Sociedade

Estudantes Santomenses finalistas no Brasil encontram-se em situação ilegal e podem ser presos ou deportados

Nós Estudantes finalistas não podemos sair de casa para não cair na mão de Policia Federal e Serviços de Imigração do Brasil. Já terminamos nosso curso e pedimos passagem de volta já cinco(5) meses e até agora não nos mandaram a passagem. 

Brasil, 27 de Dezembro de 2011.

Ao excelentíssimo Ministro da Educação; Ministro da Finança

Nos Estudantes finalistas não podemos sair de casa para não cair na mão de Policia Federal e Serviços de Imigração do Brasil. Já terminamos nosso curso e pedimos passagem de volta já cinco(5) meses e até agora não nos mandaram a passagem. Nos queremos regressar a nosso país, mas governo não envia bilhete de avião prometido no contrato que temos com governo.

Já contactamos várias vezes o Governo de São Tomé, mas o problema não se resolve.

Devo frisar também que, como estabelecido no Manual do Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), após acorrer a Formatura, o Estudante- Convênio tem prazo máximo de três meses para retornar ao país de origem, ou seja, decorrido este prazo o Estudante encontrar-se-à ilegal no país. 

 Viemos legal e queremos sair do Brasil legal para não sujar o nosso nome e nosso País por isso, apelamos a Governo para que resolva a nossa situação mais rápido possível.

  Aguardamos a resposta de Governo porque a situação tende agravar nos próximos dias.

ASSINATURA:

Frederico Fernandes

Juliana Mendonça

João Bernardo Trovoada

Alexandro dos Anjos Neves

    16 comentários

16 comentários

  1. To-Esclusovo

    29 de Dezembro de 2011 as 18:38

    Meus irmãos fé em deus, admiro gastarem tanto dinheiro nas campanhas e para o que deve nunca há dinheiro, um diz que dinheiro é capim outro que é pó. E o POVO pá e o POVO pá.
    Se a coisa não se resolver casam, com brasucas e ficam por lá STP já tem formado e não deve precisar de mais. Entretanto se um dia regressarem e forem para o puder não esqueçam o que estão a passar e corta o mal pela raiz.
    Boas entradas a todos.

  2. Justino Manuel Abreu do Ramos

    29 de Dezembro de 2011 as 21:21

    Senhor Ministro de Educação espero que o senhor foi estudante e passou pelas fases que outros estudantes estrão a passar.Apesar que S,tomé tem um pouco deficuldade, mas nâo o caso de esquecer os estudantes que esteja na situação defícil a procura de uma saída,Já há coisa de cinco meses que os estudantes do Brasil está a pedir passaguens de volta não sei o que está a espera.Até quando causar coisas defícieis é que ficam atrapalhado e eles ficarem na situação defícil.Espero que vocês saiba que o brasil é mundo de traficaqnte e as pessoas morrem sem esperar.

  3. pinta cabra

    29 de Dezembro de 2011 as 21:50

    a coisa esta preta então como vão estudar em situação ilegal? rua com eles força policia federal mais uns para virem para cá roubar

    • mauricio

      31 de Dezembro de 2011 as 8:02

      Tremenda arrogancia e parvoice do(a) senhor(a) pinta cabra .Como e possivel a senhora redigir este tipo de comentario ,provaaelmente nunca foi estudante e inveja os que sao e esforcam para ser.
      manifestar alegria nesta situacao sinceramente a senhor(a) esta perdidi(a) no tempo e no espaco.deve ser daqueles que contribuiram para a entrada de Miguel Desgraca no poder e de Patrice Iletrado no governo pessoas sem qualquer nocao do estado.

    • Edson Francês

      1 de Janeiro de 2012 as 17:58

      Que comentàrio deprimente!!!!!!!

  4. DA e DOI

    30 de Dezembro de 2011 as 8:59

    depois esses arrogantes membros do governo dizem que gastam dinheiro com estudantes e muitas vezes os mesmos não regressam ao país. Com justa razão, se governo não quer que os mesmos regressam, para não vir aumentar mas desemprego no país, e anda a fazer de surdo de modo que os mesmo possam dicidir resolver sua vida. Depois o governo pede para deixa-los trabalhar, deixar trabalhar só poderá existir se governo fôr capaz de resolver problemas básicos da população, o que este governo tem mostrado imcapaz de fazer, apenas de prometer e não poder cumprir.

