Opinião

Por de trás do palco em que se encerava o espetáculo

“Distribuição da bolsa para estudantes no Brasil”. Ficou evidente através dos comentários, de quase todos ilustres colegas, principalmente bolsistas e ex-bolsista no Brasil que deram suas opiniões sobre o assunto (e de forma muito “elegante”), que ainda é um tabu falar de normas que possam dar transparência no processo de concessão da bolsa de estudos no país.

Caros leitores,

Gostaria em primeiro lugar, agradecer a tod@s que de uma forma ou de outra prestigiaram a artigo de opinião referente à “Distribuição da bolsa para estudantes no Brasil”. Ficou evidente através dos comentários, de quase todos ilustres colegas, principalmente bolsistas e ex-bolsista no Brasil que deram suas opiniões sobre o assunto (e de forma muito “elegante”), que ainda é um tabu falar de normas que possam dar transparência no processo de concessão da bolsa de estudos no país.

Talvez, com regras transparentes, poderíamos – pelo menos – evitar suspensão da bolsa dos que estudam, evitar a humilhação e descaso que muitos familiares passam ao irem até o Ministério da Educação na tentativa solucionar suspensão da bolsa dos seus filhos no exterior. Entretanto, o objetivo do artigo de opinião foi cumprido. Isto é, trazer esse tabu para discussão, até mesmo, para os que se escondem por de trás de pseudónimos.

Vamos para o que interessa: a suspensão da Bolsa do Ministério de Relações Exteriores (MRE) Brasil aos estudantes Santomenses.

Há rumores de que o anterior governo de STP esteve por de trás do palco que levou a suspensão da Bolsa do MRE aos estudantes Santomenses no Brasil. O que não se sabe é se foi esclarecido igualmente ao MRE a regularidade e o valor da bolsa que os estudantes recebem no Brasil.

Lembrando que o manual PEC-G (Programa de Estudantes de Convênio de Graduação 2000), no seu artigo 3.3 (A Estadia no Brasil), estabelece que “O dinheiro necessário para o estudante- convênio viver razoavelmente no Brasil, cobrindo as necessidades básicas (sem incluir o lazer), situa-se numa faixa de 400 a 800 dólares americano por mês, dependendo da cidade que ele irá morar e do curso que irá fazer, Manual (PEC-G, 2000, p.38,39)”. O governo santomense paga aos estudantes no Brasil 300 dólares americano e sem regularidade no pagamento.

A bolsa do MRE sempre auxiliou os estudantes que já tiveram no período de três a seis meses do atraso da bolsa de STP. Temos estudantes que estudam e residem nas grandes capitais do Brasil em que custo de vida é altíssimo. Os que fazem turismo no Brasil com dinheiro da bolsa é exceção da exceção.

Termino por aqui, desejando sucesso a tod@s santomenses no país bem como na diáspora. Finalizo fazendo uso das palavras do nosso cantor/compositor “nunca se consegue a todo mundo agradar” e do teórico contemporâneo Foucault, “não importa o que se diz sobre alguém, mas, onde que se configura o discurso de quem diz”.    OBS: nunca fui beneficiário da referida bolsa.

Ilunilson Fernandes

21 Comments

21 Comments

  1. S.T.P # S.T.P

    8 de Novembro de 2010 at 11:46

    Agora fizeste um reparo razoável… Mas agora você sabia que o governo vai cortar bolsa a todos aqueles que estão a fazer mestrado?
    Bem, em minha opinião só deveriam cortar aqueles que têm bolsa integral e não parcial, como o teu caso eu não sei dizer, mas é bom que você antecipe informando ao Governo para que quando forem tomar qualquer medida e que essas tais medidas possam ser tomada de forma sensata, com maior transparência e dignidade.
    Um bem haja a todos que deseja um STP melhor.

  2. bengue doxi

    8 de Novembro de 2010 at 12:18

    Meu caro você quer é aparecer.
    O exemplo tem que vir de você.
    Sabemos que ninguém pode fazer mestrado no brasil sem ter que ir a stp e trabalhar pelo menos 2 anos.
    Como você conseguiu acabar graduação e já esta no mestrado?
    Você pode querer aparecer, mas não deixe o rabo de fora senãoos outros vão pisar.
    Você é o político em formação que vai ter muitas teorias e arruinar com o nosso stp, a exemplo de muitos outros.

