Sociedade

Cidadão francês considerado como pedófilo foi condenado a 6 meses de prisão efectiva

Louis Henzy de 72 anos de idade, foi acusado pelo ministério público em Março último. Ao invés da prisão preventiva solicitada pelo procurador, o Juiz Hilário Garrido, ordenou que o arguido fosse posto em liberdade sob termo de identidade. 30 dias depois Louis Henzy voltou a abusar de menores.

O Ministério Público, está irritado com o facto do Juiz Hilário Garrido, ter rejeitado em Março último a proposta de prisão preventiva contra o cidadão francês Louis Henzy.  Havia indícios fortes de que o cidadão em causa teria abusado de 3 crianças em Março passado.

O Juiz preferiu que Louis Henzy, aguarda-se julgamento em liberdade sob título de identidade e de residência. O Ministério Público apresentou recurso ao Supremo Tribunal de Justiça, considerando que o cidadão em causa tem comportamentos pedófilos, e que representa uma ameaça para as crianças e a sociedade.

O Supremo Tribunal de Justiça deu razão ao Ministério Público, e ordenou que o Juiz do Tribunal da Primeira Instância corrigisse o seu despacho de Março. «Nós recorremos da decisão e felizmente o supremo deu-nos razão, e pediu ao meritíssimo juiz para corrigir a sua decisão e aplicar a prisão preventiva», explicou o Procurador Kelve Carvalho(na foto).

Uma correcção no entanto tardia, porque quando o Supremo Tribunal de Justiça, decidiu corrigir a decisão do Juiz Hilário Garrido de manter Louis Henzy em liberdade, o mesmo já se tinha aproximado de mais 3 crianças. «Passados 30 dias, vem mais uma vez o cidadão em causa indiciado na prática de crime de atentado ao pudor, contra 3 menores. Situação que causou um acidente de viação, porque uma das menores constrangida com a situação, saltou do carro para fora. Como o agente criminoso em causa foi apanhado em flagrante delito, promovemos o julgamento sumário, que resultou na condenação do indivíduo em causa com uma penalização de 6 meses de prisão», detalhou o procurador Kelve Carvalho.

Desta vez Louis Henzy, foi mandado à Cadeia Central, enquanto o Ministério Público continua a trabalhar sobre mais de 3 processos de crimes sexuais contra menores, alegadamente praticados pelo homem de 72 anos.

Louis Henzy, parece ser um pedófilo patológico, porque segundo o Ministério Público, o homem tem cadastro. Já tinha feito estragos semelhantes em Cabo Verde. «É cidadão francês, já multi-reincidente não no nosso país, mas em Cabo verde. Temos informações concretas, que a partida ele foi condenado a 14 anos de prisão em Cabo Verde. No entanto saiu em liberdade condicional e veio para São Tomé, onde continuou com a sua actividade criminosa, beneficiando da fragilidade das nossas leis e do nosso sistema judicial», assegurou o Procurador, que falou para o Téla Nón.

Segundo o Ministério Público, crianças com idades compreendidas entre 12 e 16 anos, são principais alvos de Louis Henzy.

Abel Veiga

    65 comentários

65 comentários

  1. edy

    19 de Junho de 2012 as 14:14

    QUEM E’ ESTE DA FOTO?

    • O Ordinário

      19 de Junho de 2012 as 17:18

      Por acaso não sabes ler ou por acaso não vês bem!? Seja esperto e inteligente e aprender a ler pra saber…

  2. Conóbia cumé izê

    19 de Junho de 2012 as 14:15

    Ãos crimes dos pidófilos contra as crianças, devem ser de mãos pesadas;não de seis meses!!!…Fui

    • mendes

      26 de Junho de 2012 as 13:58

      estes gajos deviam ser capados

  3. de coração

    19 de Junho de 2012 as 14:35

    Pois é. A lei francesa exige que ele seja CASTRADO, porque é reincidente. Sendo assim, por favor juízes, deportem o homem para França, sem delongas. Aqui ele traz duplo prejuízo: o crime que pratica e o gasto que traz ao nosso país na cadeia.
    Kuá ku buá na cá bi telanon fá, sela nen N’guê cé dôdô!

