Sociedade

Transe persiste na Escola Patrice Lumumba

Só esta manhã pelo menos 20 alunos entraram em transe na escola Patrice Lumumba. Após a suspensão das aulas na última semana, a escola reabriu esta segunda feira. O fenómeno transe voltou a manifestar-se em força.

A escola preparatória Patrice Lumumba, está transformada num pandemónio. Esta manhã cerca de 20 alunos entraram em transe. Os agentes da polícia nacional destacados no centro de ensino não sabem o que fazer para evitar o transe.  Os professores também estão traumatizados.

No átrio da Direcção da Escola, o Téla Nón viu pelo menos 5 crianças estateladas no chão. Ora rebolam, ora gritam, ora saltam. Rodeadas por agentes da polícia nacional, as crianças em transe se rebelam contra as autoridades policiais e demonstram ter uma força surpreendente para a sua idade. De cada manifestação de força de uma criança em transe, são necessários dois agentes da polícia para conseguir controla-la.

Minuto a minuto houvesse gritos na escola, é mais uma aluna que entrou em transe. No portão da escola dezenas de pais e encarregados de educação aflitos, procuram saber se são os seus educandos que entrou transe.

O pandemónio reina na escola, os professores que enfrentam o turbilhão manifestam-se também em crise psicológica. «Está difícil trabalhar nesta situação. Estou a fazer um esforço para falar porque o sistema nervoso e psicológico está alterado», afirmou Angélica Costa professora de língua portuguesa.

Os professores dizem que a equipa de psicólogos anunciada pelo Governo para acompanhar o fenómeno, nunca apareceu na escola Patrice Lumumba. «Segundo informações que tivemos na semana passada é que iríamos ter apoio da polícia, dos bombeiros, psicólogos e de alguns representantes do Ministério da Educação. Mas o certo é que simplesmente temos apoio da polícia. Não temos psicólogos nem nada», reclamou a professora.

Os professores consideram que o Governo deveria agir no sentido de retirar do recinto escolar, os alunos afectados pelo transe. «Deveriam ser conduzidos a casa, ou então ter um centro de acompanhamento das mesmas, seja aqui na escola ou num outro lugar», declarou a professora Angélica Costa.

A professora concluiu que a situação na escola é terrível. «Está difícil para a própria polícia controlar a situação. Eu acho que continuando assim a própria polícia vai desistir», concluiu a professora de português.

Um fenómeno que para o país ainda não tem explicação científica. A verdade empírica, ou melhor, a interpretação tradicional do fenómeno, é que está a vingar na sociedade, gerando mais preocupação a nível nacional.

Abel Veiga

    75 comentários

75 comentários

  1. Brigadeiro

    12 de Junho de 2012 as 14:49

    Meus senhores, Ministro da Educação, primeiro Ministro chefe do governo, Presidente da Republica, Por favor vejam se procuram dar atenção a escola Patrice Lumumba, a situação do fenómeno transe continua a preocupar ao pais encarregados da educação. tomem uma medida por favor. isto não e normal.

    • Beato Salu

      12 de Junho de 2012 as 19:55

      E por isso que em Guadalupe o curandeiro foi trepar cabo de alta tensao e evidentemente faleceu. Pais assim nunca vai para frente

    • santa catarina

      13 de Junho de 2012 as 8:33

      Não basta falar. Apresente solução ou dê a sua opinião para a solução do problema.

    • Jordao Melacia

      13 de Junho de 2012 as 9:39

      Meus caros,

      Eu so nao entendo como e que so em paises sobdesenvolvidos, no caso concreto Stome e Principe, e que existe esses ditos fenomenos. Para mim isso nao passa de fome, falta de condicoes, e sao a nao satisfacao dessas necessidades primarias que fazem com que esses criancas entrem em frustracoes.Diga-me se alguma crianca em que os pais tenham condicoes entrou nesa onda de “transe”, claro que nao!

      • Desiré

        13 de Junho de 2012 as 10:45

        Senhor Jordão Melacia: Quando nao sabes o que escrever, o melhor é não escrever do que escrever asneiras, ja viste alguém com fome com tanta força que nem 2 policias conseguem segurar? Gene burra pah

        • Jordao Melacia

          14 de Junho de 2012 as 7:58

          Caro Desire,

          O meu comentario foi feito com a intencao de deixar claro a minha opiniao, eu sabia bem do que estava a escrever.A liberdade de expressao da-me a oportunidade de o fazer sem rebaixar ou desrespeitar a sua opiniao.
          Indo ao que interessa, devo dizer-lhe que reforco a minha opiniao dizendo que os policias por ti mencionados tambem estao fracos(tb passam fome) logo claro que nao tem forca fisica nem mesmo motivacao para segurar esses criancas que ja sao bem grandinhas.
          Essa “obcessao” de dar justificacso a coisas por nos enesplicaveis sao coisas dos medievais. Estamos numa altura que devemos viver como modernos que somos e deixar de primitividade.
          O governo deve criar condicao para que o pais ande para frente e que as nossas criancas tenham sitios adequados onde passar o tempo(cinemas, parque de diversoes etc) como e normal noutros cantos mais desenvolvidos.
          O Santomense esta alienado com o bruxedo, so pensa nisso, por isso que o pais nao vai a frente.

          • david santos

            6 de Julho de 2012 as 9:07

            gostei da sua intervensao

      • Mimi

        13 de Junho de 2012 as 14:04

        Nao me parece que as criancas passem tanta fome como o leitor tenta dar a entender. Se fosse assim nao sei como passariam as crianças dos paises onde a fome é declarada, onde se podem contar ossos no corpo das criancas. Este é um fenómeno que nao entendo. Com certeza já devem existir estudos feitos acerca disto e espero que o Governo atue rápido antes que as crianças fiquem completamente atromentadas e desistam de frequentar a escola. Que as promessas e tentativas de resolucao do problema nao fiquem no papel mas que realmente se faca alguma coisa.

        • Mimi

          13 de Junho de 2012 as 14:05

          Porque a situacao é preocupante!

    • Orlando

      13 de Junho de 2012 as 13:38

      Compatriotas, sou Sao Tomense e vivi muitos anos na nossa ilha, nunca vi nada parecido acontecer, mas e um facto que esta a acontecer, alguma coisa tem que ser feita, pesquisas devem ser feitas de acontecimentos similares noutros pontos do globo, entrevistas devem ser feitas com as criancas que entram em tran

    • Orlando

      13 de Junho de 2012 as 13:49

      Compatriotas sou Santomense e vivi muitos anos na ilha, nunca vi nada parecido acontecer, alguma coisa tem que ser feita. Todas hipoteses devem ser investigadas, procurar semelhancas do que aconteceu noutras partes do globo, as criancas que entraram em transe devem ser ouvidas, se ha entre elas similaridades, para dai se tirar conteudo para uma investigacao cientifica, acho que no grupo de investigacao tambem deve haver um teologo porque no mundo que vivemos existe muito misterio. Nao podemos deixar as nossas criancas sofrerem.

  2. zimpana pa cua li

    12 de Junho de 2012 as 15:33

    Senhora Professora tem razão,em muitas questões que aqui aborda, mas não concordo que os alunos com transe devem ficar em casa,porque esses alunos em casa ficam muito bem,dirigem para a escola e este fenómeno acontece,os alunos não devem ser penalizados de jeito nenhum,alias o padreco do Ministro Olinto já deveria demitir-se,ele entra como Ministro de Educaçao e tudo isto acontece, começando em Guadalupe,este Ministro representa um azar para a educação e uma sombra para as crianças, ele sim deve ir para casa.

    • ddd

      12 de Junho de 2012 as 17:00

      concordo plena mente contigo… Olinto para Rua.

  3. Beato Salu

    12 de Junho de 2012 as 16:28

    Eu me recordo quando era criança que a minha mae tinha uns medicamentos para a dor de barriga que eu gostava. Vezes sem conta eu fingia que estava com dores de barriga para tmar este medicamento. Quero com isto dizer que este fenomeno nao e nada mais nada menos uma forma que estas crianças estao a encontrar para despertar atençao sobre algo que elas sentem falta ou simplesmente uma forma de elas conseguirem algo. Muitas vezes so querem e ter protagonismo.

    • Fidelio Castro

      13 de Junho de 2012 as 8:07

      Beato Salu és mesmo maldoso. Tu não tens nenhuma preocupação, nem queres ganhar protagonismo. Pois, também poderias ir a escola entrar em transe para seres ouvido
      relativamente aos teus problemas. Como esses de falar sem corrência. Não tens filhos pois não?!!!! Cresça e Apareça.

    • tenho fé

      13 de Junho de 2012 as 8:32

      É muito triste ter gente com pensamentos tão reduzidos a nada, como é o seu caso, na sociedade santomense. tu falas assim porque isso ainda não te bateu as portas nem alguém da sua família. Eu gostava saber se as tuas palavras continuariam as mesma se tu ou uma filha sua fossem uma das vitimas?
      Cumprimentos…

    • Pão com peixe Frito

      13 de Junho de 2012 as 9:15

      Sr. beato

      Se tem filhos, pensa no que fala…

      • Beato Salu

        13 de Junho de 2012 as 11:00

        Tenho filhos sim, sou psicólogo de profissão, e por isso falo com conhecimento de causa. Existe problema com estas crianças mas nada tem a ver com feitiçaria, santos, alma bluco e afins. Ou se trata de problema de falta de educação (mina piquena maquiado) ou simplesmente falta de afeto. Estes pensamentos arcaicos sao uns dos grandes motivos do subdesenvolvimento. Por este andar em breve vamos fechar todas as escolas em S. Tomé e Príncipe.

        • Maria

          13 de Junho de 2012 as 16:04

          Como psicologo dizer que resolveria a problema com borracha, deixa muito a desejar. Se o problema tem a ver com “a condição de vida” dessas meninas, que muito provavelmente não têm culpa nenhuma, defender a violencia não parece solução de um psicologo.

        • Nilva

          14 de Junho de 2012 as 18:37

          Beato….
          Psicologo de profissão????com esse tipo de pensamento???logo se vê que a tua formação não serviu pra nada…..não aprendeste absolutamente nada….desculpe a cinceridade, mas é a verdade

  4. Helves Santola

    12 de Junho de 2012 as 16:57

    Xê….. onde estão os países que têm cooperação com STP no ramo da saúde??? Chamem pessoas capacitadas para solucionar isso logo, kêkuá!!!!!!!

    • Kalu Mendes

      12 de Junho de 2012 as 22:14

      transe nao tem nada a ver com saúde esta bem meu caro

      • pauloma

        12 de Junho de 2012 as 22:50

        Se não tem a ver com saúde, tem a ver com quê???

      • Coelho

        15 de Junho de 2012 as 18:15

        Se isso tem ha ver com saude ou não, alguém tem que fazer alguma coisa, e cada um está a pensar numa solução dando seu ponto de vista «devemos respeitar!»

  5. rapaz de riboque

    12 de Junho de 2012 as 18:18

    grande palhaçada

  6. H.Vaz

    12 de Junho de 2012 as 18:46

    não se escandalizem pk este é 1m fenómeno k requer uma boa avaliação laboratorial inclusive ele se manifesta de diferente maneira variando de pais a pais como por exemplo em Angola foi manifestado em varias escolas com 1 desmaio prévio e consequentemente acabar por acordar nos centros médicos ou num hospital qualquer por favor não se escandalizem pk isso tem soluçao

  7. N.C

    12 de Junho de 2012 as 19:03

    Perante esses factos,e sem nenhuma justificacao cientifica sobre essa situcao,os” mitos,tradicoes e crencas”ganham terreno
    Meus srs nao vamos estar ai a comentar sobre o que nao sabemos,que nao temos explicacoes e atribuir culpas a outrem.
    Mas um assunto em que o Estado,o governo nada faz e nada diz.O povo pequeno esta condenado,nem as criancas num momento como esse merecem apoio e ajuda.Se essa situcao de transe acontecesse num estabelicimento como o IDF,ou um outro centro onde estudasse filhos e familias de membros do governo ou de personalidades importantes da nossa praca,a reacao do governo seria outra

  8. E.jeronimo

    12 de Junho de 2012 as 19:05

    E resultado de muita novelas,musicas Rok,dezenhos animados empropio,agora isto e a conciquencia,vai a yutub e assiste este vidio,e vao tirar toda conclusao,este e o link,http://youtu.be/a6ODNclrizg
    Si Voces nao sabem,muitas novelas e alguns desenhos animados sao consagrados a Satanas,com;Picapau Amarelo,desenhos Rimim etec…Novela Alma Gemia,Chikichiki,Tieta do Agreste,etec..Didi dos trapalhoes pra quem nao sabe,DiDi, e um BABUE da Magia,E do Segundo escalao mais forte da Magia negra,E o terrivel estrumento de Satanas que Vive atravez de Ritual Satanicos para ter Prosperidade e Fama como uma das Atris Brazileira XUXA, o seu nome tradosido na MAGIA NEGRA;OXUN-ORIXA,XUXA trabalha com XUN-MERRIN,e um Demonio pequeno que prende as CRIANCAS, tanto no seu pograma como verse-a tambem nos Desenhos Animados Crianca na sua natureza Humana,Ela e Limpa, si voce coloca um Crianca para tomar banho si voce nao for tirrar Ela do Choverro ela fica la dia todo,A crianca e limpa da natureza Dela,pois foi feita por Deus.Porem a Crianca preza pelo por XUN-MERRIN Ela e Diferente de uma Crianca normal,A Crianca Preza por XUN-MERRIM Ela nao gosta de tomar banho,Ela nao gosta de escovar os dentes,Ela nao gosta de ir a Escola,Nao respeita os Pais,fica rabogenta A primeira coisa Que Ela faz de Manha Quando acordar e Ligar a Televisao pra assistir.A Crianca esta Preza por XUN-MERRIM, Ela pode Crescer e tornar Lesbica Si for Minina, pode Crescer e tornar um Homem afeminado e si for Memino,voce vai perceber que,quando e menino preso por XUN-MERRIN, Ele comeca a brincar como Menina,ele quer vestir ropa de Mulher,Ele quer passar Baton na boca. E as veses Voce acha que e coisa de crianca;Nao, O XUN-MERRIN esta a transmitir para ele uma forca Satanica,que Ele pegue espirito de Homem AFeminado,essa Crianca vai Crechendo com gitinho de Mulher e de repente vira um Homem afeminado atravez de uma forca SATANICA e DIABOLICA,muitos desenhos animados antes pra dar na (MIDIA)ou na televisao sao consagrados no Ritual Satanico,nen todos bonecos(BONECO Rimin; A Li tem um boneco no desenho,que e uma identidade que apresenta na Magia negra,COMO ENXUN CAVERA,O deus DA MORTE,o adeversario do RIMIN se chama esqueleto,aquele e o XUN CAVERA o deus da morte da magia negra.(THUNDERCATS)TANDEKETES outro desenho; Tem uma identidade Chamada mora, e um caboco de Angola,Mora quando vai fazer o seu desenvolvimento ELE chega a frente de um caderao de agua fervente, e estende a sua mao e ELE, e DIZ estas palavras,antigo espiritos do mal,e quando Ele diz antigo espirito do mal,ELE esta a falar dos primero demonios que venho a terra,ele diz transforma esta forma decadenta, ou esta forma velha e murra,ele transforma no demonio grande e crese na sua cabeca duas cobras,no seu petoral uma cobras, de no com duas cabecas,no momento ele vai fazer um ritual girando, e quando ele comeca a girar ele transmite uma palavra SATANICA MALDISOANDO CRIANCAS,e naquele momento ele transmite uma mensagem,disendo em nome de LUCIFER PRINCIPE DAS TREVAS EU AMALDISOU TODOS QUE MIM ASSESTEM,o espirito do mal satanico que pertuba crianca:A crianca creche petubada, nao respeita Pai nao respeita MAE e mas ninguem,a crianca creche dentro do um espirito de desobidiencia,essas sao mensagem subliminar que estao passando na novela e desenhos animados e nem damos por conta,Pais deicho um conselho para voces toma coidado com alguns desenhos que vossos filhos ficam assistindo, deicha de ver novela: A novela esta a destruir muito lares,deicho um recado para todos que toma novela e alguns bonecos diabolicas como deversao do vossos filhos;Principalmente os crentes que conhence a verdade,e nao esta deichando a luz brilhar,para libertar os que estao na escuridao, sofrendo muitas vezes. Esta a fazer vista grossa e continuando a acestir esta maldicoes,mas esta a sofrer descracado,enquanto, nao levantar a bandeira que e cristo nunca vera a alva,estamos nos ultimo dia temos que consagrar nossa vida mas a DEUS,em vez de ir a descoteca ao domingo, vai a missa,em vez de jogar bola no domingo,leva a palavra de salvacoa,assim tamos a contrubuir para ajudar a nossa nacao e apresar a volta de Jesus.QUE DEUS TENHA MISERICODIA DE TODO ALUNOS QUE ENTRARAO EM TRANSE. JA fui…..

    • Vai t f****

      13 de Junho de 2012 as 23:09

      Voce não tem que fazer ne, Voce que é o satanas e não sabe. Oh gente ignorante!!!!!!

      • E.jeronimo

        14 de Junho de 2012 as 16:19

        e muito treste, muitos encontram na escurridoa,Sao Tome e PRINCIPE um Pais pequeno,e o povo ainda nao conhence essas realidades,saotomence tem que sair mas para mundo fora para conhencer outra realidades,enquanto nao conhencer essas realidades nao a remedio,vao a net pisquezar,mensagem subliminar,e os seus efeitos,meu comentario e so alerta de um bom conselho,a povo saotomense,inguinorante sao pessoas que nao acatao bons conselhos,e nem quer apreender,tudo que eu escreve,pra voces,e coisas entranhas,porque,falta de estudar mas e ter mas conhencimentos.A BiBLIA DIZ O meu povo esta perecendo por valta de conhencimento.Que Deus tenha misericodia dos inocentes.ja fui.

  9. Beato Salu

    12 de Junho de 2012 as 19:53

    O meu filho esta no IDF pago um balurdio. Estou a espera que ele um dia entre em transe, para ver a burracha que ele leva la em casa. Seria bom verqual tem sido o aproveitamento escolar destes trnsetes. Este bobo so serve para desvalorizar ainda mais o nosso sistema de ensino. Ja estamos no sec XXI. O homem esta em vias de chegar ao planeta Mars e nos andamos a fazer bobo. Santa paciencia. e dizer que existem governantes misturados nestas andanças.

    • Resposta

      13 de Junho de 2012 as 11:00

      AHAHAHAH. Nas sociedades desenvolvidas onde o homem está em via de chegar ao planeta Marte, os filhos não levam borracha por terem um problema mas sim são entendidas e ajudas a ultrapassar os problemas com entendimento e disciplina.

    • Coelho

      15 de Junho de 2012 as 18:35

      Que ignorancia em pleno século XXI

    • AMO STP

      28 de Junho de 2012 as 0:30

      Psicólogo com essa mentalidade???? em vez de tentar conversar e entender o teu filho, pk deves saber que as crianças na fase da adolescencia as hormonas alteram o comportamento(digo adolescente, pk disseste k ele estuda no IDF, logo se tem idade pra lá estudar, então deve ser adoelscente, ou pré-adolescente).

      stp ta cheio de “drs.low cost”
      coitada das nossas crianças
      santa ignorancia

    • linda

      6 de Julho de 2012 as 16:25

      Estas a dizer isso porque ainda não aconteceu com teu filho ……..

  10. HLN

    12 de Junho de 2012 as 22:33

    Acho tudo isto muito, triste para as nossas crianças. Só gostaria de saber se esse tal de transe afecta apenas as meninas, atenção não quero com isso dizer que gostaria que afectasse os rapazes, é que vejo sempre as meninas nessa lastimável situação nas imagens aqui exibidas.

    Que Deus nos abençoe, nos livre, e nos guarde. Amem STP.

    • Mauricio

      13 de Junho de 2012 as 14:33

      ok,o transe afecta somente menina quando o malfeitor e homem;isto significa que o mau espirito neste caso e masculino

      • HLN

        13 de Junho de 2012 as 19:54

        Shr Mauricio

        Não sei de que espírito se trata, pode até ser algo sub-natural, mas não penso que seja espírito masculino simplesmente porque os (masculinos) normalmente temos o carácter de protector não iríamos fazer mal as nossas semelhantes ou deixando as nas situação inconfortáveis, como aparentam ai.
        Penso eu

  11. BMW

    12 de Junho de 2012 as 23:27

    como é que o gorverno perante esta situação nao se manisfesta em ajudar.façam recolha de sangue destes alunos,consultam psicologos….mas por favor ajudem estas crianças,e seus pais a encontrarem uma situação.

  12. Dos Santos

    13 de Junho de 2012 as 8:19

    O Ministro da Educacao no passado foi padre se nao estou no erro ,ele mas que ninguem sabe quais sao as medidas que se deve tomar nestas situacoes,se ate agora nao o fez entao existe algo que lhe impede .Ele sabe que se deve realizar uma espécie de hipnose, com estímulos positivos através da conversa. Ou consultar estrangeiros no Pais com experiencia no ramo por exemplo consul do brasil(brasil e um Pais aonde este caso e frequente)Aperta com o Ministro.

  13. Bill

    13 de Junho de 2012 as 8:25

    Na minha humilde opinião diria o seguinte; se a situação está a piorar, não existe uma solução a vista, o Ministério da Educação persiste em não fazer uma pausa escolar e as crianças sofrendo, então nós como pais deveriamos decidir fechar a escola.
    Afinal, tem havido aulas porque deixamos as crianças irem a escola.
    Como diz o ditado: “Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai ao Maomé”. Não fecham eles, fechamos nós.

  14. maria chora muito

    13 de Junho de 2012 as 8:44

    O problema não está no Olinto, mais sim na pratica de feiticaria trazida do Mali, do gabão, da Costa de Marfim pelos curandeiros do Patrice e o do seu Pai Miguel Tovoada para dominar o povo e ganhar as eleições. Agora o chão esta minado e eles perderam o controlo. Alguma vez as crianças em São Tomé entraram transe? Desde quando? Só a partir do regime dos trovoadas.

    • Coelho

      15 de Junho de 2012 as 18:43

      Isso tem lógica. Faz muito sentido. Não é política mas acho que tens razão!

  15. manucho bubu

    13 de Junho de 2012 as 8:49

    Tudo que é impossivel ao homem é possivel a DEUS eu quer dizer para que as igrejas os crentes de varias denominaçoes existentes façam jejum e oraçao e uma vigilia nesta escola se a coisa é misteriosa DEUS vai revelar e dar soluçao basta de dar um passo de fé nada é impossivel ao que cre
    JESUS disee se as minhas palavras estiverem em vos e vos estiverem em mim pedireis tudo que quizeres sera feito, buscai primeiro o reino de DEUS e a sua justiça e todas essas coisas vos serao acrescentadas, DEUS segundo as sua riquezas suprira todas essas necessidades para honra e gloria do nosso senhor JESUS CRISTO acreditem em JESUS clamam, orem, louvem gloria gloria amem

  16. Elias Diakum

    13 de Junho de 2012 as 8:53

    He he he, que fantochada! Levem tasers para a escola que isso passa logo.

  17. matutui

    13 de Junho de 2012 as 9:06

    Chinho já não diz nada?

  18. Zeme SOOO

    13 de Junho de 2012 as 9:29

    Viva democracia
    Viva Pinto da Costa
    Viva Osvaldo Vaz futuro Primeiro-Ministro
    Viva STP

  19. torresdias

    13 de Junho de 2012 as 9:30

    A igeja Maná e a Universal Reino de Deus é sabem disso!!!

  20. santola

    13 de Junho de 2012 as 10:37

    Eu vi bns e maus comentarios , a pessoa eu acredito que não tem filhos , porque isso não é facila pra quem conhece bem a realidade do nosso povo muitas dessas crianças as mães passam o dia todo no mercado a trabalhar. por isso se tem alguem que poder ajudar nesse caso ajuda por favor certeza la nessa escola não tem nenhum filho de nenhum representante de governo nem dos ditos deputados nessa escola. é só povo pequeno. se tiver psicolgo vai a escola não espera governo o que nós vemos é de lamentar…

  21. torresdias

    13 de Junho de 2012 as 10:38

    Sobre o “SANTO “ A mentira e a verdade.
    O problema torna certamente opinativo. Temos que perceber as nossas raízes, e as nossas manifestações espirituais. Portanto não é novidades as meninas tomarem “santo”, e também na escola não é novidade. O que tem tornado novidade é que na escola o fenómeno sido frequente e com maior número de manifestante.
    Já ouvi, e que não é história que fulana tem “santo” porque o avô antes de morrer o pôs….Que o avô tb era curandeiro… Que o “santo” é o defensor e protetor da família… Que não sabia que ele(a) tinha “santo”…. Graça ao curandeiro Tal que prendeu “santo” dela, e assim já não toma mais “santo”…
    Tb já que basta uma se manifestar com o santo para que assim manifestem outras como tal. O barulho o grito algazarra a multidão a música o som ritmado e com musicalidade podem proporcionar a essas manifestações. Basta algum menino que sabe tocar o jambi pelo tambor ainda que seja sobre a mesa ou sobre mesmo a pasta desde saia aquele som característico de jambi para ela se manifestar.
    Sei que quem tem basta colocar algo como um alfinete ou uma cruz no cabelo para prender o seu santo.
    Mas apesar de tudo os psicólogos os sociólogos têm uma oportunidade e matéria suficiente para investigação.
    Idade das meninas, relação de afinidade entre elas, ocupação dos pais, quem tomava santo na família, se nasceu em casa ou no hospital, qual foi o remedio tomado contra bruxa, que igreja frequenta, se já têm ou tiveram vida sexussualmente ativa, se namoram ou não… portanto entre outras, as respostas bem relacionadas destas questões que podem ajudar a perceber a o fenómeno “Santo” não na sua profundeza como tal mas se calhar justificar os casos da atualidade…

  22. nossa casa

    13 de Junho de 2012 as 13:09

    todo o mal comeca la em casa

  23. TC

    13 de Junho de 2012 as 14:14

    Depois das escola de Guadalupe, agora é a Escola de Patrice Lumumba e qual será a seguir? Será que não existe uma resposta cientifica para este fenomeno? E concretamente o que se tem feito para resolver esse problema? Existe alguem para responder a essas e outras perguntas?