  5. Galera

    30 de Dezembro de 2011 as 11:12

    Estes estudantes são escandalosos. Deviam agradecer a Deus por ter terminado com sucesso, escreverem cartas ao governo, ou aos familiares, dando conta da situação.
    São estes os futuros quadros do país?
    Vamos mudar de atitude, assim seremos bons patriotas. Querem sair para delinquencias? fiquem em casa, arrumam as malas e em breve estarão a dar no duro, como nós todos.
    Força estudantes, não desanime tão depressa, afinal a galera gosta disto!!!

    • leu

      30 de Dezembro de 2011 as 12:53

      Sr. GALERA vc não acha que esses estudante já escreveram carta para Ministério da Educação e para próprio Governo ou vc não leu a carta bem, melhor ler de novo…..

  6. Baga Tela

    30 de Dezembro de 2011 as 17:36

    É uma vergonha ver STP na boca do mundo pelo pior motivo.
    Eu muitas veses dou comigo a ver que os nossos governantes não têm orgulho na nossa nação e nem pelo país que lhes viu nascer e crescer… enfim…

  7. luisó

    31 de Dezembro de 2011 as 0:06

    os governantes aqui é que podiam dar por bem gasto os dinheiros das viagens que querem duplicar para o ano…
    gastem algum desse e mandem os rapazes de volta à terra…
    tenham pouca vergonha…

  8. Argml

    31 de Dezembro de 2011 as 7:11

    Somos muitos meus amigo, em Moçambique emboram que dizem que eles não gostam d estudar alguns ja terminaram e pdiram tb o bilheite ate agora nada nem bilheite nem dinheiro para sobreviver. Eu acho que este paìs ja tem quadro suficiente os outros podem nao regressar.. Procure o melhor para te asvezes amor a terra prejudica vais morrer na misserias. Se quem custio o estudo nao esta precupado com produto acabado o fzer!!

  9. opiniao realistica em geral!!!

    31 de Dezembro de 2011 as 9:22

    enquanto isso, muitos dos que seguem reprovando em portugal e cuba, sobretudo, vao a Stp e apanham novas bolsas pra o brasil e em 2 anos fazem cursos de 4 anos, como “por passe de magia”, sem mencionar que, de 6 em 6 meses estao em stp de férias. como está a acontecer actualmente aqui em S.tomé onde muitos desses burros filhos de “gente gordo” se encontram de férias, passando natal e ano novo com a familia. só coragem, é, minha gente!!!

  10. Vane

    31 de Dezembro de 2011 as 14:51

    Galera n fiquem esperando por esse governo, tentem observar as saídas “escape”, pois sei q os santomenses são dotados de vários talentos e um dos que conheço é o de trançar cabelos, portanto usem isso como forma de sobrevivência, na própria internet tem vários vídeos que mostram trabalhos artesanais com papel, garrafa pet, vendas de imóveis, produtos da natura, avon, e entre outras coisas que podemos desenvolver de forma autônoma q n exige vínculo empregatício. Sei que se formaram em uma determinada profissão, mas isso n significa que vcs devem ser refém da mesma, trabalho é trabalho sendo digno sempre despertará admiração. Assistam vídeos no youtube sobre empreendedorismo dos mestres como Waldez, Curry, Marins, site do SEBRAE isso ajudará despertar seu potencial. Felicidades a tds, escrevi apenas, como forma de colaborar, n me levem a mal, acredito no potencial do ser humano e sempre q necessário quero colaborar!

  11. pinta cabra

    31 de Dezembro de 2011 as 23:33

    rua com eles venham trabalhar para cá tudo quero estudar trabalhar nada não acham que ja temos doutores a mais nesta terra a roubar as roças precisam de trabalhadores a minha alma esta a ver tudo que me fizeram por causa das cabras vam pagar tudo bem pago esperem para ver

  12. disanimado com esse governo

    2 de Janeiro de 2012 as 18:56

    disem q nós os s.tomenses para cermos educados so com porrada poço diser o mesmo para o governo para serem educados so com muita bala e carro explodindo temos um pais santo povos maravilhosos mas o governo q so pençao em enxer a caixa da sua casa com o dinheiro d povo tomamos a idependencia mas continuamos a ser explorado a escravidao ainda continua é uma loucura aque se deve aque se paga porq cada cão tem o seu dia .

  13. Drº. PodeConfiar

    3 de Janeiro de 2012 as 13:00

    é o Pais k temos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo