Opinião

Carta aberta aos Srs. Membros do Conselho Superior Judiciário

“Se eu fosse filho de Dionísio Dias seguramente nada disto estaria a acontecer, (basta ver as deliberações que dizem respeito à filha desse Sr. candongueiro da cerveja Rosema)”. É uma das citações da carta.

Excelências:

O Homem, com a sua sede de poder, esquece que são as coisas simples da vida que nos trazem a felicidade.

Sou cidadão Santomense, como qualquer um dos senhores e escolhi por vontade própria ser Juiz desta Republica.

Vossas Excelências, decidiram à margem da lei, suspender-me das minhas funções por um período de trinta dias.

Publicitaram nos meios de comunicação social, Rádio e televisão Santomenses, essa deliberação com o único objectivo de atingir a minha honra, dignidade e respeito merecido, não como Juiz, mas sim, como um ser humano.

Já que não têm respeito por mim, tenham-no, pelo menos, ao povo santomense e divulguem ao público o crime por mim cometido.

O homem que sofre por antecipação perde o sentido do verdadeiro sofrimento.

Desde essa deliberação até à presente data, já  se passaram mais de sessenta dias, e, até agora, nada  foi pronunciado relativamente ao meu caso. Tenho conhecimento que foi agendado para o dia 10 de Julho, um outro Conselho Superior Judiciário e no qual, não consta nem o meu caso nem o do abandono total, há mais de um ano, dos processos pendentes no Tribunal da Região Autónoma do Príncipe, num claro desprezo pelos cidadãos residentes naquela ilha.

Se eu fosse filho de Dionísio Dias seguramente nada disto estaria a acontecer, (basta ver as deliberações que dizem respeito à filha desse Sr. candongueiro da cerveja Rosema).

Embora, por vontade de Vexas, continue a usufruir do meu vencimento sem trabalhar, não pretendo ganhar nem  mais um tostão do erário publico, enquanto permanecer este conselho que manda levantar um processo disciplinar ao seu próprio Presidente, mas para que tal aconteça, devem honrar com as vossas deliberações.

Sei que, algumas vezes, é necessário sair de cena, observar e aguardar que a sabedoria do tempo termine o espetáculo.

O homem cresce com o saber da complexidade da vida e morre sem saber o porquê?

Augério dos Santos Amado Vaz

    35 comentários

35 comentários

  1. maria chorona

    6 de Julho de 2012 as 13:02

    Espera sentado vocès todos são do MLSTP, eu estive nesse partido e conheço como funciona, o Dionisio é um pedinte, batoteiro, na campanha ele ficou com um televisor do partido e passa o tempo a pedir dinheiro. Enquanto Advogado náo dá nada, fez um requerimento como Advogado de um monhê e deu parecer positivo como assessor do Ministério da economia, quando o Pinto leu – lhe a barra como Ministro de Trabalho o homem até chorou. Só em S.Tomé que se vê tanta palhaçadas, porque sáo quase todos desonestos ja venderam a alma ao diabo

  2. blagubua

    6 de Julho de 2012 as 13:13

    kekua, gente ke raio de coisa voces tratam de assunto da justica como se fosse vosso quintal sr Dionisio faz candonga de cerveja por isso ele tem patroes e prefere deixar o assunto em banho maria, credo sr Augerio tenha coragem quem age de mal ha de pagar aqui mesmo na terra.

  3. Aleixo.............

    6 de Julho de 2012 as 13:39

    Não sei o que está acontecer em STomé com a Democracia que conquistamos já a quase 40 anos Este Senhor está farto de lamentar sua situação e a Justiça permanece neutro sem resposta.Acho que o deve esperar como cidadão qualquer,decisãio do Tribunal e não é mais que os outros pois não. Quem não deve não teme. Na Justiça nada é feito a preça só porque é um Juís de Tribunal. Tem que estar na fila como os outros e esperar humildemente. Aliás o Senhor sabe isso melhor que eu. Deixa que a investigação faça o seu trabalho. Enquanto isso pepare para defender. É um conselho amigo……….