  24. Matias

    13 de Junho de 2012 as 14:25

    «Quando se fala de espiritismo, o senhor Ministro da Educação desempenhou as funções de Padre, e portanto conhece o que é
    espiritismo. Ele não pode dar de laico. O que entendo sobre o que se passa em Guadalupe é que existe um poder estranho, diabólico que lá está», declarou Amâncio Valentim

  25. Madalena

    13 de Junho de 2012 as 15:29

    O fenomeno que acontece em contexto de preocupação, tensão sofrimento não verbalizado. As pessoas vivem um clima de muita incerteza, sobretudo crianças, então incorporam as dificuldades da vida, aparentemente vive um clima de paz, que não é verdade, sem qualidade de vida, por isso surge a dissociação. Estamos num bom momento, o da revisão curricular, para introduzir nos curricula a Medicina Espiritual, quando se faz formação de enfermeiros e agentes da Saude Publica.

  26. Matazele

    13 de Junho de 2012 as 15:32

    Basta cumprirmos os ODM, acaba-se de vez com Transe nas escolas.

  27. Matazele

    13 de Junho de 2012 as 15:33

    Objectivos do Desenvolvimento do Milenio(ODM)

  28. Dondô

    13 de Junho de 2012 as 16:04

    Depois de ter comentado a pretensão de uma individualidade que a semelhança do que se tem visto lá fora, em que, outros de forma abusiva ou por mera falta de conduta abandonam os lares, e encontram o refúgio em baixa das pontes, nos túneis, lugares degradados e, etc. Na promoção de afazeres para um punhado de inteligentes que, sabem bem tirar o partido deste, aparecem como fazedores de caridade, garantindo prato de sopa, aos mesmos e que, nem se quer de forma educada, sabe agradecer. Comentei o facto porque sei que Deus está- me ouvir: O santomense em momento algum morre de fome, razão pela qual, este teve o cuidado de lhes dar a frutas para matar a fome e, a água para matar a cede.
    Não aceito e muito menos admito, que quem quer que seja atribua este ato de turbulência em que cada família procura desesperadamente a solução, dizer (tratar-se da FOME). Todos assistimos a mais alta figura eclesiástica, coadjuvado por alguns indignos, à afinar pelo mesmo diapasão. De forma impávida e serena, assistem os senhores com a responsabilidade política deste País, que abanam as orelhas e agitam as caudas. Como cristão, a igreja deveria exercer a sua função; pois, é para isso que ela existe. Mas, a igreja de hoje desempenha a função política. Ainda se fosse a fome « o que tem feito a igreja para evitar o sofrimento? Ou será que estas pessoas não são cristãos?

  29. rapaz de riboque

    13 de Junho de 2012 as 18:20

    umas boas chicotadas isso passava

  30. apavorado

    13 de Junho de 2012 as 18:39

    Volto a relembrar o que se passou comigo no passado dia 09 nessa escola

    Vou dizer uma coisa a vocês, quer acreditem quer não.
    Estive nesse dia á noite na escola com uns familiares meus para sentir pessoalmente o que se poderia estar a passar e o que aconteceu foi o seguinte:
    – Nós entrámos com uma lanterna numa das salas de aula, pois estava tudo escuro e ficámos lá a ver se acontecia algo. Estivemos cerca de 15 minutos e não se passou nada. Estávamos já a preparar paar ir embora e de repente começamos a ouvir uns barulhos esquisitos, tipo barulhos de cães a ganir. Começamos a ficar cheios de medo e o barulho parecia que se tornava mais intenso. Os meus familiares começaram a gritar e fugiram pela porta de entrada da sala. Eu fiquei na sala mas cheio de medo, pois os barulhos eram cada vez mais intensos.
    Como a porta da sala ficou aberta com a fuga dos meus familiares, de repente entrou um vulto escuro pela sala dentro e depois ficou todo iluminado. Tinha a cabeça verde parecido com focinho de porco e umas orelhas esquisitas. Os olhos eram amarelo vivo e a lingua era muito vermelha.Era um autentico montro e só tinha cabeça e os membros de cima, não tinha pernas.
    Eu trazia uma catana comigo e pus ela á minha frente apontada para ele e o monstro começou a espumar pela boca e quando saia espuma fazia tipo faisca de electricidade.
    Ele começou a dizer coisas numa lingua que eu não percebia nada e eu berrava com ele em português e dizia para ele não se aproximar de mim. Tinha uns numeros escritos no quadro e o monstro olhava muito para esses numeros. Numa dessas vezes em que ele estava meio distraido, eu consegui abrir a janela da sala de aula e saltei cá para fora e fugi. Ele ainda tentou impedir que eu saltasse e agarrou uma das minhas pernas. Eu consegui fugir e deixei ficar lá um sapato. Corri com toda a força para a rua e encontrei um motoqueiro a quem contei o sucedido e que me levou a casa.
    A esta hora que estou a escrever, aínda estou a tremer de medo, pois não sei se o monstro vai perguntar onde eu moro ou atacar a minha mulher.
    Eu acho que o monstro só deve sair do esconderijo de noite por causa daquelas luzes todas e digo a vocês para não irem lá á escola de noite. O barulho de dia deve ser o monstro a dormir e a ressonar, pois ele deve viver de noite.
    Fiquei com a ideia que uma das maneiras de apanhar o montro deve ser com uma mangueira ou balde de água, pois aquelas luzes todas deve dar problema eléctrico se atirar água.
    Já disse á familia que é melhor fugir uns dias para o ilhéu

    • Elias Diakum

      14 de Junho de 2012 as 8:39

      Era o ET de certeza! E ainda te ficou com um ténis teu, he he. 🙂

    • BP

      1 de Julho de 2012 as 16:13

      Diz-me só quantas cervejas tinhas bebido naquele dia???

  31. Elias Diakum

    14 de Junho de 2012 as 7:05

    Essas meninas não tem namorado nem homem logo é normal essas reacções.

  32. titino

    14 de Junho de 2012 as 9:21

    nao sera kuduro??????

  33. titino

    14 de Junho de 2012 as 9:21

    nao sera nova onda de kuduro???

  34. luis

    14 de Junho de 2012 as 14:28

    esta noticia de bairro aparece constantemente nos noticiários internacionais 🙁

  35. matutui

    14 de Junho de 2012 as 14:47

    Carrissimos senhores dirigentes de São tomé e Principe. Vou falar de forma muito resumida.
    Esse fenomeno em que S.Tomé e Principe tem vivido nos ultimos dias é muito estranho. Mas não é novidade o fenomeno santo. O Djanbi, o “Santo” é património cultural do povo de S.Tomé e Príncipe. Se os ditos Senhores da Cultura quiserem concordar comigo! Sejamos sinceros e pensemos positivo!
    Alguma coisa está acontecendo. Nós somos de um país africano, com seus ritos, suas crenças e seus mistèrios! Nós não somos europeus! Muita gente sabe na cultura e na mitologia africana os nossos ancestrais continuam tendo poderes sobre nós apesar de estarem mortos! Todavia tudo depende dos preparativos que foram feitos anteriormente! Por isso o Santo não acontece a toda gente!
    O que está acontecendo?Pensando positivo!
    Os nosssos entes queridos querem comunicar conosco! E nós estamos feitos em surdos e ignorantes e não estamos a entender a comunicação!
    O Que fazer? Nada de missa dos brancos e de cultos europeus! Nada disso! Nós somos africanos!
    Vamos formar equipas de aucultação aos que entram em transe e tentar ouvir algo. Eles dizem muitas coisas interessantes! Essa equipa pode ser formada por pessoas de governo, psicilogo, jornalistas, médicos e outras para garantir a segurança das pessoas. Mas vamos com objectivo principal de tentar decifrar a mensagem! Sem medo, sem receios! Com calma e com civismo como se realmente tratasse de um potencial cultural singular e único deste povo e invejado por todo mundo! Vamos aprender a lidar com aquilo que é nosso e a valorizá-lo!
    E se concordarem todos comigo eu queria deixar cá a minha sugestão. Para acabar com este bla bla bla todo, o governo deve formar uma comissão formada por pessoas de niveis que acima citei para a realização do GRANDE D’JAMBI DE SÂO TOMÈ E PRÌNCIPE a ser realizado na escola PATRICE LUMUMBA. Pelo que que eu saiba e que possa também adivinhar, da curiosidade internacional que está matéria tem estado a sugerir, eu penso que o AEROPORTO DE de Sâo Tomé será pequeno para aterrar aviões dos visitantes, turistas e estarngeiros que viram assistir O GRANDE D’JAMBI DE SÃO TOMÉ!
    Peço desculpas por não ser conhecedor nem estar autorizado a falar nesta materia!
    Fiz apenas essa análise no espirito do pensamento positivo! Vamos pelo menos tentar iluminar o obscurantismo e não mergulhá-lo num ocultismo abismal cada vez mais nprofundo! Bem haja!

  36. matuitui

    14 de Junho de 2012 as 14:55

    não se preocupem com alguns erros. Foram apenas falhas de de digitação! Porque voçês não aceitam nem perdoam nada neste mundo se de doutores e de sabios!

  37. the booster

    14 de Junho de 2012 as 15:14

    ;sera que isso nao é um problema espiritual un grupos de pessoas ou uma so que controlan essas criancas que voçes achan porque é uma coisa assin recent principalment quando é mais que un caso e de uma vez so
    estranho para un psicologo verdadeiro

    • verdade

      18 de Junho de 2012 as 3:49

      as opiniões são sempre bem vindas, mais acho que vocês antes de tudo deviam reparar nos erros ortográficos, que até dá má imagem aos leitores»
      « quanto ao fenómeno transe, acho que devemos agir em vez de cada um, dar a sua opinião que não está a ajudar em nada, só a piorar»
      para dar opinião todo mundo tem boca, mais pra agir ninguém

  38. matuitui

    14 de Junho de 2012 as 15:15

    Por exemplo voçês já ouviram a falar da “IDA A MECA”, De Quaiquer coisa do “VATICANO EM ROMA”, a “FÁTIMA EM PORTUGAL” e outros eventos relacionados com cultos! Voçês são muito bém capazes de imaginar o que isto representa em termos gerais e sobretudo economico para
    para esses respectivos territorios ou paises! Qual é o problem em ter a nossa coisa se ela é real e credível?
    Nada disso ira deturpar a nossa fé, sinão engrandecê-la e torná-la mais sólida dentro do nosso horizonte cultural que é o espaço espiritual e universal em que estamos inseridos.

  39. Lucinha

    15 de Junho de 2012 as 15:16

    É de lamentar… O fato, é que esta situação já está a decorrer à algum tempo, e o que o governo e as autoridades fazem, é chamar apenas a PN para controlar as crinças!
    Realmente; tenham consciência, não são apenas homens ditos treinados e armados que vão resolver isso, mas sim pessoas especializadas como: psicólogos, e outros ligados a fenômenos desta ordem. Como têm dito por aí, que isso é coisa sobrenatural, então ao menos encaminhem padres ou até mesmo o bispo à escola, e não fiquem a exercer as vossas atividades como se nada estivesse a passar.
    O mais irritante, desta notícia, é quando a professora entrevistada, firma o seguinte: «Segundo informações que tivemos na semana passada é que iríamos ter apoio da polícia, dos bombeiros, psicólogos e de alguns representantes do Ministério da Educação. Mas o certo é que simplesmente temos apoio da polícia. Não temos psicólogos nem nada». Tendo em conta esta afirmação, percebe-se que o governo quase que nada faz para resolver esta situação.
    Pelo o que eu tenho acompanhado sobre este caso, este fenômeno tem vindo a multiplicar-se, e esta não é a primeira instituição educativa, onde ocorre.
    Só espero que o governo adote o mais rápido possível uma medida mais drástica, e não fique à espera que o pior aconteça. Se fôr preciso, peçam ajuda do estrangeiro, mas tentem resolver este fenômeno peocupante que assola a nossa sociedade. Façam uma retrospetiva, porque de certeza muitos dos nossos dirigente andaram por esta mesma escola, e naquele tempo, na certa não acontecia coisas destas.
    “O mundo precisa de atitudes, não de opiniões. Opinião nenhuma mata fome ou cura doença”.
    Esta citação da atriz, modelo socialite e filantropa de nacionalidade americana Angelina Jolie, enquadra-se muito bem no que está a acontecer atualmente em São Tomé, apenas substituindo “o mundo” por São Tomé,e retirar o matar a fome, porque não é para aqui chamada.

    • Lucinha

      15 de Junho de 2012 as 19:44

      PS: crianças* e ñ crinças

  40. m

    15 de Junho de 2012 as 22:56

    voçes só falam asneira, isso é santo…que elas tomam, elas não precisa de piscolga…na africa resolve este problema a maneira africana, todos nós santomenses sabemos…….digo isso pra quem viveu em stp pelo menos até 2o anos, conheçe bem a nossa realidade……os restos são burros e com uma menta europeia…

  41. Paulo

    18 de Junho de 2012 as 11:59

    guerrear é facil. As armas e habilidades substituem pensamentos. A guerrear separamos quando devemos juntar todos pensamentos em torno dessas crianças, em torno do pãnico que elas estão elvolvidas, a perturbação fisico-psicologica para elas, etc. O espiritismo, alguém que o nega, não é africano. Eu que vivo em são tomé, sei que os feitiços existem, já vi feitiços acontecerem e é bem possível que isto tudo seja mais uma manifestação diabólica. Já foram a um djambi? As manifestações daquelas crianças são iguais a de um djambi. existe o certo e o errado, Deus e Diabo também existem. A África tem uma particularidade diferente da Europa. Posse ser que na Europa, um fenómeno desse possa ser causado pela fome. Mas aquilo que vi na Patrice Lumumba, deixa muitas dúvidas.

  42. pierre

    18 de Junho de 2012 as 16:51

    Ovirdes a falar de guerra, peste, fome, terramoto, nações contra nações pai contra filho, filho conta mãe, visinho contra visinho ainda não sera o fim mas o principio de fim, assim diz o SENHOR meu DEUS, aõ de acontecer coisas estranhas não tenhens medo, S. Paulo Apostolo de JESUS diz quer vivamos, quer morramos, vivemos para o CRISTO e morremos para o CRISTO, irmãos Santomenses de que tendes medo, afinal morte de JESUS não seguinificou nada para voz? a coragem de JESUS de procurar verdade, justiça,ao ponto de dar propria sua vida por nós foi inútil? EU vim para que todos tenham a vida e a vida em ambundancia diz SENHOR, é necessario que todos nós herdemos espírito de DEUS,Oração é mais forte que a morte, luz brilha na escuridão a luz vence as trevas eu falo assim porque foi chamado para o fazer, JESUS venceu a morte, e para mim a morte é só uma passagem para vida feliz se acreditarmos nele, darmos a nossa vida pelo outros, termino aqui as minhas saudações fraternas ao povo do meu pais, acreditais no SENHOR so ELE é o poderoso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo