Opinião

Governo de Patrice Trovoada atropelou a Constituição da Republica

A ordem de expulsão do cidadão camaronês indiciado na falsificação e comercialização de bebidas Pierre Marie N´De, abriu um precedente claro de que em são Tomé e Príncipe as pessoas são eleitas para fazerem o que lhes apetecem, a decisão do governo através do despacho do ministro da Defesa e Segurança Publica, o jurista Carlos Stock, acaba por ser um autêntico certificado de incompetência.

Diz a nossa Constituição da Republica no seu artigo 41º (extradição, expulsão e direito de asilo) número 3 “A expulsão dos estrangeiros que tenham obtido autorização de residência, só pode ser determinada por autoridade judicial, assegurando a lei formas expeditas de decisão”.

No exercício da Cidadania “os Juristas são-tomenses reuniram no II Congresso dos Advogados de São Tomé e Príncipe em finais de Janeiro do corrente ano, cujo pano de fundo era reflectir e analisar alguns temas jurídicos de Extrema importância que vêm marcando a justiça nacional”, um dos temas abordado na ocasião foi a Expulsão e Extradição no ordenamento jurídico São-tomense, proferido pelo Drº Afonso Varela, actual ministro Secretario Geral do Governo.

Na ocasião a exposição do Dr. Afonso Varela ficou evidentes algumas precariedades que caracterizam a nossa ordem jurídica relativa à matéria e o facto do artigo 41º da nossa Constituição fazer mera referência à extradição e a expulsão sem defini-las.

É Preciso clarificar a distinção entre a Expulsão Administrativa e a Judicial, a primeira destina-se apenas aos Estrangeiro não residente e pronunciada pelo director dos serviços pertinente (migração e Fronteira), susceptível de recurso, sem efeito suspensivo, Expulsão judicial medida aplicada ao estrangeiro não residente e como aos residentes por ocasião de uma sentença judicial.

Situação que não se verificou com o cidadão Camaronês que já reside no nosso país a oito anos sendo titular de um título de residência concebido pelas autoridades competentes.

Não é admissível em pleno século XXI, numa altura em que São Tomé e Príncipe procura atingir sinais visíveis de uma justiça capaz de credibilizar a imagem do país, deparamos com esse triste cenário que em nada contribui para a consolidação da luta contra a violação direitos humanos.

Outra, como é possível o actual governo, que pelo visto composto por juristas e um conjunto de assessores jurídicos sejam capazes de cometer essa tamanha barbaridade, os ministros que em Janeiro, membros da ordem dos Advogados defendiam e proferiram palestras apelando os respeito pelos direitos humanos, passam a contrariar ideias e princípios outrora defendidos. Passam- se os tempos e registam-se os momentos.

De duas uma, ou está instalado um clima de desentendimento no seio do governo, nomeadamente quanto aos juristas que nele fazem parte e outros que prestam assessoria, ou a um entendimento comum no seio do executivo quanto a decisão tomada.

Será que o Drº Afonso Varela, um dos cérebros desse XIV governo, Jurista de reconhecido mérito nacional e Internacional tenha coabitado com está decisão?

O actual governo tem de uma vez para sempre definir claramente e sem receio a politica de entrada dos estrangeiros em são Tomé e Príncipe, embora sejamos caracterizados por ser um país acolhedor, é tempo de dotarmos aos serviços de migração e fronteira de mecanismo de forma a evitar a fixação de estrangeiro, que chegam ao país com estatuto de investidor, quando são mero aventureiro do mundo de negócios.

Não é de bom-tom termos indivíduos estrangeiros no país titular de um QUIOSQUE e ter estatuto de cidadão estrangeiro Empresário a residir no país.

É urgente o governo de Patrice Trovoada dotar São Tomé e Príncipe de um conjunto de Leis capazes de regular a entrada de estrangeiros, assim como a sua extradição, a necessidade de criar as condições para julgar indivíduos sobre os quais estão pendente de um processo de extradição.

A ordem dos advogados de São Tomé e Príncipe, espero que continuem a abraçar as circunstancias que tendem a por em causa os direitos humanos e por fim felicitar a postura do Supremo Tribunal Justiça ao assumir que os serviços de migração e fronteira sob tutela no ministro da Defesa e Segurança Publica, o jurista Carlos Stock não está dotado de competência nos termos da lei, não tem poderes para formar um processo para efeito de expulsão de estrangeiros, mas sim encaminhar esse mesmo processo ao poder Judicial para decisão.

Portanto a decisão do Ministro da Defesa e Segurança Publica Carlos Stock, violou fracamente um dos fundamentais princípios de estado de Direito Democrático que é, a separação de poderes, extravasando esferas que não competem ao governo fazendo parte, antes da esfera judicial.

Wualdyner Danquá Boa Morte

Estudantes de Licenciatura em Ciência Politica- ISCTE. LISBOA

38 Comments

38 Comments

  1. sereno

    29 de Setembro de 2010 at 20:57

    MEU CARO WALDYNER
    tens toda razão em tudo o que disse. O Dr. Afonso Varela é um dos grandes vira casaca cá da terra. Ora é MLSTP, ora PCd, agora ADI. Ele o que só quer é viver a sua vida e o resto que se lixe. Nunca vi um homem tão descarado como aquele. Tem competencias, mais é muito oportunista.

    • SUBÁ

      30 de Setembro de 2010 at 23:53

      Senhor Sereno, o facto do homem ser profissional e todos os convidar a trabalhar, não implica que seja oportunista.
      O melhor sempre está nos bastidores, por isso faça a sua parte.
      Bem haja.

    • neto

      3 de Outubro de 2010 at 19:22

      desculpa que lhe diga,
      mas tanto voce como waldner nao deve conhecer bem o afonso varela de certeza absoluta que ele nao compactuou com esa palhaçada, dos poucos juristas e quadro bons naquele pais ele e um deles,,,,

  2. Bengui doxi

    30 de Setembro de 2010 at 0:29

    Caro Waldiner, a isso, chamo “matar a cobrar e mostrar o páu”.Também estou curioso para saber a posição do Afonso Varela nesse processo. Como é possivel que as pessoas mudam assim tanto apenas por uma posição de poder. Esqueçem as convicções, os ideais e pelos vistos até o que aprenderam nas faculdade de direito. Como é possivel que perante estes argumentos, o governo ainda acha que tem razão e quer recorrer da decisão do Tribunal? É preciso muita cara de páu.
    Só para complementar os teus argumentos, ficam abaixo elencados alguns artigos do Regime Juridico dos Estrangeiros em STP:

    Artigo 78.º
    Fundamentos da expulsão judicial

    1. Sem prejuízo dos acordos ou convenções internacionais de que a República
    Democrática de São Tomé e Príncipe seja parte, são expulsos do território sãotomense
    mediante decisão judicial os cidadãos estrangeiros que:
    a) Atentem contra a segurança nacional, a ordem pública e os bons costumes;
    b) Interfiram, por qualquer forma, na vida política sãotomense,
    sem que para tal
    estejam autorizados;
    c) Não respeitem as leis sãotomenses;
    d) Tenham praticado actos que teriam obstado à sua entrada no país caso fossem
    conhecidos pelas autoridades sãotomenses;
    e) Cuja presença ou actividades no país constituam ameaça aos interesses ou à
    dignidade do Estado sãotomense
    ou aos seus cidadãos;
    f) Tenham cometido crimes fiscais ou económicos puníveis com pena de prisão
    superior a 3 anos.
    2. O disposto no número anterior não prejudica a responsabilidade criminal em que o cidadão estrangeiro haja incorrido.

    Artigo 82.º
    Competência

    São competentes para proferir decisões de expulsão com os fundamentos
    referidos no artigo 78.º os tribunais judiciais.

    Até um leigo em direito percebia isso.
    Gostaria de saber o que está por trás dessa expulsão apressada. Será que estão com medo que o homem abra o “fundá” de alguém?

    Abraços.

    • lei

      30 de Setembro de 2010 at 11:18

      meu caro Bengui doxi
      preciso de uma clarificação
      Artigo 78.º
      c) Não respeitem as leis sãotomenses;
      e) Cuja presença ou actividades no país constituam ameaça aos interesses ou à
      dignidade do Estado sãotomense
      ou aos seus cidadãos;

      Eu creio que estes dois pontos aplicam perfeitamente cidadão Camarones. Ao mesmos como leigo que tenha compreendido o contrario.
      Fabrica clandestina de bebidas alcolicas que atentam a vida dos cidadãos Sãotomenses ??? preciso uma explicação para compreender e entender para que serve a lei 5/2008

      A lei

    • Bengui doxi

      3 de Outubro de 2010 at 20:13

      Meu caro, (e os outros todos).
      O QUE ESTÁ EM CAUSA, NÃO É SE O CIDADÃO CAMARONÊS DEVE OU NÃO SER EXPULSO DO PAÍS, O QUE ESTÁ EM CAUSA É O FACTO DE APENAS OS TRIBUNAIS PODEREM EXPULSAR OS CIDADÃOS ESTRANGEIROS QUE POSSUEM TITULO DE RESIDENCIA EM STP, NUNCA O GOVERNO.É TÃO DIFICIL ENTENDER ISSO? POR TER UM TITULO DE RESIDENCIA VALIDO ATÉ 2011 SE O HOMEM É CULPADO OU NÃO, SE DEVE OU NÃO SER EXPULSO, É OS TRIBUNAIS QUE DEVEM DECIDIR, NUNCA O GOVERNO DE FORMA ADMINISTRATIVA.

      Lê o artigo com cuidado:

      Artigo 78.º
      Fundamentos da expulsão judicial ( judicial quer dizer deliberado pelos tribunais)

      Artigo 82.º
      Competência

      São competentes para proferir decisões de expulsão com os fundamentos
      referidos no artigo 78.º os tribunais judiciais.

      Conseguiu entender agora?!

      Abraços.

    • neto

      3 de Outubro de 2010 at 19:25

      voces falam do varela, lembra do lewy nazare, que chegou em stome arumado em mt dono do direito, era da geração esperanca, depois mudou se para mdfm foi asecor do fradique e depois mudou para adi,, voces vem doctor varela em campanhas politicas? nao. por iso pensem bem antes de escrever.

  3. a

    30 de Setembro de 2010 at 7:44

    E agora? Sera que a justica, o Ministerio publico ira agir para julgar esse Camarones? Ele deve ser julgado, condenado e pagar pelos seus crimes no pais!!!!Assim e melhor.
    Se a justica nao for feita eu tambem irei fabricar, em minha casa, bebidas com agua de lucumi que ja parece whisky e colocarei rotulo estrangeiro.
    Esses advogados defendem os estrangeiros por troca de dinheiro, mesmo sabendo que o interesse nacional esta em causa.Tudo devido dinheiro.
    Lembram do caso de arroz que foi a PIC?
    O Olegario Tiny defendeu esse Frances,mesmo sabendo que ele tinha estado implicado na burla do arroz e pior mesmo depois de ter saido ILEGALMENTE fugido do pais, pilotando a sua avioneta. Sera que esse advogado “mommmmm” sabia quantos crimes aquele frances cometeu?
    Advogados…?! algum de voces deviam ir substituir alguns presos que estao na cadeia central.

  4. moreno

    30 de Setembro de 2010 at 8:34

    Cada um tem a sua visao cada um tem a sua forma de leitura face aos actos.este dito camarones quanto a mim e um deliquente.o produto que vendia e improprio para consumo.muitos veem a este sitio opinar , dar licoes de soberania de direito de civismo de todo, uns mais em busca de protagonismos e tambem para informarem que existem e que percebem de direito.meus amigos nao vale a pena estarmos com demagogias.por actos menores e de pouca relevancia existem paises que expulsam pessoas.estamos a fazer uma tempestade num copo de agua sem razao de ser.ha coisas muito mais importantes , mas serias , mais preocupantes que esse tema.o homem e um criminal nao lhe custou nada fazer o que vez e de antemao sabia que era ilegal e prejudicial a quem consome.pergunto – adonde querem que ponhamos este camarones? na praca da independencia como heroi?meus caros vamos debrucarnos na reconstrucao seria do pais , porque e disso que STP precisa e nao de essas politiquices de tasca.

  5. Manga safú

    30 de Setembro de 2010 at 9:00

    Se o Governo que teve o voto de confiança dos São-tomenses, não começar a ter mão pesada com os estrangeiros que entra e sai do nosso país, isso qualquer dia vai converter em uma pequena Colômbia do Golfo da Guiné.
    Não sei qual é medo de pôr a correr todos esses nigerianos, camaroneses, libaneses dentre outros da nossa terra.
    Muita gente anda a comer as custas desses traficantes, ladroes, assassinos, e mafiosos, o pior é que não temos um estado que possa nos defender na nossa própria terra.
    Todos chegam cá e fazem o que bem lhes dá na cabeça e ninguém faz nada.
    Deus nos acuda por favor porque o nosso país não tem dirigente, só temos biscateiros disfarçados de políticos.
    Eu sinceramente já ando desiludido com voto que dei a ADI.
    O Drº Patrice anda a falar de mais e quando vai-se ver na prática é zero ou quase zero.
    Temos o caso Enaport, como é que um endividou que foi auditor externo desta empresa, passa a ser presidente de conselho de Administração desta mesma instituição, isso eticamente não é aceitável, podem consultar as normais internacional de auditoria (ISA), vão logo me dar razão, porque está em causa neste caso é a própria independência deste auditor quando proferiu os seus relatório de auditoria anteriormente. Falo disso e de muitas outras coisas. STP já tem quadros jovens sem rabo preso que possa ocupar esses lugares, é basta lhes dá formação adequada ao lugar que vão ocupar.
    Temos caso de senhor Agapito que vive a prejudicar os jovens de irem estagiar nos USA, na instituição onde ele trabalho, existe um estagio (no Banco mundial) para quadro do ministério das finanças de STP, esse mesmo estagio tem duração de 6 meses e pode-se levar a família e tudo, mais o senhor Agapito quando não tem nenhum amigo para estagiar não deixa filhos de pobre lá ir, como se fosse que os bens que é posto ao serviço do nosso país é propriedade dele. Porquê que o ministro da Finanças de STP não põe este homem a correr deste lugar? Nós São-tomenses somos mau é por isso que nosso país não avança.
    Este homem impediu que a minha tia fosse lá fazer o referido estagio, haja paciência para aturar essas palhaçadas todas em STP. Basta de egocentrismo.

    Viva STP
    Viva Patrice, por favor faça algo em nome do nosso país.

    • Maria leva leva

      30 de Setembro de 2010 at 14:43

      Agapito, não te metas com esse homem, ele é muito forte o nosso actual minsitro das finanças é vinho da mesma vinha do Agapito, eles são muitos camba. Deixa que aqui se faz aqui se paga. Ele vai morrer e tudo isso vai ficar.. estamos no mundo de passagem..

    • budobaxana

      1 de Outubro de 2010 at 11:32

      O Agapito Mendes Dias é a vergonha de S.Tome.

      Aproveitou as influencias(Pinto da Costa ) e do MLSTP e conseguiu o “tacho”

      Foi “posto” na Comissao do banco Mundial como consultor para STP quando Pinto da Costa decidiu pedir apoio ao Banco Mundial nos anos 80.

      Gere as suas actividades do Banco Mundial em S.Tome como se tivesse a gerir um Gang.

      Quando era Ministro de Finanças ,fez corredor para a nomeacao do Barbosa para a Enco e rodeou-se de outros 6 quadros(Jorge Santos,etc..) como assessores do Ministerio.

      Todos eram Mulatos e amigos.Sao eles que gerem de forma pouco transparentes os projectos financiados por Banco Mundial em STP.

      Na posicao em que esta,o Sr. Agapito pelo menos deveria contribuir para a superacao profissional de um maior numero de quadros possivel,sem excepcao.Todos os anos.

      Isto so ajudaria os nossos jovens quadros.Mas prefere nao o fazer.

      It is time for World Bank HR,and other affiliated organisations to re-assess the bad character and hostile approach of this individual towards young professionals in his own country.

      It is shameful/disgrace that World Bank keeps self-centred ,hypocrite and useless individuals like Agapito in their payroll.

      Fui……….

      budobaxa@gmail.com

    • Osama bin Laden

      30 de Setembro de 2010 at 14:46

      Este Agapito é lixado pá, o gajo tudo que não é para ele, não é para ninguém.
      Viva a egoísmo………..

      Ele foi assim desde do tempo da escola,não ajuda ninguém, muito pelo contrario só dá cabo…

    • Teodora Cabral

      30 de Setembro de 2010 at 21:50

      Eu já estou a ficar triste e aborrecido com esta gente que anda por ai a reclamar problemas pessoais como coisa que o “téla nón” fosse uma agência filantrópica.
      O que é que eu tenho a ver com o estágio que não foi daddo à tia do senhor ou senhora “Manga Safú”? Isto não me interessa para nada. O senhor “Manga Safú” e a sua querida tia deviam ir trabalhar. O país precisa de quem quer trabalhar e acrescenta valor e competência ao mesmo. Eu quero lá saber se a sua tia teve ou não teve estágio. Aliás, acho muito bem que não tenha tido estágio nenhum. O país está cheio de gente incompetente que só vive de estágios, autênticos parasitas. O senhor Agapito, se fez isto, fez muito bem. A sua tia deve ser mais uma destas incompetentes que saltam de governo em governo a fazer disparates e a dar cabo do país com decisões erróneas e mal fundamentadas.
      Não quero saber da sua tia nem da tia de ninguém O país está cheio de gente que precisa de atenção e ajuda do governo e, de certeza absoluta, a sua tia não está neste grupo. o “téla nón” não tem nada a ver com problemas da sua tia, tem a ver com os problemas do país e do povo. Eu quero lá saber dos problemas da sua tia. Vá lá chorar para outro lado.

      Viva senhor Agapito
      Viva S.T.P.
      Fui

      Teodora Cabral

    • AuturL

      1 de Outubro de 2010 at 17:48

      Deves ser essas amantes que não queres perder o resto que mulher casada deixa passar.
      Se esse assunto não te diz respeito porquê respondes,é porque tens dor de cotuvelo ou comes em baixo de casa de Agapito.

      Bom fim de semana cada um é que sabe de si.Intrusa.

    • Teodora Cabral

      1 de Outubro de 2010 at 23:41

      Ó senhor Artur! O senhor também anda a chorar que a sua tia não apanhou bolsa do senhor Agapito? Olha, faça como eu que sou do grupo de “Aguentas”. Os senhores estão mal habituados porque o país andou a sustentar uma grande quantidade de parasitas e incompetentes, com estágios atrás de estágios, e agora estamos numa situação caótica e sem rumo. Sabes porquê? Porque estas pessoas iam para estágios e só pensavam em comprar electrodomésticos, mobílias, carros, fatos, etc. Nem livros técnicos compravam. O senhor sabe qual foi o resultado desta política? Temos uma grande quantidade de iletrados que não sabem ler nem escrever que são ou foram ministros. A sua tia deve estar neste grupo. Eu acho que o senhor Agapito fez muito bem, mesmo não o conhecendo. Este governo devia seguir a mesma política. Só devia dar bolsas para estágios e pós-formações àqueles que têm mérito e têm condições objectivas, para acrescentar valor e competência ao país, fruto destas acções formativas. O processo de selecção deveria ser extremamente rigoroso para impedir que parasitas e incompetentes usufruíassem deste privilégio.
      Este espaço não é para chorar as dores de tias, primas, irmãs, irmãos, cunhadas, avô, etc.
      Eu também tenho familiares que foram “sacrificados” e não ando para ai a chorar.
      Dê cumprimentos à tua tia.
      Teodora Cabral
      Fui

    • Fantasma da Opera

      2 de Outubro de 2010 at 16:11

      Cara senhora Teodora

      Ate entendo onde a senhora quer chegar. Mas a senhora precisa lembrar que nao se pode julgar as pessoas sem as conhecer.A senhora em momento algum parou para pensar nisso.
      Chegou logo xingando, e chamando de incompetente a tia do cara que escreveu. Isso me deixa triste, porque afinal de contas esse é o defeito da maioria dos santomenses… nós nao nos vemos como irmãos…coisa que somos. É sempre um querendo pisar o outro, querendo ser melhor do que outros… infelizmente tenho que conviver com esse tipo de gente todos os dias da minha vida.
      Eu por exemplo nao conheço o tal do Agapito, nem tao pouco o senhor Safú e muito menos a tia dele. Por essa razao nao vou começar logo falando mal deste ou daquele… Realmente o tela non, nao é lugar para desabafos, entendo a senhora nesse ponto, mas so de ver um santomense tao revoltado, e a senhora o colocando mais para baixo… até da raiva.
      Quando a senhora diz eu nao quero saber da sua tia… é um direito seu… mas poxa, nao precisa falar assim pra ele.
      Infelizmente essa é a natureza dos santomenses.
      Eu estou bem “lixa-se ou outros”.Mas esquecem que mundo dá voltas… hoje é tia dele, amanha será a tia da senhora e se possivel a propria senhora… É mesmo UMA PRAGA.

    • Pedro Sousa

      4 de Outubro de 2010 at 9:33

      “bolsa do senhor Agapito”? Tais louca bolsa de STP que esse senhor faz como se fosse dele. Essas brincadeiras têm que parar em STP. As pessoas usam os cargos que lhe dão as vezes por cunha outras vezes por mérito para usar e abusar das coisas que é de todos nós.
      Temos recente caso da bolsa de cooperação Portuguesa que foi atribuído ao senhor Didier Branco filho de Rafael Branco de forma abusiva pela sua própria mãe Anita Branco.
      Temos que repudiar essas coisas em nome de nosso STP.

      Se Agapito tem em sua mão estagio para jovens de STP, só tem que enviar os documentos para STP, com critério de selecção dos candidatos e ponto final, não é pôr as coisas na gaveta como se esses bens fossem herança da sua família, se ele não sente bem lugar que ocupa a mais de 20 anos, pedi demissão que não faltara gente para ir para este lugar.
      O bem comum tem que estar ao serviço de todos.

  6. António de Oliveira S.

    30 de Setembro de 2010 at 9:32

    Big Boss, toda gente tem visto um constante atropelamento da justiça Santomense e muito claramente isto nas ilhas apenas aplica-se aos fracos.
    Ladr*es de fato e gravata normalmente ficam pelo filtro quer roubem ou matem a fome criancas Santomenses.
    Hospital sem agua e muitas outras barbaridades pk sujeitos querem ter piscinas a beira da praia num pais a onde 1 kilo de açucar chegou a custar 8 euros.
    muito bem!
    entao eu defendo o ponto de vista de que pelo menos um atropelamento da lei do lado de ca (em defesa de 90% dos pobres) nao ficaria mal no pano de fundo.
    Ora, imagem queimada ja temos a muito tempo.
    aumenos queimei-mos com prudencia!

    • António de Oliveira S.

      30 de Setembro de 2010 at 9:34

      agradeço antecipadamente a telanon que nao filtre o meu comentario.

  7. GUGAS

    30 de Setembro de 2010 at 9:47

    Carro jovem ,não generalizes as coisas, com certeza já ouviste falar de que cada caso é um caso.Assim como o senhor RAFAEL não é M.L.S.T.P. MUITO governo, também O senhor Varela não é A.D.I. MUITO MENOS governo.Seja prudente e sensato.OK…..

    • Edson Costa

      30 de Setembro de 2010 at 14:51

      Concordo plenamente contigo Gugas, hhouve de facto uma anàlise generalizativa por parte do Wualdyner. Como ele disse e bem, deve-se separar o poder numa régime democràtico portanto acho também que deve-se separar os casos. Não se pode condenar o governo do P. Trovoada por este acto!

  8. lei

    30 de Setembro de 2010 at 10:59

    meu caro Wualdyner Danquá Boa Morte
    Estudantes de Licenciatura em Ciência Politica- ISCTE. LISBOA

    E verdade que a nossa cosntituição diz a no seu artigo 41º (extradição, expulsão e direito de asilo) número 3 “A expulsão dos estrangeiros que tenham obtido autorização de residência, só pode ser determinada por autoridade judicial, assegurando a lei formas expeditas de decisão”.

    Que eu saiba nos termos da lei 5/08 de 12 de Agosto de 2008 A presente lei regula a situação jurídica dos estrangeiros na República Democrática de São Tomé e Príncipe, definindo as condições de entrada, permanência, saída e expulsão, bem como as taxas e sanções aplicáveis

    http://www.smfstp.st/legislacao

    VER ARTIGO 54º CANCELAMENTO DE CERTIFICADO DE RESIDENCIA PONTO 5 E 6. Foi o que o Ministro da Justiça deve ter aplicado por isso não vejo onde o Governo de Patrice Trovoada tenha atropelado a Constituição da Republica.

    Por ser leigo na materia, meu caro Wualdyner Danquá Boa Morte gostaria obter uma explicação sobre como é que a lei 5/2008 pode ser aplicada e quando? Sobretudo os pontos 5 e 6 do Artigo 54 da mesma lei.

    Obrigado pela sua resposta

    • neto

      3 de Outubro de 2010 at 19:32

      waldener anda funstrado desesperado e diz coisa com coisa deve ser efeito da paternidade visto que vai ser pai pela 3 vez,,,,,,,

  9. ganhã

    30 de Setembro de 2010 at 12:25

    Se o camaronês e o português, foram pego fabricando bebida inlegal, ambos devem ser julgados ou expulso do país perante a lei. Se a lei existe pra um existirá pra todos.Será que querem justiçar o camaronês por ser Africano e negro?

  10. Edson Costa

    30 de Setembro de 2010 at 14:46

    Concordo em partes com a visão do Wualdyner.Concordo que houve de facto uma violação clara dos direitos humanose e que houve de facto uma mà iterpretação da constituição pelo jurista C.Stok. Todavia, acho que não se pode descredibilizar este governo por este facto meramente casual. Acredito que o senhor C. Stock deu um tiro no pé ao tomar esta medida, mas não posso deixar de acreditar no programa e na origiablidade desse governo. Não se pode condenar a partida todo o governo, porque o departamento de justiça entendeu mal os limites da sua competência. Por outro lado, antes de condenar o acto do senhor Carlos Stock, deve-se saber que o homem a priori é um ser racional, pois não acredito que o senhor ministro de justiça levantou numa bela manhã e decidiu tomar por si sò esta decisão. Acho que deve-se dar o benefìcio de dùvida ao jurista Carlos Stock!!