    • Augerio dos Santos Amado Vaz

      7 de Julho de 2012 as 7:58

      O Senhor Aleixo, não entendeu bem a minha carta, ela é dirigida ao Conselho superior, para que sejam mais sérios e horem com a palavra dada, do resto, não estou minimamente interessado em continuar como Juiz, aliais sei fazer MUITAS OUTRAS COISAS, se náo emigrar sou dedicar – me a agricultura ou pesca

      • Man peter

        8 de Julho de 2012 as 9:31

        Aggh!! Man GEKAS fica calmo compadre, entao nao es filho do Amado Vaz??? tambem es um bangao na terra Mano, eu sei que sabes fazer outras coisas nao so o do juiz mas tambem como taxar as pequenas todas hahaha, Fica calma e espera mais um pouquinho

  4. The Politics

    6 de Julho de 2012 as 13:59

    Meu caro Augerio:

    Isto esta a dar-te uma lição para a vida. Concordo contigo enquanto aos teus direitos como cidadão e na luta contra a corrupção reinante no seu dos tribunais, mas a lição de vida que isto te vai dar é a seguinte:
    1 – Trate de sempre de ser integro, professional e honesto.
    2 – Aqueles que ontem “eram teus amigos”, porque andavam na mesma senda contigo hoje podem ser teus enemigos, simplesmte porque agora estão no bando oposto.
    3 – Não importa qual bando jogas, sempre quando sejas integro, honesto e professional, nunca teras enemigo ou nunca os enemigos teram por onde pegar.

    Moraleja: Os valores morais e o professionalismo não devem ser negociados a troca de valor monetario.

  5. gadhafi

    6 de Julho de 2012 as 14:23

    Poxa, este Sr.Augerio e exemplo claro de uma pessoa sem carater.Ele busca na opiao publica a compaixao, mesmo sabendo que todos o conhece como sendo uns dos malfeitores da nossa praca.Infelizmente, hoje as sociedades estao de tal forma corompidas que gente desse tipo sempre vai-se sobrevivendo sem serem realmente punidas. O fato desse Sr.Augerio estar a usufruir de honorario publico e por se so um exemplo de uma injustica.

    • Augerio dos Santos Amado Vaz

      7 de Julho de 2012 as 8:03

      Ja deram uma bofetada, mas, não sou violento, dê a cara que lhe conto um titulo. Quanto ao ganhar sem trabalhar, concordo plenamente contigo, aliais ja pedi varias vezes que me colocassem num Tribunal com muitos processos para eu trabalhar, mas, não querem acho que lhes dá prazer, pagar-me sem eu trabalhar, mas, isso também não é poblema o dinheiro não sai do bolso deles…

  6. Canimambo

    6 de Julho de 2012 as 16:25

    Zangam-se as comadres e descobre-se as verdades! Senhor Dr. está a ser f*** pelo sistema que durante algum tempo ajudou a alimntar. Agora o sistema está a tramar-lhe.

    • Augerio dos Santos Amado Vaz

      7 de Julho de 2012 as 8:06

      As verdades ainda não foram ditas, só começaram depois de finda o inquerito.
      Vou apresentar ao publico o livro branco da justiça negra.

      • Ôssôbô

        10 de Julho de 2012 as 21:11

        Então!!! Estamos na democracia!! Faça isso já e agora!Tens medo do quê? Poxa!!! Estamos fartos de suspanse!! Aja!! S. Tomé e Príncipe precisa de homens que saibam e que falem! Se tens consigo ajgo, que diga já! Ou queres uma mão fechada antes? Por favor!!
        Fui!!!!!

      • Ôssôbô

        10 de Julho de 2012 as 21:15

        Resumindo e concluiindo!!!
        Que as verdades venham a tona! Isto é que queremos! O resto é blá blá!!!!

  7. VIOGO

    6 de Julho de 2012 as 17:28

    Este Conselho é o mais diabolico que apareceu no tribuna. Embora se tenha apetrachgado com dois dinosssauros que a medida e na mentalidade da terra são considerados “experientes” e “idóneios”, o visado deste artigo e o outro que foi Presidentge do TC, não passam de um fanfarão. o Segundo, com tanta arrogâncioa que lhe é caracteristico quando foi PTC, obviamente ninguém o poderia impedir de viajar. Mas ele, sendo o que é, faz chincana para o P Supremo T. Justiça tenha que viajar com autorização, o que só pode ocorrer em STP. O PSTJ é a quarta figura do Estado, muito superior ao PTC. Tirem ilações (ou lições) desses dois velhos.
    O membro desse Conselho que é Presidente do Conselho de Administração dos Cofres dos Tribunmais, órgão criado para evitar bandidagem, está a comandar uma bandidagem nesse Tribunal que até mulher dele la meteu, com categoria superior a quem já está no Tribunal há mais de 10 anos. POR FAVOR STP FAÇAM AUDITORIA AO COFRE DOS TRIBUNAIS!!! Começo agora o CA e piorou. Há despesas a torto e a direita, há dinheiro para os membros viajar e pagar a si o que querem (senha de presença sem previsão legal. etc. etc.) Sr. PSTJ tem que ter pulso porque ele é que é o superintendente administrativa e financeiramente. Toma posição Leite!!! Dissolve este Conselho e consequentemente a DAF que é conivente.

  8. Ôssôbô

    6 de Julho de 2012 as 18:58

    É o país que temos! Que STomé Poderoso use o seu poder para se repor a verdade, a justiça e que a verdadeira democracia vigore nesse país que é de todos nós!
    Fui!!!!

  9. Gualter Santos

    6 de Julho de 2012 as 21:49

    Dr.Augério dos Santos Amado Vaz,

    Eu se estivesse no seu lugar, pediria ajuda ao nosso melhor jovem Sociólogo Hector Costa…fuiiiiiiii

  10. Augero dos Santos Amado Vaz

    7 de Julho de 2012 as 0:17

    Gosto de S.Tomé, mais conforme diz o meu amigo Levy e que faz o mesmo, os Santomenses são maus.

  11. Chacuda

    7 de Julho de 2012 as 6:44

    Tal pai tal filha, foi para Cabo- Verde e arranjar filho, ficou lá uma data de tempo, regressou e encontrou o seu lugar, Gabinete, e foi promivida a Juiza de Primeira classe e Presidente de Sindicato dos Magistrados, que não faz nada. S.Tomé, não é propriedade da familia de Dionísio. Estava como Procuradora em Cabo .Verde deu . se mal e regressou e ingressou de novo na magistratura à margem da lei e está espreita de ser Juiza -Conselheira, fechem esse Tribunal, Adelino ja deu bofetada, a proxima vitima pode ser pior. Quem semea vento colhe tempestade.

  12. Augerio dos Santos Amado Vaz

    7 de Julho de 2012 as 7:23

    Se alguma vez teve um minimo de decência dê a cara que eu lhe conto os titulos.
    Kadhafi pode ter tido todos os defeitos, mas o homem nunca foi cobarde, cobardia é caracteristica tipica de Homens que não valem nada.

    • Observador

      7 de Julho de 2012 as 16:28

      Francamente meus Senhores.
      Percebe-se um desespero total do Sr. Augério em resolver os seus problemas, envolvendo a opinião pública, ainda mais ofendendo pessoas gratuitamente. Afinal onde estamos?
      Se tem prova que apresente. Se é corrupto que seja condenado como qualquer um.
      Quem não deve não teme. Espere com calma que um dia a justiça chegará a si e deixemos de fazer julgamento na praça pública.
      Fala que cobardia é característica típica de Homens que não valem nada, mas nunca teve a coragem de regressar a Cabo Verde onde é aguardado pela justiça. Se for, será preso de imediato, logo no aeroporto. Não é verdade?
      Estamos com uma crise de existência generalizada em São Tomé, onde um procurado pela justiça, vira herói e uma família é cruxificada.
      Seja mais claro. Qual é o envolvimento do Sr. Dionísio nisto tudo? Apresente prova.
      E a filha que sempre foi considerada a melhor juíza de São Tomé, qual é a culpa dela nisto tudo? Que eu saiba, para ser Presidente de sindicato tem de haver eleição. Houve eleição ou não Sr. Augério?
      Sejamos claro Sr. Augério. Não venha com balela.
      O Sr. Ainda é Juiz deste país que tanto envergonhou. Aja como tal.
      Por favor me dê mais informações concretas, pois vivo fora do meu querido país.
      . Aguardo ansiosamente pela sua reação, pois São Tomé precisa proteger os seus filhos dignos e colocar na cadeia os indignos.
      De um Observador atento.
      VIVA SÂO TOMÈ, VIVA A JUSTIÇA.

      • Augerio dos Santos Amado Vaz

        8 de Julho de 2012 as 10:13

        Se quizer ser respondido apresenta a sua identidade assim posso dar -lhe resposta merecida, porque quem não deve dá a cara. Palhaço

        • Aborrecido

          11 de Julho de 2012 as 18:04

          Man Gecas, de certeza que nao sabes quem escreveu isto sob anonimato? Oh meu mano, so pode ser a dita cuja, ela mesma. Veja bem, a mensagem esta escrita tal como ela se expressa, e ate vei defender a familia!!!

      • Augerio dos Santos Amado Vaz

        8 de Julho de 2012 as 10:18

        E se quiser pagar-me uma passagem para Cabo Verde, paga e marque o dia que eu vou com muito prazer, de ser a melhor Juiza, só pode ser palhaçada total, e foi eleita por quem, meia dúzia de compadres.

      • Augerio dos Santos Amado Vaz

        8 de Julho de 2012 as 10:26

        Mis como é tão digno passa a vida a pedir, Senhor pedinte.

      • Augerio dos Santos Amado Vaz

        8 de Julho de 2012 as 10:27

        Eu adoro desafio, apresente~se senhor cobarde.

      • gadhafi

        10 de Julho de 2012 as 19:26

        Meus parabens meu caro, gostei sinceramente da sua intervencao
        bem haja

        • gadhafi

          10 de Julho de 2012 as 19:27

          meu caro Observador, gostei

    • Observador.

      7 de Julho de 2012 as 16:36

      Chacuda, Não entendi bem este teu ataque tão pessoal. Será que também estás de olho?
      Ela é culpada por ter filho?
      O pai também trabalhou em Cabo Verde como procurador?
      Estou confuso. Alguém me esclareça, mas sem intrigas.

  13. Santomense 100%

    7 de Julho de 2012 as 12:27

    Mi hermano,
    Muita força e coragem para enfrentar estes covardes! Nunca te esqueças : Lutaremos com os gajos com punhos de Teófilo Steveson, com sabedoria de Fidel Castro e com pernas de Juan Torena. Hasta la vista mi compay !

  14. Augerio dos Santos Amado Vaz

    10 de Julho de 2012 as 16:44

    O Conselho reuniu e não decidiu nada, não sirvo para trabalhar no meio de tanta palhaçada

  15. Observador

    11 de Julho de 2012 as 18:09

    Caro Sr. Augério.
    A minha intenção não é a de lhe ofender, mas sim de querer saber a verdade das coisas.
    Por favor não se rebaixe à tanto. Agora vais chamar de idiota a todo mundo que quer conhecer a verdade?
    Falar mal é fácil, ouvir são outros quinhentos.
    Só lhe pedi que apresente factos ao tribunal, caso tenha. Alias o Sr. Sabe como Juiz que é que existe tribunal para julgar, ou até isto o Sr. já esqueceu?
    Bem ou mal temos de manter fé neste tribunal,se não onde vamos parar? Acredito que as coisas vão mudar um dia.
    Ajude este país a ir para frente e mantenha a compustura.
    Obrigado.

    • Augerio dos Santos Amado Vaz

      17 de Julho de 2012 as 0:52

      Idiota e palhaço

  16. Observador

    11 de Julho de 2012 as 18:15

    Esqueci de uma coisa só Sr Juiz.

    Vou-te pagar passagem para ir a Cabo verde porquê?
    Vai trabalhar, resolva o seu problema e deixe de pedir.
    Acha que o meu dinheiro não me custou?
    Só faltava esta.
    Deixe deste mau hábito.
    Pedir passagem.
    Sinceramente, onde já se viu?

  17. Maria Assuncao

    12 de Julho de 2012 as 10:07

    Palhacada…vive-se para assistir-se a isto, francamente!!!

  18. contracurva

    20 de Julho de 2012 as 11:19

    Minha gente até onde chegamos ….
    Incacreditavel vc´s n tenhem vergonha a se exporem desta forma francamente …. um dia a justiça será feita a verdade virá a tona tenham calma, paciência nossa credo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo