar os profissionais.

    Deve haver existência de regras de funcionamento da administração publica, deve haver exigência, rigor, requisitos.

    Sendo o estado que gere o dinheiro publico, pagas as pessoas para trabalharem, gerir, planear, executar, deve haver regras, rigor, deontologia postura profissional publico.

    Dá a necessidade de uma escola de Administração Publica, só se entra e trabalha na administração publica central e local , quem tiver formação e competência para o efeito, necessidade de avaliação e formação continua.

    A reforma do sector da justiça se exige

    A reforma do sector da saúde e educação se exige.

    Se se és de São Tome e Príncipe, se nasceste aqui, ajuda a desenvolver o teu país, dá o teu contributo

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top