  11. E.Santos

    30 de Setembro de 2010 at 21:11

    Acho que está toda gente a correr atrás de uma falha do governo que nem estão preocupados com os coitados que beberam o veneno.

    Queria ver se fosse convosco se vocês estariam a pensar na constituição e no direitos humanos.

    Afinal de contas, nós é que servimos a constituição ou a contiruição é que nos deve servir a nós?

    Afinal de contas quem é que ficou mais lesado em matéria de direitos humanos, o camaronês ou a população que tem vindo a consumir uma porcaria qualquer.

    Fez o Governo e muito bem, na salvaguarda dos interesses do seu povo.O que é que a França fez, realmente? Está a levar com processo da UE, mas tomou medidas que entendeu melhor para os Francêses, mesmo havendo franceses vendidos e palermas contra.

    Eu sou pelo Povo, e se o povo não for por si próprio então, que o Governo lhes deixe entregues a própria sorte, porque terão o que merecem.

    Cda um sabe de si, e todo esse pessoal que aparece com português bonito é porque vive enpoleirado na Europa onde há pospitais onde podem recorrer….

    E o estado é que ainda vai gastar dinheiro a sustentar um infrator na cadeia e a pagar saúde no estrangeiro para o seu cidadão.

    Rua sim senhora. Não está a contribuir em nada para nós, não serve aos nossos interesses….rua. É o mesmo que qualquer estado faz…mais ou menos polidamente. Deixem de hipocrisia e de querer aparecer com discurso de direito bonito.

    Nada de muito palavreado, vamos ser práticos e objectivos em defesa dos nossos e dos nossos interesses. O Povo é o bem maior de qualquer sociedade, é a sua força de trabalho e apoio ao desenvolvimento.

  12. SUBÁ

    1 de Outubro de 2010 at 0:06

    tela nom, obrigado por existires, aqui é uma escola aprende-se tudo e mais alguma coisa. Conhecemos tambem pessoas que adoram a politicas e São Tomé e Príncipe e por ultimo conhecemos oportunistas, coisas mesmo estando bem querem falar mal…Oposição até nas noticias….pensei que fosse só no parlamento….não sabia que havia muitos de vós espalhados por aqui….sinceramente..
    Bem haja…

  13. Madalena

    1 de Outubro de 2010 at 13:25

    Os santos da casa não fazem milagre, esta expressão pode nos ajudar a compreeender esta falha. Mas o que admira é a algazarra deste caso. Direitos humanos sim mas temos que tomar as precauções todas.
    Este governo tem mais jurista de todos os tempos, nunca vi em Saotome e príncipe, tantos membros de governo com formação em Direito. Novas deste governo.
    Este atropelo é absolutamente desnecessario. Se o candidato a presidência for Tbem jurista, aí a porca torce o rabo.

  14. ganhã

    1 de Outubro de 2010 at 19:48

    A justiça tem que ser feita copnforme a lei santomense, se o cara for o mentor de produção inlegal de bebida inlegalno país o mesmo deve ser expulso, não tem nada de direitos humanos a ser defendido por ordem de advogados, tem muito mais coisas que esses ordens de advogados poderiam se preocupar com ele. Exemplo disso é o caso dos alunos que estão no estrageiro meses sem receber a bolsa de estudo, e país que tenta dar algum auxilio o governo diz que ja temos bolsa e que não precisamos de auxilio, nós estudante vivemos num terror economico fora do país, só deus sabe como nos viramos para sobreviver. Um outro caso bem alarmante é falta de água no hopital Dr. Ayres de Menezes que põe em risco milhares de vida.
    Isso sim são coisas que merece atenção de tal ordem dos advogados.

  15. Pi

    2 de Outubro de 2010 at 10:15

    Até que enfim, que vejo neste site, informação coerente e razoável sobre este caso.

  16. Indira Borges

    3 de Outubro de 2010 at 4:56

    Minha gente,vomos deixar de ser PACATOS e HIPOCRITAS…
    O que esta a acomtecer é um problema sério.
    Estam todos a falarem dos DIREITOS HUMANOS,mas estam a se esquecer da DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA dentro do país.
    Pois bem, ai uns estam a favor dos estrangeiros outros vam contra com razão, porque o que está em jogo ai são os seres HUMANOS, tanto a agente passivo tanto quanto o activo…
    Então eu pergunto. Será que é justo alguém fabricar algo ilegal e inadequado para vender só para tirar o seu proveito?Ou é justo deixar essas pessoas ainda imbutidas entre outros para poder fazer o que estão a fazer?

    É CRIME ACTOS QUE VÃO CONTRA A FÉ PUBLICA…

    Vamos deixar o governo fazer o que estiver ao seu alcalce, desde de que para melhor controlar o País…

  17. Benzebute doquè dalè

    3 de Outubro de 2010 at 5:34

    acho que os senhores advogados deste pais estâo coniventes cm este caso nâo era preciso fazer este drama todo . por isso os nigerianos fazem aquilo que querem deste pais se homem cometeu erro grave tem que ser punido isto nâo è pais da bananas.

  18. Nina

    4 de Outubro de 2010 at 9:37

    Meus caros comentaristas, não devemos ver as coisas desta forma, devemos ver o problema de STP, Governo agiu, em defesa de STP, acho que agiu bem, pecou apenas na forma como agiu, por isso, não estejamos a condenar.Esta foi uma experiencia, de certeza, será mais cauteloso, Referente ao problema do Dr Varela, isto não concordo, Dr Varela é santomense e com uma certa capacidade revelada, por isso, acho no meu ponto de vista, se for convidado para dar a sua colaboração, deve faze-lo, isto é que é servir o país. Perguntaria aos srs, se tiverem certa capacidade para dar o seu contributo para mudar STP, srs negariam, porque não é vosso partido no poder? STP é de todos nós, não do partido A, B e nem C, devemos dar o nosso contributo, com honestidade, com professionalismo, não devemos negar, pelo facto não ser nosso partido o poder.Se começar a pensar deste jeito, STP nunca avança.Deixemos mesquinhices e politiquices. Acho que Dr Varela deve sim dar a sua contribuição como santomense que é,independetemente o partido no poder, isso ñão significa vira-casaca, isso é ser patriota, isento e profissional, deixemos de politiquice, sejamos profissional.

  19. QUINTINO

    4 de Outubro de 2010 at 12:09

    Ó MEU CARO AMIGO WUALDYNEI DANQUA, NÃO QUER POR EM CAUSA A TUA PESSOA MAS O GOVERNO AGIU E BOA FÉ TEM QUE LER MAIS ALGUNS ARTIGOS QUE FAZ REFERENCIA A TAL CASO

    NÃO COMENTA DISPARATE……………ESTUDA ACABA SUA FORMAÇÃO E VENS DAR PROVA
    O VARELA É GRANDE HOMEM ALGUMAS PESSOAS QUE TEM CRITICADO É DÓR COTOVELO.
    VIVI O NOVO GOVERNO, NUNCA VI UM GOVERNO TÃO CORAJOSO ASSIM.

  20. Venâncio

    4 de Outubro de 2010 at 12:35

    senhores/as construámos pensamento crítico.

    Já é hora de sermos crítico a ideia dos outros, o que não quer dizer ser inimigo e por isso, ofendermos uns aos outros com palavrões.

    Ser contrario ao pensamentos dos outros não quer dizer ser seu inimigo.

    Para contribuirmos como comentarista do jornal, deixemos de levar as ideias dos outros para o lado pessoal.

  21. Indira Borges

    4 de Outubro de 2010 at 18:25

    Todo mundo tem o DIREITO de mundar de ideia, quanto queser por sermos seres pensantes.
    mude quem queser mudar, dá o seu parecer quem estiver disposto a dar desde de que não ponha em causa a imagem da pessoa.
    vamos deixar de ser mesquinha e lamentadores…
    vamos nos unir e procurar fazer a nossa parte , que é ajudar e não criticar e estar de braços cruzados a espera que só a Estado é tem que fazer tudo… esse pensamento é carteziano.
    O Estado sozinho não aguenta resolver todos os problemas que estão na sociedade são-tomense.
    temos que estar firme e confiante.
    STP é de todos e para conseguirmos ter uma sociedade sem caos é preciso essa união e deixar de individualismos que existe nesse mesmo seio.
    STP vai mudar tenhamos a fé tudo que tem um principio, terá um fim …

    O BOM SENSO TAMBÉM CONTA…

  22. MANEK

    4 de Outubro de 2010 at 22:17

    Desta vez Oscarito nao foi convidado,ou chegou atrasado?Este quer estar em todo Governo para salvaguardar interesse dos castas como ele………….

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top