    • Olhar Crítico

      8 de Novembro de 2010 at 20:43

      Caro bengue doxi,

      Procure saber a veracidade das afirmações antes de sair afirmando por ai.
      Gostaria de saber de onde você tirou a informação, de que ninguém pode fazer mestrado no Brasil sem ter que ir a STP e trabalhar por pelo menos 2 anos.
      Que eu sabia a exigêcia de que o estudante trabalhe por 2 anos no seu País de origem, somente é feita para os candidatos ao Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, que tenham concluído o curso superior no Brasil sob o amparo do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

  3. xnove

    8 de Novembro de 2010 at 12:22

    Caro iunilson, com certeza vc deve saber que santomense é pobre com tendencia a rico,olho cheio,invejoso, puxa saco,xnove,pois é a unica explicação que vejo para atitude do anterior governo,ou seja la de quem teve a tal ideia,os guineenses recebem essa bolsa MRE na boa até hoje, só os nossos governantes marrentos e traidores para fazerem isso e podes crer que mentiram ao MRE do brasil quanto à bolsa dos estudantes do brasil, conheço muitos que dependiam dessa bolsa, por essas e por outras que essa ilha nao vai p frente, so anda p tras essa terra. FUI

  4. xnove

    8 de Novembro de 2010 at 12:26

    E venho ainda reforçar que 300$ é muita miseria com essa guerra cambial que se enfrenta entre os paises grandes agora. Que SACO, putz grilo.

  5. Nome

    8 de Novembro de 2010 at 12:34

    Rapaz,
    Espreme a tua escrita!? Vais ver que não sai nada, nenhuma gota nova sai. Reclamar uma coisa que nunca foste beneficiário, leva a seguinte pergunta: vieste para aqui apresentar esse texto quê!?!?
    Queres aparecer a todo custo, não é!? Começaste a comportar como “maluvado” e viste que as respostas não foram nada digeríveis, queres agora mostrar que és “bonzinho”. Antes de começares essa empreitada devias ter noção que realmente “nunca se consegue a todo mundo agradar”, se nem Jesus Cristo conseguiu. Por isso, devias é acabar os teus estudos e vir para S. Tomé trabalhar para o desenvolvimento do país. E aqui dentro é que ficaríamos felizes a ver-te trabalhar no sentido de contribuir para melhorar a distribuição e envio de bolsas para estudantes no estrangeiro. Isso é o que queremos, ver-te aqui em S. Tomé e escrever e colocar a boca no trombone. Isso de ficares lá no Brasil a enviar “recados” é trabalho de “tapar o sol com a peneira”. Vem dar de galo aqui em S. Tomé…

  6. Nome

    8 de Novembro de 2010 at 12:44

    De qualquer forma, 300 dólares no Brasil com a actual taxa de câmbio é lixado. A ajuda interna no Brasil é sempre mais uma ajudinha. Vamos ver como o actual governo vai trabalhar junto ao Ministério das Relações Exteriores. Ainda assim, os alunos também devem ser habilidosos para que consigam solucionar os seus reais problemas.

  7. fred

    8 de Novembro de 2010 at 15:11

    acrescentando….realmente 300$ é uma miséria pra se manter no brasil COMO ESTUDANTE ,ainda com irregularidade.nós os estudantes do brasil sofremos com essa calamidade que se assola concernente a auxilio prometido pelo governo santomense,disposto de acordo com o manual do (PEC-G).

  8. Venâncio

    8 de Novembro de 2010 at 16:11

    Caro Jovem, cumprimentos

    Parabéns pela coragem de sempre tocares neste assunto de bolsa. Esperemos em breve ter substantivas melhorias neste processo. Que tais melhorias sejam aberta a toda população santomense.

    A coragem que refiro é de sabres que em STP ” guê cu cá flá vedê na té banco di senta” mesmo assim, expões suas ideais, com seu nome e imagem. Coisa que poucos jovens fazem, a não ser continuarem nas máscaras que a jornalista Lima havia apresentado muito bem.

    Seus colegas que se escondem por pseudónimos e com comentários como você mesmo escreveu “”elegantes”” poderiam, pelo menos, ganhar coragem para sair do anonimato.

    força e continuação

  9. Mé-Zochi

    8 de Novembro de 2010 at 16:29

    Meu irmão, porque vc não vai estudar e para de dizer asneira. Aqui estamos todos ansiosos para ouvir dizer que vc recebeu um diploma de honra por ser o único estudante no Brasil que realmente estudava, enquanto os outros faziam turismo como vc próprio o disse a algum tempo.
    Termina logo e seja bem vindo ao país real.

    • Venâncio

      8 de Novembro de 2010 at 21:05

      Você sem identide (Mé-zochi)

      Acredito que conheces o ditado que fala quem a carapuça serviu faça bom proveito.

      O jovem quando escreveu o artigo não citou nome de ninguém quem está incomodado é porque a carapuça serviu.

      Também sou estudante, sei que estou estudando e ralando quando alguém escrevi dizendo estudantes fazem turismo com o dinheiro da bolsa isso não vai me incomodar porque sei quanto esforço faço para estudar.

      Devemos encorajar para esses que deixaram de estudar por algum motivo que façam pelo menos um curso técnico. Espero que não sejas mais um desses que não estudam.

      O Jovem escreveu seu ponto de vista deixa de medo, mostra sua imagem e nome e, escrevi um artigo e manda para o jornal mostrando outro ponto de vista. Acredito que tem quer ser isso que os que sentiram agredidos têm que fazer.

      Sem implicância, só assim podemos mudar a mentalidade e deixar bons exemplos para outros.
      Cumprimentos

    • Venâncio

      8 de Novembro de 2010 at 21:10

      Você sem identide (Mé-zochi)

      Acredito que conheces o ditado que fala quem a carapuça serviu faça bom proveito.

      O jovem quando escreveu o artigo não citou nome de ninguém quem está incomodado é porque a carapuça serviu.

      Também sou estudante, sei que estou estudando e ralando quando alguém escrevi dizendo estudantes fazem turismo com o dinheiro da bolsa isso não vai me incomodar porque sei quanto esforço faço para estudar.

      Devemos encorajar para esses que deixaram de estudar por algum motivo que façam pelo menos um curso técnico. Espero que não sejas mais um desses que não estudam.

      O Jovem escreveu seu ponto de vista deixa de medo, mostra sua imagem e nome e, escrevi um artigo e manda para o jornal mostrando outro ponto de vista. Acredito que tem quer ser isso que os que sentiram agredidos têm que fazer.

      Sem implicância, só assim podemos mudar a mentalidade e deixar bons exemplos para outros.
      Cumprimentos

  10. Madalena

    8 de Novembro de 2010 at 17:13

    Ao Invés de estar a mandar gente paraa o Brasil, deve o governo criar uma parceria com esse país(Instituto Brasileiro do Ensino e Formação), Com as mais diversas areas de formação ao nivel local.
    Depois garantir pequenos estagios, de curta duração para aqueles que estiverem no exercicio da sua profissão.
    Bolo bolo.
    Conheço muitos formados ao nivel local com muita dedicação ao trabalho. Um deles Presidente T. Contas(Viana da Mota), mas é Dr também.
    Hoje podia ser um grande lider no MLSTP, mas optou para outra area.

  11. Amir Pinheiro

    8 de Novembro de 2010 at 17:25

    Esse cara, só quer aparecer.
    Porque falar de um problema que não lhe afeta e não conhece os pormenores?

    Vá com calma meu rapaz. Se queres cantar de galo, venha pra cá, convide a TVS, a Radio Nacional e a RDP Africa e conceda uma entrevista sobre o tema, porém, detalhadamente. Não em migalhas como tens feito.

    Se não sabes o que é sofrer? Pergunte a estudantes de Rio, São Paulo, Salvador e Brasília principalmente[sem menosprezar os que residem em pequenas metrópoles].

    Nós sabemos o que é ficar seis meses com bolsa atrasada. E em consequencia, ter proprietário do imóvel sempre em cima querendo seus reais, o que é emprestar dinheiro a gente de bom coração dessa terra para comprar o botijão de gáz, pagar eletricidade, condomínio ou água, pagar ônibus, fazer impressão de trabalhos, encadernar trabalhos, fazer xerox e comprar alimentos.

