Eleições presidenciais

Polícia Nacional comete violação dos direitos humanos, alegadamente sob a capa do Governo

Tudo por causa do boicote das eleições presidenciais de 17 de Julho na roça Milagrosa. Durante o boicote às eleições, alguns jovens terão manifestado contra a intervenção da polícia que retirou as barricadas erguidas na estrada. Os alegados prevaricadores continuam a monte, e a polícia decidiu castigar um inocente.

Edilson Tavares(na foto), jovem de 18 anos de idade, foi detido ilegalmente pela polícia nacional, na passada quinta – feira. O jovem que segundo a sua mãe, estava engripado no dia das eleições, 17 de Julho, e por isso mesmo ficou em casa, não tendo por isso participado na escaramuça que marcou o boicote das eleições em Milagrosa, acabou por ser castigado de forma injusta.

Manuela de Pina, mãe de Edilson Tavares explicou ao Téla Nón, que após o dia das eleições de 17 de Julho, ou seja, na passada quinta – feira 21 de Julho, ordenou ao seu filho que fosse vender cacau produzido no lote de terra familiar. No regresso o jovem foi abordado pela polícia na estrada pública e detido. « Ele perguntou o que é que eu fiz? E a polícia disse que ele ia ficar fechado até que os 3 jovens que eles estavam a procura fossem capturados. Ele disse aos agentes; eu não estive presente na manifestação de boicote das eleições. Então porque é que é que tenho que ser detido? A polícia respondeu que tinha que ser assim», explicou Manuela de Pina. Uma versão também confirmada ao Téla Nón pelo próprio jovem, que foi detido durante 5 dias, sem culpa formada.

Manuela de Pina, acrescentou que dirigiu-se de seguida ao comando da polícia de Mé-Zochi, para saber as razões da detenção do seu filho. Segundo a mãe, o comandante fez saber que recebeu ordens para prender qualquer pessoa na roça. «Fui procurar o comandante da polícia no distrito de Mé-Zochi, para saber as razões da detenção do meu filho, e ele me disse que o meu filho estava preso por ordem do Governo. Ele disse que o Governo mandou prender qualquer pessoa da roça Milagrosa, para apurar responsabilidades. Eu disse ao comandante que o Governo deveria ir para Milagrosa, e saber o que passou e não prender o meu filho que é inocente no caso», pontuou Manuela de Pina.

O mais grave ainda, segundo Edilson Tavares, é que nunca tinha recebido qualquer notificação para comparecer na polícia. A mãe também confirma que em nenhum momento o filho recebeu intimação da polícia. «Se fosse o caso eu própria teria conduzido ele para a polícia», refere Manuela de Pina.

A população da roça Milagrosa que tem protestado contra a decisão da polícia em deter o jovem considerado pelos populares, como inocente no caso, garante que a polícia apenas notificou 3 jovens para serem ouvidos, após as escaramuças de 17 de Julho, e que nenhum deles se chama Edilson Tavares.  «Ele foi detido na quinta – feira, e ficou na cela durante três dias. Na quinta-feira eu trouxe comida para ele e aceitaram. No segundo dia ou seja, sexta – feira, o agente da polícia expulsou-me das instalações da polícia, dizendo que não aceita dar-lhe comida. Não aceitaram que ele comesse naquele dia», reclamou Manuela de Pina.

Aliás o próprio Comandante Geral da Polícia Nacional, Roldão Boa Morte, em declarações ao Téla Nón, anunciou os nomes dos 3 jovens que a polícia notificou para comparecer no comando distrital de Mé-Zochi. «São os senhores Nilton, Mano, e Hélder, que fizeram barricada no dia 16, véspera das eleições», confirmou o Comandante Geral Roldão Boa Morte.

O Intendente Roldão Boa Morte que comanda a polícia nacional de São Tomé e Príncipe, reconheceu que a detenção de Edilson Tavares, foi um excesso cometido pelos seus agentes.

Certo porém é que Edilson Tavares, passou 5 dias na prisão do Comando da Polícia Nacional na cidade de São Tomé. Com o corpo manchado por picadas de mosquito, esta segunda feira, o jovem foi conduzido pela Polícia Nacional ao Ministério Público, que decidiu mandar o jovem considerado de inocente, para casa, mas sob termo de identidade e residência.

Esta terça feira a polícia nacional terá dado conta do erro cometido, e entrou em contacto com a mãe do Jovem, pedindo para esquecer de tudo. «Eles disseram que tudo acabou», confessou Manuela de Pina ao Téla Nón.

No entanto porque São Tomé e Príncipe, é um Estado de Direito Democrático, os familiares de Edilson Tavares, já estão a preparar uma queixa -crime contra o comando da Polícia Nacional. Afinal de contas, a operação da polícia que terminou com a detenção de Edilson Tavares, põe em causa os direitos universais do homem.

Abel Veiga

70 Comments

70 Comments

  1. contra- inteligencia Trovoudal

    26 de Julho de 2011 at 20:45

    É essa democracia que o Sr. Patrice estudou e quer empregar no País, né?

    • Ocacaôoo. Non Molêee

      27 de Julho de 2011 at 9:03

      O Cacaôôo, Non Molêêe!
      Qua Cu Daláêê? Non Molêe…
      Qua Cu Daláêê?
      Qua Cu Daláêê……?

    • edy

      27 de Julho de 2011 at 10:06

      jovens advogados em STP AJUDEM ESTA senhora. eu sei ki temos muitos advoados ki vieram de cuba, por favor pelo menos um mostra ki vale apena ir ao estrangeiro estudar. kekuaa

    • GUGU

      27 de Julho de 2011 at 18:41

      advogados “cubanos” nao valem nada!
      é perda de tempo

    • GUGU

      27 de Julho de 2011 at 18:45

      Pinto da Costa tem de limpar essa corja de governo que temos.
      agora a frase de fradique ganha alguma consistencia: não se pode ter estabilidade a qualquer preço.
      Patrice devia aprender a viver em democracia, não é em vão que ele dá prioridade aos países de ditadores.
      só de pensar porque votei em Patrice fico chocado…

    • Verdade Verdadeira

      30 de Julho de 2011 at 6:34

      O senhor Evaristo de Carvalho,tem que ser castigado nas urnas por isso.
      A policia santomense tem que sofrer uma restruturaçao, pois actualmente ela nao é nada mais e nada menos do que um ninho de “gentes burras”

    • Ocacaôoo. Non Molêee

      27 de Julho de 2011 at 9:11

      O Cacaôôo, Non Molêêe!
      Qua Cu Daláêê? Non Molêe…
      Qua Cu Daláêê?
      Qua Cu Daláêê…?

    • Fidélio Castro

      27 de Julho de 2011 at 9:41

      Estou a começar a desconfiar que com a democracia que se instarou em STP, os cidadãos só têm deveres/obrigações (dever de votar, obrigação de sermos explorados, obrigação de vermos a nossa terra ser destruída, dever de criar e possibilitar melhor meios de vida para uma minoria)Falar de DIREITOS DOS CIDADÃOS está difíciçil!!!! Só quero saber quando é que o Governo abrirá um inquértio sobre a desgovernação? Reinvindicar um direito básico (água, luz, estrada, etc) 36 anos da independência passados é agora um crime? E quem priva o povo destes meios e bens, o que ê? Ainda bem que a VERGONHA é um bem em vias de extinção. Quem não dá não pode exigir sob pena de se redicular-se em torno das suas reles exigências.

    • estudante

      27 de Julho de 2011 at 13:25

      mandaste mt bem fidelito castro..s.tomé esta nu anda para …esses policias deviam se preucupar em pegar esses corruptos que andam ai no poder isso sim.mas n ..corda arebenta no sitio mais podre..e o jovem rapaz é k ficou sujo…creduuuuuuuu stp…credu democracia k se vive aí…

  2. Pedro Cassandra

    26 de Julho de 2011 at 21:08

    A quEstao q se coloca é que STP foi entregue a alguns senhores para fazerem experiências e é Oq esta acontecendo, se colocou o pais nas mãos de Estagiarios, e estamos a ser tratados como cobaias.
    Ate Qd Nao sei, talvez em 2014 saberemos Oq fazer, mas ate la muitas experiências mal sucedidas terão sido feitas. Sofrimento muito minha gente muito sofrimento msm.
    Estamos no século 18 aonde n se respeitava os direitos humanos nem nada. Os policiais fazem Oq querem e assim vamos nos.

  3. yure

    26 de Julho de 2011 at 21:18

    Disculpe lá, mas estamos aonde Sr.comadante, será que estamos em Libia, nos tanto plocamos ausencia dos juvens nos cargo superior e o Sr tem um cargo para fazer dele um exemplo e vem ai com ditadura o Sr não sabi k no estado democratico nos somos livre para pensar e para falar até revendicar quem não revendica são os k não sentem dificuldade como Sr isto porque de serteza tens ai um jepe 4*4 e não tens dificuldade d circulação vives num bairro onde ha luz e Âgua potavel por tanto k salixe os outros né hahahaha,onde anda sivismo e compreeção da humanidade basta erguer-se para sima esquecemos de quem nos fomos um dia.

  4. eves

    26 de Julho de 2011 at 22:00

    Que borici,isto tudo tem a ver com formaço,sera que vao indiminiza o jovem?

    • Montecara

      27 de Julho de 2011 at 8:57

      Caro Eves,
      Peço desculpas, mas tenho que fazer-lhe a seguinte pergunta: a sua escrita é propositada ou será involuntária e logo reveladora dos conhecimentos que tem da língua portuguesa?
      Confesso que ando perplexo e algo preocupado com a redacção de algumas mensagens enviadas para este forum. Urge e importa que façamos mais atenção com a escrita do português.
      Com sinceras desculpas!

    • Estudante

      29 de Julho de 2011 at 11:59

      O que deverias fazer era comentar a notícia, não estar aí a fazer papel de professor da língua portuguesa.Não é isso que está em causa, mas sim, direito humano no Estado de Direito Democrático.Pergunto, quem é o Patrice Trovada, para mandar deter pessoa? e quem és tu para fazer juiso de valor na escrita.Ignorante pensa no estado em que se encontra o País.

    • Estudante

      29 de Julho de 2011 at 12:04

      Por favor, meu caros eleitores, não dê mais uma vez burro possibilidade de governar.Porque se Evaristo Carvalho ganhar eleição, vai ser o Patrice a lhe dar ordem.Por favor abrem os olhos.

  5. Edjelson

    26 de Julho de 2011 at 22:19

    “O meu filho estava preso por ordem do Governo. Ele disse que o Governo mandou prender qualquer pessoa da roça Milagrosa, para apurar responsabilidades. Eu disse ao comandante que o Governo deveria ir para Milagrosa, e saber o que passou e não prender o meu filho que é inocente no caso”. — Alguem ca acha isso normal??? O governo mandar prender qq pessoa. Até da raiva de tar a ver essas noticias. Prender uma pessoa por prender??? So mxm em sao tome, em certos lugares do mundo aquelas esquadras da policia n estariam a existir hj. Não quero violencia e terrorismo na nossa terra, mas se calhar seria algo muito importante que poderia haver, p essa gente saber agir e fazer as coisas como deve ser.

    • Aléris Frank

      27 de Julho de 2011 at 6:15

      Concordo com o Senhor Comandante quanto a reposição da autoridade do Estado. Mas descordo completamente com sua usurpação de poder. Como tal o senhor deve ser também punido pelo facto de ter consentido a omissão de graves violações dos direitos universais do homem. A sua punição devia passar por sua demissão e também extender-se ao Ministro da tutela e também ao senhor Ministro da Justiça. Num Estado de direito onde haja autoridade de Estado não se pode abusar e cometer tamanha violação dos direitos universisais do homem. A apreensão desumana com o seu consentimento do jovem Tavares sem qualquer acusação ou notificação prévia e formal conforme emana a lei é contraria a lei. A lei é clara, e estabelece que só lhe pode ser colocada em prisão depois da acusação formal prévia. Não havendo tal acusação formal prévia, presume-se logo uma flagrante violação dos direitos humanos conforme as provisões dos artigos 5, 9 e 11 respectivamente da declaração universal dos direitos do homem que estabelece segunite:

      Artigo 5:
      Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

      Artigo 9:
      Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.

      Artigo 11:
      1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.

      2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Tampouco será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.

      Nesses termos, o artigo 10º da declaração universal dos direitos do humanos e artigo 9º do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos confore a vítima (o jovem Tavares) todo o direito e garantia de mover uma queixa crime contra o senhor Comandante e sua Instituição Polícia Nacional (Estado São-Tomense) por ter dado ordens para tal omissões que estatui o seguinte:

      Artigo 10º da declaração universal dos direito do homem:

      Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.

      Artigo 9º do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos:

      1.Todo o indivíduo tem direito à liberdade e à segurança pessoais. Ninguém poderá ser submetido a detenção ou prisão arbitrárias. Ninguém poderá ser privado da sua liberdade, excepto pelos motivos fixados por lei e de acordo com os procedimentos nela estabelecidos.

      2.Toda a pessoa detida será informada, no momento da sua detenção, das razões da mesma, e notificada, no mais breve prazo, da acusação contra ela formulada.

      3.Toda a pessoa detida ou presa devido a uma infracção penal será presente, no mais breve prazo, a um juiz ou outro funcionário autorizado por lei para exercer funções judiciais, e terá direito a ser julgada dentro de um prazo razoável ou a ser posta em liberdade. A prisão preventiva não deve constituir regra geral, contudo, a liberdade deve estar condicionada por garantias que assegurem a comparência do acusado no acto de juízo ou em qualquer outro momento das diligências processuais, ou para a execução da sentença.

      4.Toda a pessoa que seja privada de liberdade em virtude de detenção ou prisão tem direito a recorrer a um tribunal, a fim de que este se pronuncie, com a brevidade possível, sobre a legalidade da sua prisão e ordene a sua liberdade, se a prisão for ilegal.

      5.Toda a pessoa que tenha sido detida ou presa ilegalmente tem o direito a obter uma indemnização.

      Agora, esperemos e cremos que o Estado São-Tomense como signatário das Convenções Internaçionais dos Direitos do Homem cumpra com o seu dever de fazer cumprir as obrigações que lhe são impostas como Estado membro das Nações Unidas.

    • Respostas

      28 de Julho de 2011 at 22:14

      Como dizia o Filipão “… e o burro sou eu ê? Ops…
      …queria dizer… e o ditador sou eu ê?
      Imagina como seria se fosse os trovoadas a governar nakeles tempos?
      Imagina se eles ops…, queria dizer, se E V ganha agora as presidencias?
      Va la vai, até a baraca abana. Lamento pela minha terra e pelo meu povo.

  6. Arnaldo cotú

    26 de Julho de 2011 at 22:29

    So mesmo em em s.tomé e principe esta pouca vergonha e falta de copetencia por parte da policia,nao entendo entao estes ditos oficiais da policia vieram a portugal aprender o que? a ir a feira de relogio aos domingos comer bifanas como eu tenho visto??? sinceramente cada ves mais burros estes putos que disem serem oficias da policia mesmo burros a começar do comandante geral a terminar no ministro da defesa e outros seus burrosssssssss

  7. Estudante

    26 de Julho de 2011 at 22:55

    Tenha calma que tudo si ajeita-se infelismente é a nossa terra da por feliz que ele saio ileso forças

    • Edjelson

      26 de Julho de 2011 at 23:56

      Tudo bém meu caro, mas essa atitudes sao coisas q ninguem suporta. Mesmo n acontecendo comigo origina uma revolta em mim. Detesto esse pessoal pq eles fazem td sem pensar. N recebem formaçoes, epa nd q possa desenvolver as capacidades dos nossos policiais. N sei de onde aparecem e sao policias, comandantes ou sei la. Epa n sei mxm, e dpx andam a fazer asneiras.

  8. Santola

    26 de Julho de 2011 at 23:15

    bom dia,
    sou santomense e vivo em portugal já algum tempo . já fui militar em stp ,neste momento estou no exercito português em missão no Afeganistão. e tem estado a acompanhar os acontecimento em STP.O que está a acontecer , não é nada mais do que abuso de Poder. começando por comanda-te da policia nacional, Não sei com é possível um “Garoto” desses estar a comandar uma instituição de se máxima de segurança nacional de um país. que tipo de hierarquia que existe nesse país?.E depois resultado é o que nós estamos a ver.Um País com pessoas incompetente como o que estamos a ver, nunca ira para frente. em relação a governo, ainda não tenho argumentos suficiente para falar. bem haja a todos. uma abraço a todos os santomenses e muita coragem para enfrentar esse cães grande da nossa ilha maravilhosa

  9. Ramos Dias

    26 de Julho de 2011 at 23:47

    É vergonhoso tudo isso, expor o nome de um dos orgãos de soberania desta maneira.
    Será que S.Tomé e Príncipe,como estado soberano que é, mudou de sistema politico para cada um fazer o que bem entender?
    que investigação esta a ser feita aos agentes que estavam a operar nestas circuntancias? Será que também ficaram sod termo de identidade e residencia?
    Não sei porque as leis, são criadas e aprovadas se elas não são aplicaveis em toda plenitude.acho que os policiais que agir sob força e com abuso de poder deveriam um processo disciplinar, mas como é pais que temos.« non sa nÊ za sela guenté sama jisuÊ »

  10. Ramos Dias

    26 de Julho de 2011 at 23:49

    desculpem por algumas falhas

  11. Chocolate-Biológico

    27 de Julho de 2011 at 5:39

    Que miséria Sr. Abel Veiga,

    é de se lamentar os 5 dias de prisão preventiva do sr. Edilson Tavares, assim como o desespero para qual a sua mãe, Manuela de Pina, fora esses dias todos atirada, por causa desta medida cautelar da polícia.

    Mas, tudo isto não está contido num propósito sem estar expresso em termos precisos, formais que, este artigo seje um dos piores por mim aqui já lido, é sem margem para dúvidas, uma outra verdade.

    Um salve a todos
    Chocolate-Biológico

  12. Ferro Costa

    27 de Julho de 2011 at 6:27

    E por isso que o Pinto da Costa tem que ganhar essas eleicoes. Tem que haver ordem e acabar-se duma vez por todas com esse vandalismo.

    • Ande Santos

      27 de Julho de 2011 at 9:07

      Comentario ridiculo e infeliz da tua parte.

  13. conde

    27 de Julho de 2011 at 7:30

    Nao entendo , nao entendo. mas em que mundo estamos?STP e um estado de direito mas as coisas nao podem ser assim, absurdo , absurdo…

  14. Ramos Neto

    27 de Julho de 2011 at 7:48

    O Sr. Edilson Tavares, que pude perceber não foi notificado… e foi preso na ilegalidade e inocentemente. O que constitui uma violação dos direitos humanos e o direito do Sr. Edilson Tavares viu o seu direito violado… o que eu o aconselho é que deve arranjar um advogado e pedir uma indemnização, porque o Sr. Edilson Tavares é o lesado de toda esta historia. Só assim estaríamos a fazer justiça. Obrigado

  15. cubas

    27 de Julho de 2011 at 8:06

    Claro que isto tem mão do governo. Alguém duvida? Se não fosse assim o patrão do governo já teria saído a “TV de todos eles” com aquele sorriso nos dentes para indicar os culpados.Isso serve para pensarmos no nosso sentido de voto do dia 7.
    Fui!

  16. justiça

    27 de Julho de 2011 at 8:49

    O Pinto da Costa disse que tinha de haver autoridade de estado com os eleitores de capela.

  17. INCOMODADO COM ISTO

    27 de Julho de 2011 at 8:54

    O Pinto da Costa vai acabar com isto, tanto é que já se ouvi por ai que se Pinto ganhar o Patricio suvisco, vai pedir demissão, porque ele tem medo de que Pinto não venha a compactui com os actos praticados por ele e pelos outros seus mandachuvas do governo, e para completar quer por na Presidência, o seu empregado de longa data o Evaraisto de Cravalho…. era só o que falatava…
    AI SERÁ QUE NÃO VÃO PRENDER-ME TAMBÉM ????

  18. DrºHamilton Cabral

    27 de Julho de 2011 at 9:25

    É uma dor inorme saber que coisas semelhantes passam em São Tomé. Caros compatriotas, colegas e amigos digam-me uma coisa a onde é que estes Senhores pensam que estão?? A população de Milagrosa esta discontente com a falsa promessa feita por um candidato a 1ºMinistro e agora chefe de governo. Ela tem razão ou não?? Poxa pa.. até quando teremos que suportar coisas destas?? basta… Fora incopetentes….até então espero a abertura do consulado em Cabo Verde…Obrigado Abel…mesmo se não publicares..

  19. Frontal

    27 de Julho de 2011 at 9:58

    Gostaria de manifestar aquí a minha total indignação e revolta pelo rumo que está a tomar o nosso belo país, pelo tratamento que é dado ao pessoal “mais desfavorecido” nesta sociedade.

