Numa oração de súplica por São Tomé e Príncipe, Macário Fernandes, ora mostrando a Virgem Maria, o Estado degradante da Justiça, a paralisia do Parlamento, o desnorte do Governo e a letargia do Presidente da República.
Eu, Macário Fernandes
Vos rogo Virgem Mãe que salve os filhos de São Tomé e Príncipe
Salve-nos, pois aquela que nos devia proteger, a LEI, já é defunta.
Salve-nos, pois São Tomé e Príncipe tornou-se numa terra sem lei, num país “fora-da-lei”, recanto idílico para os foragidos.
Pelo Téla Nón chega-me a noticia que dão conta que forças policiais de intervenção rápida (… houve motim, distúrbios, manifestação violenta, perturbação grave da ordem publica, etc?), obedecendo a ordens do Presidente do Tribunal Supremo (… afinal o Tribunal Supremo tem forças policiais sob seu mando?) recuperaram a fabrica Rosema e entregaram-na aos seus legítimos donos, empresários nacionais (mas o juiz na seu despacho diz que o valor da adjudicação nem sequer foi pago???. Será verdade? Isso seria o cumulo).
A propósito dessas coisas estranhas, estava agora a pensar que foi, igualmente, o Presidente do Tribunal Supremo quem, a tempos atrás, só, ( .. mas suponho bem “amparado”) decidiu anular um Acórdão que devolvia a fabrica Rosema ao cidadão angolano Melo Xavier.
Caso curioso! Dá para, metaforicamente, se perguntar: Porque corre e tropeça tanto Silvestre Leite em defesa dos interesses dos irmãos Monteiros??. Como diria o outro, “aqui há gato”!!
E o Procurador -Geral da Republica, o Dom Quixote, o cavaleiro implacável, sempre pronta para desembainhar a sua espada em defesa da legalidade e das inspecções aos magistrado pelo seu desempenho? Por onde se meteu ele? Talvez esteja algures, longe de olhares indiscretos, fingindo-se de distraído, enquanto vai engolindo com incessante avidez “ Rosema Verde” ou “Delino Preta”, umas das variadas cervejas que habitualmente consome.
E, se na casa da justiça reina o manu militari e o peculium operandi, nas outras soberanas casas, os ecos que nos chegam não são mais portadores de esperança, seja ela renovada ou recauchutada.
Assim,
O Governo vai sonhando com Centros Comerciais Off-Shore, Porto Petrolífero, Plataforma Marítima Internacional para descarga e transbordo de arroz, açúcar, cimento (… só esses produtos inócuos e inofensivos?), enquanto o povo vive num inferno quotidiano esperando desesperançado por dias melhores, sem paraísos fiscais inventados pelos governantes para se enriquecerem.
A Assembleia Nacional levada pela enxurrada dos seus Deputados, jaz inerte e moribunda nas areias da praia junto a Estrada do Pantufo, esperando por um socorrista que a salve ou um “misericordioso” que ponha fim aos seus sofrimentos.
O Presidente da Republica continua mudo e calado, mergulhado numa já longa e profunda meditação, com o apito preso nos lábios, esperando desesperado, que uma falta gravíssima seja cometida para, finalmente, apitar. Rogo a vós, Virgem Maria, para que ele não saia deste estado letárgico só quando o jogo já tenha terminado (sem ele se aperceber) e com um único perdedor: O Povo Santomense.
O mais assustador é o facto de constatar que nem nos manifestamos indignados perante estas absurdidades. Perdemos a vontade de nos indignarmos.
Na realidade, tudo se passa na maior tranquilidade e impunidade diante do olhar fatalista da nossa sociedade civil, surda pelo silêncio cúmplice dos nossos governantes.
Como vês, Virgem Mãe, só o teu Filho nos pode salvar.
Por isso imploro-te, envia- o mais depressa possível antes que os habituais falsos Messias, ocultos por detrás de fardas verdes, o antecipem.
Ámen
Pedro Albano
25 de Abril de 2012 at 14:55
Mais um agitador, disfarçado em bom samaritano!
manager
25 de Abril de 2012 at 15:06
Meu Caro amigo, esta oração não tem poder porque a virgem Maria não tem nenhum poder nem no Céu nem na terra, mas sim Jesus Cristo, ela foi uma santa mas não faz parte da trindade (pai, filho, Espírito Santo), portanto não tem poder para interceder por nós.
Nós
25 de Abril de 2012 at 15:36
ah.ah.ah. Isto é uma anedota ou quê! Que palhaçada!
bili ue
25 de Abril de 2012 at 15:52
Meu Caro amigo, esta oração não tem poder porque a virgem Maria não tem nenhum poder nem no Céu nem na terra, mas sim Jesus Cristo, ela foi uma santa mas não faz parte da trindade (pai, filho, Espírito Santo), portanto não tem poder para interceder por nós. Plenamente
gente
25 de Abril de 2012 at 16:48
Comédia!!!!!!!!!!!!!!
AHahahahahah!!!!!!!!!
A Virgem ?
Mina Piquina
25 de Abril de 2012 at 18:34
Isto esta pior ou igual a Guine Bissau. Estamos lixados.
Fui
gualter almeida
26 de Abril de 2012 at 8:22
este deve ser igual ao professor LÙCIO AMADO que quando estava em lisboa dizia que vinha um dia endereitar a terra até que chegou o dia que veio quando fugiu de portugal e da CASA PIA
Carlos Ceita
26 de Abril de 2012 at 8:52
Meus amigos desculpe-me.
Sendo São Tome e Príncipe um estado laico não consigo entender o alcance desta accao deste senhor Fernandes. Não tenho nada contra as religiões e se alguém quiser fazer a sua oração que o faça em privado ou num local próprio para efeito. Agora colocar organismos de estado como os tribunais no assunto do divino não faz qualquer sentido.
A césar o que é de césar e a Deus o que e de Deus. Gostei muito de ver a imagem da virgem. A primeira vista pensei que era uma cidadã da Noruega com o seu menino loiro ao colo.
Enfim faz falta aos saotomenses uma reforma uma mudança radical de mentalidade e quando isto não acontece recorrentemente assistimos aqui acola esses episódios pouco dignos próprio de autênticos bobos da corte.
forro da trindade
26 de Abril de 2012 at 17:43
grandes ignorantes em toda europa publicão orações nos jornais nesta terrinha foi um espanto o que o homem fez embora não seje a favor nem contra não acho nada de mal mas infelizmente estamos em s.tomé onde tudo esta mal e todas dão opniões mas ninguém faz nada: Pergunto qual é melhor é o homem publicar uma oração a falar em Deus ou aqueles que andam ai nas bruxarias a prejudicar a vida de uns e outros? Francamente somos mesmo ignorantes e atrazados em tudo.
beny sacramento
30 de Abril de 2012 at 12:32
pomba branca tenho, eu santo antonio poderoso,ele vè,ele sente;nào fala,e jà converssou-se comingo edeu todo certo,eme livrou deum perigo.confio em santo antonio ele esta no meio de nos a trablhar è so ter fè meu glorioso santo antonio nào confio em pessoa mas confio em santo antonio padueiraque tudo vai dar certo um dia