Política

Governo garante estar a criar condições para o funcionamento do tribunal militar

O novo ministro da Defesa e Ordem interna passou a pente fino algumas unidades das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, incluindo o quartel do exército onde quatro civis foram torturados até a morte no dia 25 de novembro de 2022.

Interrogado pelos jornalistas, o brigadeiro-general na reforma avançou que o governo está a criar as condições para o funcionamento do tribunal militar que deverá julgar os militares implicados nos crimes.

O governo está empenhado em resolver o problema do tribunal e já tenho alguma orientação para trabalhar nesse sentido.”

Sobre o tratamento a ser dado aos militares implicados nos acontecimentos que mancharam a história de São Tomé e Príncipe, Horácio Sousa foi parco em palavras.

Como sabe, esta matéria está atualmente no foro judicial, no tribunal, e, como tal, eu não gostaria de me pronunciar, pois fazê-lo neste momento seria uma deselegância.”

No discurso aos militares, o novo ministro da Defesa de São Tomé e Príncipe, que já exerceu as funções de chefe do estado-maior general das Forças Armadas, pediu aos militares para se manterem distantes da política.

Há necessidade de as forças armadas estarem acima de todas as querelas políticas, distantes da partidarização, subordinadas aos poderes democraticamente eleitos e no estrito espírito republicano.”

 O novo ministro da Defesa e Ordem Interna tem anunciada uma visita na próxima semana a guarda costeira de São Tomé e Príncipe.  

José Bouças

2 Comments

2 Comments

  1. Jorge Semeado

    2 de Fevereiro de 2025 at 15:30

    Caros senhores, não sejais teimosos. Acatem este conselho. Priorizem a criação e instalação de ativos Nacionais e deixem os passivos para depois. O que são ativos? Ativos são todos bens físicos, móveis ou imoveis ou serviços que geram lucros para o país. O que são passivos? Passivos são todos bens físicos, imoveis ou móveis ou serviços que não geram riquesa, lucros para o país. Tribunal Militar só gera despesas para o país. Invistamos prioritariamente em ativos para gerar lucros e/ou poupança para o economia nacional. Insisto na prioridade de sermos auto suficientes em energias limpas. Isto é possível e viável em STP. Isto poupa dezenas de milhões de dólares aos cofres do estado anualmente por deixarmos de importar combustíveis para gerar energia. Porquê continuarmos eternamente a alimentar outras economias deixando a nossa de rastos? Tenhamos dó do povo. Forneçamos energia barata e ininterrupta ao povo. Com as poupanças anuais anuais no corte de importação de combustível, poderemos auto financiar passivos, tais como Tribunais, reconstrução da Marginal,etc, etc.
    O petróleo não é prioridade? Depois das ultimas eleições , nunca mais se falou do petróleo. Porquê? Tenho eu a certeza que quando estiver a faltar cinco meses para as próximas eleições, o assunto do petróleo voltará a baila para nós distrair. Porquê? Dirigentes “cabeça água-água”.

  2. Adélia Lopes

    2 de Fevereiro de 2025 at 17:00

    As FORÇAS ARMADAS de STPB estão infestadas de criminalidade,lembrando que a última foi recentemente no quartel do MÔRRO onde foi organizado o massacre de 25 de novembro de 2022, torturando violentamente cidadãos são-tomenses,e 4 deles foram atrozmente assassinados, pela ordem do ex 1° ministro Patrice Trovoada e do seu colaborador direto e ” maître à penser “, o curtinho da meia-jarda( mas de tamanho diabólicamente ENORME como perigo de pessoa que ele é) Afonso da Graça Varela, tudo foi organizado pelos Varela e Patrice Trovoada, os dois sócios maquiavélicos, corruptos e altamente CRIMINOSOS ASSASSINOS, e 2° consta tudo se passou em Portugal ( Cascais residência do padrinho mafioso Patrice Trovoada), organizaram miúdamente os assassinatos bárbaros, selecionaram as mãos assassinas do Arlindo e lista de nomes que já circulam…agora imaginem os propósitos deste mal- acabado fdp do Afonso Varela, que ousa dizer” …este povo não merece…”. Este individuo do Varela merece de ser prêso, torturado( sem deixá-lo morrer…porque morrer seria poupá-lo),psicológicamente e físicamente pelos vários atos graves cometidos durante anos de colaborador com o PT…têm falado muito do Patrice Trovoada, é de facto necessário mas têm se esquecido do Afonso da Graça Varela que é tão culpado e responsável desta situação caótica de opressão, de medo etc etc que se tem vivido no país.
    Outra criatura que deve desaparecer, definitivamente, do cerco política por incompetência, por má conduta por traição á Pátria etc, é a dita presidente da Assembleia Nacional CELMIRA a “INVEJOSA-RIVAL” das mulheres ditas senhoras, pois que ela não tem conhecimentos suficientes , nem tão pouco postura para seja qual for o cargo da responsabilidade. A Celmira deve desaparecer definitivamente do cerco político, assim como do Ensino, porque ela é incapaz, é uma matumba que deve regressar ao kimbo porque é lá o lugar dela…nem todos nascemos para ser GENTE DISTINTA, embora sabemos que a sociedade precisa de todos para fazer um todo,no entanto um enférmeiro não é um médico, uma peixeira é mais útil no mercado do que numa escola é assim por aí.
    STP necessita de uma profunda limpeza em todo o domínio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top