    – Esta situação de flagrante violação de direitos humanos praticada contra o jovem Edilson Tavares vai ficar impune?
    – Quem irá pagar os danos físicos, morais e psicológicos dessa família e em especial deste jovem?
    – Haverá algum pronunciamento, será instaurado “um inquérito” para apurar e cobrar responsabilidades?
    – Será que todas as mordomias que a polícia tem recebido, nos últimos tempos, é para colocá-los acima da lei, ou para que cumpram melhor o seu dever?
    – Será que ao invés de dar represálias a jovens e a população desfavorecida de Milagrosa, não se busca uma forma concertada de melhorar as suas condições de vida?

    Todos sabemos, que no momento das eleições, o único que aproxima os políticos ao cidadão, tem sido quando muitas localidades conseguem ver resolvidos muitos dos seus problemas mais elementares como o de direito a ÀGUA POTÀVEL.

    Vamos, senhores dirigentes desse país, fazer aplicar a Lei de forma IGUAL para todos, sem dualidade ou trialidade de critérios. Só assim podemos dizer k vivemos num país de direito democrático.

    Viva S. Tomé e Príncipe.

  20. "Está Tudo Dito"

    27 de Julho de 2011 at 10:01

    Mas que decepção! Que vergonha! Que burrice! O Sr. Patrice que a bem pouco tempo aconselhou ao Dr.M Pinto da Costa a estudar o que é um “Sistema Democrático” , agora vem ele cometer um acto desse!!??…. É essa democracia que o Sr. Patrice estudou e quer empregar no País? Francamente!! Foi um desperdício eleger esse Governo!!! Cada dia que passa faz burrice atrás de burrice…! Até onde vamos parar???

  21. Filipe Samba

    27 de Julho de 2011 at 10:12

    A pandemia do Zé Mulato no sec XXI.

    Hoje, a Humanidade condena esses actos, solicitando diálogo

    A ONGS e a Comissão dos Direitos Humanos o que fazem em Sao Tome e Principe?

    Esses casos devem ser registados para o relatório anual das Nações Unidas

  22. Mendes Rosario Cabral

    27 de Julho de 2011 at 10:46

    Dr Levy Nazare, pode preparar para assumir o poder, como secretario geral é o mais indicado.
    Quem forma governo é quem ganhou as eleições.
    Nha boka ca sta lá!!

  23. DT

    27 de Julho de 2011 at 11:28

    Antes de tudo, eu queria agradecer “Tela Non” por tornar público essaas informações que passam despercebida, mas que infelizmente faz se sentir com muita intensidade no nosso país.Eu quero também entender porquê que governo da ordem a polícia para prender alguém. Será que a polícia não sabe qual é a sua competência? Acho isso um caso gravíssimo. Após o sucedido deve-se abrir um inquérito no comando distrital de Mé-Zóchi para apurar a gravidade da situação. Acho também que o Comandante RUDÃO BOA MORTE deve dimitir-se. Essa é a minha contribuição. Cumplimentos, DT

  24. sorriso STP

    27 de Julho de 2011 at 11:36

    O Comandante Geral da Polícia Nacional, Roldão Boa Morte se fôr uma pessoa sensata, ele demitiria o comandante da polícia no distrito de Mé-Zochi, porque ele desobedeceu as suas ordens, e não há nenhum governo que lhe vá ensinar a trabalhar, o Senhor é formado ou não é, portanto se o Senhor comandante Geral não caui de paraquedas no cargo em que ocupa, pode muito bem exercer os seus deveres sem receber ordens absurdas do governo. pq essa ordem foi muito absurda, isso é abominável. É por isso que o Sr. Patrice chivisco quer a todo o custo que o Evaristo de Carvalho ganhe as eleiçoes,ai ele e os seus complores formariam o partido único com uma grande ditadura, fariam o que bem pretendessem com o nosso pais, e o povo ficaria na merda, aliais como sempre… quem discorda comigo nesse fio de raciocinio também faz parte dessa elite cambalacheira, óoooo. Se o Evaristo de Carvalho ganhar, a nossa vida acabou, adeus a nossa paz e a nossa tranquilidade. “Tipo cá bá bendê nóm butá… cuma pé dê fé ni ia lola.
    Votem no Pinto da Costa

  25. lino

    27 de Julho de 2011 at 12:44

    pois é, meus amigos!
    Enquanto os que cometeram andam a fugir como animais na selva, a policia foi pelo caminho mais facil…ou melhor (o caminho que lhes convinha).
    Prenderam o rapazinho sem qualque culpa formada.
    E agora, como é que ficamos nisso tudo?! O rapaz fico preso e em condições lamentávesi duarante 5 dias. A policia não pode vir agora resolver isto com uma simples descupla.
    Devem se punidos e de seguida indminizar o inocente.
    já agora apelo a demissão do comandante.
    Ele é responsável pela formação desses policias.
    São mal formados.
    Demita-se já!

  26. Mimi

    27 de Julho de 2011 at 13:09

    Peço a ordem dos advogados q venha a publico dar o seu parecer. Acho ser este um momento oportuno!

  27. Fernanda Alegre

    27 de Julho de 2011 at 13:28

    Eu acredito que existe muito mais do que isso nesse comando, este foi o que se tornou publico.

    Realmente isso não mi assustou, ter agentes como nosso é ter vergonha sem limite, ainda mais quando um governo esta metido.

    Porquê existe a liberdade de expressão?

    Será que os nossos governantes sabem o que é isso?

    Talvés não, aproveitam enquanto a tempo, essa historia não pode passar despercebido, não pode continuar assim para sempre.

    Tem que ter ajustes de conta, então agora cada um faz o que lhe apetece só por ter poderes na sua mão.

    Não..não,mais não mesmo…o povo já não é o que erá..isso vai até ao fim..esses três dias na cadeia..não pode ser esquecido..essa desculpa é invalida..

  28. Mafili

    27 de Julho de 2011 at 13:49

    Meus caros compatriotas,eis o que nos espera se votarmos no Evaristo Carvalho…prisões arbitrarias a toda a hora…..em Democracia, meu Deus para onde caminhamos.O senhor Primeiro Ministro ja nos está a dar um aperitivo do futuro.
    O que mais me espanta é ver 2 advogados que estão no governo( Afonso Varela e Agostinho Fernandes), compactuarem com essas medidas e decisões.
    Duas pessoas que fizeram os seus esudos de Direito em França, pais que clama, liberdade e igualdade para todos.
    Como é possivel Varela?
    Como é possivel Agostinho?
    É pelo prazer de estar no Governo?Voces compactuam com muitas coisas que antes crticavam e abominavam..e agora?
    é esse o legado que querem deixar?
    é essa marca que querem deixar, da vossa passagem pelo governo?
    Patrice Trovoada é uma praga que temos em STP.Mas a culpa não dele.
    é nossa que o pusemos lá da forma mais legitima possivel.
    Mas agora não podemos deixar que ele vença no dia 7.
    Apesar do banho,apesar da boca de urna. Apesar de tudo……nós somos sãotomenses para além de tudo.
    E assim vai o nosso STP

  29. Verdade

    27 de Julho de 2011 at 14:56

    Eu só queria saber uma coisa quando o Sr. Primeiro Ministro nas suas eléiços dizia:tenho uma solução e um propósito para os jovens de São Tomé(votem em me). O que queria ele dizer com isso ?
    Acho eu que uma forma de ajudar é também fazer justiça das coisa´. por exemplo esse erro que foi cometido não pode ficar em pune… por isso penso que esta é uma oportunidade para o Sr. primeiro ministro mostrar-nos que quero mesmo fazer justiça uma vez que diz ser dono da justiça.
    Nós te colocamos no poder para nos ajudar, não é para nos maltratar…
    No mínimo que podes fazer para nos convencer que quero só a justiça, acho eu é demitir aquela coisa que esta a chamar de comandante (se permanecer no cargo poderá fazer coisas pior;ele não parece quem estudou, é um Burro,e não sabe diferencia as coisas)
    Antes de falarmos da lei temos que conhecer -la e compreender-la )obrigado ate já !!

  30. Edjelson

    27 de Julho de 2011 at 15:15

    O nosso maior erro é pensar q qd somos formados sabemos fazer tudo e q somos competentes p exercer certos cargos. A começar do comandante e terminar em policias q nem fzem papel do mxm. Em santola os policias nem se quer recebem formaçoes como devem ser. Os policias sao feitos p tarem a bater pessoas na nossa capital, como ja presenciei muitas vezes. Muitos agem por brutidade. Epa eles como policias deveriam saber as leis do pais, as leis do direito humano, entre outras. Se calhar pensam q a quantidade de pessoas q eles batem mais 10% é aumentado nos seus ordenados ehehehhe.”””Gente com mente fechadaaaaaaaaaaaaa”””

  31. Rio de Ouro

    27 de Julho de 2011 at 15:23

    Governo mandou prender qualquer pessoa de Milagrosa? A ordem foi de quem? PM ou Ministro de Administrção Interna?
    Queremos saber quem deu uma ordem dessas.
    Que diz a Ordem dos Advogados?
    Queremos saber.

  32. Joao Rocha

    27 de Julho de 2011 at 15:27

    Se em Países como os Estados Unidos da Amarica, onde vigora a maior democracia do mundo, há atropelos aos direitos humanos, o que esperar de um Pais como o nosso.

    Os Estados Unidos tem presos em Guantánamo, enviados para lá sem culpa formada nem direito a advogado de defesa, por suspeita de envolvimento em actos terroristas fora dos Estados Unidos.

    Uma coisa é certa, errando é que se aprende e não me surpreende nada que falhas deste tipo possam acontecer no nosso Pais. A verdade é que não podemos permitir o terrorismo no Pais e as vezes é melhor prevenir do que remediar. Entretanto, concordo que é preciso ter algum cuidado na abordagem dos assuntos para evitar abusos e atropelos aos direitos humanos, como aconteceu neste caso. A polícia tem melhorar o seu serviço, é um facto, mas não podemos tolerar vandalismos e actos de terrorismo autêntico, como os que foram praticados pelos jovens fugitivos.

    • luisó

      28 de Julho de 2011 at 18:58

      caro joão rocha:
      voçê vive aonde?
      na minha opinião o senhor está a precisar de um grande banho de democracia e de conhecimento geral.
      quem disse que os EUA são a maior democracia do mundo? o senhor está muito enganado…
      os EUA são realmente o maior governo de lobbies do mundo, 30% da sua população vive abaixo do limite da pobreza e destes 30 % , 80% são afro-americanos e latinos.
      o senhor conhece a noruega, a suécia, a finlândia, a austria, a dinamarca, etc, porque estes são os exemplos de democracia. os americanos credo?
      o que aconteceu em STP mostra um estado a caminho do absolutismo, um poder politico nas mãos de alguns e ás ordens, do quero, posso e mando, sem sentido de cultura democrática e de atenção das leis do país que foram votadas pela assembleia nacional que é representativa do povo. e isto não muda com pintos ou com evaristos ou outros muda com cultura, com democracia exercida, fiscalizada, dever cívico, e em STP isto não é possivel nem daqui a 500 anos.
      chamam-lhe país mas eu vejo assim: tem 90.000 eleitores e a minha camara municipal tem 250.000 e não é preciso PR, nem ministros, nem assembleias nacionais e tudo corre bem.
      a independência veio porque alguns mais espertos e com mais formação do que a generalidade do povo viu que poderiam ser presidentes, ministros e outros em terra de cegos e é o que se vê.
      em terra de cegos quem tem olho é rei.

  33. Rosiley Anjos

    27 de Julho de 2011 at 15:47

    cada dia que passa esse pais se afunda… eu sou são-tomense mais se pudesse eu dizia
    que não sou esse pais precisa de uma nova independência … parece que a escravatura ainda não acabou

  34. Mentalidade

    27 de Julho de 2011 at 15:52

    quando e que governo vai dar ordem para prender os troca tintas desse pais??????????

    • Edjelson

      27 de Julho de 2011 at 16:25

      Meu caro amigo Mentalidade. Eu acho q essa ordem nunca vai ser dita.

    • idealista

      16 de Setembro de 2013 at 14:10

      mas como que o governo pode mandar prender os troca tinta se eles tabem são Traca tinta

  35. Fuquilha

    27 de Julho de 2011 at 17:17

    Mau caro Incomodado, procure informar quais são os poderes do presidente da república. O pinto não vai fazer nada. So vai é ixibir mais uma legislatura e mais nada. Informa-te sobre a nossa legislação. ok…

  36. kiko

    27 de Julho de 2011 at 18:36

    O governo mandou prender todo mundo da vila milagrosa.Hum que estranho, que a policia tivesse cometido um erro eu acho mal, mas baseado em que o nome do governo é para aqui chamado. não será uma guerra pessoal ou melhor tel-non Versus Primeiro-ministro?

  37. E.Santos

    27 de Julho de 2011 at 18:36

    Acho que esta notícia só serve mesmo para colocar axa na fogueira de Patrice Trovoada. É realmente muito fácil vir agora atribuir a culpa de qualquer coisa ao governo. Com os ânimos alterados neste momento, quem não acredita.
    Honestamente acho não é por aí. Temos de ter alguma dignidade nas nossas acções. Que não se quer Evaristo na Presidência é um facto. Mas gastem esta mesma energia fazendo as pessoas entenderem a razão de ser desta opção e votarem conscientemente se assim o entenderem. Não há necessidade de baixar o nível tentando condicionar a opinião das pessoas com coisas que não têm nada a ver com a situação e nem ensinam nada a ninguém.
    Na verdade, só um governo de loucos vai ordenar que se prenda qualquer pessoa para encontrar os verdadeiros culpados por alguma infracção ou crime. Isto não cabe na cabeça de ninguém normal.
    Há outras técnicas de investigação que não a lei do menor esforço. Dizer isso é uma vergonha para a classe Policial, que parece não saber fazer o seu trabalho.

    • Montecara

      28 de Julho de 2011 at 15:45

      Caro(a) E. Santos, concordo com tudo o que disse!

  38. Estudante

    27 de Julho de 2011 at 21:35

    Mas como é possivel prender alguém com ordem de governo? Ainda por cima sem ser intimado nao nao isso é” revoltoso e dramatico ” onde esta o principio de legalidade vivemos ou nao numa democracia ” isso nao é nada mais do que incompetencia dos nossos policiais falta de formaçao “sem base sem regras banos de inuteis o que é deprimente
    “Abuso de poder “

    • luisó

      28 de Julho de 2011 at 18:43

      caro estudante,

      se tu fosses policia em STP tenho a certeza absoluta que farias o mesmo que eles, porque então no mesmo dia e por desobediência estavas na rua. tão simples como isso, ou julgas que é como os policiais em portugal, por exemplo, que não estão obrigados a obedecer a uma ordem se no seu julgamento e formação souberam que é ilegal? e se isso acontecer nada lhes acontece e são valorizados pelo seu descernimento.

  39. Paulo

    27 de Julho de 2011 at 21:35

    Muitos estão a dizer que o Pinto da Costa tem que ganhar para acabar com isso, não me façam rir, então o Pinto da Costa é quem vai acabar com isso! se foi justamente ele que começou, se fosse no seu mandato nem imagino o que aconteceria a esse garoto e o mais absurdo ainda é acusar o governo de ter dado ordem para fazer aquilo, acusam o governo de tudo e de nada, se certo homem emgravidar a sua esposa, de quem é a culpa? Do governo! faça-me o favor meu caros, esse acto é sem duvida resultado da má preparação dos polícias santomeses!

    • luisó

      28 de Julho de 2011 at 18:38

      má preparação dos policias ?
      na formação ?
      não creio; porque os oficiais foram formados na academia de policia em portugal onde se formam os portugueses, moçambicanos, cabo-verdianos,etc, e não ouço barulho nesses paises e em portugal.
      o problema está na génese das pessoas e depois nas influências como profissionais, porque o cmdt da policia não aprendeu essas actuações em portugal na sua formação, disso tenho a certeza. agora a prática e a sua conduta no dia a dia é outra coisa e tem condicionalismos de clientela, como tudo em STP.
      mesmos os policiais formados em STP por policias portugueses não aprenderam de certeza esses metodos, a sua formação como pessoas e escolar é que é péssima e não sabem pelo menos escrever. mas estamos em Stp e sem ovos não se fazem omoletes.

  40. Edjelson

    27 de Julho de 2011 at 22:17

    Simplesmente acho, q muitos querem defender o governo, mas q defenda. Se o jovem foi presso por ordem do governo a culpa é do governo e os incopetentes foram esses policias sem neuronios. Nem sabem quais as suas funçoes como policias. É mxm p rir, um dia havera civis em guerra com a policia ou qq membro superior de sao tomé. “””Sabem o q passa com a Somalia, Noruega, Libia e etc???” Se querem q o nosso sao tome não torne como um paises desses por favor, entreguem o cargo p alguem q saiba comandar.

  41. Joao Rocha

    28 de Julho de 2011 at 1:00

    Os comentarios sao quase todos eles parciais, da ate ideia que errar nao e humana. Nao e justo usar este assunto para atirar pedras ao governo e ao seu candidato para beneficiar o Pinto da Costa.

  42. santoespirito

    28 de Julho de 2011 at 11:13

    eu so quero apelar o governo e a policia nacional para nao esquecerem de ir prender os jovens ou as pessoas que fizeram barricada em S. catarina no dia 17 de julho.
    ou pk la e mais longe???

  43. o povo tem sempre razão

    28 de Julho de 2011 at 13:10

    Quando algo está errado deve-se dizer. Porque é que o Governo não veio a comunicação social lamentar esse episódio. E a ordem de advogados, onde pára. Porquê que não defende os mais desfavorecidos…
    É essa a democracria que o sr. patricio trovoada quer implementar…
    O seu candidato deve perder para o bem do País..Fui
    PS: Peço a todos que façam um esforço para escrever bem o português.
    Se estamos a exigir temos que dar exemplo..
    Faço isso devido alguns comentários que nem se consegue perceber o conteúdo…

  44. Mendes Tavares

    28 de Julho de 2011 at 15:07

    O Pessoal das sanzalas, não têm culpa. O Terreiro, foi vendido e o dono é um ex dirigente, que não vive lá. Pois bem deixaram estes jovens a sua sorte, ao sabor do Grogue e muito mais. De um dia por outro, deixaram de ser assalariados inqualificados para ser proprietarios de terras, nas quais ja venderam uma parte. O que se espera desses jovens? É pouco, se não for tomado medidas, mas nada de violencia. Formação profissional, educação de base com escolas especiais,quer de turismo e o aparecimento de uma classe media. “Um Tempo Novo Para Todos”.
    Ao senhor A. Cotu! Não chame de nomes estes oficiais superiores, que estudaram em Calvario, e com sucesso. Ir a Feira de Relogio não deve ser pecado, aliás pode ser um teste para quem deve lidar com delinquentes, como sabe lá tudo é possivel.
    Cordialmente um amigo da Embov

  45. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    28 de Julho de 2011 at 17:22

    Isso só pode acontecer na Roça Milagrosa, se fosse Roça Agostinho Neto, familiares dos Governantes, pagavam também por erros e incompetenias por parte das aotoridades. Exorto o intendente Boa Morte para nunca mais cometer esta barbaridades contra jovens das ROÇAS.
    Um concelho que gostaria de deixar ao Boa Morte é:
    – Não toma peto bala à favor do Estado Falhado!..

  46. povo tem sempre razão

    29 de Julho de 2011 at 11:52

    Reparem bem na estatura fisica do detido. È um miúdo.
    Se nem têm pena de um miúdo daqueles e inocente imaginam quando tiverem o poder absoluto.
    Abaixo a ditadura que pretende impor o sr Patricio Trovoada.

  47. Verdade

    1 de Agosto de 2011 at 14:08

    Tenho a certeza que ninguen esta a
    criticar o governo,afinal de conta o Jovem confessou que estava preso por ordem do gorverno.
    Meus irmão somos santomense temos que esta atento, se hoje isso aconteceu com esse piqueno rapaz,amanha pode ser com qualquer um de nós(coloca um pouco no luga desse jove ou a sua familia).ate ja

  48. waik maik

    2 de Agosto de 2011 at 0:44

    o chefe da policia se tivesse um pingo de vergonha na cara já se demitia, porque todo isto mostra a falta de incompetência do mesmo e daqueles que também acatam ordens deste tipo , um policia formado e habilitado sabe que não pode prender ninguém,que nunca fora notificado, e nunca cometeu crime algum, todos os em
    incluídos no caso deveriam pagar uma grande indemnização ao acusado , para que caso destes tipo já não voltassem a acontecer , querem governar tenhem que ter competências, não, tarem ai a trocar acusações porque o governo mandou ou chefe de policia mandou isto é mesmo de incompetentes e muito triste para o pais , e ainda por cima o coitado do miúdo como se lhe não bastasse ser preso injustamente ainda vai para casa com termo e residência com que fundamento, deveriam e ter todos vergonha na cara , se não querem trabalhar da lugar a quem realmente precisa

  49. lima

    4 de Agosto de 2011 at 15:44

    comamdante mais idiota k existiu

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top