Política

BASTA alerta para sabotagem das eleições gerais de 2026

O Movimento Basta, partido da oposição com 2 assentos na Assembleia Nacional, denunciou uma alegada estratégia para sabotar as eleições gerais de 2026.

O Movimento manifestou também preocupação com a aprovação pelos deputados do ADI e do MLSTP da lei que prorroga o mandato do Procurador-Geral da república.

Para definir o momento actual que São Tomé e Príncipe vive o Movimento BASTA recorreu ao discurso do Presidente da República Carlos Vila Nova na celebração dos 49 anos da independência nacional.

«O Presidente da República afirmou que “ a população santomense vive um período que pode ser caracterizado, sem exageros, como um dos mais difíceis da sua existência», citou o coordenador do BASTA Salvador dos Ramos.

É neste cenário, que eclode a aprovação pelos deputados da ADI e do MLSTP, de uma lei à revelia do Estatuto dos Magistrados do ministério público, que promove a carreira e prorroga o mandato do Procurador-Geral da República.

«Esta lei que viola claramente a nossa constituição, representa uma ameaça grave à independência do sistema judiciário e à democracia em São Tomé e Príncipe», afirmou Salvador dos Ramos.

A alteração em curso do código eleitoral, é outro processo que segundo o Movimento BASTA pode sabotar as eleições gerais de 2026.

«O draft do código eleitoral elaborado por uma comissão constituída pelo governo, na pessoa da ministra da justiça, que sob a capa das recomendações da equipa da União Europeia, que observou as últimas eleições legislativas demonstra uma clara estratégia para sabotar as eleições de 2026», alertou.

O coordenador do BASTA, acrescentou que o movimento está «veementemente contra vários articulados deste diploma».

No diálogo com o Téla Nón Salvador Ramos deu o exemplo da possibilidade da se incorporar na lei eleitoral o dispositivo de declaração do Estado de sítio. Uma prerrogativa que a constituição política em vigor só atribui ao Presidente da República.

A temperatura política dá sinais que está a aumentar no país.

Abel Veiga

7 Comments

7 Comments

  1. WXYZ

    19 de Julho de 2024 at 0:51

    Que assim seja. Desde que dali se possa formar um Governo de Salvação Nacional.

    • Convenção RNC de Show de Teatro e Espetáculos

      19 de Julho de 2024 at 10:00

      Vai haver fraude eleitoral em São Tomé e Príncipe no ano 2026. Está tudo bem montado, tudo pronto. Esse Elisio está dentro desta tarefa “pêtu-bala.” Feiticeiro.
      Patrice não quer desvendar nada e recusará passar pasta porque tem feito muitas trafulhices corrupção e roubos.
      Patrice quer faturar um bilhão de dólares americano antes de fugir. Esta é a única razão Patrice faz de tudo, movimenta mundos e fundos para manter-se no poder.
      Os capangas dele são maiores traidores do Povo e do País. Estão cegos, agarrados, e marrado com os ossos e as caveras do Patrice.
      Tem que haver um plano bem forte no terreno para combater as artemanhas fraudulentas que estão a ser preparadas para implementação.
      Patrice é pior cancro e pesadelo que STP vive neste momento.

  2. Felicidade

    19 de Julho de 2024 at 7:09

    Basta, mlstp, tudo a mesma fatiota.

    Reclama, mas não cita os artigos que violam a constituição ou que tendem a ser manifestamente ilegais e controversas a democracia.

    Lançam acha a fogueira mas não sabem partilhar os documentos.

    Até agora, qual o canal para ter acesso às leis? Nenhum deputado da nação eleito pelo povo consegue dizer.

    Quais artigos são violadores da constituição ou que regridem o sistema eleitoral vigente? Nenhum deputado da nação não consegue evidenciar.

    Meus senhores, façam comunicado com devida função esclarecedora e não de alarmismo social.

  3. Nuno Prazeres

    19 de Julho de 2024 at 7:51

    Como cidadão preocupado com o futuro de São Tomé e Príncipe, vejo com apreensão as denúncias do Movimento BASTA sobre a possível sabotagem das eleições de 2026. A aprovação de leis que prorrogam o mandato do Procurador-Geral da República e as alterações no código eleitoral parecem ameaçar a independência do nosso sistema judiciário e a integridade do processo democrático. As palavras do Presidente Carlos Vila Nova sobre a difícil situação que a nossa população enfrenta refletem a urgência de mantermos a transparência e a justiça nas nossas instituições. É essencial que a nossa democracia seja preservada e fortalecida.

  4. Dihnis Costa

    19 de Julho de 2024 at 11:41

    Quem é o BASTA?
    BASTA foi criado pelo Delfim Neves e os amigos, com objetivo de pôr efetivamente um basta nas malandragens dos outros e serem eles os líderes da malandragem…Delfim deu prova disto no anterior governo, onde “tinha” apenas 5 deputados que sustentava o governo e ele mandava mais que o prórpio PM Jorge Bom Jesus…

    Está na altura para dizermos Basta ao BASTA, este partido ou movimento, nem sei o que isto é, não tem interese nenhum em servir o país, mas sim servir-se do país, tal como ADI, MLSTP e o resto…são todos mandioca do mesmo pequi…sabotagem nas eleições sempre existiu, o PCD e o Basta, a versão vintage do PCD sempre compactuou com estas sabotagens, sempre que lhes deu jeito eles fizeram ou tentaram faze-la…ainda nas últimas eleições legislativas, Delfim Neves tentou sabotar os resultados das eleições…este Salvador Ramos que de salvador não tem nada, deve ter memória de peixe ou finge não se lembrar.

  5. Camuflado

    19 de Julho de 2024 at 14:43

    Caló é um Ninja de PCD. Camuflado
    Perigoso
    Sabotagem das eleições, ele sabe sobre tudo isso
    Original

  6. jfernandes

    19 de Julho de 2024 at 21:35

    Ha se por basta aos besta dos bostas !…
    so pensaam nas eleicoes , a unica forma de encherem mais a mula
    so vejo esses monstros a detonarem o pais com manobras de veteranos da corrupcao
    Estao a roubar o povo desde 1975 ate agora a encher a mula , e mesmo assim nunca estao
    com bariga cheia .
    Parece que STP e de padrasto dele

    vao para inferno e deixe o santomenses em paz

    Voces , essa podredao nao merecem o chao que pisa
    vao continuar a vender cabras no Porto Gentil e deixenos em paz

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top