Destaques

“Securitas” investe para dissuadir assaltos com metralhadoras

A empresa de segurança privada, “securitas”que iniciou as suas actividades em São Tomé e Príncipe no ano 2008, decidiu lançar um novo serviço, para dissuadir o assalto a carrinha de valores. Um tipo de assalto antes desconhecido no país, mas que começa a ganhar força.

Nos últimos tempos São Tomé registou dois assaltos a carrinha de valores. Um ocorreu diante do banco central de São Tomé e Príncipe, quando uma carrinha que transportava dinheiro de um banco privado, se preparava para entrar numa das portas do banco central, para depositar o dinheiro.

Homens armados com metralhadoras AK assaltaram a viatura, dispararam quando levavam a carrinha, que foi abandonada na praia do Governador, no nordeste da ilha de São Tomé.

Em 2013, uma carrinha que transportava mais de 1 bilião de dobras pertencentes aos agricultores produtores de cacau biológico, foi assaltada por homens armados com metralhadoras AK, caçadeira de cano cerrado, e pistolas de guerra.

Uma grave ameaça à segurança no transporte de dinheiro, coisa até a bem pouco tempo desconhecida em São Tomé e Príncipe. A empresa de segurança “Securitas”, com mais de 200 empregados devidamente treinados nas artes marciais, e que garante a segurança e vigilância de várias instituições públicas e privadas, decidiu adquirir uma viatura blindada para transporte de valores.

securitas- kimA viatura que foi exibida na última semana no átrio do Palácio dos Congressos, tem blindagem anti-bala, tanto na cabine como no cofre.

O comandante geral da polícia nacional, o Super Intendente Roldão Boa Morte, que marcou presença na cerimónia, realçou a importância da segurança privada como auxiliar da polícia de segurança pública.

Segundo Roldão Boa Morte a iniciativa da empresa liderada pelo mestre em Taekwondo Kim Orby, vem diminuir o risco no transporte de valores.

No entanto, o Comandante Geral da Polícia deu conta que os possíveis assaltantes ao carro blindado de transporte de valores, podem ter algum sucesso na abordagem aos homens do mestre Kim Orby, reconhecidos como destros nas artes marciais. «Troquei palavras com o Chefe de Estado Maior das forças armadas porque falta alguma coisa. O carro é blindado, mas se forem abordados  por homens armados. Qual a solução? É que os seguranças privados não podem utilizar armas. Essa solução podemos futuramente estuda-la em parceria com os demais dirigentes», declarou  o Comandante Geral da Polícia Nacional.

“Securitas”, é dirigida por Eugénio Quaresma mais conhecido por Kim Orby, que foi por duas vezes consecutivas, campeão da Europa em taekwondo, em representação da Espanha. Também campeão do mundo em taekwondo em 1975.

Abel Veiga

 

    4 comentários

4 comentários

  1. mandja

    24 de Junho de 2014 as 21:06

    Para imitar o negativo o povo é o primeiro e fã-Lo muito bem, mas para imitar o bem, já não se vê ninguém. É pena!

  2. ddd

    24 de Junho de 2014 as 22:45

    Preparando as bases para uma ofensiva dos rebeldes em São Tome e Princepe.

  3. Moco gola

    26 de Junho de 2014 as 11:58

    Viatura blindada exibida?????

  4. Respeito

    23 de Fevereiro de 2015 as 17:19

    “Eugénio Quaresma mais conhecido por Kim Orby, que foi por duas vezes consecutivas, campeão da Europa em taekwondo, em representação da Espanha. Também campeão do mundo em taekwondo em 1975”.

    Telanon tem prova disso? Continuo septico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo