No ano 2002 a malograda poetisa Alda do Espírito Santo, anunciou ao país, através de uma obra literária que “Mataram o Rio da Minha Cidade”. Trata-se do rio Água Grande que atravessa a cidade de São Tomé para desaguar na baía de Ana Chaves.
Na última sexta-feira , 11 de abril de 2025, o Presidente da República, Carlos Vila Nova, fez uma firme promessa em resolver, de forma imediata, o problema do lixo acumulado na foz do Rio Água Grande.
Durante uma visita às ruas da cidade, o chefe de Estado revelou que nos próximos dias terá uma reunião com o primeiro-ministro e o presidente da Câmara do Distrito de Água Grande para traçar estratégias urgentes para a limpeza e conservação da área.
Com o olhar atento e a vontade de estar mais próximo das realidades locais, Carlos Vila Nova explicou que sua saída do gabinete teve como objetivo escutar directamente as preocupações dos cidadãos e ver de perto as situações que precisam de atenção. “Primeiro faz bem sair e falar com algumas pessoas e ver algumas situações”, disse o Chefe do Estado.
O Presidente visitou o aquário do Jardim do Palácio da Justiça, preservado pela Guarda Presidencial, percorreu várias casas comerciais e inspeccionou o andamento do desassoreamento da marginal – um projecto importante, mas ainda longe de ser suficiente para resolver os problemas da cidade.
“Na verdade sair para vê-lo, referindo ao aquário que está a frente do Palácio da Justiça, acrescentando que, ou cuidamos como deve ser ou é melhor não cuidar de modo que internamente há coisa que eles vão ter de corrigir porque o tanque não pode vazar água e criar limo, uma situação que eu não gostei»,rematou Carlos Vila Nova
O Chefe de Estado diz ainda ter visto com alguma tristeza a falta de atenção e de limpeza na foz do rio de Água Grande “a foz do rio de água grande está muito mal, muito lixo, acho que o poder local e o próprio governo”, mencionando que terá a ocasião, para ver se dar mais atenção a esta questão, porque todo este lixo é sinal claro da natureza”, adiantou o Chefe de Estado.
Carlos Vila Nova realçou a urgência de um trabalho mais enérgico e coordenado entre todas as esferas de governo para evitar que o caos ambiental, que afecta directamente a saúde pública e a qualidade de vida, continue a se expandir.
O lixo acumulado na foz do Rio Água Grande é apenas a ponta do iceberg de um problema mais profundo, que exige soluções rápidas, ousadas e, acima de tudo, eficazes. “Quer dizer que tudo que nós tiramos para danificar e prejudicar a natureza, ela vem expor tudo de volta e a quantidade que esta aí revela que é há muito tempo que não se faz a limpeza no foz do rio de água grande” precisou o Presidente da República,
A promessa de reunião com o governo central e local não vai ser feita em tom de simples protocolo, mas com a clara intenção de dar um basta a esse cenário que gera indignação das pessoas que querem ver a sua capital sempre limpa.
O Presidente da República quis com a sua visita demonstrar não só o governo, bem como, o poder local e a sociedade civil organizada, de que precisamos agir com urgência e não podemos mais permitir que as promessas fiquem apenas no papel.
A população espera que, desta vez, o discurso seja acompanhado de acções concretas. Afinal, o lixo não pode continuar a ser um símbolo da ineficiência administrativa.
Waley Quaresma
ANCA
12 de Abril de 2025 at 11:42
Sem esquecer a questão das infraestruturas
Temos que deixar a cultura do leve leve, a cultura do desleixo, adotar a cultura de trabalho, de organização, de rigor, da responsabilidade/responsabilização, para uma cultura proactiva de observação critica do que é nosso, apar o nosso bem estar presente futuro sustentável
Pratiquemos o bem
Pois o bem
Fica-nos bem
Deus abençoe São Tomé e Príncipe
Mepoçom
13 de Abril de 2025 at 14:06
Desde que foi extinta a antiga Câmara Municipal, aquela que foi meu berço como funcionário público, que tudo de bom que existia na nossa cidade, aquela que foi a mais bonita de África, se transformou em óptimo. Até admiro-me que o Presidente da República já foi ministro das obras públicas e de infrasturas e só agora reparou do lixo na Foz do rio água, aliás o lixo é ao longo do leito desde ponte Tavares. Mesmo eu que vou aí de férias se vez em quando vejo. Só lamento que só agora o presidente viu.
Marta
13 de Abril de 2025 at 21:08
Senhor Carlos Vilanova, queremos e exigimos os dossiê do massacre do 25 de novembro de 2022…sabe, aquele horror que teve lugar no quartel do MÔRRO quando os 5 cidadãos são-tomenses foram atrozmente torturados até a morte, quando foram lá” buscar rebuçados “. Até quando é que o senhor presidente Carlos Vilanova conta abafar este assunto de horror que sujou para sempre a História de STP, tal como vamos lembrar de si e do seu “sanguinoso” mandato enquanto presidente, que aliás, foi INCONTESTÁVELMENTE o pior de todos,desde que STP existe como República.
Porque tanto SIGILO sobre este assunto macabro que até a data presente tem o país mergulhado no luto, no sofrimento, no dissabor, na desconfiança, no ôdio, no espírito de vingança…enquanto não for aberto o tratado este dossiê sujo de sangue, enquanto os mandatários,criminosos assassinos ( na cabeça tem o ARMINDO corrijo, e não Arlindo, como tenho lido em certos comentários).
O senhor presidente Carlos Vilanova, também está implicado neste dossiê como comandante suprêmo no momento dos acontecimentos, e o seu discurso sobre o 25/11/2022,inclusive, marcou a Nação e surpreendeu a diáspora, que aliás fez a questão de traduzir o seu propósito em várias línguas( françês, inglês, espanhol, alemão…), tornou-se uma “paródia dramática”.
O senhor presidente está completamente comprometido e não é indo passear na praça e nos mercados da cidade de SÃO TOMÉ e falar com o povinho é que mudará a sua responsabilidade neste dossiê…o senhor continua molhado desde os pés até a cabeça,pois que está piorando com a sua posição misteriosa sobre o tal dossiê da CEAAC. O que é feito desse dossiê ? Porquê o senhor presidente deixou sair de STP os elementos implicados neste crime assassinato do 25/11/2022,até mesmo o 1° ministro Patrice Trovoada.
Senhor Carlos Vilanova porque razão é que não destituiu a presidente da AN? Porquê é que não tomou a posição legítima de demissionar o senhor Cravid tendo em conta da gravidade do que lhe é acusado ?
Senhor Carlos Vilanova, até quando é que conta manter o PGR Kelve Carvalho no seu cargo, apesar de todos os êrros e as” entorses” que ele tem feito, ou então não tem feito no papel que ele tem?
É assim que o senhor CV conta dirigir o país durante os meses que lhe restam? É assim saindo as ruas para intrujar o pobre ” pueblo” que o senhor conta resolver os grandes problemas que se vive em STP ?
Senhor Carlos Vilanova, não é com SOUPA & BOLOS que se enganam os TOLOS !
Até chegámos a pensar que o verdadeiro TOLO na história não é o povo. Advinhe quem é?
Mé Uê
14 de Abril de 2025 at 20:07
A política precisa de visão para dinamizar a sociedade. Leve-Leve linguagem de conformismo.
Moli-Moli significa devagar
Tchibi-Tchobo significa mais ou menos
Wishi- Washa significa confusão
Quem não faz n máximo no mínimo pode fazer
Não é necessário somas de dinheiro para reparar o estádio 12 de Julho, construir uma piscina de natação, um pavilhão gimnodesportivo entre outros…