Sociedade

Campeão europeu e mundial de taekwondo inaugura empresa de segurança privada e de vigilância em São Tomé

Chamkimorby.jpga-se Eugénio Quaresma Quaresma, mais conhecido por Kim Orby. 52 anos de idade foi por duas vezes consecutivas, campeão da Europa em taekwondo, em representação da Espanha. Também campeão do mundo em 1975, o são-tomense, cujas marcas conquistadas nas competições ainda não foram batidas a nível mundial, decidiu implementar na sua terra natal, a longa experiência adquirida no domínio de segurança pessoal e privada. A nova empresa chama-se Securitas.

A experiência e o sucesso no domínio da segurança privada e pessoal e vigilância, durante vários anos no reino da Espanha, são os trunfos que Kim Orby, decidiu lançar em São Tomé. Apesar da existência de algumas empresas do ramo no país, o campeão mundial de taekwondo, considera que a tendência de desenvolvimento do país, fruto do aumento de investimentos e marcado pela criação de muitas empresas, justifica o nascimento da SECURITAS. «Pela experiência que tenho nesta área e enquanto cidadão são-tomense decidi instalar esta empresa», declarou.

O nome Eugénio Quaresma(kim Orby), acaba por ser o melhor cartão de visitas para a própria empresa. Tem um historial singular em São Tomé e Príncipe no domínio de segurança pessoal, e acabou por ganhar maior notoriedade no reino da Espanha. O domínio dsecuritas-1.jpgas artes marciais, na modalidade de Taekwondo, faz grande diferença.

É cinturão negro 5º Dan. Em 1975, foi campeão do mundo da modalidade nos jogos realizados Guaiaguile – Peru. Kim Orby representou as cores da Espanha. O mesmo país onde foi campeão nacional de taekwondo em 1977 e 1978. Em nome do reino da Espanha conquistou por duas vezes o campeonato europeu da modalidade, nos anos 1975 e 1977. Mais recentemente foi instrutor da polícia nacional espanhola em Palma de Maiorca.

Também foi e continua a ser instrutor da Guarda Presidencial são-tomense. Com a criação da securitas.jpgempresa securitas, Kim Orby pretende levar a experiência e o conhecimento das técnicas de defesa e segurança pessoal, ao público.

Mais de duas dezenas de jovens são-tomenses devidamente treinados pelo mestre cinturão negro, exibiram as suas competências no jardim do hotel Miramar. Golpes de defesa e de ataque, e outras demonstrações provaram a competência dos seguranças treinador por Kim Orby. «Na Europa sobretudo na Espanha onde vive durante muitos anos, um segurança é segurança. Ele tem que ter capacidade para defender, tem que estar preparado física e psicologicamente», explicou.

O sucesso nas suas actividades como segurança em Espanha é para repetir em São Tomé. «Na Espanha eu tinha uma empresa que garantia a segurança pessoal de artistas e do pessoal do Hollywood que visitava a Espanha no período de férias», reforçou.

Os jovens que formam a empresa securitas, manifestaram-se prontos para o trabalho de segursecuritas-2.jpgança de pessoas e bens. Pretendem seguir as pisadas do mestre que foi segurança pessoal de altas individualidades internacionais. «Eu fui segurança pessoal de Maike Douglas, durante 1 ano na palma de Maiorca», precisou kim Orby.

Securitas vem juntar-se a outras empresas de segurança privada que operam no mercado são-tomense.

Abel Veiga

To Top