Opinião

MEU MLSTP!

MEU MLSTP! MUITOS DE NÓS JOVENS SEMPRE ESTIVEMOS ABERTOS E DISPONIVEIS PARA TE AJUDAR NO PAÍS E OU NA DIÁSPORA, MAS NUNCA FOMOS ATENDIDOS. OS AGUENTAS NÃO PERMITIRAM.

A MONTANHA PARIU UM RATO.

Eu, marcado pelo egocentrismo, prepotência e até, porque não citar, pelo profanismo de uma boa parte dos meus co-cidadãos e camaradas que até já se esqueceram dos meninos do MLSTP que foram apontados pela Professora e Poetisa Alda do Espírito Santo, depois de escrever o Hino da República escolheu de entre nós presentes o Geraldo “ Dodo” filho do falecido Tchintchi, para hastear a nossa Bandeira na Praça da Independência a 12 de Julho de 1975. Já lá vão 35 anos……

Alguns dos antigos dirigentes da JMLSTP cercaram o poder e todo louro foi para eles intitulando-se de os aguentas, ignorando a maioria dos jovens das fileiras que poderiam dar o seu contributo Rejuvenescendo as fileiras.

Por estas e muitas outras razões como o que tenho visto a nível dos países montagens, jogo de cintura dos nossos camaradas, nunca me senti motivado no domínio profissional e político, com a minha modesta experiência e saber, no meu querido S.Tomé e Príncipe.

Eu vivo, dia a dia do meu esforço, trabalho árduo digno e honesto com muita humildade, espreitando uma oportunidade justa que me permita regressar a minha terra para dar a minha contribuição na minha área.

Há uma coisa que posso adiantar-vos, segundo um estudioso da Ciência Política minha área de investigação, a alternativa democrática nem sempre resolve todo o problema, mas uma coisa é certa substitui-se o pior pelo menos mau. “ Fim de citação”

Ao Dr. Patrice Trovoda aproveito a oportunidade para o felicitar, afinal ganhou as eleições.

E espero que com a constituição do futuro Governo os meus camaradas não façam montagem para o inviabilizar o país que finalmente precisa de tranquilidade governativa e respeito da comunidade internacional. Nós que vivemos na diáspora é que sabemos o que ouvimos quando andam a brincar a democracia lá na terra.

Organizem a casa com gente nova séria que haverá mais daqui a quatro anos e esperemos sem “Banho” e com lucros em muito bolsos.

Não vale a pena chorar. Chegou o momento de encarar a verdade com naturalidade. Não vou alongar muito. Para um bom entendedor meia palavra basta.

Até porque jindungo no olho do outro é refresco.

Tenho dito.

POR EMÍLIO PONTES

Luanda, aos 04 de Agosto de 2011

21 Comments

21 Comments

  1. Medeiros

    7 de Agosto de 2010 at 13:33

    2011 ?? Como disse Jõao Carlos silva STP é do seculo 25 pais está muito afrente .. Sabias e honestas palavras do sr. Emílio Pontes.

  2. Chicodesperto

    7 de Agosto de 2010 at 15:07

    Caro compatriota Emílio Pontes felicito-o pela excelente análise sobre a recente eleição no país. Não sei se é o mesmo Emílio Pontes que tem partilhado opiniões muito sabias connosco neste espaço de debate. Não importa, faço votos para que a pátria crie condições para que os seus filhos regressem a casa. Eu que sou endividou apartidário por mim era indeferente que ganhasse qualquer dos partidos. Porque o mais importante e o desenvolvimento do pais.Caro Emílio parece que houve um engano na data (Luanda, aos 04 de Agosto de 2011) o ano esta adiantado deveria ser 2010.

  3. fiáfluta

    7 de Agosto de 2010 at 16:00

    Caro compatriota Emílio Pontes, nós sabemos o que deixou nas entre linhas.Estou na Dinamarca a 30 anos, mas acompanho tudo lá da terra.Recordo bem o nosso tempo de estudante Ela Pinto, você, Tó Costa,José Dias, José Augusto Viegas de Abreu,Finicio, Luis Barros,José Manuel Noronha, Salvador Ramos homem das bases posto de parte na Jota.~

    Lembras-te do Quintas de traz de cadeia? Esse quase que lutava connosco por sermos da jotaMLSTP eram grande makas no Liceu. Hoje figuar de proa do Partdio. Chacota.
    Resumindo o país não tem lider. Não hove passagen de testemunho no MLSTP razão de muitas derrotas.
    Meu caro, o pessoal não estuda dossiers esse partdi tem matemáticos, sociologos,filosofos, diplomatas, mas andam todos distraidos.

    Falando em liderança do partido só há uma pessoa em condições de reorganizar aquilo. Salvador dos Ramos homem que sempre foi humilde e trabalhador honesto.

    Agora vamos vêr o que vão esses preguiçosos vão fazer. Sempre andara de cavalo, Agora serve~lhe um burro para todos.

    DEUS É PAIS, A JUSTIÇA TARDA MAS CHEGA.

  4. Eu mesma

    7 de Agosto de 2010 at 18:38

    Realmente,meia palavra basta…Gostei muito do discurso,mas porque deixar para falar só em 2011?

  5. kátia

    7 de Agosto de 2010 at 20:59

    …..Muito bem dito,realmente meia palavra basta para um bom entendendor….Só não entendi porque falará somente em Agosto de 2011.

  6. Farcaun

    7 de Agosto de 2010 at 21:35

    Sera que coisa nao chega vc men… Para e pensa depois de tudo vc nao tem outra coisa para fazer….

  7. atencao!!!!!

    8 de Agosto de 2010 at 5:43

    para quem disconheca o vocábulo: jindungo é sinónimo de malagueta. portanto é típico vocábulo do portugues falado em Angola, assim como nós santomenses dizemos malagueta e os portugueses dizem piri-piri, entre outros nomes.

    e dizer que é refresco ve-lo no olho de outrém, significa tudo quanto a inveja e o ódio nos podem levar quando alguem persegue a outro incessantemente sem dar tréguas nem espaco para se poder respirar ou pensar, como sucede comunmente no seio politico santomense. ou sendo mais récio na aclaracao: ” o amigo acima quis dizer ao mlstp para dar o beneficio da dúvida de deixar o Patrice livremente ptrabalhar e demonstar algo , sem imediatas perseguicoes na Assembleia Nacional, vetando todo tipo de accao que talvez pudera ou possa ser benéfica em prol da populacao e o País.

  8. Santo Antonio (Principe)

    8 de Agosto de 2010 at 10:04

    Saudações ao povo santomense que soube comer dinheiro dos camaradas e manda-lhes para casa.

    O problema da republica STP já anda estudado. É um país viável mas a falta de liderança e heremeutica juridica esta a inviabilizar tudo.
    Razão pela quel o nosso estado se tornou num estado Cliente – Estado sem capacidade de se autoproteger e sustentar-se.

    Para que o país funcione precisamos de coisa basicas como: grupos de interesse e grupos de pressão e Economia e sociedade.

  9. pescador

    8 de Agosto de 2010 at 10:55

    …Katia deixa disso, olhemos o futuro e nao o passado, si o homem falou agora e’pq ele si senti a vontade agora para falar e usemos o bom nas suas palavras para contruir o futuro e nao criticar pq nao o fez no passado…meus parabens camarada..agora vamos ver como vai ser

    • Kátia

      9 de Agosto de 2010 at 14:15

      Pescador,realmente, temos que olhar para o futuro,mas primeiro temos que viver o presente,e o presente se faz no que é dito!

  10. simao amaral tebus

    8 de Agosto de 2010 at 12:08

    Meu caro Emílio Pontes; excelente comentário mas, infelizmente os nossos governantes não querem saber da palavra (desenvolvimento) para S.Tomé e Príncipe e nem da miséria que vive o seu povo.

  11. Zovirax

    8 de Agosto de 2010 at 12:47

    Infelizmente, com a derrota do MLSTP, muitos intitulados de Juventude de MLSTP vêm a praça pública apontar o dedo a velha guarda do partido “os aguentas” e reclamar a forma como foram postos a margem das políticas do partido.
    Ora bem, esta conjuntura da uma indicação luzente de que algo tende a mudar no seio do partido MLSTP, pois os jovens quadros poderão ser chamados a desempenhar funções de responsabilidade em matéria de saber fazer política e ser político. STP esta cansado e desiludido com os políticos da velha conjuntura, isto porque estes numa souberam fazer política, mas sim politiquices em prol dos seus interesses e dos seus familiares, semeando de forma clara e concisa a miséria, a desorganização social e o subdesenvolvimento do país. O país STP esta destroçado e numa grande encruzilhada política, económica, social e financeira!
    Seguindo a lógica natural das coisas, os jovens quadros substituem os mais velhos, mas esta substituição não deve ser sustentada por uma clonagem dos valores medíocres da velha geração em matéria de saber estar e saber fazer. Mas sim, um aproveitar de Bons valores, com reforço de novos saberes, novas dinâmicas e cultura de responsabilidade. Torna-se imperioso que estes jovens quadros, saibam desenvolver uma política de respeito intra-geracional, virada para organização social (reforço do civismo, respeito pela vida humana e o bem estar social), valorização cultural e desenvolvimento sustentável do país.
    Tudo que seja clonagem dos valores da velha geração (corrupção, ambição no dinheiro e bens de luxo, espírito de vingança pessoal, desunião e falta de carácter, etc.) deve ser banido e extinguido, porque não serve a sociedade santomense.
    Não cabe aos jovens quadros julgarem a velha geração, certamente a história e a sociedade acabarão por os julgar! Cá se faz, cá se paga!

  12. Dr. António Ramos ( Juju)

    9 de Agosto de 2010 at 13:15

    Ola Emílio Pontes,
    Gostaria simplesmente de saudar-te, um forte abraco. Se tiveres tempo tens aí o meu correio electronico. Um forte abraco, António Ramos

    • Emilio Pontes

      9 de Agosto de 2010 at 19:29

      Boa noite.
      Meu caro colega António. Já se passaram duas dezenas e poucos ano. Uma coisa ganhei aqui neste espaço dois eis colegas um da Dinamarca e agora tu da Checo creio. Manda o endereço.

      obrigado.

    • Emilio Pontes

      9 de Agosto de 2010 at 19:30

      Anos, queria dizer

    • Emilio Pontes

      9 de Agosto de 2010 at 19:31

      Anos, queria dizer.

  13. Osama bin Laden

    9 de Agosto de 2010 at 15:32

    Aaaaaaaaaah…. esse é mesmo do MLSTP,
    “Luanda, aos 04 de Agosto de 2011”, vocês andam mesmo descontrolados a chupeta cai-vos da boca, agora meu caro vai ter que bulir… queremos gente que trabalha… para tirar o nosso país da situação que teus amigos:
    Rafa,
    Tiny,
    Posser e outros…. deixaram

    • Sulano de Almeida

      9 de Agosto de 2010 at 19:22

      O tempo que estou em Luanda nunca vi o homem que democraticamente manifestou o seu ponto de vista a pertencer a nenhum nucleo duro.Será que aqueles senhores são amigos de alguem na diáspora?Talvés.
      Esse camarada nós conhecemos bem. Tanto é que o homem deu a cara. A uma pessoa que essa critica atinge ele não amigo. Agora você esta esconder o nome próprio. Mostra cara tira a mascara.Jogadores.

      Quem fala atráz tem repeito do opositor e a pessoa em causa é forte. Um abraço ao Pontes.

  14. Alberto Pinto da Costa

    10 de Agosto de 2010 at 0:55

    So podes ser mesmo do MLSTP meu caro Emilio Pontes. Ve la se acordas…

    S.Tome e Principe sempre acima de tudo!

  15. falaverdade

    10 de Agosto de 2010 at 9:16

    Meus carros Emilio Pontes esta a procura de tacho. O gajo é um viracasaca, eu lhe conheço bem, mas o Patrice sabe o k faz.

  16. Digno de Respeito

    12 de Agosto de 2010 at 4:45

    Sinais do tempo… As palavras são palavras. Quando sabiamente utilizadas, entranha na alma de quem acolhe e dói o quem se encomoda com elas ou por elas. Muitas das vezes convenhamos que a sua utilização sejá dócil porque pode um dia ser contra nós mesmos. Caro Pontes, já lá vão anos de vista. Pois, a nossa vivência infantojuvenil foi interessante: marcou uma fase da vida, desde a nossa passagem pela Ilha do Príncipe, o espírito bairristas (dos tempos idos) entre a Chácara/Madre-de-Deus/Chácara. Ainda recordo-me dos teus momentos de “bravuras”. Um menino bem disposto, alegre, que gostava da bola, atirar pedras e “vugo-vugo” (como todos os meninos da nossa terra). O ambiente da antiga escola preparatória e do Liceu Nacional foi interessante, pois o professor Januário Graça e Eurico sempre nos deu os sinais dos tempos do futuro (que é hoje). Gostei do teu texto. Espero que continues a escrita…. Afinal de “Arrastão” ainda tens algo, não?!.?! rs ..rs Tudo de bom para ti e os teus familiares amigo. Saudações académicas…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top