Sem categoria

Com o PSD no meio da crise portuguesa e o MPLA insatisfeito, MLSTP enfrenta o duro pesadelo de escolher o seu candidato às eleições presidenciais

A reunião do MLSTP/PSD que teve lugar na primeira semana de março, revelou uma séria preocupação – quem afinal, entre Pinto da Costa, Aurélio Martins, Maria da Neves e Elsa Pinto, deverá ser legitimado como candidato as presidenciais deste ano?

A escolha não será fácil. Todas estas figuras têm um certo peso e poder dentro e fora do Partido. Cada um alega a seu modo, que possui uma caravana de militantes e simpatizantes implorando o seu avanço. “Não irei desistir das pretensões de ser candidato ao palácio do povo, para não defraudar as expectativas  de todas as pessoas que pretendem                  apoiar-me“. Este é o argumento que os pré-candidatos evocam para justificar suas posições de não desistirem da corrida eleitoral, cedendo lugar à outros. Diante deste braço de ferro, a direcção do  MLSTP/PSD se encurralou num problema cuja solução depende de seus órgãos colegiais, fundamentalmente o Conselho Nacional e a Comissão Política.

O principal objetivo da reunião dos camaradas do Riboque era encontrar uma solução democrática para a escolha do candidato que será lançado para a corrida presidencial. A solução achada passará pela realização de uma sondagem para medir os níveis de aceitação e preferência dos pré-candidatos no seio do eleitorado. Aquele que for o mais bem aceite nesta sondagem será legitimado como o candidato dos sociais democratas. Esta solução parece-me a pior de todas. Sondagem eleitoral não ganha eleições. O MLSPT/`PSD já deveria aprender isso há bastante a tempo. Exemplos e lições é que não faltam.

No ano passado, nas eleições presidenciais do Brasil, que teve como principais protagonistas José Serra e Dilma Rousseff, os prognósticos dos mais respeitados institutos de sondagens eleitorais, duvidavam da vitória de Dilma. A justificativa era que, pelo simples facto de ser mulher e praticamente uma ilustre desconhecida do povo brasileiro na altura, suas chances para eleger-se presidente eram mínimas.

O IBOPE, o maior e mais respeitado instituto de sondagens do Brasil, no início da campanha eleitoral chegou  mesmo a dar uma sentença ameaçadora para Dilma. Segundo o instituto, era impossível Dilma eleger-se presidente.  Na  época Dilma tinha apenas 13% da preferência dos eleitores contra 28% de José Serra. A margem de erro era de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Nos momentos derradeiros da campanha, Dilma foi crescendo estrondosa e imparavelmente até  eleger-se  presidente do Brasil.

Outro Exemplo: Em 1960, na disputa entre Richard Nixon e John F. Kennedy, Nixon aparecia à frente das sondagens eleitorais. As sondagens apontavam que o eleitor preferia Nixon, por já ter sido vice-presidente, o que conferia-lhe mais experiência em relação a Kennedy.

Entretanto, no auge da campanha eleitoral, através dos debates e das aparições públicas, Keneddy deu uma reviravolta e acabou eleito presidente contra todos os prognósticos das sondagens eleitorais. No final, para justificar o fracasso de Nixon, os institutos de sondagem afirmaram que a reviravolta de Kennedy só aconteceu por causa do seu carisma e a desenvoltura com que aparecia na imprensa.

Portanto, é mais do que evidente que sondagem eleitoral nunca foi e nunca será o principal elemento para determinar os rumos de um pleito eleitoral. Sondagem  não é uma espécie de sentença, é simplesmente uma previsão, só que baseada em métodos científicos. E como qualquer outra previsão, a sondagem eleitoral nem sempre se concretiza nas urnas.

O MLSTP/PSD pode até escolher um candidato pop star, conhecido por todos, ou pelo menos pela maioria dos santomenses, mas nos momentos derradeiros da campanha, a experiência, os valores e a desenvoltura dos candidatos  serão determinantes. Creio que o tempo não é o mais propício para o MLSTP/PSD apostar numa espécie de vale tudo, ignorando todos os riscos e conseqüências de legitimar seu candidato presidencial na base do populismo importado de uma sondagem, que no mínimo poderá ser questionável.

Com os amigos do PSD de Lisboa virados para o problema da crise portuguesa, o MLSTP/PSD não poderá pedir muito a eles. Há muito que os fiéis parceiros do MPLA em Luanda estão insatisfeitos pelas derrotas eleitorais acumuladas pelos camaradas do Riboque. Com isso, o MLSTP/PSD contraiu uma dívida moral com o MPLA – cuja solução passa pela vitória nas próximas eleições para assegurar os interesses dos camaradas de Angola nas Ilhas de São Tomé e Príncipe.

O MLSTP/PSD viu nos últimos anos, parte das regalias exclusivas que tinha com MPLA migrarem para o PAICV de Cabo Verde. Informações postas a circular na imprensa, revelam que o MPLA doou cinco milhões de dólares para a campanha do PAICV.  O partido caboverdiano soube honrar o apoio de Luanda, vencendo com larga maioria as eleições caboverdianas.

Olhando para estes factos, os apoios financeiros para a campanha eleitoral do MLSTP/PSD ficam de certa forma condicionadas. Certamente não haverá balurdes de dinheiros para financiar a empreitada eleitoral dos camaradas do Riboque, como vinham em outros tempos de Luanda e Lisboa.

Obviamente isso deixa os sociais-democratas, mais preocupados ainda. Há quem dentro do MLSTP/PSD em tons de lamentação já começa a dizer abertamente “porque não podemos ser como o PAICV, que após ser derrotado nas urnas ressurgiu ao poder com muita elegância e compostura?”  A soma destes  aspectos deixam o MLSTP/PSD numa situação de apreensão e aflição, como se tivesse um nó em volta da garganta.

A maneira mais credível de legitimar um candidato seria a escolha mediante o voto da massa militante numa convenção nacional. Oportunidade que o MSLTP/PSD perdeu no congresso de janeiro. Não será surpreendente se o MLSPT/PSD vier a público dizer que ao invés da sondagem, vai organizar uma rifa ou sorteio para escolher seu candidato. Pois as semelhanças entre sondagem, sorteio ou rifa são muitas.

A única diferença é que talvez uma sondagem custará sempre mais dinheiro.  Só que, tanto sondagem quanto sorteio ou rifa, não ganham eleição, ainda mais nas circunstâncias duma eleição presidencial, onde para votar, são chamados todos os cidadãos. Ainda é tempo do MLSPT/PSD descobrir que sondagem eleitoral  não vence eleição nenhuma.

Carlille Costa Alegre

33 Comments

33 Comments

  1. Tela

    23 de Março de 2011 at 8:21

    Realmente o MLSTP, perdeu a sua identidade, desde que o Pinto deixou de ser Presidente do MLSTP, embora ele tenha saido vencido nos últimos pleitos eleitorais, o MLSTP tinha um Lider, nao quero com isso dizer que o Pinto é a melhor opção para ser o candidato do MLSTP as Presidenciais, dúvido muito que ele ira involver nisso, pois é mais fácil o MLSTP, querer lhe apoiar do que ele pedir apoio, os outros candidatos sim devem ficar preocupados, com o apoio do seu partido para gannhar as eleições.
    No que refere a Maria das Neves, ela pode avançar com candidata independente, tem prestígio para isso, apoio não ira faltar, embora com o caso de GGA nas suas entranhas, mas nada que os seus inimigos politicos não deixará usar a favor deles e essa historia pssara a pente fino.
    Elsa Pinto, tem postura mas precisa de apoio de um grande partido caso não, nada feito ainda mais com a divergência que tem com o Presidende do governo Regional.
    Aurelio Martins, este sim precisa a todo custo que o MLSTP, lhe apoie, e so por isso ele quis ser presidente, eludiu de forma cruel a sua madrinha Maria das Neves, equivocou os militantes do MLSTP, mentiu descarradamente a todos, tudo pensando sempre em ser Presidente da Rébuplica,prometeu que iria unir o partido e achar o melhor candidato as presidencias, e havia dito que não pretencia ser candidato a presidencia da República mas ele de longe será o melhor candidato as presidencias, nem vindo do MLSTP, nem de qualquer outro partido pois o mesmo escolheu a pior via para o ser, porque proprio o seu partido vai lhe aniquilar, e sem falar de todo as duvidas que se tem sobre a sua pesssoa, mas o importante é que os Santomenses saibam, quem é quem, donde que veio, o que pretende,para aonde vai, e se serve os interesses do Povo, nada melhor a epoca de campanha para esclarecer todas as duvidas
    Um bem haja a todos os santomenses!!!

  2. Macabeu FM

    23 de Março de 2011 at 9:12

    Eles que vão todos para a eleição presidencial, e morram todos nas urnas.
    Para ver-mos se este partido de Riboque acabe de uma vez para sempre.
    Tudo ganância, destes malditos camaradas de Riboque,
    Então vejamos os perfis destes:
    Pinto da costa: já foi presidente nada vez, continua sem fazer nada, só interessado na presidência da republica. Gasta o seu dinheiro, apoiando os lares dos idosos.
    Aurélio Martins: sem credibilidade negocial, que os Angolanos comprovam isso, pensa nas classes altas, prova disso é os prémios com jornalista, Manequim, com valores avultados. Enquanto muitos camaradas passando fome…Este não dar para ser presidente, Mostre a tua capacidade de gerência lá na Gibela e o teu MLSTP/PSD.
    Maria das Neves…O curriculum está manchado, caso GGA. Tem potencial, mas não saberá lidar com problemas…não saber lidar com governo de mudança…queremos evitar instabilidade. Não dar.
    Elsa Pinto…não sabe lidar com conflitos, invés disto complica, caso com o presidente Tó Zé. Fica no seu lugar é melhor.
    Conclusão, definitivamente esses candidatos não reúnem condições para serem presidentes da República.
    Acabam com esse partido…de ganância, ambiciosos com o poder, custo o que custar….

  3. Abel Martins

    23 de Março de 2011 at 9:32

    Bom conselho mas agora resta a saber se vao acatar a este conselho, porque se nao sera mais um desastre eleitoral, e se MLSTP nao unir-se falando so numa voz pode crer que nunca mais e levara muito tempo para conseguir ganhar uma eleicao mais em STP.Como que num so partido tudo mundo quer ser candidato isto ja te mostra a situacao em que o MLSTP esta a atravessar.Bom sao 4 pre-candidatos, na minha opiniao pessoal e’ muito facil de escolher um so’ candidato, e essa escolha e’ por via da eleicao democratica isto e’ convoca o conselho nacional alagardo a todos os militantes do MLSTP para elegerem entre os 4 candidatos quem que eles querem pra estar a frente da candidatura presidencial por que se nao,MLSTP apanhara’ mais uma derrota e desta vez sera’ terrivel.Pouca palavra basta pra um sabio quem deveria falar nao esta a falar agora que ha’ tempo ainda pra corrigir qualquer coisa so’ quando fica muito tarde e’ que cada um comeca a falar da sua maneira.E’ melhor coisa destragar agora pra concertar uma vez por todas mas estao a tentar abafar tudo pra tentar dar a entender que nao ha conflito oque nao ajuda nada pra este partido.

  4. Celsio Junqueira

    23 de Março de 2011 at 9:53

    Carissima Carlile,

    Tem toda a razão quanto a estratégia do MLSTP utilizar a sondagem como forma de escolha de um candidato presidencial, completamente errada e demagogica.

    Essa opção “não lembra ao diabo”.

    Um partido a sério e com gente séria, tem de ter uma ideia do perfil de um futuro candidato que interessa a politica e a estratégia do mesmo.

    Ninguém entende como o maior partido da Oposição Santomense ande a deriva nesta matéria, quando tem uma liderança e uma cúpula recém legitimada de um acto eleitoral e do congresso interno.

    Arrisco a vaticinar, que o maior problema do MLSTP/PSD nestes últimos anos tem sido as diferentes correntes/interesses que gravitam na direcção partidária. Cada um puxa para um lado e o resultado é que ninguém vai a algum lado. E enquanto isso, os outros andam! Estar parado, actualmente é o mesmo que retroceder.

    Portanto, esta situação é mais uma a somar de muitas em que espelham os diferentes interesses que apoderaram-se do Partido.

    Finalizando, o meu pedido é que os “barões” devem devolver o Partido as suas “bases”. O líder tem que ter o perfil de um candidato e falar (discutir) abertamente com os militantes.

    Abraços e melhores dias virão!

    • E.Santos

      23 de Março de 2011 at 19:00

      Carissimo,

      Em tempos disse-te “coitado de ti” não por seres coitado, obviamente, mas para não te entusiasmares muito porque nem tudo o que brilhava, e as vezes até brilhava mal, era ouro. Lembras-te?
      Costuma-se dizer que ficar perplexo é começar a compreender e saber esperar, dar tempo ao tempo é uma virtude.

      Como tu mesmo disseste, melhores dias virão. Mas, não com estas pessoas. Porque elas já disseram tudo.

    • Celsio Junqueira

      23 de Março de 2011 at 20:56

      Meu Caro,

      Sem palavras e as vezes atonito.

      Nem sei o que dizer, a não ser agradecer o seu post.

      Obrigado,

      Abraços,

  5. Albertino Silva Braganca de Sousa

    23 de Março de 2011 at 10:46

    Minha jovem, dou-te os meus redobrados parabéns” tens escrito de forma coerente e brilhante!

    continue assim!

  6. benavides pires sousa

    23 de Março de 2011 at 11:05

    Caros editores do jornal transparencia
    Chamo-me Benavides Pires Sousa,
    Sou cidadao santomense, maior de idade, de 37 anos de idade e economista de profissao e resido na diáspora e leio diariamente os nossos jornais digitais aqui expostosResumindo pra nao falar muito:- Voces escrevem muito mal, se nao há jornalistas competentes e que conhecam a lingua portuguesa pra poderem escrever artigos, abandonem a escrita. Pois, é evolucao ou revolucao o sucedido na Libia? Que tópicos de artigos sao esses, onde estao as preposicoes, conjuncoes etc…que toda frase necessita? Outro exemplo : –
    Grupo empresários Sul Africanos interessados investir em STP
    Como é que se escreveria a oracao ácima de forma correcta? pois ora está, :Grupo de empresários sul africanos interessados em investir em stp.
    Nem vale a pena mencionar mais exemplos, porque basta abrir a vossa coluna digital para apenas dar golpes ou tópadas no portugues, por favor, corrijam ou mandem alguém que entendam de portugues corrigir os vosso artigos antes de os publicar, porque assim, voces nao estarao a contribuir para informar á ninguém, se nao que para confundir mais ainda como se deve bem falar o portugues.
    Meus senhores é uma aberracao e vergonha ler o vosso jornal em qualquer parte do mundo que se estiver, e ao nosso lado nos estiver a acompanhar outro alguém que fale portugues e pertenca a outro país.
    obrigado e desculpem-me a franqueza, e asseguro-vos que nao é com a intencao de ofender a ninguém, mas a vossa péssima escrita, para o que é um jornal, excede o sentido do suportável!
    Atentamente e um bem haja!

    • Jose Mascarenhas

      23 de Março de 2011 at 15:10

      Caro benavides pires sousa, nao entendi porque a sua critica apareceu aqui.

    • Jose Mascarenhas

      23 de Março de 2011 at 15:11

      Explica

    • Carlos Seixas

      23 de Março de 2011 at 15:15

      Este jornal chama-se Tela Non e nao jornal Transparencia como alegas, nao sei se por desatencao ou ironia.

      Diga-nos la uma coisa que contributo ja deste para o pais e o mundo na tua area.
      Quantas obras ja escrevestes? Quantos ensaios ja fizestes?

      A tua credibilidade é zero para vir aqui falar do jornal, passe entao a escrever para jornal para vermos o teu potencial.

    • Jose Anatasio

      23 de Março de 2011 at 15:16

      O Abel anda a dormir neste momento por isso nao tem havido censura.

    • moço lazon

      23 de Março de 2011 at 15:23

      fizeste copy paste para aqui porquê meu caro!!
      ja nem sabes o porquê e o que fazes??

    • Carlos Miguel

      23 de Março de 2011 at 15:40

      Meu Caro Benavides Souza,
      Realmente esse espaço serve para cada um de nós darmos opiniões sobre diferentes tipos de assuntos referente que se referem a querida pátria. Desculpe-me, mas realmente sua contribuição em nada melhora o real objetivo que cada um de nós tenta procurar nesse espaço.
      Independentemente do País que o senhor morar, da sua experiência, gostaria de dizê-lo que não és o único na diáspora e que para todos nós santomenses que diariamente consultamos o Tela Non com a finalidade de se estar atualizado em relação as informações sobre nosso país, gostaria de dizê-lo que seria muito mais prazeroso para nós leitores, não ficarmos perdendo tempo com uma crítica igual a sua “texto completamente desnecessário e sem nada a agregar” , e sim gostaria de convidá-lo para dar sua contribuição escrevendo sobre temas interessantes e relevantes, e evidentemente seguindo uma linguagem correta e sem erros ortográficos e gramaticais como tanto o senhor preza.
      O maior problema da África infelizmente está mais uma vez claro, temos pessoas que criticam demais e mais que fazem muito pouco ou nada!
      Prezada Carlille Costa Alegre,
      As tuas contribuições para o Tela Non a cada dia que passa estão atingindo um nível bastante alto. Parabéns e espero que continues assim, pois infelizmente pessoas para criticar sempre terás ao longo da tua vida, mas nunca deixes que esses te façam duvidar da tua capacidade.
      Att,

    • lucas

      24 de Março de 2011 at 9:37

      Meus caríssimos!

      Fiz uma leitura atenta de todos os comentários e gostaria de fazer a seguinte observação:

      1. A nossa sociedade não está preparada para recepcionar as critica e tirar daí os aspectos positivos da mesma. Infelizmente!

      2. Achei o texto do nosso compatriota Benavides Souza um tanto a quanto pertinente e ousado, porem, foram abordados questões que de certa forma deveriam merecer reflexões mais profundas e cautelosas.

      3. Gostaria também afirmar que ao fazermos criticas ou observações, deve-se ter em conta o bom senso e expressar de forma menos “agressiva”, porque afinal de contas, nem todos compartilham a mesma opinião. Faltou isso da parte do Benavides Souza.

      4. Por isso, gostaria de deixar aqui as minhas contribuições que são as seguintes:
      a. Devemos sim rever a nossa forma de expressar, tanto de forma escrita e até mesmo oralmente. Afinal somos parte da CPLP.
      b. O bom senso nas críticas faz-se necessário em qualquer sociedade. Não poderemos ficar isentos.
      c. Devemos tirar proveito das oportunidades que aparecem para darmos o nosso melhor. O jornal digital Tela Non, nos propicia esta oportunidade.

      Para finalizar, gostaria uma vez mais de deixar as minhas felicitações a Carlille Costa Alegre e paraboliza-la por mais este belíssimo artigo! Tens seguido a trilha de uma das nossas mais reputadas jornalista Santomense, São Deus Lima de quem eu tanto admiro!
      Att.

  7. De Longe

    23 de Março de 2011 at 11:28

    Se já não vão balurdes de dinheiros do estrangeiro, talvez a gente comece a votar em consciência e os governantes passem a actuar de modo a justificar os votos.

  8. Alberto Nascimento

    23 de Março de 2011 at 11:33

    o Pinto agora é do ADI.. restam 3.

  9. maria chora muito

    23 de Março de 2011 at 12:45

    Parabéns pelas analises que tens vindo a fazer. Mas, um s promenor, essa gente do MLSTP não tem nenhum contacto, nem filiação partidaria com o PSD em Portugal. Utilizam a sigla PSD sem nenhuma referencia ideologica ou programatica. Passos Coelho não os conhece. Ok

    • André Simão

      23 de Março de 2011 at 14:55

      Maria, o PSD de portugal é sim “amigo“ do MLSTP. Eu tb estava nessa dúvida, mas coloquei no Google MLSTP/PSD e apareceu que mantem estreitas relacoes de amizade com o MPLA e o PSD.

  10. Jose Mascarenhas

    23 de Março de 2011 at 15:12

    Querida Carlille Costa Alegre,
    Parabens pelo artigo

  11. Jose Anatasio

    23 de Março de 2011 at 15:14

    O Abel anda a dormir neste momento por isso nao tem havido censura. Vamos aproveitar para dizer algumas verdades.

  12. Juliana Brandão

    23 de Março de 2011 at 16:47

    Oi Benavides Pires Sousa;
    Os economistas normalmente sabem das contas, claro, aqueles que se dão com a parte científica da coisa.
    É de congratular com o alerta que faz na comunicação do Téla Nón para com os leitores. Aliás, dei vista na carta dos bolseiros em Cuba e compreende-se “los nuestros hermanos”.
    Entretanto, o “professor” cometeu um erro na sua correcção. Repare na sua frase B: Grupo de empresários sul-africanos interessados a investir em STP. Notou o seu erro? Já que corrigiu …
    Grupo de seja o que fôr corresponde com o singular. Entende?
    Ex: Grupo de cães vadios interessado a comer as cadelas.
    Daí que: GRUPO de empresários sul-africanos INTERESSADO a investir em STP.
    Até o português dá barraca neste tipo de português. Estamos entendidos?

    • E.Santos

      23 de Março de 2011 at 19:25

      Acho eu que vocês entenderam mal o Benavides. Ele não se estava a referir ao Tela Non mas ao sim ao Jornal Transparência. Só o deve ter feito neste espaço porque não há outro tão disponível para passar mensagem (apesar da censura).

      E ja agora acrescento: GRUPO de empresários sul-africanos INTERESSADO (a )EM investir em STP.

    • benavides pires sousa

      24 de Março de 2011 at 10:59

      Em cheio disseste tudo o que fiz. E obrigado tambem pela correcao. mas creio haver casos que se pode utilizar o em, em vez de o a, mas nesse caso tens toda á razao.

      escrevi mal tambem e o assumo.

      É o medo e a falta de coragem que muitos de nós em Sao Tomé temos que me leva a comportar-me assim, isso porque muitas das coisas que aqui se escreve ou se escreve a outro meio de comunicacao, eles nao publicam e nem acatam visando o progresso as advertencias e correcoes que lhes sao feitas de bom grado.

  13. Paulo stp

    23 de Março de 2011 at 19:26

    Caro Benavides Pires Sousa,
    O seu comentário em nada contribui neste espaço, não queremos pessoas que falem corretamente o português, nós não somos portugueses, somos sim santomentes, maninha que tem alguns santolas, sobretudo aqueles que vivem em Portugal que falar português perfeito é a melhor coisa do mundo.
    Então você é Camões Santomense, o que realmente queremos em STP, pessoas que falam português perfeito e que em nada contribuem para o desenvolvimento do país. Vamos comparar o Brasil e Portugal, dizem que os brasileiros não sabem falar o português corretamente, mais já comparaste a economia desses dois paises, como economista que dizes ser não será difícil e por acaso já ouviste falar do Lula, o antigo presidente do Brasil, não falava bem o português, mais ergueu o Brasil, ai se tivéssemos um Lula em STP.
    A sua maior contribuição que você daria a esse espaço, era permanecer calado.
    E mais não digo!!

  14. J. Maria Cardoso

    23 de Março de 2011 at 20:03

    O MLSTP/PSD já nos habituou na sua mestria a lidar com o oportunismo dos seus conselheiros ao mais alto nível.
    Vem de longe esse boom dos camaradas do Riboque. Estão lembrados de DT (Dêfesa Tlabadô)em 1991, logo nas 1ªs legislativas? Mais?
    Presidenciais de 1996 k abriu reeleição de PR. Mais?
    Na história universal, não deve haver muitos casos da base parlamentar censurar o seu próprio Governo e deixá-lo cair em queda forte.
    Mais?
    Há mais figuras no partido para a corrida presidencial.
    O MLSTP/PSD pode até tremer, mas não tomba!

  15. Olhos Vivos

    23 de Março de 2011 at 21:20

    Olhos Vivos – 23.Mar.2011-Ao passar neste espaço dedicado a opinião pública do jornal Tela Non gostaria partilhar a minha opinião connovosco e relativamente a este tema tecer algumas considerações aqui trazido pela jovem candidata a profissional de comunicação social, Carllile Costa Alegre pela coragem e clareza com que aborda as questões e dar-lhe a sí e ao tela Non os meus parabens em brindar aos leitores e internautas com pontos de vista interessantes que em muito preocupam o nosso mercado eleitoral.Deixe-me dizer-lhe que está num bom caminho e para quem está a começar este artigo é rico em conteúdo e o que se procura num jornalismo sério, de insenção,imparcial e etico capaz de proporcionar um esclarecimento mais adquado naquilo que se passa no cenário politico do País real. Permita-me de igual modo que lhe currija, minha querida articulistana:Na verdade e é um facto consumado que o MLSTP/PSD tem afinidades Políticas com o PSD de Portugal e laços históricos e indirfacáveis com o MLPA,mas infelizmente com défices do ponto de vista ideológico e na maneira como estar na Política, devido ao seu clientelismo exagerado que a história recente não pode ignorar.Debruço-me agora e mais concretamente ao tema em questão,já que o tempo que está colocado a nossa disposição é muito limitado e a opinião que eu tento trazer a ribalta é seguinte e resume-me-se numa simples frase para a nossa reflexão da semana: O nosso Povo deseja para si o melhor Candidato,mas espera o pior se não lhe derem uma opotunidade de escolha,onde a comunicação social aí sim, tem o papel a desmpenhar o de formar e informar o público eleitor!Eu explico: O momento em que o Mundo atravessa e num País como o nosso há candidatos para todos os gostos.Há até canndidatos palaço sem ideias e nem projecto para o País.Vale tudo para ser um candidato às Presidencias porque rende milhões para meter no bolso.Abstenho-me até de falar do perfil dos candidatos,pois este fica a margem das máquinas partidárias desde que elas são apresentadas e preenham as capacidades eleitorais e aprovadas pelo supremo Tribunal de justiça é meio caminho andado e dever e o direito à cidadania,estes requisitos sejam cumpridos.Mais a dúvida que se nos levanta é: ” o dia seguinte das eleições Presidenciais.É preciso que reflictamos muito seriamente na escolha do homem o mulher que vai conduzir o destino e ocupar a mais alta magistratura do País,rumo a cadeira do Palácio côr de Rosa.É preciso que seja uma personalidade que congregue esforços para unir o Povo de S.Tomé e principe,devolver a credibilidade no que se refere a nossa imagem externa e que gera concenso e não roptura para dividir ainda mais o eleitorado já de sí indecisoos e confusos. E que não apareça na vida da nação uma figura de saque. Candidatos há mais só atrapalam.A ver vamos,porque o País precisava de um jornal assim!Olhos Vivos.

  16. Lévé-Léngue

    24 de Março de 2011 at 9:52

    Neste mundo, tudo se encontra em constantes, rápidas e profundas mudanças, pois nada é imutável. As antigas lideranças politico-partidárias vêm se deteriorando ao longo dos tempos e urge que sejam renovadas: novo tempo, novo sangue, novas células, novas ideias, salvaguardando sempre o trinómio “unidade-disciplina-trabalho”. O lema agora é DIFERENCIAR OU MORRER, mas essa diferenciação nunca deverá resultar na subdivisão das forças políticas. No Caso do MLSTP/PSD, a pior das hipóteses será apresentar-se nas próximas eleições repartido por correntes e candidaturas distintas. Só uma força política forte, coesa e com ideais engajadores poderá triunfar.

  17. Ovumabissu

    24 de Março de 2011 at 10:39

    Carlille e demais participantes,

    O artigo está muito bom. Continue assim.

    Contudo, atrevo-me a discordar quanto ao recurso a sondagens. Concordo que não é o melhor instrumento, mas é o menos mau de qualquer outro que possamos equacionar.

    Traçar um perfil do candidato ideal peca porque, regra geral, esse perfil é definido em função da corrente dominante no partido e isso poderá estar completamente desenquadrado daquilo que os eleitores pretendem. Quando o partido está… partido, então é melhor esquecer essa via.

    O recurso a uma espécie de primárias é uma boa solução, mas esbarra, como se viu no último congresso do MLSTP/PSD, na manipulação e compra de votos, etc.

    Na sondagem podemos ter a percepção da menor ou maior adesão dos eleitores a um determinado nome. É óbvio que a realidade não é estática. Um candidato que hoje parece bom poderá, dentro de algum tempo, revelar-se uma má escolha e vice-versa.

    Elenca, e bem, os casos de sondagens falhadas. Mas a verdade é que há também imensos casos de sondagens bem sucedidas. Como certamente sabe, no mundo da estatística e das previsões o relevante é acertar mais vezes do que se erra. Por alguma razão se continuam a fazer sondagens e a tomar decisões com base nelas.

    O importante, penso eu, é ter um instrumento que permita tomar uma decisão com base na melhor informação disponível à data. O recurso à sondagem parece-me um meio válido, mas que poderá ser complementado com outras considerações, tais como uma análise “swot” de cada candidato (que pode ser incluída na sondagem).

    Ao que parece, a sondagem custa USD 20.000, que, pelos vistos, o partido não dispõe.

  18. Forro

    24 de Março de 2011 at 23:08

    Aprendam a falar e escrever os nossos dialectos! Valorizar o que nos pertence!

  19. Matazele

    25 de Março de 2011 at 11:29

    Os partidos devem apresentar o melhor candidato e a melhor figura para os embates eleitorais.
    Convenhamos!
    Se um candidato a presidente do Partido obteve, na altura 70% de votos, derrotando inclusisel, ala dura, outra candidatura com o rosto do Pinto, a do Amaro que teve que sair da corrida. Quem está em melhores condições de ser candidato às presidenciais no partido?
    Certamente que é o Presidente do partido.
    É o unico a assumir a responsabilidade de qualquer resultado que o partido obtiver.
    Se o presidente se mostrar indisponível, agora sim, podem aparecer outras candidaturas.
    Quando é para assumir a confusão, a batata quente, todos fogem.
    Acho justo que o Dr Aurelio Martins, avance. São 20 anos que o MLSTP está a espera. São escandalos em cima de escandalos, cunhagem de moedas, GGA, desavenças com muita gente, etc.Prisões arbitrarias em tempo de partido único.

    • Tela

      26 de Março de 2011 at 0:23

      É Certo que o Aurelio Martins obteve certa de 70% dos votos, derrotando sem sombra de duvidas o Jorge Amado, mas estas a esquecer o porque e como que Aurelio chegou á Presidencia do MLSTP, foi preciso ele deixar claro aos candidatas (Elsa Pinto e Maria das Neves) e os seus militantes e apoiantes que não seria candidado as presidencias de 2011, caso não ele nunca ganharia,quem realmente acredita que ele ganhou porque os militantes do mlstp gostam dele, estão enganados, tanto é que vai se realizar conselho nacional para pedir a sua cabeça, não tenho nada contra ele nem a favor, so acho que ele não foi bem instruido, ja que parece ser um pão mandado. achas mesmo que ele é o mais santos de todos, ha pois deixa campanha iniciar que sabaras todos os podres

  20. Madalena

    25 de Março de 2011 at 11:41

    Este artigo está bom mas podia ir mais ao fundo.
    Como eram escolhidos os candidatos à presidencia da república antes?
    Para que serve o Conselho nacional do partido?
    Agora não se vai fazer nenhuma sondagem e gastar dinheiro, quem decide é o conselho nacional, com o suporte ao regulamento interno do partido. Falar de Cabo verde, se calhar dá para esclarecer. No partido devem agradecer os antigos, os ditos historicos, pelo trabalho prestado e encostá-los. Uma candidatura nova pode fazer sucesso. Ora vejamos, como é que uma pessoa pode assumir o glorioso MLSTP e não pode ser candidato a Presidente, isto é que faltava.
    Queremos a papa feita.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top