    • rapaz de riboque

      19 de Junho de 2012 as 19:44

      sim devem ser castrados mas nesta ordem de ideias muitos bons senhores desta terra deviam estar ja castrados a começar por alguns politicos e ex ministros que até cheque sem cobertura passava as pobres e miséraveis crianças.,mas estes fazem o que querem nesta maldita terra. O pobre francês por ser estrangeiro foi condenado mas deviam investigar tudo e todos ai.

      • pedreiro

        20 de Junho de 2012 as 9:14

        Rapaz de riboque,lamento mas esssa terra não é maldita mais sim abençoada.O problema é quem dirige,já viste sapo na flor? é tal igual os nossos governante a diriger o destino deste paraiso abençoado.

        • rapaz de riboque

          21 de Junho de 2012 as 16:03

          é verdade mas como o povo só quer coisas dadas são comprados com umas dobras la vão eles para o poleiro a custa de votos dos pobres que se vendem por uma bagatela isto é miséria mas cada um tem aquilo que merece é o nosso caso

      • pagagunu

        21 de Junho de 2012 as 14:24

        deves ser um daqueles que defendem os extrangeiro a todo custo, tipo é pedofilo deve ser preso e ponto final. por favor vira tua boca suja para o lado quando chamas minha terra de maldita, eu não o admito, OK!!!

        • rapaz de riboque

          22 de Junho de 2012 as 9:26

          não sou gosto da verdade ou sera que es um daqueles que anda ai com as miudinhas e esta a lançar a farpa ao frances ? ele devia ter apanhado 8 anos de cadeia não seis meses mas os nossos pedofilos ja ouviste algum ser condenado?

  4. N.C

    19 de Junho de 2012 as 14:50

    Queira me desculpar,nao existe a fragilidade na nossa lei,nem lacunas nelas,existem sim a corrupcao no nosso sistema judiciario,e a maldade e ma fe nos nossos juizes.Se fosse um nacional a cometer crimes como esse, de certeza que nao seria mandado em liberdade,nem tao pouco ser condenado a 6 meses de prisao por reincidencia no mesmo tipo de crime.O cidadao ja foi condenado a 14 anos de prisao em Cabo Verde e em S.tome quantos anos?Deus queira que ele faca estragos e danos aos filhos desse magistrados

  5. mé-zochi

    19 de Junho de 2012 as 15:22

    este merece cair na mão do povo, para ser feito justiça com as proprias mãos…., meses de cadeia…os cidadãos nacionais de têm relações sexuais com suas namoradas menores, apanham anos de cadeia……esse deve ser castrado

    • rapaz de riboque

      21 de Junho de 2012 as 16:00

      amigo não escrevas babuseiras porque temos muitos ministros e ex ministros que ja fizeram e fazem o mesmo e não foram castrados e nem serão

  6. manager

    19 de Junho de 2012 as 15:23

    O Juiz Hilário Garrido esta a abusar desta nação, e depois vem ai escrevendo sobre INJURIA, DIFAMAÇÃO E CALÚNIA. O individuo em causa não esta beneficiando da fragilidade das nossas leis, mas sim das engenharias jurídicas que senhor meritíssimo Juiz Hilário Garrido anda aplicando, é demais, estou enjoado dos nossos juízes.

  7. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    19 de Junho de 2012 as 15:48

    Estamos perante sistema de justiça incompetente!..Nesse caso tudo é possível.

  8. Andre Tiny

    19 de Junho de 2012 as 15:55

    Tens razão meu caro irmao. O Sr Dr. Hilário Garrido, que pague judicialmente com a prisão preventiva pelos crimes praticados pelo cidadão francês, do fugitivo Adelino Isidro e não só …

  9. International Invest

    19 de Junho de 2012 as 16:39

    Matem o tipo!

    • maguita tatua

      20 de Junho de 2012 as 10:53

      meu amigo ainda vives na era medieval tem mas juizo na cabeca

    • rapaz de riboque

      21 de Junho de 2012 as 15:58

      matar? credo então se começarmos a aplicar esta lei de matar os pedófilos qualquer dia não restão 1000 homens na nossa terra porque 90% são pedófilos cá na terra talvez até alguns que estão por ai a condenar o homem.

  10. Dondô

    19 de Junho de 2012 as 17:47

    Terá que haver em todo o País ampla campanha de informação e, formação das nossas populações sobre este facto. Sensibilizar as nossas gentes a denunciar pessoas que de alguma forma aproximam-se das crianças. A vigilância terá que ser feita de modo à salvaguardar a integridade dos nossos pequenos. Tendo já tido o srº Garrido, o conhecimento que o delinquente mandado pôr-se em liberdade por ele, ter-se voltado a cometido o crime semelhante, este, deveria ser chamado à responsabilidade. Estando este, neste preciso memento no estabelecimento Penitenciário, tal como é feito noutras paragens, o mesmo deveria ter levado uma importante surra. Recordo-me de Sum Sáu, que foi detido por ter contestado o regime ditatorial em que o País estava mergulhado. Sua estrutura foi pequena demais para os homens da então judiciária, que fizeram dele às suas. Este foi socorrido pelo Sum Malé Lima; cu sá mina de tela. Quê quá ax cá guadá?

  11. 1º de junho

    19 de Junho de 2012 as 18:27

    Por isso é todos olham Cabo Verde como exemplo em africa.Se a nossa constituição nao tiver lei contra pedófilo, o juiz que é juiz deve aplicar a justiça a favor da vitima menor (indefesa)preservando a sua pessoa.
    Tendo em conta as seguintes questão:
    Como é que essa criança integrará na nossa sociedade?
    E como é que a sociedade reagirá com essa vitima?
    Qual será o sua reputaçõa?
    qual o seu estado psicologico amanhã?
    obrigado sr.dr.Hilário Garrido…

  12. Hermano Baptista

    19 de Junho de 2012 as 18:53

    Esse monstro tem forçosamente de ser expulso de STP para o seu país de origem após o cumprimento da pena.Essas crianças vão ficar com mazelas para o resto das suas vidas.

  13. Papagaio

    19 de Junho de 2012 as 19:42

    Mais bem aventurado é dar duque receber,Quem sabe daqui a 100 anos S.tomé terá algo a dar,
    Quem sabe daqui a 100 anos os nossos governantes tirará a mascara de mendigo na cara e deixará resplandescer o rosto de bom samaritano,eu acredito mais só daqui a 100 anos…

  14. rapaz de riboque

    19 de Junho de 2012 as 19:46

    porque não prendem o ex ministro que andava a violar crianças e passava cheques sem cobertura as miudinhas?

    • mosssad

      21 de Junho de 2012 as 18:02

      Cita o nome do Ex-primeiro ministro violador…..

      • rapaz de riboque

        21 de Junho de 2012 as 23:38

        pergunta a mais pessoas se não teem memoria fraca toda gente sabe quem é esse ministro

    • Z

      22 de Junho de 2012 as 6:54

      Pelos vistos este Rapaz de Riboque e um estrangeiro e grande pedofilo. Como e possivel um estrangeiro vem ao pais e faz aquilo que fez e o dito Rapaz de Riboque vem a sua defesa? O senhor deveria ter vergonha na cara. ja alguma vez esteve fora de S.tome? Ja viu como e que os estrangeiros sao maltratados quando cometem qualquer infracao? Quanto mais violar uma crianca no estarngeiro. O Rapaz de riboque ou e estrangeiro ou e um dos companheiros do tal Frances ou deve ser o Nana. Convenhamos. Sempre com linguagens em defesa do Frances. O senhor nao tem filhos? Sabe quanto e educar um filho ou uma filha? Bandido…….

