Sociedade

Proprietário da fábrica Mé-Zochi detido pela polícia

Célio Santiago proprietário da fábrica de bebidas que tinha sido encerrada por ordem da polícia económica há cerca de 15 dias, foi detido no interior da unidade fabril. É acusado de crime de desobediência a autoridade.

A fábrica foi encerrada e selada pela polícia económica, por não respeitar as normas básicas de higiene, mas também por irregularidades no processo de atribuição do alvará. Segundo o subcomissário Samuel António, director da polícia económica, apesar da fábrica ter sido encerrada o proprietário retomou as suas actividades de produção de bebidas, tendo retirado o selo afixado pela polícia económica. Célio Santigo foi detido em flagrante esta segunda – feira, quando se encontrava no interior da fábrica.

Samuel António disse que o proprietário da fábrica, é acusado de crime de desobediência a autoridade, e foi conduzido ao ministério público.

Abel Veiga

    69 comentários

69 comentários

  1. zangado

    12 de Outubro de 2010 as 8:12

    Lei é lei e tem que ser cumprida, ele não acatou e tem sim que ser punido, mas a culpa não é só d’ele porque a fabrica já funciona há alguns anos e só agora que descobriram, o antigo governo andava a brincar ou quê?

  2. Josefa

    12 de Outubro de 2010 as 8:20

    REFLEXÃO A SOCIEDADE SANTOMENSE PARA JUSTIÇA QUE TEMOS
    Gostaria ter uma explicação de quem de direito.
    Que tipo de justiça , Senhores querem para S.Tomé e Principe? O Tribunal só para os pequenos? Vejam só:
    1- Bafetada ao alejajado, não deu em nada;
    2- Assalto a Procuradoria geral da República, não deu em nada;
    3- Guerra no Campo de Milho entre senhores, não deu em nada;
    4- Briga em Papafigo não deu em nada;
    5- STP Trading. Não deu em nada;
    6- Barco Micau, esse sim, deu, a promoção;
    7- Até estrangeiro que fabricava bebida ilegal, não deu em nada;
    8- Desobediencia pura e flagrante as autoridades, não deu em nada
    9- Agora, guerra de manchinada em Monte Macaco, não deu em nada.
    10- Até estrangeiro, desafia autoridade de STP e não dá em nada.
    Há alguns casos de pessoas presas na cadeia, mais leve do que esses casos, mas porque são pequenos, deu sim em alguma coisa. Isso um dia vai cheirar mal. Vai haver justiça privada. Se própria autoridade , já não se respeitam. E sempre, apelam para reforço da autoridade do Estado. Que tipo de Estado, este que não se defende. Pelo contrario, criou mecanismo contra si próprio. Pergunto, Tribunal está ao serviço de quem?Amanha vêm pedir protecção, como já aconteceu. Não estou contra Célio, mas sim, quero que haja respeito e justiça. Pelo menos, que ele pernoitasse detido, de certeza, amanhã, de certeza,
    LEMBLA ôôÔ..MUCLUCÚ CÁ FÉ XINTCHI DÁ SUN DÊ, MAS ÊLÊ SÓ CÁ PÓTÓ PLUMÊLU. CUIDADO, QUE O FEITIÇO VENHA VIRAR CONTRA FEITICEIRO, AQUI É MUNDO. ONDE SE FAZ ONDE SE PAGA

  3. Blagúbua

    12 de Outubro de 2010 as 8:32

    Boas!!

    Este senhor ainda deve achar que estamos no tempo da vecchia signora em que imperava os desmandos e tudo era perdoado aos camaradas e aos boys. Acorda!! Os tempos são outros. Hoje a tão propalada autoridade do estado veio pra ficar e esperemos que seja para todo o sempre.

    Um bem-haja a todos os santomenses de bem!

    Blagúbua.

  4. MÉ SOLO

    12 de Outubro de 2010 as 8:36

    Quem desobedece as autoridades, claro que deve ser preso.O Célio Santiago nestes ultimos tempos tem passado de heroi a vilão. Ainda neste ano, creio q mtos Santomenses viram na Televisão o Célio a ser “condecorado” por uma universidade Americana o que lhe daria valências p poder leccionar em EUA. Logo a seguir na plena campanha eleitoral onde o mesmo era candidato a PC de Mé Zochi baleou um jovem, passando alguns meses desobedece as autoridades ao ponto de ser preso a força, são mtas coisas juntas. Tudo isto deixa mto a desejar comprometendo a sua imagem ao nível nacional e internacional. Assim sendo, deixo um conselho ao Célio, MTA PRUDÊNCIA NAS SUAS ACÇÕES E SOBRETUDO MTA HUMILDADE, ÈS JOVEM E TENS MTOS CAMINHOS A PERCORRER.

    LEVE-LEVE

    • António Veiga Costa

      12 de Outubro de 2010 as 20:28

      para vc ver amigo Mé-Solo: são os lobos vestidos de cordeiro de São Tomé. À medida em que a autoridade do Estado vai sendo instituída as máscaras vão caindo.
      Muitos outros que não aceitam as leis e agem sempre em proveito próprio aparecerão.

  5. MÉ SOLO

    12 de Outubro de 2010 as 8:47

    A Polícia económica tem feito um trabalho excelente. O que no meu entender deixa mto a desejar é quando o Director desta instituição em vez de delegar estas prisões é ele próprio q as comanda ao ponto de conduzir o infrator na sua própria viatura, é expor-se demais. Faz me recordar o antigo Director da PIC q corria atráz dos ladrões da nossa praça e não só. Só em STP é q se vê coisas destas. As Funções de um Director não são estas, há pessoas próprias p estes tipos de acções.

    • triste

      13 de Outubro de 2010 as 18:15

      talves ele nao confie no seu proprio pessoal
      lembrao o comandade ou equivalente que tive orden de detensao e os parceiros levarao para quartel em ves de o entregar.penso que foi no caso stp trading.se queres trabalho bem feito faz por ti.

  6. Osama bin Laden

    12 de Outubro de 2010 as 8:47

    Espero que o Camaronês não tenha mais direito do que o celso que se encontra na sua própria terra.
    Gostaria saber o que o senhor Gabriel Costa e os senhores de direitos humanos têm a dizer sobre isso.

    • Osama bin Laden

      12 de Outubro de 2010 as 11:14

      “Célio” queria eu dizer invés de “Celso”

  7. El comandante en jefe

    12 de Outubro de 2010 as 8:58

    É razão para dizer que aqui se deve aqui se paga, a Justiça de Deus demora, mas não falha. No sabado antes das autarqias, este senhor –Celio Santiago- baleou um jovem na cidade da trindade, como era candidato do MLSTP para a autarquia de Me-Zochi, tudo ficou dito por não dito, até o proprio jovem, dias depois retirou a queixa contra o Celio, Sabe Deus o que teram feito. Ele ainda não percebeu que os tempos mudaram. Eu não me diverto com a desgraça dele, é tambem de lamenter aquelas famílias que tinham ahi o seu ganhapão mas as coisas tem que ser feita dentro da lei e igual para todos.
    Só quero desejar muita coragem ao senhor Samuel Antonio e dizer-lhe que sinto-me orgulhoso de havermos estudados Juntos.

  8. Zebideu

    12 de Outubro de 2010 as 10:37

    Mas estes camaradas, ainda têm por acaso a dúvida de que os tempos mudaram? Já não estamos na república das bananas… há que respeitar e acatar as ordem.
    Aqueles que não pretendem conviver com esta situação, que vá a Nigéria. Porque temos irradicar a mentalidade destes que pensam ser a lei, o uno,.. tenho dito.

  9. Edson Costa

    12 de Outubro de 2010 as 10:46

    Jà não hà autoridade de estado nesse paìs. As coisas pelo visto vão de mal à pior que jà ninguém mais acata uma ordem de estatal. Até que ponto isto chegou!!

    • António Veiga Costa

      12 de Outubro de 2010 as 20:32

      Sr Edson,

      muito pelo contrário agora existe a autoridade de Estado. A prova está na detenção do Sr. Celio, que quis continuar agindo como se estivesse na república das bananas.
      Na República do MLSTP/PCD.

      • Sem peixe nem banana...

        14 de Outubro de 2010 as 8:15

        Olha meu Caro, lave a boca de lixívia antes de falar do MLSTP/PSD, nojento.

        • Blagúbua

          14 de Outubro de 2010 as 12:19

          Ai ai ai, que lá vem mais uma das virgens ofendidas defender o indefensável!!

          Um bem-haja!

          Blagúbua.

        • António Veiga Costa

          14 de Outubro de 2010 as 23:49

          Sr. ofendido! Nojento foi o que o MLSTP/PSD E PCD fizeram ao país em todos esses anos de governação!!!

  10. Matabala

    12 de Outubro de 2010 as 12:00

    Realmente ele agiu mal, deve ser detido…a polícia agiu bem…
    Que a justiça seja feita, tanto para este como para muitos outros casos que acontecem por ai.
    Eu no princípio até defendi a causa dele ou melhor da fábrica, mas agora ele pisou na bola…

  11. Matabala

    12 de Outubro de 2010 as 12:07

    Atenção ao detalhe desta notícia…”A fábrica foi encerrada e selada pela polícia económica, por não respeitar as normas básicas de higiene, mas também por irregularidades no processo de atribuição do alvará.” quem andou a emitir ALVARÁS fora da regularidade???? Portanto, ha mais pessoas para serem detidas né????
    Cada dia que passa, mais podres vão vindo a tona…como Navio Micau que já começou a largar combustível no mar…alguém vai ter de ser chamado para beber este combustível e evitar uma catástrofe natural..

  12. ´Pê Cu Quenta

    12 de Outubro de 2010 as 12:14

    Quer dizer, o senhor Célio está a pensar que vamos continuar no desmando até quando?A impunidae, a corrupção,a crise de valores pasaram a ser um dos membros de muuta gente(braço, perna),pois não conseguem viver sem elas. É demais… Chega. AS pessoas resistem aos sinais de melhoria. Que S.Tomé Poderoso dê coragem a toda a gente que quer ver S.Tomé e Príncipe melhor. Vamos avançar.

  13. Helves Santola

    12 de Outubro de 2010 as 12:18

    Pois é….Patrice não mentiu quanto ao resgate da autoridade do estado…! Que bom que prenderam o “manininho” mimado….heehhehe!

  14. BLAGA PENA

    12 de Outubro de 2010 as 12:25

    É só respeitar o estado e cumprir com as formalidades

  15. Agapito Mendes Dias

    12 de Outubro de 2010 as 14:15

    Falhou , Comeu !!!!!!

    • Osama bin Laden

      13 de Outubro de 2010 as 15:14

      Falhou comeu? O senhor está a precisar de uns correctivos deste.

      Senhor apoderou-se lugar onde está e não deixas as pessoas evoluírem.

      Pode nos dizer, o que é feito dos estágios no Banco Mundial?
      Quando não é para si nem para seus amigos não é para ninguém!

      O senhor é mau Senhor Agapito.

      • Agapito Mendes Dias

        14 de Outubro de 2010 as 11:55

        Bolsa pra sua tia.Qual tia ? A tia joana.
        Negro parlerma…..

        • Osama bin Laden

          14 de Outubro de 2010 as 15:49

          Olha se achas que ès branco, então é caso para dizer que sofre de miopia, velho sem vergonha, o senhor não passa de um vermelho, raça rara no mundo.
          Egoísta ladrão.
          Digo lhe outra oportunista biscateiro da meia tigela um dia a sua historia será contada e pela pior razão.
          Não se esqueça que senhor a vive a custa dos negros que lhe colocou no Banco Mundial em representação de país habitado pelos negros.
          Até nisso nota-se a sua ignorância. Pateta

        • Zinane

          14 de Outubro de 2010 as 15:56

          Ganhe juízo! Creio que o Sr. tem idade pra tal. Li por entre as suas infelizes palavras algo que roça a menosprezo do negro pelo negro. Cheira-me a RACISMO e isso é inadmissível em alguém que nos representa! Aqui o nosso caucasiano Agapito arroga-se no direito de insultar toda uma nação por se achar superior. Essa sua ingnóbil presunção torna-o numa pessoa fraquíssima acusando elevados níveis de burriçe.

          Tenho dito!

          Zinane.

          • Zinane

            14 de Outubro de 2010 as 16:12

            Ignóbil ao invés de ingnóbil.

            Tenho dito.

        • Polvo Paul

          15 de Outubro de 2010 as 9:12

          Não sei o que estão áspera para correr com este arrogante daquele lugar, o primeiro-ministro devia pôr mão nisto ainda por cima tem mania que é branco, há pessoas que metem nojo e este senhor Agapito é um deles. Depois de estar anos a fio a comer as nossas custa, agora vem com ar de racista, é muita pouca vergonha da sua parte.
          Mais pode escrever, Deus não dorme.
          Se STP não fosse um país da máfia, e o senhor como mafioso que é, já devia ter o que bem merece.
          A sua sorte é que o nosso actual ministro da finanças já comeu nas suas mãos, sendo assim a sua protecção está garantida.
          Vermelho sem vergonha.
          Racista de M….

        • Maria leva leva

          15 de Outubro de 2010 as 9:40

          Quando vos disse que esse homem não prestava houve vozes aqui neste fórum que até me insultou, agora toma, vê como é que ele vos trata de negro palerma.

          Até num ponto, ele tem razão nós somos mesmo palerma deixou-lhe perpetuar no poder em Nova Yorque a ganhar as nossas custa sem que ninguém disse-se basta, resultado é esse, ar de arrogante com um pouco de patetice a mistura.

          • Felisbela Soares Aragão

            16 de Outubro de 2010 as 16:46

            São sempre as mesmas pessoas a falarem mal deste senhor Agapito. O tal “Maria Leva”, o “Polvo”… Mas que raio o homem vos fez??? Eu desconfio que não seja o senhor Agapito a responder-vos, mas, que sejam vocês mesmos, para passarem a impressão ao governo, e aos leitores, que o homem não deve ocupar o lugar que ocupa naquelas funções. Nunca esperei que Santomenses fossem tão maus… Vocês são ruins, maldosos, invejosos, olho-cheio, má indóle… Credo raça de gente, credo… credo… Deus não dá vocês poder… Deixem o homem em Paz… Se eu conhecesse o homem eu mandava-o ir ver o corpo. Credo perseguição… Por causa de estágio… Creio Deus Todo Poderoso… Vão trabalhar. Deixem de se preocupar com problemas pessoais e pensem no país…
            Fui
            Felesbela Soares Aragão

  16. MÉ SOLO

    12 de Outubro de 2010 as 16:03

    Caro Abel,

    Extranha-me bastante que o meu comentário até este momento ainda estar a espera do teu OK. Tdo que disse no meu comentário penso estar dentro dos parametros normais e não há invencções nenhuma. Este espaço é aberto a tdos e todos devem ser tratados da mesma forma. Caso eu tenha ido longe demais, gostaria de saber quais são os critérios p se fazer comentários(O que deve ser dito e o q não dever ser dito). VIVA A DEMOCRACIA

    • Matabala

      12 de Outubro de 2010 as 16:56

      Meu também…e de muitos outros…deixa teu comentário e nada mais aqui não é espaço para disputa de mais ou menos apreciações, de teu contributo sem esperar nada em troca…assim se constrói um bom país…

  17. Damorte

    12 de Outubro de 2010 as 18:09

    Só sei que este Director VAI se dar muito mal as coisa não vão só! vc esta esta muito convecido Samuel, vc ainda é muito jovem ok

    • Osama bin Laden

      13 de Outubro de 2010 as 13:04

      Essas ameaças fazem parte do passado.
      Queres intimidar o homem?!!!! Cuidado que quem mata com ferro, com ferro será ferido.

      As coisas não vão só…………….

    • Puppet

      13 de Outubro de 2010 as 13:29

      Essa atitude não faz parte do novo STP.
      Contra ventos e marés.

  18. ensaio

    12 de Outubro de 2010 as 19:49

    Isto realmente compromete a saúde pública, logo o q é errado deve ser punido como é óbvio. Só q quero apelar para as autoridades copetentes que haja não um equilíbrio mas a equidade de que se se fosse alguém de maior posição Social se se fariam o mesmo que acham ou esperam fazer ao nosso irmão que por este ou aquele motivo atentou contra a saúde pública.

  19. N.C

    12 de Outubro de 2010 as 20:39

    Um pouco de humildade nao faz mal a ninguem.Desobidienca as autoridades e um sinal de prepotencia e arrogancia.Ninguem esta acima da lei mas essa mesma lei nao pode ter dois pesos nem duas medidas.Se disseste que a culpa era da emae e dos empregados,agora de quem e a culpa?tambem queres fazer parte dessa listas dos marginais dos colarinhos brancos,que gozam e abusam da autoridade de estado?

  20. António Veiga Costa

    12 de Outubro de 2010 as 20:41

    Que vergonha Sr. Celio.Então é esse mau-carater que o Sr.vai levar para as Universidades Americanas? (Se é que ainda conseguirá, depois desse mau-feito.) Quer envergonhar lá fora ainda mais nosso País???

  21. Cuê què daji

    13 de Outubro de 2010 as 8:29

    tenho lido as Noticias sobre o jovem empresàrio e axo k hà muitas reflexoes a serem feita. como foi mencionado por um leitor no seu comentàrio, ja houve muitos desacatos e crimes k não foram punidos, pelo visto a fàbrica Me-Zochi è a melhor atraçâo da Policia economica, porque de la a lei è sempre cumprida,è bom saber k autoridade funciona em pleno numa vertente produtiva do Paìs. Para mim o empresàrio està sendo vitima de uma cabala. recomendo o sr.Abel Veiga que faça um jornalismo investigativo para apurar as verdades dos factos narados. Em S.Tomè infelizmente as pessoas aproveitam do puder k têm para vingar, desmoralizar o outro, porque eu daqui da USA posso perguntar, Da onde è o Director da Policia economica?mas nao quero entrar por esse caminho, apenas peço reflexâo das pessoas antes de julgarem e darem viva a Novo poder gavernamental, porque a hipocrezia das nossas gentes està longe de acabar.
    Saudaçôes a nossas gentes.

    • António Veiga Costa

      13 de Outubro de 2010 as 22:35

      Cue Què, me poupe. vc pegou o carro andando… nem sabe quem é o Cmte samuel e vem dar palpite atravessado. Então, está nos Eua, não sabe o que se passou aqui no caso e vem defendendo o mau-feito do Célio??? O Sr. é daqueles que acham que os criminosos devem passar impunes, pq se forem autuados estão sendo perseguidos??? É Cabala! É PERSEGUIÇAÕ POLÍTICA? É por cuasa de mentalidades como a sua que o País está do jeito em que está! Me tirou do sério!!!

  22. a

    13 de Outubro de 2010 as 9:20

    Muito bem. A Policia economica agiu muito bem e muito profissional. Mas tenho muitas reservas quanto a questao da autoridade do estado. Esta mudando apenas para alguns casos, senao vejamos:
    1. O senhor dr. Adelino Izidro exibiu poder de fogo contra um ministro no campo de milho (Delfim Neves) nada foi feito.
    2.O senhor Adelino Izidro com os seus capangas espancou um Juiz do tribunal do pais num lugar publico e na presenca do procurador geral da republica e anda solto escoltado por delinquentes e criminosos;
    3. recentemente este senhor entrou outra vez em briga e com ajuda de homens armados e a som de tiros agrediu pessoas a machinada em monte macacco e continua solto.
    3.Agora pergunto. Se fosse um cidadao anonimo isto ficaria assim?
    4. este senhor constitui um perigo enorme para a sociedade. Ele esta muito frustrado porque perdeu emprego, foi “ruado” do MLSTP onde estava a “nhono” os bolos e agora so lhe resta cuidar das ovelhas no seu lote em Monte Macaco.
    5.E imperativo que a justica seja feita e meter esse senhor, que ultimamente declarou ser pobre na, cadeia porque um dia ele vai bater na porta errada e o desfecho sera imprevisivel, pois ele anda sempre escoltado por delinquentes, gatunos e desertores do exercito e com arsenal do exercito.
    Porque nao e preso? Se fosse rico, tudo bem, mas o tipo e pobre. Apresentou no tribunal certidao de POBREZA. Gralmente em STP os pobres sao presos rapidamente.
    Antonio.

    • verdade

      14 de Outubro de 2010 as 11:11

      So pra acrescentar, nesta semana, este sr.Adelino Isidro, envolveu-se de novo num acto de agressao, so que desta vez foi tambem um acto de covardia, pois, agrediu uma mulher(indefesa), e consequentemente, alguem partiu em defesa da tal sra, que tambem foi agredido.
      Tudo deve-se a disputa de um terreno.
      Portanto, se fosse comigo fazia o uso da minha defesa pessoal sem pensar duas vezes.
      obrigado

  23. b

    13 de Outubro de 2010 as 9:22

    A Policia economica esta de parabens

  24. moreno

    13 de Outubro de 2010 as 9:39

    Nao sei o porque do espanto de algumas pessoas pela detencao de um deliquente.num estado de direito quem comete um delito tem que ser penalizado de acordo com os procedimentos e regras ditas pela lei.o problema e que em STP durante algumas legislaturas nao se cumpria essas leis.so era detido os mais fracos,o coitadito que por roubar um kilo de arroz ou algo parecido era tratado como o pior criminal do pais. esta na hora de mudarmos e creio que a mudanca ja comecou mas peca porque esta sendo muito lenta.a justica deve ser de base a topo e viceversa.nao e novidade para ninguem que temos no pais srs que cometeram e vao cometendo crimes de grande envergadura e que andam a solta pelas ruas calmos e serenos.isto e que nao pode continuar.a justica tem que funcionar para todos sem excepcao.em democracia ha liberdade e tambem ha punicoes.temos que comecar por algum lado.

  25. carlos

    13 de Outubro de 2010 as 14:23

    meus senhores não é sr Célio mas sim dr Célio ok respeitem os estudos

    • Tony

      17 de Outubro de 2010 as 12:35

      Estudos…, Lol ja viste a consequência de tanto estudos, também nem tudo k brilha é ouro…

  26. De Longe

    13 de Outubro de 2010 as 19:16

    É impressionante o número de comentários em apoio à medida correctiva aplicada no caso em questão.
    Muitos são comentários que eu agradeço por trazerem a luz coisas tristemente fantásticas que foram acontecendo na minha terra sem eu ter ouvido. É interessante a forma como vários comentários se transformam por si só em verdadeiras fontes informativas. Como sofredor à distância, o que mais me consola é ver o número de pessoas que anseiam por autoridade de estado e que acreditam que ela já começou.
    Se este governo mostrar isenção na busca de autoridade de estado, vejo que terá muito apoio e poderemos ter um STP que muitos filhos esperam para investir, criando bens, produzindo serviços e assim, fazer circular recursos de modo a que haja mais pessoas com resposta às suas necessidades diárias.
    Continuemos a apoiar as boas medidas de qualquer governo para que possamos todos criar e ir comendo na NOSSA TERRA.
    Chegará o dia em que teremos orgulho de a mostrar aos outros.
    Espero com o coração muito perto.
    De Longe

  27. António Veiga Costa

    13 de Outubro de 2010 as 22:40

    Abaixo o Director da PIC,é um fariseu vendido!

    • Eliel FPT.

      14 de Outubro de 2010 as 0:00

      O q tem o Dr da PIC com esta notícia, ham?

      • António Veiga Costa

        15 de Outubro de 2010 as 0:05

        Tem a ver com a Autoridade de Estado, pois no caso STP Trading, esse senhor armou uma aldrabice para desmoralizar o Procurador-Geral, e desmerecer o processo, com intenção de proteger determinado cidadão…Portanto, desrespeitou a Autoridade de Estado.

        • verdade

          15 de Outubro de 2010 as 10:13

          Caro amigo!
          Permita-me concordar com as sua intervencao, pois partilho do mesmo pensamento.
          Este e o dito estado de direito democratico em que vivemos, onde as pessoas lutam cegamente em pro do seu bem pessoal, esquecendo-se do povo.

  28. Digno de Respeito

    14 de Outubro de 2010 as 2:04

    Torna~se necessário equipa os sector como o Polícia Económica de meios sufisticados, transporte e a criação de uma base de dados nacional onde conte todas as ocorrências que ajude o desenvolvimento económico do País.

    Estão de parabéns pelo desempenho profissional.

  29. jp

    14 de Outubro de 2010 as 10:33

    não vejo nada de extraordinario nesta noticia para merecer tanto comentário e ser destaque num jornal como Telá Nón….

  30. jp

    14 de Outubro de 2010 as 10:44

    será que já não se faz nada em S. Tomé e Princípe ?

  31. carlos

    14 de Outubro de 2010 as 12:35

    meus leitores dr Célio não sr Célio da valor a kem estuda e forma para bem de stp e cria empresa para beneficio do povo não como muitos k tão ka a mandar poukos e não contribui para stomé

  32. rapaz de riboque

    14 de Outubro de 2010 as 14:53

    independentemente nao concordar com o senhor carlos que quer que se chama dr ao senhor CELIO concordo em parte com o seu comentario porque muitos trabalham muito é ca a fazer comentarios falando mal e criticando tudo e todos o resto trabalha os outros porque queremos comer sempre foi assim e vai sempre ser o patricio gosta muito de aparecer

  33. rapaz de riboque

    14 de Outubro de 2010 as 14:55

    tudo serve de comentario quando é o mal dos outros entao é uma alegria disto é que o meu povo gosta de aparecer

  34. Edson

    14 de Outubro de 2010 as 15:10

    A Justiça não deve ser definida pela categoria social. Não està em casa o senhor nome do sr Célio ou Rodrigo, o que està em casa é um desacato à autoridade de estado que foi pego em falgrante, portanto é merecedor de uma intervenção exemplar da polìcia de inspenção economica. Se a fàbrica de efacto não reune condições de funcionamento deve ser sancionada! Doa a quem doer!

  35. rapaz de riboque

    14 de Outubro de 2010 as 17:23

    senho carlos porque que nao se pode chamar senhor outu ao senhor CELIO tem que ser doutor ele tem estudo mas nao tem formaçao nem educaçao para fazer tudo que ja fez nesta terra até que chegou o dia dele porque nao ha mal que dure sempre nem bém que nao acaba agora esperemos que a justiça funcione e que ele tenha o mesmo tratamento dos outros dilinquentes

    • António Veiga Costa

      15 de Outubro de 2010 as 0:13

      Rapaz d riboque, tem razão: se o Senhor Celio reicindir na burla às leis, com o título de Doutor q possui terá direito de ser hospedado naquela cela que foi reformada para o Intendente.

  36. rapaz de riboque

    15 de Outubro de 2010 as 8:48

    mas o que me choca mais é que todas as noticias sao publicadas mas a prisao do senhor intendente pouco ou nunca foi noticia da primeira pagina ou da ultima quando foi do falso policia da inspeçao Economica Gaspar Camble muito se falou muito se comentou , do Nigériano e dos dos Portugueses da fabrica de aguardente e genebra muito se comentou e muito julgamento se fez neste jornal o leilao dos autocarros também atém misturavam as noticias com o racismo e outras noticias porque nao se veio ao publico dizer qual foi o motivo concreto da prisao do senhor intendente sera que tem um estatuto diferente dos outros cidadaos?

    • António Veiga Costa

      17 de Outubro de 2010 as 23:43

      Rapaz de Riboque, aí já é uma falha dos nossos jornais….. em determinadas matérias eles preferem não entrar no mérito da questão. Quem sabe um dia isso mude no nosso País.

  37. rapaz de riboque

    18 de Outubro de 2010 as 9:49

    entao onde esta essa democracia que tarda em chegar

  38. lula

    18 de Outubro de 2010 as 11:03

    A cervejeira Rosema..
    sera ki Tem vindo respeitando as normas de Higiene e Segurança no Trabalho…
    POR AQUILO QUE TEM ESTADO A VIR DENTRO DAS GARAFAS ..RSRSRS
    São as leis do Mercado.

  39. ngolangola

    18 de Outubro de 2010 as 16:34

    concordo consigo amigo lula e as coidas ja confecionadas que vendem no mercado que estao a merce das moscas. as senhoras urinan em latas e poe de baixo das banquetas nao lavam as maos, os patricios comem e choram por mais, mas quando veem que alguem esta lançado na vida tentam logo derrubar para nao progredir e nao ter nada embora nao concordo com as atitudes do CELIO SANTIAGO que e uma pessoa arogante e agressivo mas o nosso povo é assim amanha se alguém montar um negocio e estiver a correr bém logo a inveja começa a funcio nar por isso a nossa terra nunca vai sai deste buraco que esta devido o povo porque alem de sermos preguiçosos somos invejosos sei que vai haver muitos comentarios a crticar o meu comentario mas isto é a realidade e nao tenho medo em dizer ca ou em qualquer lado porque é verdade aqui neste jornal le-se muita coisa sem nenhum assunto mas veem para ca mostrar a presença ninguém diz vanos trabalhar é so falar mal e criticar os outros até é uma vergonha quem nao é de ca que le isto diz pora que raça é aquela que ninguem presta quanto ao CELIO fez mal a justiça que funcione para ele e para todos que nao cumprem a lei o que esta a passar neste pais tem que haver alguem com pulso senao estamos mesmo numa selva mais umas buscas para apreender armas que andam ai em maos de pessoas nao idonias pergunto a mim mesmo como é possivel tanta gente ter armas nesta terra sem licença nem capacidade p+ara as ter o novo governo que esta ja a mostrar muitas capacidades em acabar com certas coisas que tenha pulso para tal sei que nao é facil para eles os governantes porque o povo nao colabora coisas facis por vezes tornam-se dificis por causa da ignorancia mas o senhor doutor PATRCE TROVOADA é um homem de pulso se a oposioçao deixar governar até ao fim muita coisa vai mudar para bem tem que ser porque esta mesmo a precisar ja nao ha respeito tem que haver mesmo ca alguns comentarios que fazem devia ser revisto antes de serem publicados porque algumas pessoas fazem comentarios mesmos provocadoras e odiosas o que nao dignifica nada este jornal nem ao povo stomense porque se forem ler comentarios em outros artigos tem alguns mesmos chocantes e racistas que provocam odios e devisoes o que nao nos interessa queromos um pais livre democratico e abero ao mundo desde que também nos respeitem nao é preciso comentarios provocadores bem hajam

  40. pido cu salo

    19 de Outubro de 2010 as 14:22

    O CELIO SANTIAGO é uma pessoa ma e de mau fundo amu caracter ditador e suberano mas o que vejo também a muita gente invejosa na nossa terra alguns que estao por ai a comentar se tivessem possibilidades economicas e financeiras faziam igual ou pior do que ele fez

  41. caboverdiano

    19 de Outubro de 2010 as 19:37

    voces em vez de falarem e julgar os outros trabalhassem estavam melhor mas infelizmente é so criticar tudo e todos pelos vistos ai todos sao jornalistas e todos sao juizes é uma vergonha caboverde era tao pobrezinho hoje estamos de vento em poupa vocesa vao recuando no tempo so polemicas cima de polemicas e por vezes coisas que podiam passar ao lado mas gostam muito de dar nas vistas criem vergonha e trabalhem deixem de ser problematicos em tudo estao alguns é com o cheiro no petroleo olha que a paises que tem petroleo e estao muito mal cultivem os vossos terenos porque do ceu cai chuva e pelo que tenho ouvido até isso esta a vos faltar trabalhem o que é vosso e o pior alguns ainda sao muito desagradecidos a tempos li um comentario em que um infeliz dizia que nao precisava nada de portugal porque s.tome tem banana e voador que nao precisam nada de ninguém como é que se pode classificar um infeliz que escrevi um artigo deste é mesmo de fraca mentalizaçao ou mesmo doente e mais coisas que tenho lido de alguns comentarios que nao dignificam nada o povo africano porque a bom e mau em toda parte ca também temos pessoas maqs sera que ai sao todos santos? Nao acredito quem tinha tudo de bom que os colonos deixaram e agora tudo danificado ainda cantao de galo começamos pelas descargas dos barcos que sei antigamente havia ai desenas de bateloes agora dois e um rebocador ainda creticam tudo e todos por favor veem um pouco ao espelho antes de andarem a fazer estes fimes sem autores

  42. Aparicio

    19 de Outubro de 2010 as 21:27

    rapaz do riboque o senhor intendente foi a lisboa fazer umas compras ia montar uma pedreira para fazer britas para consertar as estradas os explusivos que ele trazia era para isso nao ves amigo possa nao ves que era para isso

  43. Bom Samaritano

    16 de Agosto de 2012 as 8:16

    Epa este mundo todos nós temos que estar unido, esta união vem também na preocupação de de acordo com a saúde dos outros.É só para dizer meus amigos que a bebida que o senhor célio Santiago fabrica faz mal a saúde não so ele com os outros. Se todos os santomense se fosse como eu nimguém bebia nenhuma bebida que prejudica a saúde. A justiça tem que ser feita não só para ele como também para outros fabricante de bebida que causa mal ao saúde.gué cu cá flá ceto na té banco taxon fá. um bééeeeeee.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo