Em memória à Camilo Domingos, consagrado músico que em vida dignificou a música santomense além fronteiras, o recinto da Embaixada de São Tomé e Príncipe em Angola acolheu, ao cair da noite de Domingo, 08 de Agosto, uma serenata que juntou alguns membros da comunidade. Formados em pequenos grupos de quatro ou cinco indivíduos, podia-se facilmente notar entre os presentes a vontade de divertir e reviver, cada um a sua maneira, os bons e maus momentos que hoje acabam por constituir saudades da terra que nos viu nascer.
Caracterizado por comes e bebes, bem como actuação de alguns músicos da terra residentes em Angola, como é o caso de Roque Neto e mais alguns, a noite foi aberta com passagens em tela gigante das principais músicas que marcaram a carreira de Camilo Domingos.
A organização coube ao carismático Professor Zé Augusto e ao grande Senhor Zé Dias, duas das individualidades que, diga-se ao abono da verdade, bastante têm feito para a união da nossa desunida Comunidade Santomense em Angola. Refiro-me ao Professor Zé Augusto (para quem não o conhece é o mesmo que não viver em Luanda) como carismático, porque o homem sempre funcionou como um verdadeiro catalisador para o reencontro e boa convivência dos santomenses em Luanda. Ao cidadão Zé Dias, trato-o aqui de grande Senhor, porque ele agora consegue fazer-me abdicar dos meus já habituais “funjes de Sábado” a moda angolana, para no seu requintado espaço junto a Sede da UNITA no Bairro São Paulo, poder saborear uma boa iguaria de São Tomé e Príncipe. Mais do que saborear uma boa iguaria a moda da nossa terra, é no seu espaço onde consigo encontrar e reencontrar muito boa gente da terra, a maioria dos quais grandes quadros superiores da nova e da velha geração de São Tomé e Príncipe espalhados por Luanda. O Sábado, 07 de Agosto, foi de arrasar, pois numa só sentada, podia-se encontrar á mesa, engenheiros, economistas, gestores de empresas, juristas, contabilistas, professores, etc., etc. Parabéns Zé Dias!
Não devo deixar de reconhecer também (pois seria injustiça da minha parte) o empenho do sempre disponível e bem-disposto Dr. Vasco Bonfim, Cônsul da nossa embaixada em Luanda, que muito bom trabalho tem feito em prol da nossa comunidade.
Difícil, entretanto, fica compreender como uma embaixada, das poucas que o nosso país tem no estrangeiro, situada num país que sempre é considerado por todos os governos de São Tomé e Príncipe como sendo de cooperação estratégica, por motivos que dispensam justificações, possa andar há bastante tempo (creio que há aproximadamente 12 meses) com a vacatura da figura de embaixador, desde que se deu pela ausência do antigo Embaixador Dr. Armindo Fernandes. Acredito que o governo cessante do MLSTP/PSD – PCD, encabeçado pelo Dr. Rafael Branco “não estará nem aí”, como dizem os brasileiros, para essa questão, pois tem os dias contados para a transferência do poder ao Dr. Patrice Trovoada, que tudo indica, deverá ser o próximo Primeiro Ministro e Chefe do Governo Santomense.
Várias são as especulações que se vão veiculando no seio da comunidade a respeito dessa questão, que muitas preocupações e interrogações têm provocado. Como se diz na nossa terra, “fálá tendê ná cá bá wê di zúxi fá” e por isso mesmo, considero não fazer qualquer sentido citar aqui qualquer das badaladas especulações que têm chegado aos meus ouvidos sobre o assunto. Mas como é óbvio, fica a “batata quente” para o próximo governo que esperemos possa encontrar, sem mais delongas, uma solução para esse caso, como forma de se colocar um ponto final às especulações e devolver a real e necessária imagem para a instituição que representa o Estado santomense em Angola.
Luanda, aos 09 de Agosto de 2010
Eusébio Pinto
Licenciado em Economia
Osama bin Laden
10 de Agosto de 2010 at 10:59
Dizem que foi o senhor José Eduardo do Santos que impediu a ida de um embaixador para Angola.
É outro que anda sempre a meter nos assuntos internos do nosso país (STP)..
Zovirax
10 de Agosto de 2010 at 12:12
Caro amigo tenha atenção com o nome que estas a usar!
Por causa desse nome tu podes estar sobre mira da investigação dos serviços secretos internacionais e o jornal Téla Nón também. Pode ser conotado como alguém que idolatra o homem mais procurado do mundo. Temos que ter consciência das coisas que fazemos. Tenha muito e muito cuidado. Isto mostra mais uma ingenuidade de quer usar um nome, sem saber os imbróglios que podem ser causados!
Osama bin Laden
10 de Agosto de 2010 at 12:54
Qual é mal de gostar da pessoa em causa? Pronto apartir hoje usar o nome Obama esse posso idolatra.. é Messias que veio a mundo. Deixa lá de coisas serviços secretos tem muito com que preocupar.
FC
11 de Agosto de 2010 at 14:32
Oh Senhor Osama,
Deixe-se disso e acata os conselhos pá! É claro que é livre de usar a alcunha que quiser, mas reconsidere e deixe de ser naïf! Porque pode estar a por em causa o nome do Telanon e a si também. Ou deve pensar que o seu endereço IP não é rastreável? Acate o que diz o Zovirax!
Mé Pombo
10 de Agosto de 2010 at 13:43
Esse tipo de discurso é resultado do estado a que o país chegou. O homem é resultado da imagem que nos resta da nação. Ele deve estar a pensar que o nome da pessoa que mencionou é de um igual aos amigos dele de patuscada. Trata-se de uma figura de respeito e credibilizado pela comunidade internacional. Quem é você.
Osama bin Laden
11 de Agosto de 2010 at 8:58
Conheces os meus amigos?
Puppet
10 de Agosto de 2010 at 13:52
Que estupidez!
O nome ñ diz absolutamente nada, os actos é que contam.
Zovirax
10 de Agosto de 2010 at 21:05
O nosso mundo está cheio de ignorantes! É por causa da ignorância, prepotência e petulância que o nosso mundo anda torto. Idem, a degradação de STP é resultado da conjugação desses e outros factores. Bem haja!
Alberto Nascimento
10 de Agosto de 2010 at 23:54
Ganda Osama! ve se portas-te bem.
Mé Súbà
10 de Agosto de 2010 at 12:33
Caro Eusébio!!!
Muito boa escrita, assunto de extrema pertinência.
Seriamos mais rio do ponto de vista social se cada um de nós, lá onde se encontra, for trazendo o seu contributo, divulgando os factos, buscando solução.
Meus parabéns.
Acredito que as pessoas de direito a esta altura já deve ter tomado boa nota
Aproveito para propor ao nosso compatriota Osama bin Laden que antes de fazer comentários desta natureza, investigue um pouco sobre a dinâmica de funcionamento da Diplomacia.
Não fica bem um comentário desta natureza, sem ao menos nos brindar com fundamentos, possibilitando que cada um dos leitores possa formular o seu juízo de valor.
FUI
Osama bin Laden
11 de Agosto de 2010 at 13:53
Sabias que foi proposto o senhor Óscar Sousa para embaixador em Angola, sabes quem não aceitou a ida do homem para Luanda? Talvez não, mais eu sei, foi o José Eduardo dos Santos, acho isso ridículo, houve interferência como sempre de Angola nos assuntos internos do nosso país… Têm medo de quê? Tem uma coisa pode-se não gosta senhor Óscar Sousa, mais esse é um assunto nosso, porquê que todos que foram nomeados para outros países foram sem problema nenhum, podem explicar?
Mé Pombo
11 de Agosto de 2010 at 21:08
vai estudar depois escrever as tuas anedotas.
Osama bin Laden
12 de Agosto de 2010 at 15:49
Duvido que tens mais qualificação do que eu, mais pronto….
Não terei licenciatura, nem Pós graduação e nem frequento mestrado, no Brasil ou em Cuba, estudei e ando a estudar num dos melhores Instituto Superior de um país pertencente a união europeia. Digo-lhe mais, o meu curso não é esses cursos da treta que anda por ai, tem-se que ser bom para o fazer.
O meu diploma é valido em todo mundo, portanto em matéria de estudo quem sabe poderei ser o teu professor.
Aaaaaah kua li..
BLAGA PENA
10 de Agosto de 2010 at 17:43
ola caro amigo, Osama bin Laden gostaria que distiguinse a liberdade, da libertinagem e que tivesse mais etica e respeito, acho que esse e um espaço de trocas de opinioes
Osama bin Laden
11 de Agosto de 2010 at 8:56
Consegues fazer essa distinção? Então faça quero ler..
Alberto Nascimento
10 de Agosto de 2010 at 23:55
Deixem o Osama osamar at’e o osamarem!
ADELINO DOS SANTOS
11 de Agosto de 2010 at 7:25
É so para falar este senhor que se diz chamar-se de Osama bin laden quando a pessoa não sabe o que diz é melhor manter calado.investigue sobre funcionamento da diplomacia.
Osama bin Laden
11 de Agosto de 2010 at 8:55
Só pra rir, tanta gente usando os nomes que muito bem lhes apetece, o meu é que causa polémica, estou cada vez mais a gostar deste nome. É mesmo para rir, talvez vou trocar de nome e passar a chamar Rafael Branco, Delfim Neves, Armado Correia, Osvaldo Santana, Monteiro resumindo STP Trading..boa agora vai ser STP Trading, assim a diplomacia de STP vai deixar de estar em causa… aaaaaaaaah kua li…..
BLAGA PENA
13 de Agosto de 2010 at 5:57
ok, Osama bin Laden se andas no melhor Instituto Superior e com um diploma valido em todo mundo ate no inferno e ser professor de deus e diabo entao consegues distinguir a liberdade da libertinagem e o respeito tb (etica)
Cresca e apareca, fui
Osama bin Laden
13 de Agosto de 2010 at 8:37
Se inferno faz parte do teu mundo então estamos conversados, pensei que é o lugar onde ia parar os corruptos, os bruxos, gatunos dentre outras espécie de STP.
Se faz parte dessas corjas opa o teu destino vai ser fogo de inferno.
E se a minha performance académica causo-lhe impressão, só tens uma hipótese fazer mesmo, também sei que isso não está ao alcance de qualquer um, nem do outro que mandou-me estudar, sem saber que por acaso eu estudo muito.