      • rapaz de riboque

        23 de Junho de 2012 as 17:54

        o ignorante não estou em defeza do frances achas bém os naturais de cá estarem a violar as pobres miudas tu é que deves ser um deles le bém antes de falar sabes que é verdade o que estou a dizer lembras do ex ministro da educação de alcunha BOCA DE BALANÇA entã antes de ladrares lÊ BÉM

  15. Aflição a mais

    20 de Junho de 2012 as 8:40

    Antes de mais agradecer o tribunal o facto de conseguir corrigir o erro cometido pelo Juiz Hilario,e apelar pra que a semelhança deste caso corrigir os demais que estão ai pendente.
    E nessas circunstancias o ministério publico deveria publicar a foto do individuo em causa visto que o tipo de crime em que o mesmo esta sendo acusado ,é mais o de convívio social,por isso é sempre bom agente conhecer esses infractores de forma a estarmos de olhos.

  16. Zozé Lové

    20 de Junho de 2012 as 8:55

    Agora não entendo nada.

    Começo a duvidar dos Diplomas dos nossos doutores…. No meu modo de pensar deve-se criar uma comissão para fazer uma sindicancia aos deplomas das pessoas que exercem cargos Públicos.

    Os que não tenhem canudo verdadeiro, devem ser retirado do cargo e pagar uma indemnização ao Estado, para alem de ir a cadeia.

    Não se admite sempre haver casos de imcopetencias permanentemente.

  17. uuuu

    20 de Junho de 2012 as 8:58

    esses gajos são burros .

    • rapaz de riboque

      21 de Junho de 2012 as 15:55

      não são burros só também ignorantes e tapadinhos com tantos pedófilos nesta terra estão tos espantados com esse caso parece que nunca aconteceu cá credo cada casa um caso deste mas como o homem é estrangeiro serviu de bode espiatorio para os pedófilos nacionais que até passavam cheques sem cobertura

  18. alves

    20 de Junho de 2012 as 9:48

    esta na hora de pararmos com essa brincadeira,k julgamento esta a faser nesse pais de banana,e o maior problema e k essas brincadeiras so acontecem aos filhos de pobres gente 100 recursos,gostaria de ver se fosse filhas de kalker graudo da praça(coitado de nos so 6 meses?)

  19. gisa

    20 de Junho de 2012 as 12:30

    Minha gente pelo amor de Deus, manda me esse Homem para terra dele. Para o inferno de onde saio.

    • rapaz de riboque

      21 de Junho de 2012 as 15:52

      muito bém deve ir para a terra dele. E os nossos cá da terra para onde vão? ou sera que não sabes que temos muitos cá na terra a começar pelos governantes actuais e que ja foram não atirem pedra para o ar porque pode bater na cabeça

  20. Verónica

    20 de Junho de 2012 as 14:24

    Existem mta gente que não conhece o tal Francês pedófilo. Porque razão não mostram a cara dele?
    Se fosse um nacional, mostrariam ou não?
    Desses indivíduos, dos criminosos e dos gatunos, deveriam mostrar a cara deles para serem conhecidos.
    Isto ajudaria tb aos desconhecidos pedófilos,gatunos e outros a ter um pouco mais de medo para que a sua cara não viesse no jornal.
    Achem?

