Diversos

Prémio Gibela de Jornalismo

Aberta a candidatura para o terceiro prémio Gibela de Jornalismo. Conheça o regulamento. 

PRÉMIO GIBELA DE JORNALISMO

Regulamento

Preâmbulo

A democraticidade nos nossos tempos é um conceito inalienável à qualidade e liberdade de informação. É por essa razão que nos países de orientação democrática os jornalistas constituem a espinha dorsal desse processo nobre, que contribui, indubitavelmente, para o desenvolvimento das sociedades humanas.

É neste contexto que:

Atendendo que a EMPRESA GIBELA, LDA. Está empenhada a contribuir no desenvolvimento económico, social e cultural de São Tomé e Príncipe, através da promoção e consolidação de uma sociedade civil esclarecida e participativa;

Considerando o papel que os profissionais da Comunicação Social estatal e privada, podem desempenhar na informação, educação e formação dos cidadãos, produzindo trabalhos jornalísticos objectivos, isentos e imparciais, que reflictam as realidades e potencialidades do País nos diversos domínios da actividade humana;

Reconhecendo, por isso, a necessidade de se estimular a prática de um jornalismo cada vez mais dinâmico e esclarecedor;

A EMPRESA GIBELA, LDA. decide instituir o PRÉMIO GIBELA DE JORNALISMO em São Tomé e Príncipe, cuja gestão técnica e administrativa é feita pela FUNDAÇÃO AURÉLIO MARTINS (FAMA), e que se rege nos seguintes termos:

Artigo 1º

Objecto

O presente Regulamento tem por objecto, o estabelecimento dos termos e condições que regem o Prémio Gibela de Jornalismo, bem como a atribuição de menções honrosas a ele inerentes.

Artigo 2º

Âmbito

1.- O Prémio Gibela de Jornalismo é de âmbito nacional, destinando-se a todos os jornalistas são-tomenses, residentes ou não em São Tomé e Príncipe.

2.- O Prémio inclui as categorias de Imprensa Escrita (jornais digitais e impressos), Rádio, Televisão e Fotografia.

3.- O Prémio propõe-se destacar os trabalhos jornalísticos, nomeadamente notícias, reportagens, entrevistas, publicadas nos órgãos da Comunicação Social existentes no País (Rádio Nacional de STP, Televisão São-Tomense, Rádio Regional do Príncipe, RTP-África, nos jornais impressos e digitais e nas emissoras privadas), que, pelas suas qualidades excepcionais, representem testemunhos e contribuições válidos para o desenvolvimento de uma imprensa livre que ajude à promoção da cidadania.

4.- O Prémio pretende destacar também os trabalhos fotográficos e de imagem televisiva, igualmente publicados nos órgãos referenciados no ponto 3.

Artigo 3º

Periodicidade

1.- O Prémio é anual e atribuído em cada 8 de Setembro, devendo os concorrentes apresentar os seus trabalhos até 08 de Agosto de cada ano.

Artigo 4º

Tipos de Premiação

No âmbito do presente Regulamento aos jornalistas são-tomenses autores de trabalhos destacados, no período concernente, e de harmonia com os artigos 2º e 3º, serão atribuídas as seguintes distinções:

  • Um Prémio Gibela de Jornalismo
  • Um Prémio de Imagem
  • Um Prémio Revelação
  • Duas Menções Honrosas

Artigo 5º

Inscrição

1.- Para efeitos de inscrição no Prémio Gibela de Jornalismo, os interessados deverão entregar os seus trabalhos em triplicado (nos formatos A4, CD e DVD), mencionando a data da publicação e o respectivo órgão, bem como o seu curriculum vitae e os contactos telefónicos.

2.- O envelope contendo a candidatura deverá ser entregue no Secretariado da FUNDAÇÃO AURÉLIO MARTINS (FAMA), em São Marçal – Distrito de Água Grande, Caixa Postal Nº19, São Tomé, com a designação “Prémio Gibela de Jornalismo – Edição 2010”.

3.- Os concorrentes, uma vez inscritos como candidatos ao Prémio Gibela de Jornalismo, ficam tacitamente considerados candidatos aos Prémios Revelação e de Imagem, bem como às Menções Honrosas.

4.- Cada concorrente poderá apresentar no máximo dois trabalhos ao concurso, devendo serem entregues em envelopes separados.

5.- No caso do Prémio Revelação, há que se ter em conta os limites de idade a que se refere a alínea f) do artigo 6º.

Artigo 6º

Definições

Para efeitos de interpretação do artigo 4º, os termos abaixo indicados têm os seguintes significados:

a)                  Prémio Gibela de Jornalismo: é uma distinção de mérito atribuída anualmente aos jornalistas autores de trabalhos jornalísticos destacados, do ponto de vista de análise e crítica geral da actividade, fazendo uso responsável da liberdade de imprensa e de expressão, visando o desenvolvimento harmonioso de São Tomé e Príncipe.

b)                  Prémio Revelação: é uma distinção de mérito atribuída anualmente ao jornalista jovem que mais se destaque no exercício das suas actividades profissionais.

c)                   Prémio de Imagem: é uma distinção de mérito atribuída ao autor de melhor trabalho fotográfico ou de imagem televisiva, que mereça reconhecimento do Júri, pela sua qualidade e peculiaridade.

d)                  Menção Honrosa: é uma distinção atribuída ao jornalista que, não sendo vencedor de qualquer prémio, tenha merecido o reconhecimento do Júri, pelo seu desempenho profissional.

e)                  Jornalista: é um indivíduo que faz do jornalismo sua ocupação principal, permanente e remunerada, identificado como tal, em qualquer órgão de comunicação social, nacional ou estrangeiro.

f)                   Jornalista Jovem: é um indivíduo com idade compreendida entre os 18 e 25 anos, que faz do Jornalismo a sua ocupação principal, permanente e remunerada, também identificado como tal, em qualquer órgão de informação, nacional ou estrangeiro.

