Sem categoria

Danilson Cotú é o novo ministro da Juventude e Desportos

Sob proposta do Primeiro-ministro, Gabriel Costa, o Presidente da República, Manuel Pinto Costa, exonerou Albertino da Boa Morte Francisco do cargo de Ministro da Juventude e Desportos, tendo nomeado em sua substituição o sociólogo Danilson Alcântara Cotú.

O decreto presidencial não especificou as razões do afastamento de Albertino Boa Morte. Em declarações à TVS no momento da tomada de posse de Danilson Cotú, Albertino Boa Morte disse que deixava o governo por razões pessoais e familiares.

Danilson Cotú, o novo ministro da Juventude e Desportos, formou-se em Sociologia no Brasil. Foi professor da Universidade Lusíada e do Instituto Superior Politécnico, ISP. Leccionou igualmente no Liceu Nacional e foi chefe de Gabiente do Ministro da Administração Interna.

Bendzaison Lima

34 Comments

34 Comments

  1. luisó

    26 de Agosto de 2013 at 19:57

    Sr. lima, por favor vá aprender a escrever português correctamente, você escreve de uma maneira que até parece que tem só a 4ª classe.
    O sr. é jornalista mesmo?
    E a investigação para o artigo quem faz?
    Diz que o novo ministro é formado numa das universidades brasileiras, qual delas, foi professor na lusíadas mas não é só lusíada, antigo director do MJ mas que direcção dirigiu se é que o MJ tem alguma direcção!!!!!!
    Por favor Telanón….

    • pascoal de carvalho

      26 de Agosto de 2013 at 21:52

      se calhar o sr. Lima veio ao téla nóm treinar a sua intenção jornalística.

    • Male Pombô

      27 de Agosto de 2013 at 19:27

      Força aí, Danilson.
      Começaste bem, com modéstia.
      Bom trabalho e aplica o que aprendeste com a tua mãe, a professora Júlia.

  2. luisó

    26 de Agosto de 2013 at 20:00

    Ah desculpa, homem forte ?
    Por favor…

  3. Barão de Água Izé

    26 de Agosto de 2013 at 20:01

    Uma sugestão ao novo Ministro: Tome medidas para recuperar o Clube Naútico com uma piscina olímpica, de forma que os jovens e menos jovens da nossa Terra possam aprender a nadar e por que não competições de natação e outros desportos aquáticos? Para além da importância do Clube Naútico para o turismo de STP.

    • Barão de Água Izé

      27 de Agosto de 2013 at 18:06

      Sem grandes encargos para o Estado: Verificar a propriedade do local. Se propriedade privada, verificar se o que está contratualizado, está a ser cumprido; se o contrato não está a ser cumprido ou houve posse que prejudicou o Estado, ou está abandonado, a expropriação pública deve ser desencadeada; promover concurso público para apresentação de projectos de arquitectura e construção; lançar concurso público internacional aberto a Nacionais, para construção e exploração do NOVO Clube Náutico.

    • Stwart Afonso

      28 de Agosto de 2013 at 8:54

      Meus amigos, club nautico?
      Não é da responsabilidade do novo ministro, mas temos que perguntar a qualquer politico, o que vai ser feito desse club nautico, pousada, Agostinho Neto. Pergunto pois podem servir para abergar os burros que recentemente chegaram ao Pais.
      As ideis custam caro, por isso aproveitem.
      Por outro lado o PCD se fosse realmente um partido sério, ja tinha tirado alguns dos seus ministros
      , mas como transformou naquilo que vimos nada feito. Para esses jovens, ser ministro é bom e ainda mais jovem, mas cuidado quando misturam com os que ja tanto mal fizeram ao Pais. decerto para estar nesse meio tem de transformar … esperemos que não.
      Trabalhe e procure dar ao Pais em vez de fazer como os vossos chefes, não desfrute apenas do Pais, não tire o que ja é pouco do POVO, de nos todos. Faça algo de novo? Sabemos que é deficil.
      Eu não gostaria de te ver na lista negra daqueles que roubaram tanto e hoje são politicos e deputados.
      Cuidado ser ainda jovem , quer dizer que tens ainda muito tempo de vida e os tribunais poderão sim um dia julgar e mandar prender, mesmo a sério todos aqueles que vêm roubando.
      Sabes, sera mesmo os jovens virão fazer isso e ai meu caro.
      Lembre -se que o que estas a gerir n~#ao é teu, seja sempre contra a corrupção. Sei que vai ser deficil, mas se não for saia. Conhecvemos bons plotocos , no PCD que hoje estão fora da politica pois estavam contra os actos de corrupção do seu partido.

  4. eu

    26 de Agosto de 2013 at 21:39

    Clube nautico ]e para fazer hotel de luxo com marina,
    Cinecia sim, se n\ao estou errado, acho q aquele espaco ficou morto desde o tempo do Sr. Abnildo.
    Quanto ao desporto, sou da opiniao que o pais deve especializar/se numa modalidade. esta especializacao darnos/a atleta para competir com os melhores do mundo e vencer.

  5. pascoal de carvalho

    26 de Agosto de 2013 at 21:51

    numa altura em que se fala tanto de qualificação dos profissionais é no mínimo lamentável a maneira como um jornal com estrutura organizada permite ou aceita tamanha mediocridade noticiosa. para mais sendo propriedade de um dos mais conhecidos jornalistas da praça são tomense. aonde estas caro Abel Veiga?

    • Stwart Afonso

      28 de Agosto de 2013 at 14:06

      Não te preocupes, assim vai a nossa terra, em todos os sentidos, promove – se os burros. Mesmo sendo jovens, mesmo que a gente queira promover a joventude, é dever de nos todos, promover a competência, mas infelizmente promovemos apenas os burros, os ladrões, mesmo jovens tanto como os velhos…

  6. João Rodrigues Serôdio

    27 de Agosto de 2013 at 1:56

    A esmola quando é muita,o pobre desconfia.Isto a propósito,quando em 7 de Março do corrente ano,conforme notícia de Tela Non,o Ministro da Juventude e Desporto,Albertino Francisco,anunciava a construção de 400 Habitações para jovens,e criação de 1000 postos de trabalho até 2014,é agora substítuido nas suas funções por novo Ministro.Será que prometeu o impossível,e o 1ºMinistro só agora é que tomou conhecimento,e O demitiu,ou o novo Ministro terá que prometer o dobrou que o seu antecessor?Mais estranho,é que a notícia dada pelo Tela Non,não diz qual é o motivo de tal exoneração,por mais esfarrapada que ela fosse,o País deveria saber.Neste País,já nada me surpreende,estes Senhores continuam a governar conforme os seus interesses,e o Povo cada vez mais indigente,lá vai cantando e rindo,pois “É com bolos que se enganam os tolos”.

    • pagaguno

      27 de Agosto de 2013 at 8:07

      O Homem tentou estorquir um empresário Português que vinha construir as ditas casas sociais, segundo o ADI digital, o homem quis ficar com 20 das 400 casas. Sem contar que o Homem maltratou o Embaixador do Brasil dizendo que a capoeira era coisa de marginais. Sucede que todos os casos de corrupção deste Governo vêm do PCD, será coincidência ??? Ou são mesmo partido comedores de dinheiro…

  7. Estanislau Afonso

    27 de Agosto de 2013 at 6:35

    Gostaria de aproveitar este momento de remodelação governamental para desejar o novo ministro sucessos. Força Danilson Cotú.

  8. desta terra

    27 de Agosto de 2013 at 7:48

    Os jornalistas do tela-non devem investigar mais.
    Se o não fizerem, estarão a agir como jornalista/funcionários públicos, da TVS e Rádio Nacional, que só informam o que os seus ministros os mandam.

    O Tela-non se investigasse só um pouquinho mais, saberia que o ex ministro da juventude foi posto na rua porque está mancomunado com alguns dos seus assessores no processo de corrupção de 400 casas para a juventude.

    Dizem que ele mais os dois veteranos, sendo um ex primeiro ministro da fileira do MLSTP e um representante de um ex presidente da república “fornetico” queriam mais 20 casas para o seu consumo próprio, para além das 400 iniciais.
    Só que as 20 serviriam para ser distribuídas entre eles, caso que levou o investidor a denunciar este bárbaro acto de corrupção a vários órgãos de soberania do país.

    O Tino deu-se mal!
    Jovens não se podem envolver em actos de corrupção!
    Ele deveria ter colocado os velhos conselheiros no seu lugar.

    Enfim…, é só corrupção e mais corrupção…

    Agora falta a demissão do ministro de obras publicas que foi buscar dinheiro na EMAE para pagar bilhete de passagem para ele e sua amante e filhos na classe executiva para irem passear a Portugal.

    • Observador

      27 de Agosto de 2013 at 15:53

      O Senhor desta Terra diz,Se o Sr. é do ADI, reflita ou pergunta se não sabe,os Ministros de todos os Governos, que tem sobre a sua tutela, Empresas que produzem dinheiro, tenhem ido todos, mas todos buscar dessas Empresas, Dinheiro, para atender isso ou aquilo. Tente saber se a EMAE, não tem costeados algumas ou muitas despesas extras. Só que ADI pensa, que só ele ou os seus, só que sabem fazer política. Mas, ainda bem que os Santomenses acordaram para escoraçar o 14º Governo. Pergunta Ao antigo Ministro das Finanças, o Sr. Américo Ramos, se o mesmo não tem sobrinha em Portugal, que não estuda, mas foi sempre beneficiado com bolsas. Essa Sobrinha, é Mulher de um Senhor de Santo Amaro, de nome Americo Morais. Procure saber ou investigue!

    • Justiça XXI

      28 de Agosto de 2013 at 8:18

      Se está bem lembrado, não foram os santomenses que “escorraçaram” o XV Governo, mas sim uma elite representante e ansiosa pelo poder.

    • Justiça XXI

      28 de Agosto de 2013 at 8:19

      XIV quis em exprimir

    • Jóia rara

      28 de Agosto de 2013 at 15:02

      Não não não sro justiça XXI eles que se escorrassaram dando de bandeja o poder aos famintos do poder.
      Viva o cotú, seja mais dinámico que o antigo ministro.
      Use a sua vitalidade jovem para servir o povo e não para servir os teus interesses pessoais que é certamente o que esta na moda entre os políticos.

  9. Fla Ceto

    27 de Agosto de 2013 at 9:07

    Tirar um e por um outro, sendo farinha do mesmo saco, venha a dar o mesmo. Não há remodelação que endireite este governo completamente desnorteado! Quando se tem a perna cronicamente doente, não deve haver melhor solução para salvar a vida do que amputá-la. O único remédio para o país neste momento de tanta incerteza e desorientação total é fazer urgentemente o recenseamento eleitoral, constituir um governo de gestão para três ou quatro meses e fazer eleições, de modo a devolver ao país que muito merece um governo legítimo, resultado obviamente da vontade popular. Para o bem de STP, viva a democracia, viva o povo! Um bem haja a todos que com muita coragem tem vindo a viver momentos muito e muito difíceis neste país de nome Santo. Que Deus todo poderoso, S. Tomé e S. António nos abençoe!

    • joão pedro

      27 de Agosto de 2013 at 16:13

      Este sim,é um comentário com classe. Porque espelha a realidade santomense.
      O pinto da costa diz que, só esta preocupado com a sua reforma e que ja não se irá sujeitar ao sufrágio.
      O gabriel da costa também diz que,não pediu para ser 1º Ministro,e o que deu está dado. Portanto, moral da hitória?
      O povo que se lixe.

    • joão pedro

      27 de Agosto de 2013 at 16:15

      quiz dizer “história”

  10. Me Pombo

    27 de Agosto de 2013 at 9:08

    E lamentavel, intrestecedor, e desanimador; sera que nao existe mais pessoas com um minimo de resernava moral neste pais? Um individuo tao jovem, com forca e poder de revolucionar o seu pais ainda ainda assim pensa em destruilo? Ate quando teremos pessoas de boa fe a frente dos nossos destinos como forma de nos proporcionar um futuro sombrio? Sou obrigado a fazer parte da plateia dos ceticos quando ao desenvolvimento de Sao Tome e Principe. Peco desculpas pelas minhas apologias.

    • emiliano-

      27 de Agosto de 2013 at 17:17

      Caro senhor os jovens actuais quando chegam ao país só pensam em ser ministro ou algo semelhante,em um ano, já querem ter um avião ou coisa semelhante. São piores que a velha geração. O tempo da honestidade dos junchans e muitos outros já acabou. O país esta totalmente entregue a nova geração.

    • Afinal?

      28 de Agosto de 2013 at 7:43

      Um tempo novo pode não ser salvação?

  11. Jornalista Amador

    27 de Agosto de 2013 at 9:45

    Antes de mais meus parabens ao novo ministro, e assim vamos manter a nossa tradição: STP é unico pais do mundo em que ao andar narua corre se o risco de ser nomeado ministro, e pro isso pergunto, quem ainda não foi ministro nessa terra?
    Mudando de assunto, pergunto, o que o nosso ministro pensa fazer? Qual o seu projecto para esse sector?
    A titulo pessoal, deixo uma Questão:
    – Justifica existencia desse ministério?
    A minha resposta é:
    – Não. Se somarmos ordenado de um ninistro desta area, o custos de viaturas que ele usa mais os seus colaboradores, as viangens e outras regalias que desconheço, dentro de 5 anos temos um pavilhão coberto, uma piscina e leite para os atletas federados ( os que representam pais, quem um copo de leite têm para beber).
    – Falamos de coruupção, mas existem muitas coisas que devem ser reestruturadas…. pode parecer absurdo essa ideia, se verificarmos que no periodo colonial, altura em que STP vinha em varias estatisticas mundiais, so existia um Governador e meia duzias de colaboradores….. é preciso pensarmos nisso…..existe muito desperdicio na estrutura governativa do pais.

    Pensem nisso por favor, não tenho nada contra novo ministro, antes peçlo contrario… se outros vão ele tambem tem esse direito.

    • joão pedro

      27 de Agosto de 2013 at 16:29

      Realmente é preciso cortar nas mordomias do estado. Pois,eles não são dignos dessas mordomias.
      Existiram conferências internacionais,em que os nossos representantes,fizeram questões de estarem presentes,obrigando o erário público a uma logistica choruda e desnecessaria,para depois passarem despercebidos,em todo simpósio.

  12. adriano rosamonte vaz da conceição

    27 de Agosto de 2013 at 10:11

    Desejo-lhe muitos êxitos e felicidades para o novo cargo governamental ora empossado, Denílson Cotó.

  13. Não tem nome

    27 de Agosto de 2013 at 10:13

    Não é de hoje que esse maravilhoso país vai de mal a pior.
    Santomé caflá. Nê buê, nê piadô, nê códo cu malé, dixi sa cua sé mé.
    O Danilson Cotú como um homem que nós os estudantes conhecemos na Universidade Lusíada é um individuo malvado, vingativo, que só sabe prejudicar alunos que ele não vai com cara dele vai ser Ministro? Pergunta todos que foram seus alunos. Não tenho esperança neste país. Sorro pelo meus filhos e os meus netos e por todos que são vítima dela política, mas que ainda saem de casa para votar para esses senhores. Se fizerem um estudo, vão dar conta que os politicos são em concreto os responsavél pela aumento de indice de probreza em STP.

    Mas quem cala consente. Sem aumento de vozes pacifico o nosso destino coletivo está comprometido.
    Pro outro lado, todos que fazem mal ou não, sempre invocam problema pessoais e familiares para justificar a demissão. O povo não é parvo, sabe-se da importancia desse cargo para deixar qualquer maneira por razões referenciados.

    Deus é quem sabe!

  14. CT

    27 de Agosto de 2013 at 11:07

    Por favor senhor novo ministro que até foi meu professor 10º ano no liceu nacional, olha para o desporto no seu amplo termo. cria programs na tv e rádio que dinamize o desporto em geral não se esquecendo dos jornalistas desportivos. Força Cotú

  15. Francisca CL

    27 de Agosto de 2013 at 11:46

    Aviso a todos jovens santomenses. Tenham sempre um fato novo, sapato novo, camisa nova ou vestido de gala novo.Não sabem porquê? Porque correm grande risco de a qualquer momento serem chamados (as) para serem ministros de qualquer coisa.

  16. A.Salomão

    27 de Agosto de 2013 at 13:54

    Gostaria de aproveitar este momento para parabenizar o Sr.Adilson Cotú por mais uma conquista.E também para lhe lembrar que os jovens deste país estão com os olhos posto no Sr. e esperando que o Sr. como jovem que é possa vir fazer a diferença pela positiva. Esperemos que realmente concretize projetos em prol da juventude santomense.E que não faça como uns e outros que nem conseguiram angariar fundos para a realização dos jogos da CPLP.

  17. luisó

    27 de Agosto de 2013 at 22:30

    Este cargo ministerial devia era preocupar-se com os jovens e o desporto. Quando digo jovens não falo de casas, isto devia ser da área das obras publicas, por jovens era o emprego, formação, iniciativas culturais e desporto universal.
    Devia era preocupar-se em fazer uma piscina olímpica, um pavilhão multi desportivo, pista tartan no estádio ou incentivar agremiações desportivas de bairro ou cidade.
    Agora preparar contratos para casas?
    Não uma só grande infra-estrutura do género que falei acima. Porquê? em 38 anos não houve dinheiro nem que fosse para um grande pavilhão?
    Onde é que os jovens podem começar o desporto e ter condições para mais tarde representar o País? Na rua?
    E por favor não me venham falar no desporto escolar!!!
    Deixem as casas para o ministério das obras públicas. Onde é que já se viu isto?
    natação, saltos olímpicos, canoagem, vela só para falar nos desportos de água.

  18. luisó

    27 de Agosto de 2013 at 22:38

    O seu a seu dono.
    Agora sim vejo um 3º parágrafo bem escrito e lúcido.
    Registo que afinal trabalhou no MAI e não no MJ.

  19. Pía Non

    28 de Agosto de 2013 at 8:48

    Pelo menos não é doido, como o seu antecessor.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top