    • rapaz de riboque

      21 de Junho de 2012 as 15:49

      achas que é o unico cá na terra ? temos tantos nacionais talvez conheças algum ou até ja tiveste algum caso com eles não falem só do homem por ser branco e estrangeiro tenham vergonha falam nos que temos cá na terra

  21. VOZ DO POVO

    20 de Junho de 2012 as 14:46

    S.Tomé e Príncipe tem que ser mais rigorozo com o caso de pedofolia.
    Não é só com sidadão estrangeiro também, com sidadão nacional caso da pedofolia em S.Tomé e Príncipe é muito grave as familia santomensse tem que denunciar quando as suas filhas, parentes são abusada fisicamente e psicologicamente e tribunal tem que aguir mais.
    Se todos trabalharem em conjunto o caso de pedofolia pode diminuir em S.T.P.
    Nosso governo tem que fazer campanhas de sencibilização para passar mais informações a população para que a população não tenha medo de fazer a denuncia.
    Agradeço tela non por estar sempre a manter os sidadão nacional residente em estangeiro com as noticias nacional.

    • rapaz de riboque

      21 de Junho de 2012 as 15:47

      muito bém amigo a começar pelos ministros actuais e pelos que já lá estiveram

  22. PAPOITE

    20 de Junho de 2012 as 16:46

    Esses Juízes, Deputados, Directores, ai de São Tomé os dito pai GRANDE também comentem muito acto de pedofilia, acho que os pais dessas crianças que esses senhores abusam sexualmente deveria fazer algo, não é só esse Francês mais 6 meses é leve amenos um ano nota-se que ate estrangeiro tem protecção bobo muito essa vive que esta aqui….!

    • rapaz de riboque

      21 de Junho de 2012 as 15:46

      bém dito amigo falam tanto do Francês e a terra esta poluida de pedofilos a começar pelos nossos governantes e alguns pais que até abusam das proprias filhas

  23. neguinha

    20 de Junho de 2012 as 16:55

    Porq não mostram a cara dele?
    deveriam mostrar a cara dele para que ele tivesse um pouco de vergonha.
    Não tem justiça nesse pais esse homem depois de tud que ele fez, merecia estar preso desde que ficaram a saber o que ele fez….

    • rapaz de riboque

      21 de Junho de 2012 as 15:44

      porque queres ver a cara dele se temos cá iguais ou piores que o Francês.

  24. Cidadao

    20 de Junho de 2012 as 17:57

    Alguem sabe dizer como vai a pedofilia no Príncipe?

    • rapaz de riboque

      21 de Junho de 2012 as 11:06

      va em alta velocidade como cá em s.tomé

  25. mosssad

    20 de Junho de 2012 as 17:58

    Deppois de cumprir a pena devera ser deportado para o seu pais….

    • rapaz de riboque

      21 de Junho de 2012 as 11:05

      sim e esses nossos patricios que estão no estrangeiro a violarem crianças que sei de um caso recente sera que vão fazer o mesmo com ele?

      • mosssad

        21 de Junho de 2012 as 18:01

        Se cometem crime no estranjeiro…sou a favor que os repatriem depois de cumprirem a pena no pais onde cometeram o crime….

  26. Ôssôbô

    20 de Junho de 2012 as 20:29

    Mais uma bricadeira! Seja com for, e com a cabeça muito fria, havemos de tomar decisões certas. O palhaço fez mal, evidentemente e deve pagar por isso! Porém avaliarmos o índice de pedófilos santomenses espalhados pelo mundo.Fui!!!!

  27. Makulu

    20 de Junho de 2012 as 21:16

    Num país que um escriturário julga, o que podemos esperar?
    Comecem a exigir os diplomas, aos que dizem ser formados a nível superior. Não basta chegar a terra e dizerem que concluiram os estudos, e são logo admitidos a exercer funções. Quando isso COMEÇAR A a acontecer, veremos muitos pseudo-doutores, muito confusos-

  28. Curioso

    20 de Junho de 2012 as 23:38

    Soltem gajo para ver o que faz a população…

    • rapaz de riboque

      21 de Junho de 2012 as 11:01

      o que vão fazer ? porque que não fazem o mesmo aos violadores nacionais que andam ai a solta a violarem as que lhes aptecem?
      de certeza o meu amigo sabe que é verdade.