    Não queira se passar de “rapaz bom” falando do sofrimento que não vivencias.
    Quer nos ajudar, faça isso de forma séria, sem promoção pessoal.

    Amir Pinheiro.

  12. Pudo k té peso

    8 de Novembro de 2010 at 18:09

    Pow cara deixa de falar besteira, andas todo tempo a reclamar queres ser ministro de educação, meu brada forma e cai na banda e deixa de criticar, aki nao queremos conversa fiada, acho k vas ganhar premio nobel de inveja,tua atitude demostra k es grande invejoso, deixa disso e vai cuidar da tua vida eheheheheeheh. Queres aparecer né? estuda e cai na baixa,agente se ve ai…fuiiiiiiiii

  13. qu isso

    8 de Novembro de 2010 at 20:24

    Gente, que passa com esse miúdo?
    Ele deve estar ficando louco, tem algum psicologo recém formado para ajudar ele?
    Meu deus, ajudem ele por favor.
    Rapaz, vai arumar uma ocupação.
    Sabe… pega teu conhecimento transforma em livro e ganha dinheiro, ai vc não vai mais depender de stp.
    Vc ta frustrado rapaz.

  14. rir até fartar

    9 de Novembro de 2010 at 10:31

    olhe, haviaum estudante me cuba, que foi 2 vezes de férias ao brasil ver o se irmao, qe já la vivia a séculos, encontrando-se na condicao de ex estudante, com familia formada e pelo qu me constava, crei oque tambem aidna recebia bolsa do governode stp.

    é tudo que tenho a dizer.

  15. KeilaK

    9 de Novembro de 2010 at 10:59

    “Querido” Ilunilson ( Sr. Sabe tudo)!
    Vejo que só agora ta caindo na real das Besteiras q andou escrevendo por ai fora. Lembras dos teus artigos anteriores, va revê-los, so assim teras vergonha do q escreves hoje. Tens coragem de dizer q “Os que fazem turismo no Brasil com dinheiro da bolsa é exceção da exceção” ??? Voce é mais cara de pau do que se pensava! ha alguns anos atras VC MESMO escreveu uma carta ao ministério da Educaçao em SÃO Tomé Denunciando que muitos alunos estão no Brasil fazendo turismos, isso criou uma grande desconforto entre os alunos que nao podiam se defender do governo, devido a distancia e as sérias dificuldades q ja se vivia no Brasil… pelo amor de Deus e pelo amor q tens pela tua postura e Imagem…pare logo com isso!!! e vá estudar o teu mestrado em paz!…Voce causa raiva nas pessoas e saiba que TU TAMBEM CONTRIBUISTE PARA ESSA ACÇÃO DO GOVERNO EM SUSPENDAR A BOLSA DO MRE, sabes como ??? eu te conto. Esse universo da internet é vasto tu escreves coisas aqui, pensa um pouco é lógico que o ITAMATY toma conhecimento das tuas mensagens e dos teus artigos idiotas! VC É CULPADO TAMBEM PELO SOFRIMENTO DOS Q FICARAM SEM AJUDA DO bRASIL.
    Vê se some e cala essa boca pra seu bem!!!!
    Obrigada
    PS: por favor caros leitores desculpem a grosseria …mas isso ja está demais!

    • S.T.P # S.T.P

      9 de Novembro de 2010 at 13:57

      Concordo contigo Keilak. Pois este escreve sem perceber a gravidade das coisas. Disseste e muito bem, “este universo da internet é vasto” e todos podem ter rapido acesso as informações….

  16. ganhã

    9 de Novembro de 2010 at 16:58

    Ilunilson em umgrande filho da p… cara de pau, vai tomar no seu c… se não tem o que fazer. Vc é uma cara de pensamento mesquinho, não sabe o que fala, ´quarda tua fustraç~so com vc seu idiota.
    É desse geito que vai querer melhorar STP?
    Ponndo em causa estudo de centenas de estudante.
    USa cabeça para pensar não para dar feitio ao corpo.

  17. Na Diáspora

    10 de Novembro de 2010 at 10:31

    Colocas um terno preto, com mapa de africa no fundo falando merd@s e achas que os estudantes e ex-estudantes Santomenses no Brasil iriam se esquecer das C@g@d@s que falaste, pondo em causa a ajuda do MRE!
    Vê se some!!!!Traira!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top