Os pontos focais da CPLP, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, estão reunidos na capital são-tomense.
O encontro de quatro dias visa a preparação da vigésima nona reunião ordinária de conselho de ministros da organização que terá lugar esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe.
O impacto da mobilidade juvenil no espaço da CPLP para o fortalecimento da economia sustentável, é o tema central do encontro que contará com intervenções dos ministros dos negócios estrangeiros dos estados membros.
Segundo o secretário executivo da organização, na reunião de São Tomé será passado também em revista o grau de execução das atividades financiadas pelo fundo especial da CPLP.
«É necessário um acréscimo de contribuições para o fundo especial da CPLP, particularmente pelos países que ainda não utilizam este instrumento, ação sem a qual não será possível concretizar a cooperação que todos ambicionamos e que de nós é esperada, particularmente num momento em que a articulação com diferentes parceiros é cada vez mais exigente. Estou seguro do vosso compromisso» – pediu Zacarias da Costa, secretário executivo da CPLP.
José Bouças
ANCA
16 de Julho de 2024 at 9:19
Todos os países de que compõe a CPLP, tem mar, como algo em comum, dispõe de terras, populações e rios, se se quiser aprimorar a comunidade, há necessidade prementes de fortalecimento de instituições nos paises nomeadamente Áfricanos de Língua Portuguesa.
Neste paises o nível de desestruturacão famíliar é incrível, logo sociedade e instituições fracas e desorganizadas, necessidadd de harmonização da leis nesta matéria.
Outra da realidade a transformar se se ambicionar funcionamento da social, da economias e finanças destas sociedades logo da comunidade, tem haver com a infraestrutura de formação, universidades, centros de formação existentes, para que se possa vir a falar de mobilidade, há que criar e fortalecer instituições de ensino e investigação. Para que venha haver mobilidade de capital(humano, económico e finaceiro).
Areas como a economia do mar, economia azul, economia circular exige uma visão, políticas solidas, formação investigação, segurança e preservação, outra a cultura, a língua comum e as linguas naturais, o ambiente, a natureza a sustentabilidade, a criação de empresas
A área da saúde da segurança no sentido lato, segurança laboral, segurança social, segurança individual e protecção, segurança juridica, as diferentes culturais, a integração etc, para que possamos falar vir a sedimentar a comunidade,…
O patrimonio, cientifico, cultural de cada estado membro, o intercâmbio,…
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica nos bem
Deus abençoe São Tomé e Príncipe