Política

NOTA DE REDACÇÃO

A cambalhota de “CAPOEIRA ” da Embaixada do Brasil em São Tomé e Príncipe, após o desmentido feito às declarações do Primeiro-ministro Patrice Trovoada.

No dia 28 de Junho passado, de regresso do Brasil, o Primeiro-ministro Patrice Trovoada, anunciou no aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe, o cancelamento dos fundos da ajuda pública brasileira a favor do arquipélago, em consequência do caso STP-Trading. Téla Nón deu a notícia.

O mesmo artigo escrito pelo jornalista do Téla Nón foi publicado no Jornal Kêkua, fruto de uma parceria, igual a que um PARVO de São Tomé e Príncipe, também beneficiou no passado. E na altura a utilização pelo tal PARVO, das notícias do Téla Nón para alimentar as suas edições impressas não significava que a parvoíce se tinha transformando em fotocópia do Téla Nón, ou vice-versa.

Mas o que interessa nesta nota, é entender, quantas cambalhotas deu a Embaixada do Brasil, numa gincana de “Capoeira”, que começou na última sexta-feira e terminou no sábado.

Na passada segunda – feira, 2 de Julho, o Jornalista que escreveu o artigo relacionado com as declarações do Primeiro-ministro proferidas no aeroporto internacional de São Tomé, recebe um telefonema da embaixada do Brasil. O funcionário questionou o Jornalista sobre o artigo que foi publicado no Jornal KêKua, nomeadamente sobre o cancelamento da ajuda pública brasileira, anunciada pelo Chefe do Governo, em consequência do caso STP-Trading.

A dúvida sobre a veracidade das declarações do Chefe do Governo, era tanta que o funcionário da embaixada brasileira, quis saber onde é que Patrice Trovoada, tinha dito isso? O Jornalista respondeu que foi no aeroporto internacional, no regresso da visita ao Brasil, e que todos outros órgãos de comunicação social tinham dado a mesma notícia.

Na conversa telefónica o funcionário desmentiu tudo, o que o Chefe do Governo tinha dito, e teceu outras considerações, que não justificam ser relatadas agora.

Na sexta – feira 6 de Julho, o Téla Nón recebe cópia de uma carta, enviada pela embaixada do Brasil ao Jornal Kêkua, que põe em causa a veracidade da notícia sobre a visita de Patrice Trovoada ao Brasil, e mais ainda, adverte o Jornal Kêkua para o facto de que deve estar «ao serviço da verdade e não da especulação».

A notícia feita apenas e só, com base nas declarações do Primeiro-ministro, foi assim considerada como especulativa, assim como as declarações do entrevistado. A mesma carta punha em causa outras declarações do Primeiro-ministro publicadas no artigo. O leitor pode ler na íntegra o conteúdo da carta emitida pela embaixada do Brasil no dia 6 de Julho. CLIQUE –Nota 1Nota – 2

O Téla Nón cujo jornalista foi autor da notícia publicada também no Kêkua, divulgou o conteúdo da carta. Kêkua fez o mesmo. 24 horas depois, ou seja, no dia 7 de Julho sábado, regista-se a mais artística Cambalhota de CAPOEIRA no solo são-tomense. O trampolim que terá provocado a cambalhota, é desconhecido. Certo porém é que a Embaixada do Brasil, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de São Tomé e Príncipe, pôs na boca da TVS e da Rádio Nacional um comunicado, com intenção de desmentir os Jornais Kêkua e Téla Nón. Mas desmentir o quê? Só mesmo a sua carta de 6 de Julho poderia ser desmentida.

No flic flac da Capoeira, para desmentir a si próprio, a embaixada do Brasil, maltratou os dois jornais, por terem divulgado o conteúdo da carta, através da qual a Embaixada pretendia pôr fim a especulação em torno da notícia criada pelo Primeiro-ministro.

Mais do que culpabilizar os dois jornais, por terem dado ao público a oportunidade de conhecer a posição da embaixada do Brasil em relação ao artigo publicado, a representação diplomática, diz que a sua carta foi uma sugestão, que não deveria ser publicada por se tratar de carta particular. Diz que foi um atentado a privacidade de correspondência, e acusa os dois jornais de baixo nível ético. Pode ler o segundo comunicado da embaixada do Brasil. CLIQUE – Carta Brasil2

No seu conceito ético sobre o jornalismo, a embaixada do Brasil, considera que alguém e ainda mais uma representação diplomática, de um país visado na notícia, que reage pondo em causa o conteúdo da mesma, através de uma carta enviada a uma redacção, deve ser silenciada.

A verdade que a carta pretendia trazer a luz do dia, deveria ser escondida ao grande público, e guardada numa gaveta, considerada apenas como simples sugestão, para não atentar contra a privacidade de correspondência. É o conceito de ética jornalística da Embaixada do Brasil. Não é o conceito do Téla Nón.

Duvido muito que uma redacção informativa de um país livre e democrático como o Brasil, tendo acesso a uma carta de uma instituição diplomática a “protestar” contra factos publicados numa notícia, iria guardar a mesma na gaveta por ser sigilo, ou sugestão. Ainda mais quando a mesma carta não faz qualquer referência a confidencialidade do seu conteúdo.

Téla Nón cumpriu o seu dever, informando o grande público sobre o posicionamento da Embaixada do Brasil em relação ao anúncio feito pelo Primeiro-ministro, de cancelamento da ajuda pública brasileira a favor de São Tomé e Príncipe.

E até que se prove o contrário, o Téla Nón, tem certeza absoluta que em nenhum momento mentiu. A notícia de 28 de Junho, relatou palavras do Primeiro-ministro, que foram desmentidas no dia 6 de Julho pela carta oficial da Embaixada do Brasil, como o leitor pode verificar no anexo acima.

O Téla Nón está seguro de que o comunicado da Embaixada do Brasil de sábado dia 7 de Julho, serviu apenas para desmentir a própria instituição, que em menos de 24 horas, tentou dar o dito pelo não dito.

Abel Tavares Veiga

15 Comments

15 Comments

  1. João Bosco Menezes de Pinho

    10 de Julho de 2012 at 15:30

    É o resultadoda reunião realizada pelo Salvador dos ramos no Ministério dos Negócios Estrangeiros ameaçando a embaixada de Brasil evocando a Convenção de Viena. Mas o Povo sabe Tudo. Alguem esteve la dentro e não concordou com esta pouca vergonha e pôs tudo cá fora. Este é o nosso País.

  2. Canimambo

    10 de Julho de 2012 at 15:46

    Gosto muito da escrita da São Deus Lima! Quer dizer, Abel Veiga. lolololol Palhaçada pah

  3. TVSA-Televisão Santomense Aberta

    10 de Julho de 2012 at 15:52

    Ameaça de crise diplomática entre Brasil e S.tomé e Príncipe.Tudo protagonizado por quem? Patrice Trovoada e o seu Governo.

  4. Pidu Mamom

    10 de Julho de 2012 at 16:27

    Oh credo é! São Lima ficou mó djá ngapoudji.É o que da mistura.

  5. TC

    10 de Julho de 2012 at 16:30

    Bom trabalho.

  6. DEUS PROVERÁ

    10 de Julho de 2012 at 16:47

    O Patrice Trovada e o salvador Ramos não podem ameaçar a representação diplomática brasileira ,pelo facto de estar a defender os interesses do seu pais,apenas falando a verdade ,contrariando assim as mentiras ditas pelo mesmo Patrice Trovada com relação ao governo brasileiro.
    Pois fique sabendo senhor Patrice o povo esta de olhos posto em ti
    Acredito que ja não teras muita margens de manobra.
    vejamos a roça dnª Agusta que por consiquinte é do seu Pai.
    Vais la ,pagas aqueles coitados para revoltar a favor da SATOCAU,esquecendo o sr.de que quem tem a roça DONA AGUSTA abandonada e os moradores desempregados,é o seu PAI MIGUEL TROVADA,porque a roça é dele.
    APELO A TDA APOPULAÇÃO DE S.TOMÉ E PRINCIPE A ESTAR ATENTOS AS MANOBRAS DO PATRICE TROVADA ,SE ISSO CONTINUAR VAMOS SAIR AS RUAS DA CAPITAL GRITANDO CONTRA TI ,E OS SEUS CAPANGA,EM MENOS QUE 2 ANOS JA ESTAMOS MORRENDO A FOME ,SÓ SABEMOS QUE AS SUA ECONOMIAS ESTÃO A SUBIR FEITO UM FOGUETÃO.
    COM SOCIEDADE PRIVADA DE TDS PAISES,É SATOCAU,É DOCA DE PEIXE,É BGFI,É RAMY ETC.PORK TDA ESSA GANANCIA HOMEN?

  7. de coração

    10 de Julho de 2012 at 17:22

    Coitados dos diplomatas da embaixada do Brasil! Não estão habituados a ter um chefe de governo como o nosso que faz visita de trabalho( perdão vissita privada, neh?!)a um país para se encontrar com um funcionario de um ministerio, e chega aqui diz que o governo daquele país disse isso mais aquilo…! Caros amigos brasileiros, nisso nós somos bons.E o PM PT então, é de se lhe tirar o chapéu! Só que dessa vez o tiro lhe saíu pela colatra e ele vos fez meter os pés pelas mãos. Digam o que voces quiserem, mas o telanom é BUÈ FICHI. Força Abel!

  8. paparazzi

    10 de Julho de 2012 at 17:39

    Patrice trovoada talvez agora vai parar de viajar e passear e tb deixar de enganar o povo que resultados negativos que em nada significa chefe do governo

  9. ANCA

    10 de Julho de 2012 at 17:46

    Tudo isto séria, desnecessário, se se os orgãos de comunicação sociais, em causa, praticassem, a difusão da informação ou notícia, baseado, nos padrões, internacionais daquilo que é e devia/deve ser pratica de Jornalistíca, cultura de boas praticas, de investigar antes de públicar, saber mais, praticar, Jornalismo de investigação, para o bem da cidadania dos cidadãos, massa crítica, e do país(Território, Mar, População), perante uma cultura de verdade, transparência, honestidade, responsabilidade e sentido de Estado, versus, da pratica de especulação, da negação da verdade/veracidade dos factos antes de publicar, versus praticas de protagonismos jornalistícos, com interesses duvidosos, ao serviço de grupos, e de lobbies, políticos.

    Por exemplo;

    No final da notícia veiculada pelo Téla Non, do dia 6 de Julho, com o Título -“Nota de imprensa da Embaixada do Brasil desmente declarações de Patrice Trovoada”-

    desnecessário era o paragráfo, com a alusão, e passo a citar;

    “Afinal de contas com quem o Primeiro-ministro negociou o reescalonamento da dívida de 5 milhões de dólares da linha de crédito do Brasil?”

    pondo em causa, a credibilidade, do poder e instituições nacionais, sem investigar a realidades os factos, perante as mesmas, levando os nossos cidadãos, leitores/comentadores, numa corrente especulativa, de denigrir, as nossas intituções e poder nacional, contribuindo desta forma, para o enfraquecimento, do poder( jamais estar aqui em causa, as cores políticas partidárias, mas sim a unidade do país) e intituições, bem como, o empobrecimento do nosso jovem sitema democrático.

    Por exemplo;

    Desnecessário nesta nota de redação, o trecho de um paragráfo, que passo a citar;

    “O trampolim que terá provocado a cambalhota, é desconhecido.”

    que leva mais uma vez, ao nossos concidadãos a especularem, a porem em causa, o nosso poder as nossas instituições democrática, emfraquecendo-as e empobrecendo a democracia nacional.

    Pois que esta frase, prossupõe, que algo se passou, mas que o Jornal, desinforma ou especula.

    A que progredir evoluir, a forma como se pratica o jornalismo, como se pratica a informação, para niveis e boas praticas, de jornalismo de Informação, meidnate investigação depois publicação.

    Pois que uma das boas praticas para chegar a veracidade, dos factos, supõe que as hipoteses, têm que ser também elas, verdadeiras, mediante a investição do;

    Porquê?

    O quê?

    Quêm?

    Onde?

    Quando?

    Como?

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    Bem haja

  10. pereira

    10 de Julho de 2012 at 17:49

    tela-non continua….o povo gosta

  11. mavinga diz

    10 de Julho de 2012 at 17:50

    Sr. canimambo, vai deitar na lama, está completamente desprovido de conheçimento.
    São lima,pode escrever bem mas o Abel Veiga não fica atras graças a deus Abel tem-se posicionado como bom jornalista. Tal como disse o outro a São Lima ficou mó djá ngapoudji….

  12. carlos costa

    10 de Julho de 2012 at 18:27

    nao se pode tapar o sol com pineira. Tela nom o nosso jornal da diaspora so tem que ter a humildade e reconhecer o erro porque se precipitou e nao fez a investigacao sobre a presensa do PT no brasil como convinha a qualquer jornalista que quer se respeitar. Depois do erro so tem que pedir Desculpas ao Pais.
    Aqui esta a prova que o pt se encontrou com altas individualidades brasileiras.

    Agenda do ministro Celso Amorim para sábado, 23 de junho de 2012

    O ministro da Defesa, Celso Amorim, cumpre agenda de trabalho no Rio de Janeiro (RJ).

    16h00 – Recebe em audiência o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, na Escola Superior de Guerra (ESG)**copia da pagins oficial do governo brasileiro

    • Aborrecido

      11 de Julho de 2012 at 17:41

      Um cidadao vem e mostra o link onde se pode ver a agenda do governante brasileiro, confirmando a existencia de encontros com o PM de STP, e mesmp assim alguns incultos votam contra a noticia!!!!!
      Muita palhacada.
      Costumamos dizer que o nosso pais nao avança pelos politicos que temos, mas nao deixa de ser verdade que os cidadaos sao igualmentes culpados. Pessoas encarram a politica com fanatismo clubista jogando uma especie de “fogo kemamu mon”. Ate o Telanon esta metido nisto ate ao pescoço. Quem duvida que o Tela Non tem como primeiro objectivo a queda do Governo de Patrice. Por isso, em vez de escrever assuntos de facto inteligentes e interressantes so quer encontrar assuntos que alimente polémicas em desfavor do Governo. Eu, cidadão imparcial e sem partido, digo BASTA!!! Deixem os governos trabalhar e no fim dos mandatos, façam o loby que acharem necessario para a mudança pretendida.
      Ao Telanon, digo; mesmo que nao publiquem esta mensagem, ja me dou por satisfeito, saber que ela foi ao menos lida por voces!!!
      Fico Triste e zangado.

  13. Maria

    10 de Julho de 2012 at 20:41

    Bom entendedor pouca palavra basta. Esta mais que visto que o sr Primeiro ministro meteu a pata e foi desmentido pela embaixada. Esta por sua vez, tenta encobrir tudo com uma segunda carta. So um parvo nao ve o que se passa. Por favor, o povo nao e estupido. Podem enganar a quem quiserem mas isto esta a cheirar a algo.

  14. mavinga diz

    11 de Julho de 2012 at 11:17

    Muito bem Maria gostei

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top