Num comunicado lido pelo vice-Presidente Arzemiro dos Prazeres, no passado dia 8 de Agosto, diante de todos os membros da Comissão Política, o PCD, saudou a vitória de Pinto da Costa.
COMUNICADO
A COMISSÃO POLITICA DO PCD REUNIDA HOJE DIA 8 DE AGOSTO DE 2011, SAUDA O DR MANUEL PINTO DA COSTA PELA BRILHANTE VITORIA CONQUISTADA NO PLEITO ELEITORAL QUE TEVE LUGAR ONTEM NO NOSSO PAÍS.
ESTA VITORIA QUE EXPRESSA CLARAMENTE O SENTIMENTO POPULAR DE VER S.TOMÉ E PRINCIPE TRILHAR OS CAMINHOS DA CONCORDIA NA DIVERSIDADE, É ANTES DE TUDO PATRIOTICA, POR SE TER SUSTENTADO NOS VALORES DA UNIDADE E DE AGLUTINAÇÃO DE VONTADES NACIONAIS, TÃO EXALTADOS PELO CANDIDATO DURANTE A SUA CAMPANHA, EM PROL DE UM PAÍS COESO QUE QUER VENCER O FUTURO COM PERSEVERANÇA ,TRABALHO E ABNEGAÇÃO .
O PCD E O EX CANDIDATO DELFIM NEVES ORGULHAM-SE DE TEREM SABIDO INTERPRETAR , COM A OBJETIVIDADE QUE NOS CARACTERIZA, A ESSENCIA E A JUSTEZA DESSA VONTADE POPULAR,QUE ALIÁS ,FOI DEFENDIDA NA 1ª VOLTA PELO NOSSO EX CANDIDATO, E DE HUMILDEMENTE TERMOS CONTRIBUÍDO PARA A SUA DIFUSÃO E CONCRETIZAÇÃO COM ÊXITO.
DE FACTO APADRINHAMOS E CULTIVAMOS A IDEIA , QUE PARA CONSTRUIR UM ESTADO COESO E FORTE PASSA PELA EXISTÊNCIA DE PLURALIDADE NOS SEUS PRINCIPAIS ORGÃOS DE REPRESENTAÇÃO E DE DECISÃO, EVITANDO-SE EXCESSIVAS E PERNICIOSAS CONCENTRAÇÕES DO PODER, CONTRARIAMENTE AO QUE PENSAM AQUELES QUE, AUTO INTULANDO-SE REPRESENTANTES DA MUDANÇA, PROCLAMAM E ENALTECEM A IDEIA DE QUE UMA SÓ FORÇA POLITICA DEVE , EM PROL DE UMA AMBÍGUA ESTABILIDADE DETER O MONOPOLIO DE TODO O ESTADO.
A PROPOSITO , O PCD APROVEITA O ENSEJO PARA REAFIRMAR OS SEUS IDEIAIS DEMOCRATICOS CONSUBSTANCIADORES DE UM ESTADO PLURAL ONDE A TOLERANCIA ,O DIALOGO E A CONCORDIA DEVEM PREVALECER SOBRE ATITUDES CONOTADAS COM A ARROGANCIA E TOTALITARISMO, PROPRIO DE FORÇAS POLITICAS DEPENDENTES DA VOZ DE MANDO DE UM SÓ INDIVIDUO, QUE AS DIRIGEM A SEU BEL PRAZER.
CONSIDERAMOS ASSIM QUE O CULTO E A PROMOÇÃO DESSA POSTURA POLITICA É TOTALMENTE ADVERSA AO SENTIMENTO DE CONCERTAÇÃO E DE UNIDADE NACIONAL QUE ESTIVERAM NA GENESE DA FORMAÇÃO DO MOVIMENTO DE MUDANÇA INICIADO E PROMOVIDO PELO PCD NOS ANOS NOVENTA.
FINALMENTE O PCD ENALTECE O MANIFESTO ESPIRITO DE MILITANCIA E DISCIPLINA PARTIDÁRIA DEMONSTRADO PELOS SEUS MILITANTES NO CONTRIBUTO À VITORIA DO DR MANUEL PINTO DA COSTA.
VIVA A DEMOCRACIA
VIVA S.TOMÉ E PRINCIPE
S.TOME, AOS 8 DE AGOSTO DE 2011
O PRESIDENTE,
JOSE LUIS XAVIER MENDES
parabéns
11 de Agosto de 2011 at 11:20
queremos paz, estabilidade política e social, desenvolvimento, justiça social, combate a corrupção,emprego para os jovens, energia, água, estrada, mais saúde, mais educação, formação, aumento salarial, 13º mês como um direito do funcionário,mais trabalho, disciplina,civismo, mais atenção aos idosos, as mulheres, as crianças, aos estudantes, internet de qualidade a baixo custo, comunicação a baixo custo, transporte aéreo e maritimo , transporte público, habitação para os jovens, legalização de mototáxi,baixa de preço dos produtos de 1ª necessidade, rotatividade nos cargos públicos,promoção da competência e honestidade,avaliacão dos funcionários públicos,inspecção a todos níveis,respeito ao meio ambiente, a natureza, combate a pobreza, combate a violência doméstica, mais disciplina rodoviária , combate a descriminação, mais imprensa privada,etc. são acções da responsabilidade do governo ,mas não só, são também, do pr, dos deputados, dos autárcas, dos chefes,dos embaixadores, dos privados, partidos politicos,os estrangeiros residentes, sociedade civil e todos os sãotomenses de boa vontade. bem haja. viva pinto da costa, viva evaristo de carvalho, viva o povo de s.tomé e príncipe, viva a democracia.
Mak
11 de Agosto de 2011 at 11:23
Pois é. PCD está a procura de lugar…Pinto abre olho.. Cuidado..
Ovumabissu
11 de Agosto de 2011 at 11:37
O PCD continua a sua senda de “Maria vai com as outras”. Não tem projecto, não tem rumo, não tem liderança….
Santomista
16 de Agosto de 2011 at 9:40
Meu caro,
Isto é que se chama prostituição política.
Em São Tome e Príncipe não existem partidos políticos. Existem sim indivíduos ou grupos de indivíduos obcecados na resolução dos seus interesses anormais. Anormais, porque ate uma simples procura da resolução de interesses pessoais dentro dos meandros racionais justiça e ética é normal. Mas o que se vive hoje em STP, onde os políticos e os partidos políticos não seguem ideologia nenhuma e atacam tudo e todos que lhes mostram alguma oposição na defesa justa dos interesses colectivos, é de lamentar. O PCD ao apoiar o Pinto da Costa, é no mínimo ridículo e falta de identidade. Vocês ainda se lembram do Grupo de Reflexão? Em que circunstancias surgiu? Hoje o PCD alinha-se com o MLSTP. Quem já morreu a vinte anos se se ressuscitasse hoje, iria querer regressar a companhia do “sado quonqui”.
Josy Neto
11 de Agosto de 2011 at 13:19
Caro Dr. Manuel Pinto da Costa
Congratulo-me com a sua victória e os meus parabéns.
A sua victória é a expressão de aprovação pelo povo dos ideais apresentados no seu programa.
Uma das ideias que mereceu a minha atenção e de toda a população santomense, relaciona-se com a luta contra a corrupção.
E para demonstrar que o seu programa é mesmo para cumprir, gostaria que uma das primeiras medidas a ser tomadas, seria pressionar os Tribunais, a julgar o caso STP TRAIDING. O Senhor Delfim Neves, não pode esconder-se debaixo de apoio que disse lhe ter dado, para continuar a fugir a justiça. Ele tem que esclarecer, o que foi feito dos 500 milhões de dólares dados ao povo santomense pelo Brasil. Explicar porque é que comprou produtos podres. Explicar de quém é o autocarro que veio juntamente com a mercadoria.
Outro caso que deve ser esclarecido, é o de Barco Príncipe. Sabe-se que o preço final pago pelo Barco é o dobro do inicial. Quando O tal Ministro Bejamin de PCD, e um dos seus funmcionários foram buscar o barco Príncipe cada um deles veio com a oferta de um pequeno yate pessoal de luxo. Quém pagou estes dois yates? Devido a bandidagem, os barcos foram mal cosntruídos e hoje temos o resultado, que o Barco que custou ao povo mais de 1 milhão de dólares não trabalhou nem 3 meses.
Outro caso é dos juizes bandidos que andam no tribunal. Estes aldrabam os processos para receberem as massas, para além de mamarem as massas dos cofres dos tribunais como ficou comprovado com o relatório de tribunal de contas.
Por todos estes desmandos, o Povo Santomense decidiu apostar em si, Dr. Manuel Pinto da Costa.
Por isso, por favor, não nos defraudes, e toma as medidas necessárias, doa a quem doer.
Bem Haja
Josy
Jacinto
11 de Agosto de 2011 at 14:06
Eu corroboro a sua ideia, meu caro Josy Neto.
O povo está esperando pela resolução desses casos aqui relatados por si.
Por um Sao Tome e Principe melhor.
Jerónimo
11 de Agosto de 2011 at 16:16
O comunicado do PCD está muito bem feito ao nível de conteúdo. É assim mesmo. Concórdia, paz e estabilidade na diversidade. Congratulo-me perfeitamente com este comunicado. É assim mesmo que se deve fazer política. Colocar os interesses nacionais a frente de interesses partidários ou de grupos. A partir de agora já têm mais um simpatizante. Gostei bastante desta postura séria e responsável de trabalhar. É assim que se deve fazer política no nosso país. O senhor Patrice Trovoada deve aprender com a derrota e passar a ser menos arrogante e convencido que ele pode comprar todas as pessoas. Há gente, felizmente, em S.T.P que não se deixa vender.
Fui
Jerónimo
Santomista
16 de Agosto de 2011 at 9:52
Ou você é muito ingénuo ou esta aqui a tentar atirara poeira aos nossos olhos.
Ferro Costa
11 de Agosto de 2011 at 16:40
Força Pinto da Costa!!! Pinto da Costa por favor diga obrigado aos corruptos que te apoiaram mas escolha pessoa certa para tua equipa. Agora chegou a hora de recuperar dos ladroes do povo o dinheiro roubado.
jaka doxi
11 de Agosto de 2011 at 17:42
Meu caro Josy Neto esqueceu-se do caso GGA?Também deve ser tomado em consideração para o bem de São Tomé e Príncipe.
Fui.
felizardo
11 de Agosto de 2011 at 18:53
viva STP
Cabo
11 de Agosto de 2011 at 22:18
PCD esta acabar
Féla
12 de Agosto de 2011 at 8:52
Que vergonha, o PCD depois de vender a alma ao diabo está com medo dele. Infelizmente tenho que dar razão aos fundadores do PCD que o abandonaram, como Evaristo Carvalho e Trovoada.
Que pena que os Santomenses só se unem para destruir, seria bom que nos uníssemos para construir, já teríamos saídos da miséria que nos encontramos.
João
12 de Agosto de 2011 at 9:17
Este é o PCD da desilusão e não o PCD que conhecemos nos primeiros anos da segunda república. O vosso apoio declarado ao Pinto justifica exactamente isso: perderam o norte.
João
Biboss
12 de Agosto de 2011 at 10:09
Caro compatriota, estou satisfeito com o seu argumento,espero que se poêm agora em prática,para o bom nome da justiça Saotomense.
Por outro lado,cada um de nós temos o dever de seguir par a paço todas as injustiças que se passa no País e divulgar publicamente para que se julgue os infractores. O País precisa de pessoas deste tipo.SÓ PODEREMOS VIVER NA ESTABILIDADE,QUANDO ACABARMOS TOTALMENTE COM A CORRUPÇÃO,JULGANDO E CONDENANDO.
Fernando
12 de Agosto de 2011 at 10:14
Caros compatriotas,
O PCD está falido e sem rumo. O seu surgimento era uma resposta a ditadura e a falta de pluralismo político. Agora, viram pluralismo nos discursos do Presidente eleito. Que pressa para virar-se a casaca!!! Os votos em Delfim Neves, queriam traduzir que o povo queria seguir o caminho da mudança mas nunca para as atitudes cobardes e vergonhosas em que o Partido PCD se meteu. Deveria ser mais coerente. Não são os “inimigos dos nossos inimigos, forçosamente nossos amigos…”. Lembrem-se, perderam uma óptima ocasião para reafirmarem-se como instituição responsável e com visão. Estão trilhando os mesmos caminhos que o MLSTP, é pena…
De aqui me despeço deste partido que ajudei a criar…A crónica do vosso fim, está anunciada….
Santos e Santos
12 de Agosto de 2011 at 11:22
Doutor Manuel Pinto da Costa, acho que ja agradeceu os bons e maus que o apoiaram e a partir daí só podem procurar por ele aqueles que realmente têm uma boa imagem e com alguma comptencia, pk os 20 anos de ausencia na Politica foi para selecionar os bons, mediocre e maus.
Plôco Mandjóca
12 de Agosto de 2011 at 12:45
PCD não presta. Afinal, a mudança de 1991 foi uma farsa. Já não existe o demónio que o PCD passou 20 anos a crucificar. PCD acabou
Digno de Respeito
12 de Agosto de 2011 at 17:12
Desde a criação do Grupo de Reflexão até a formação do PCD/GR, constatou-se vários momentos relâmpagos no seio desse partido. Basta analisarem a maneira como alguns dos seus mentores ou criadores, “abandonaram o barco” e como alguns se têm revelado durante o processo Nacional.
Em nenhum desses momentos foi ouro para PCD, alias, houve momentos de desilusão para alguns e glória para outros. Mas, ao olhar para essa panóplia cénica, só tenho de aconselhar os senhores desse partido para uma renovação e a revitalização de topo a base para que possam garantir o sucesso ( se for esse o desejo partidário). De contrário, continuarão com as mesmas dificuldade ou outras ainda.
Acho que devem se definir em termo ideológicos e traçarem uma estratégia de desenvolvimento interno e Nacional. Porque de contrário fica-se com a ideia de estão que nem uma “barata tonta” à procura de poiso. Esse partido parece que ainda não demonstrou o verdadeiro sinal de desenvolvimento sócio-político e cultural em questões chave do nosso País. Se se confirma, questiono qual o motivo dos sucessivos fracassos do PCD?
Mas como não sou político e nem pretendo sê-lo, alguém com a maior visão de que eu poderá se pronunciar.
Bem Haja a todos
caboverdiano
13 de Agosto de 2011 at 11:33
ve medo a reina quintal kidaleooooo, recado hahahahahah
telemovel cor
15 de Agosto de 2011 at 10:39
senhor pinto eu não queria k fosse o senhro o vensedor das eleições , mas como na democracia temos k respeitar a decisão da maioria . o k eu gostaria de realsar é para senhor tomar muito cuidado com esses antigos currupitos como senhor dilfim que ja fez muito mal a esse povo e com caso na justiça e agora ta com medo e ta aprocura de um culo como do senhor para se esconder
MÉ SOLO
15 de Agosto de 2011 at 11:42
Quem ganha, sempre merece Parabéns.
Parabéns Pinto da Costa.
O Povo votou em si porque acredita que com o seu caracter, a sua firmeza e determinação, contribuirá para acabar com grandes males que enfermam o país sobretudo a corrupção q tem constituído um grande travão ao desenvolvimento.
Falou – se mto dos 20 anos do seu silêncio e de nada fazer p este povo, mesmo assim votou em sí na expectativa de um STP melhor.
Espero que n haja comprometimento com algumas pessoas q o apoiaram sobretudo aqueles q estão envolvidos em actos de corrupção senão o grande lema da sua campanha(Combate a corrupção) não terá sucesso.
O srº prometeu unir os Santomenses, o povo esta porque só assim haverá ESTABILIDADE.
O Emprego e a Justiça são as bases da estabilidade e da
prosperidade económica.
Viva STP
Santos
15 de Agosto de 2011 at 11:47
Para o PCD o Doutor Pinto da Costa já não é Diabo? Ou ja esta a pensar em chama-lo de Diabo. PCD esta a cavar sua sulputura.
Malébobo
15 de Agosto de 2011 at 16:12
Todos o povo de stp, estão atento com aqueles coruptos que tiveram na linha de frente com o sr.Pinto da Costa, resta saber como é que senhor vai ter que lidar com eles. vale a pena andar sozinho de mal acompanhado, fui, obrigado, conselho de amigo,
Malébobo
15 de Agosto de 2011 at 16:18
O senhor pinto da Costa , sempre bateu na tecla de corupção, cuidado com alguns aliados, que figiram em dar todo o seu apoio ao senhor para sair victorioso, eles estão a espera de contrapartidas, querem tacho,
santa catarina
16 de Agosto de 2011 at 11:54
PCD não teve outra alternativa a não ser engolir o sapo vivo.Querem mostrar serviço.
Alguns dirigentes do PCD querem branquear a sua imagem através do pinto da costa. Ainda bem que o voto é secreto assim saberiamos que votou em quem. Depois de uma vitoria todos votamos.
PCD deve aprender a trabalhar com os seus proprios braços e não andar sempre de boleia. Como dizia um dos seus militantes vai ao rio e apanhe o camarão com as suas propria mãos. Não tenha medo.
Delfim está a matar o PCD. Serviu da politica para afirmar no nogocio.
Militantes do PCD abrem os olhos!
Malébobo
18 de Agosto de 2011 at 11:32
Quando surgiu o PCD,muita gente pensava que realmente fosse um partido de esperança ou de alternativa, mas sim um dos pior Partido em stp, com todo tipo de caloteiro, malandro, confusionista, de familia vigarista, onde o odio está em primeiro lugar, mas os dias do partido PCD, está no fim, um dos seus simpatizantes me confidenciou que nunca ia votar para Delfim, porque ele conveceu- se muito pesando que o seu dinheiro fosse tudo na vida