Artigo 7º

Trabalhos Concorrentes

Podem concorrer ao Prémio, trabalhos jornalísticos publicados na imprensa escrita, televisão, rádio e foto-reportagem, sob condição da:

a)                  Primeira publicação ter tido lugar num órgão de comunicação social são-tomense;

b)                  Autoria ser de profissionais são-tomenses, mesmo que de estagiários, colaboradores ou free-lancers;

c)                   Publicação ser feita entre 10 de Setembro do ano anterior e 31 de Julho do ano a que respeita o Prémio;

d)                  Não serão admitidos ao concurso, trabalhos encomendados por instituições públicas e privadas, ONG’s e organismos internacionais, com patrocínios exclusivos.

Artigo 8º

Júri

1.- O Júri do Prémio será constituído por sete (07) individualidades de reconhecida idoneidade, indicadas pela entidade patrocinadora, pelo Sindicato dos Jornalistas São-Tomenses (SJS) e pela Delegação Regional da Comunicação Social do Príncipe.

2.- O Presidente e o Secretário do Júri deverão ser eleitos, por voto directo e secreto, na sua primeira reunião, que deve ter lugar nos 15 dias subsequentes ao empossamento do mesmo.

3.- A organização, funcionamento do Júri e a avaliação das candidaturas deverão ser definidos por uma directiva interna.

4.- Os membros do Júri que sejam jornalistas, ficam impedidos de se candidatarem ao Prémio Gibela de Jornalismo, só podendo fazê-lo no segundo ano após a cessação do seu exercício no quadro dos jurados.

5.- Das decisões do Júri não caberá reclamação ou recurso.

6.- O Júri poderá decidir pela não atribuição do Prémio, se entender que nenhuma das candidaturas o merece, ou decidir atribuí-lo “ex-aequo” a mais do que um trabalho ou ainda decidir somente pela atribuição de menções.

Artigo 9º

Composição do Júri

O Júri é composto por:

  • 04 Personalidades indicadas pela EMPRESA GIBELA, LDA;
  • 01 Representante do SJS;
  • Director Regional da Comunicação Social (Príncipe);
  • Responsável de Comunicação & Marketing da EMPRESA GIBELA, LDA.

Artigo 10º

Prémio

O Prémio consiste na atribuição de um Diploma e quantias monetárias, conforme se descrimina:

  • 1º – Oitenta milhões de dobras;
  • 2º – Quarenta e cinco milhões de dobras;
  • 3º – Trinta e cinco milhões de dobras;
  • 4º – Dez milhões de dobras, cada.

Artigo 11º

Omissos

Os casos omissos serão resolvidos pela Director Geral da EMPRESA GIBELA, LDA., mediante Despacho com efeitos vinculados e sem direito a recurso.

Aprovado em Assembleia Geral extraordinária da GIBELA, LDA., em São Tomé, aos 06 de Maio de 2010.

6 Comments

6 Comments

  1. Klincatá sa ca teté

    14 de Junho de 2010 at 15:25

    Louvor
    Nós temos uma empresa, ou fundação que se preocupa brindar aqueles que mais trabalham. Pessoalmente acho que é assim que devemos começar. Todos são responsaveis pelo estado de coisas, ao invés de se criticar, vamos dar sugestões para melhorar o concurso.
    Que outra iniciativas se deve apoir?
    A FAMA, tem futuro. Vamos ganhar o FUTURO.

  2. Voz do POVO!

    14 de Junho de 2010 at 20:00

    Vou do Povo chegou!
    Caro jornalista editor do jornal digital telanon,

    Como muito respeito gostaria de lhe solicitar o porqueh que a vossa redacao apagou o meu comentario que ainda se encontrava a espera da moderacao por vossa parte.

    Num Estado democratico a Voz do POVO eh a vontade de Deus! Liberdade de expressao meus senhores!

    Voz do POVO!
    Fui………………..

    Atenciosamente,

  3. hildilberto Dias( Estudante Sao Tomensse em Cabo Verde)

    17 de Junho de 2010 at 11:40

    E com muito prazer que deixo este meu pequeno comentario como forma de encorajar a fundaçao Fama pela sua amabilidade na realizaçao deste mesmo evento ,mas que não ficasse so na realizaçao da gala do jornalismo como tambem na realizaçao de outros eventos de forma a nao ficar uma monotonia.

    Sem mas assunto de momento com melhores cumprimentos.
    HILDILBERTO DIAS/ CV

  4. Herbie Teixeira

    11 de Agosto de 2010 at 14:16

    É uma benção que Deus deu-nos,com relação a descoberta do petroleo em sãotomé.Só espero que a administração máxima deste recurso,possa trazer crescimento e o desenvolvimento sustentavel para o nosso Povo e o País.

    Herbie Teixeira/Obrigado.

  5. Zeca Jamba

    27 de Agosto de 2010 at 15:44

    Onde vai encontrar dinheiro para pagar premios se os trabalhadores de Gibela ja estao 2 meses sem salario?

  6. Carlos Alberto Passos de Oliveira

    10 de Setembro de 2010 at 22:15

    Prezados, e prezadas, acho que esses eventos são fundamentais para o fortalecimento da categoria dos profissionais de imprensa. A partir do momento que esses profissionais são laureados com esse prêmios, passa a fazer parte de um grupo de atores na sociedade com reconhecimento das suas competencias. E isso , os obriga a agirem com mais rigor e seriedade, pois estão sob os olhares dos holofotes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top