  29. rapaz de riboque

    21 de Junho de 2012 as 10:58

    tantos comentários parece que é uma coisa que nunca aconteceu cá esse foi condenado por ser estrangeiro, porque nesta ordem de ideias a cadeia ja não tinha lugar para tanta gente porque infelizmente esse é o pão de nosso de cada dia cá essas miudinhas tão novinhas que se ve por cá gravidas e outras com filhos nas costas sera que é obra do divino espirito santo ? de certeza que não o problema é que alguns violadores exercem bons cargos . Também os pais destas crianças são culpados porque alguns se calam com algumas ofertas que recebem e toda gente sabe que é verdade. Portanto embora o frances mereça ser condenado não só por 6 meses mas o minimo era 8 anos o que me surpreende é tantos comentários como se fosse um caso isolado mas infwelizmente não e vai continuar porque este pais é de meia duzia de ladrões e fazem o que querem.

  30. O

    21 de Junho de 2012 as 12:40

    O novo Código Penal deve ser promulgado o mais rapidamente pelo PR. Só com uma nova moldura penal podemos dar resposta a este tipo de crime. O actual Código Penal, da era colonial é obsoleto.

  31. Cidadao

    21 de Junho de 2012 as 14:55

    E no Principe como vai essa matéria?

  32. das ilhas

    21 de Junho de 2012 as 17:47

    quem?

  33. joana keluz

    21 de Junho de 2012 as 21:43

    So em S.Tome e que um pedofilo e condenado por apenas 6 meses de prisao. Por acaso esse juiz estudou direito aonde? As criancas do nosso pais nao sao protegidas pela lei, isso e uma vergonha. Se essa crianca fosse filha da elite o processo seria igual? Ganhem vergonha e bom senso por favor.

  34. gualter almeida

    22 de Junho de 2012 as 10:09

    muito bé a falarem pergunto o professor Lúcio Amado quando engravidou uma aluna menoe foi preso? acho que não ainda esta a dar aulas investigem este senhor

  35. gualter almeida

    22 de Junho de 2012 as 11:19

    esta terra esta cheio de pedófilos e quando o professor Lúcio Amado engravidou uma aluna menor a anos ninguém falou ficou tudo abafado agora estão ai a falar vamos limpar a nosssa casa primeiro depois a dos outros o homem fez mal tinha que ser condenado a mais anos de prisão e expulso mas estarmos cá a escrever coisas que temos cá iguais ou piores é feio

  36. rapaz de riboque

    22 de Junho de 2012 as 11:21

    é uma vergonha uma terra tão pequena com tantos pedófilos a solta

  37. mosssad

    23 de Junho de 2012 as 7:40

    Se aqui e para comentarios livres, e sem medo de represalias…Diz o nome dos Pedofelos santomenses…. ou querem que um dia apareca na net nome de todos eles???? desde os violadores de menores ate os mais corruptos

  38. Afinal

    23 de Junho de 2012 as 11:55

    Meu caro colega Abel, te vejo um pouco parcial! Nao publicaste o meu comentario!!! Porque estava escrito em letras maiusculas?! Qual problema, basta mudà-las! Com Humildade

    • Téla Nón

      23 de Junho de 2012 as 12:10

      Sim caro comentador, com letras maiúsculas não são aceites. É a regra dos comentários que o diz e pode ser lido na página Acerca.

  39. sousa

    28 de Junho de 2012 as 12:04

    apenas seis meses? é a nossa justiça, defende os ricos e os estrangeiros. Que vergonha|

  40. Cassuma - .Sofredor......F-G

    7 de Janeiro de 2013 as 11:25

    O Estado Santomense é Plutocrático vive e julga tudo com interesse de dinheiro logo não existe justiça e uma coerência nos juízes do nosso Tribunal de S.Tomé & Príncipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo