Sociedade

Assaltantes levaram 15 computadores da Biblioteca Nacional

O assalto ocorrido no último fim-de-semana, põe em causa o projecto de formação dos quadros da função pública na área da informática. Os computadores novos instalados na biblioteca nacional com apoio financeiro e técnico de Taiwan, foram roubados.

15 Computadores e outros equipamentos digitais que eram utilizados para formação dos funcionários públicos na área das novas tecnologias de comunicação e informação, foram levados pelos assaltantes.

Nazaré Ceita Directora da Biblioteca Nacional, confirma que o projecto de formação de quadros da função pública, está agora comprometido. «É um desfalque terrível para o nosso trabalho, sobretudo porque foram muitos anos de trabalho para conquistarmos alguns equipamentos que forma assaltados. São cerca de 15 computadores, incluindo o depósito onde a equipa taiwanesa, armazena os materiais para formação em todos os distritos do país», explicou a directora da biblioteca nacional.

A biblioteca nacional está localizada no coração da cidade de São Tomé. Uma zona da cidade marcada por edifícios de cariz cultural, nomeadamente o cinema Marcelo da Veiga, o Arquivo Histórico. Praça da cultura que se transformou na praça de assaltos. «A praça da cultura tem sido alvo anos a fio desses assaltos que deixam o serviço completamente desfalcado. Alguns dias atrás foi o arquivo histórico, foi também os serviços da antiga arte e ofícios. Temos conhecimento de alguns assaltantes que se escondem ao lado do arquivo histórico. Urge tomar medidas urgentes porque assim não pode ser», reclamou Nazaré Ceita.

O caso está a ser investigado pela polícia de investigação criminal.

Abel Veiga

    18 comentários

18 comentários

  1. opiniao realistica em geral!!!

    14 de Dezembro de 2011 as 12:45

    em plena capital e numa das avenidas mais abertas do país. é sinal de incompetencia institucional também. porque nao teem guradas nocturnos ali?

    • Coisas da Terra!!!

      15 de Dezembro de 2011 as 8:39

      Meu caro,
      Pessoas inteligentes quando não sabem utilizam a pergunta como forma de romperam dos laços da ignorancia. A biblioteca tem guardas noctursos SIM…

      • 15 de Dezembro de 2011 as 11:43

        Só queria saber se Biblioteca tem guarda diurno ou não.
        Por ventura, se não tiver guarda diurno não se pode culpar o guarda por sucedido.

  2. daosaa

    14 de Dezembro de 2011 as 15:16

    Que situação, mas acredito que estes equipamentos podem ser recuperado se e só forem colocada numa rede ” Ligado Net”, ainda mais num País pequeno como nosso. Mas é de lamentar as facilidades com que este malandros assaltam, principalmente numa zona como esta.

  3. zé cabra

    14 de Dezembro de 2011 as 15:33

    poça o que isto chegou meu Deus onde para a Policia Nacional? qualquer dia vão assaltar o Palacio côr de rosa não haja duvidas desta maneira qualquer dia vai acontecer : Vamos deixar de falar e passar acção exigir qua alei seje mais severa para esses mariginais prisão com eles e po-los a trabalahar em serviços forçados porque não é toleraval o que se esta a passar na nossa terra porque em vez de contribuirem para o desenvolvimento do pais estam a contribuir para acabar com o pouco que temos quem sabe se são os funcionários?

  4. Lupuye

    14 de Dezembro de 2011 as 15:37

    15 computadores e outros equipamentos electronicos? E muito! Parece-me que isso foi muito bem organizado.
    Preparem-se que vem ai mais. Com tantos meninos de rua, tantos jovens sem trabalho, tanta gente que nao tem acesso a educacao, tanta pobreza, isso so vai e piorar. Esses meninos de rua vao crescer e se tranformarem em desempregados e os roubos vao crescer. Acho que mesmo assassinatos podem aparecer em STP se o governo nao se preocupar desde agora com o bem estar desse povo. Acordem meus senhores, se nao fizerem nada por esse povo, dentro de mais alguns anos todos pagaremos por isso.

  5. Russo(moscovo)

    14 de Dezembro de 2011 as 15:38

    todos sabemos que o país ultrapassa neste momento sérias dificuldades, em todos os ramos, sabemos tambem de que o governo tem tido problemas em arranjar medidas de implementação para lidar com as mesmas, no meu ponto de vista, o povo deveria colaborar, para que as coisas pudessem minimizar. roubr 15 computadores nunca iria tirar pessoas da pobreza, acho que a melhor forma de reinvidicação, não passa por fultro ao bem publico
    td tambem por culpa dos nossos dirigentes, que não sabem dar exemplos.

  6. Mimi

    14 de Dezembro de 2011 as 15:42

    Porque nao há patrulhamento na cidade? Nao há polícias? Nao têm meios?

    • José G.

      14 de Dezembro de 2011 as 16:41

      Mas qual patrulhamento, minha gente? Esta gente dizia “deixa-nos trabalhar” e agora com todo o campo livre para trabalhar só estamos a ver roubo, confusão, asneira, falta de respeito, divisão e falta de rumo. Estamos ao caminho do abismo. O país merece isto? Onde é que estão os governantes? O que é que nos espera o futuro?
      José G.

  7. Veiga_ST

    14 de Dezembro de 2011 as 15:46

    Sinceramente!!!…
    Cuma nón mecê pa téla bá uê!?
    Di moda sé,ê na ca dá fá

    • João B.

      14 de Dezembro de 2011 as 16:37

      Isto está a cheirar muito mal. É só confusão,divisão, rancor, ódios, peseguição, pobreza, miséria e agora roubo de bens públicos. Kidalêo…. Onde é que nós vamos parar? Ai está o resultado de “deixa-nos trabalhar”. Trabalhem, pois trabalhem. A casa está a arder por dentro, há gente a discutir, há divisões na família, o país está a ruir, há gente a roubar… O fim estará próximo? Isto é alguma profecia? Kidalêo…
      João

  8. adi. magol

    14 de Dezembro de 2011 as 17:22

    esses policias so prestam pr prender motoqueiro, porque sabem q vao ganhar cm isso

  9. Expert in Security

    15 de Dezembro de 2011 as 4:45

    Outra vez?Situacao repete e voltara.
    Os nossos Governates tem que saber que estamos em 2011 ou seja no final de 2012 onde todo o projecto desta categoria para ser aprovado tinha que ser elaborado um estudo de Systema Seguranca, principalmente num edificio com aparelhos informaticos,sera que os técnicos de Taiwan faria isto na terra deles sem Sistema de Seguranca.
    Nao se admite um edificio deste sem camara de vigilancia ligado a uma central, e o perigo mora ao lado, eles(intruzos) ainda nao descubriram valor do Arquivo Historico.Meus senhores(governantes) se continuarem a aprovar projectos sem sistema de seguranca as coisas caminharao para pior.

  10. luisó

    15 de Dezembro de 2011 as 13:53

    Assim vai o nosso STP..
    15 computadores?
    E carregaram como?
    E ninguém viu carro ou carrinha?
    Se tem guarda ele não viu nem ouviu?
    Tantas perguntas sem resposta…

  11. Madalena

    15 de Dezembro de 2011 as 17:09

    O País sem luz sem iluminação publica, com muita mistura e truques.
    Haja paz

  12. Edson Francês

    16 de Dezembro de 2011 as 1:44

    Investiguem todos os pessoais da biblioteca e dos serviços pùblicos vizinhos! Acho muito estranho terem desaparecidos 15 computadores e ninguém ter visto nada de suspeito. Aqui hà gato!!!

  13. deputado

    16 de Dezembro de 2011 as 21:09

    faço das tuas palavras as minhas amigo edson frances, tem que haver responsabilidade ja agora agredeço a téla nón bons serviços prestado e Abel veiga

  14. minus

    18 de Maio de 2013 as 15:18

    existe aqui um abismo descomunal, ha quanto tempo nao e colocada aqui uma noticia?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo