Sociedade

Quarto censo geral da população em Setembro

São Tomé e Príncipe e Brasil assinaram um acordo no valor de 883 mil 450 dólares, visando a realização do quarto recenseamento geral da população com inicio previsto para Setembro próximo.O INE (instituto nacional de estatística) tinha anunciado em Janeiro deste ano que necessita de dois milhões de dólares, para realização o censo da população de 2011.

7 meses depois, Brasil respondeu com ajuda pontual de 883 mil 450 dólares, o valor está referenciado no termo do acordo assinado entre os dois governos no ministério dos negócios estrangeiros e comunidades.

Salvador dos Ramos, chefe da diplomacia são-tomense recordou que dados deste censo são importantes na elaboração de políticas e programas em benefício da população.

Ao contrário dos anos anteriores a colecta dos dados no terreno deixam de ser feitos através de papéis e passam a ser introduzidos no “computador de mão” que terá o sistema de JPG que indica localização do entrevistado.

Técnicos brasileiros e cabo-verdianos, segundo fontes do Instituto Nacional de Estatística vão formar os inquiridores são-tomenses. O último recenseamento geral da população foi realizado em 2000, anunciou esta mesma fonte.

Ramusel Graça

5 Comments

5 Comments

  1. Amigo!

    2 de Agosto de 2011 at 16:11

    Até quando vamos deixar de ser dependente.
    Eleições nacionais, pedimos ajudas externas.
    Reparação da pista do aeroporto, pedimos ajudas externas.
    Siringa e luvas para os hospitais, pedimos ajudas externas.
    Uniforme para os militares e polícias, pedimos ajudas externas.
    Reparação de troço de estradas de 1 à 2 Kms e pouco mais, pedidos ajudas externa.
    Etc, etc, etc….ajudas externas!

    Meus senhores governantes, tenham vergonha. Parem e pense no futuro do pais numa projeção de 20 à 40 anos. Não sejamos egoistas! Façam algo para novas gerações! Ah, pois, percebi! Já ém convencional este tipo de governação em STP. Cada geração que faça o seu trabalho! Cada um que se cuide! 1º eu, 2º eu, 3º eu, etc…! Isso tem que acabar um dia!

    Se isso continuar assim, estamos todos lixados.

  2. Mé-Zochi

    3 de Agosto de 2011 at 9:14

    Essa matéria está totalmente errada, ou a fonte do INE, é completamente desprovida de informações. O último censo foi realizado em 2001, e o material de recolha para este censo, não é composto por um sistema de JPG, mas sim de GPS, cuidado com a escrita.
    O momento censitário será em março de 2012.

  3. Cidadão

    3 de Agosto de 2011 at 9:39

    Esperemos que desta vez não apareça pessoas mal intensionadas a sensibilizar a população ao fim de regeitar o censo, sendo este a arma para contracto para escravatura.
    Que tudo venha em bom momento.

    • Ralphpop

      3 de Agosto de 2011 at 10:36

      Pois meu caro. So que desta vez o povo ja abriu os olhos e os Trovoadas que venham com bandidagem ja nao e possivel. Chamar senso de contrato so pode ser mesmo dos mal intensionados, malfeitores.

  4. São Tomé

    3 de Agosto de 2011 at 10:53

    IV Recenseamento Geral da População e Habitação 2011
    (RECENSEAMENTO)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top