Sem categoria

PAPAFPA inaugura obras em três comunidades agrícolas de Monte Café

Obras de carácter social e económica foram inauguradas em Novo Destino, Bem-Posta e São José, dependências da antiga empresa agrícola Monte Café. Sistemas de abastecimento de água, secadores solares, dentre outras infra-estruturas construídas no âmbito do projecto PAPAFPA.

O corte das fitas começou em Novo Destino, onde foram construídos dois secadores solares e uma pocilga. Esta última que serviu de uma amostra para um projecto-piloto de criação de suíno, que o projecto PAPAFPA vai alargar nesta primeira fase á 10 pessoas daquela antiga dependência da empresa Monte Café.

De igual modo, em S. José, houve também corte das fitas desta feita para a inauguração de 24 latrinas e 10 capoeiras para igual número de famílias, que beneficiou também de frangos de carne.

Obras de carácter social e económica realizadas com o financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), no âmbito do projecto PAPAFPA que tem apoiado o desenvolvimento da cooperativa de exportação de café biológico (CECB).

Para além de Novo Destino e S. José, em Bemposta foi inaugurado um sistema de abastecimento de água que garante água potável a população local. «Gostaria de apelar a todos os que foram ou estão sendo beneficiados com este ou aquele projecto, que encare com seriedade para que possamos tirar maior lucro e aproveitemos para o futuro, porque nenhum projecto é para sempre», constatou José Samba, Presidente da CECAFCFE.

Por isso o desafio lançado pela Directora do PAPAFPA, Carminda Viegas, para a conservação e apropriação destes projectos avaliados em cerca de um Bilhão de dobras foi o seguinte: «São infraestruturas, e como infraestruturas devem ser tratadas da forma mais adequada para levarmos estas infra-estruturas a terem uma produtividade boa, portanto ter uma maior durabilidade, no que se aplica a conservação. Daí que, eu peço a todos os envolvidos e todos os beneficiários à manutenção das infraestruturas», apelou Carminda Viegas.

A inclusão dos projectos ligados a pecuária nas actividades do PAPAFPA representa uma inovação que mereceu elogio do Ministério da Agricultura Pescas e Desenvolvimento, que se fez representar por Arnaldo Santos:

Acrescentou ainda que «é de extrema importância a agricultura e a pecuária estarem juntas, visto que a pecuária aproveita o serviço da agricultura e a agricultura aproveita os excrementos dos animais para aumentar a fertilidade o solo. Isto vai aumentar o rendimento das pessoas, portanto também estamos satisfeitos com esta situação, visto que o objectivo do Ministério da Agricultura é melhorar as condições de vida dos agricultores, dos criadores, dos pescadores de forma a ter um rendimento maior e conseguir alimentar a sua família», referiu o representante do Ministério da Agricultura.

Novo Destino, S. José e Bem-Posta, beneficiadas com este projecto, são 3 das 6 comunidades agrícolas da ex-empresa Monte Café integradas na fileira de exportação de café biológico.

Bendzaison Lima

4 Comments

4 Comments

  1. Pen Drive

    15 de Agosto de 2013 at 16:59

    Montes de coisa nenhuma!

  2. elsa

    15 de Agosto de 2013 at 19:26

    As politicas SOCIAIS
    JARDINS, CRECHES, LAR DE IDOSOS, SEGURANÇA SOCIAL, SEGURO DE VIDA, ETC. reabilitação DAS CASAS, MAIOR HABITABILIDADES PARA O CONFORTO DAS FAMILIAS.MAIOR DIGNIDADE PARA COM OS IRMAOS ANGOLANOS E CABOVERDEANOS, PRECISA-SE.

  3. Badiu di STP

    16 de Agosto de 2013 at 9:24

    “Daí que, eu peço a todos os envolvidos e todos os beneficiários a seguirem a destruição de estradas á manutenção das infraestruturas», apelou Carminda Viegas”

    Não entendi este ponto queira me esclarecer
    aguardo…
    Mantenhas

  4. Jornal Amador

    19 de Agosto de 2013 at 19:21

    Em pleno seculo XXI, sera normal e mora colocar como noticia inauguração de latrina? Tenham vergonha senhores dirigentes, e também jornalistas que publicam esse tipo de noticia….. é vergonhoso inaugurar latrina….. estimula pessoas a ter cultura de construir com casa de banho….. latrina não pode ser noticia… tenha vergonha…. tenham orgulho……chega
    de espirito de miséria e pobreza….

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top