Sociedade

“Peço-lhe encarecidamente que tenha a amabilidade de cumprir com as suas promessas”

Pedido vem de Cuba. São os estudantes são-tomenses nas terras de Fidel Castro, a exigir o cumprimento das promessas que lhes foram feitas.

Cuba 28 de Junho de 2012

Excelentíssimo Chefe do Governo, Compatriota Camarada Senhor Doutor Patrice Trovoada.

È uma honra enviar-lhe esta carta, aproveito a oportunidade para lhe apresentar os meus melhores cumprimentos.
Eu sou Dany Dos Santos, estudante São-Tomense em Cuba. Lembro-me que o Chefe do Governo Patrice Trovoada esteve em Cuba alguns meses atrás, pois  sua chegada a Havana foi oportuna e deixou muitas esperanças aos estudantes São-Tomenses.
Durante a sua instância em Cuba, o Senhor Primeiro Ministro fez uma reunião com os estudantes São-tomenses, juntamente com a sua delegação que lhe acompanhava. Durante o encontro que Nós os estudantes São-tomenses em Cuba, tivemos com a sua excelência, reinou um ambiente de sinceridade e esperança, eu lhe confesso que me senti animado e com muita expectativa, abordamos vários temas, pois eu informei a sua excelência sobre a minha inquietação e o Senhor Primeiro Ministro prometeu firmemente em resolver esta situação.
Excelentíssimo Senhor Primeiro Ministro, lhe peço encarecidamente que tenha amabilidade de cumprir com as suas promessas. Fiquei a espera do resultado que tivemos da reunião com o Senhor primeiro Ministro, por tanto de muito esperar tentei inúmeras vezes comunicar com a sua excelência, infelizmente não o consegui.
Em São – Tomé o meu irmão Yuri procurou muitíssimas formas para falar com a sua excelência e infelizmente não foi possível, do mesmo modo os meus familiares e amigos tiveram a mesma sorte. Como è do seu conhecimento, aqui em Cuba não temos embaixada de São – Tomé e Príncipe, e nem outra representação diplomática do nosso país.
Durante a reunião que fizemos com a sua excelência, eu dei ao membro da sua delegação o Senhor Carlos Ferreira de Castro duas (2) cartas das embaixadas (Guine equatorial e Congo que è decano da embaixada africana em Cuba.)
Eu tenho apoio Diplomático das embaixadas de Guine Equatorial e de Congo, simplesmente falta-me ter o apoio do nosso País, e o Senhor Primeiro Ministro em pessoa prometeu-me o tal apoio, que consiste em solicitar ao Ministro de Educação Superior de Cuba para que eu possa terminar o meu objetivo em Cuba.
Nós estudantes São-Tomenses, esforçamos para estar unidos, pois a união faz a força e unidos venceremos.
Tenho toda vontade de terminar o meu objetivo em Cuba, e regressar a São – Tomé com o meu Diploma que será útil para mim e para o nosso País.
Excelência, eu tenho fé na sua pessoa como Primeiro Ministro do nosso País. Aproveito a ocasião e mando saudações cordiais ao nosso lutador incansável por boas causas, Excelentíssimo Senhor Presidente Da República, Compatriota Camarada Doutor Manuel Pinto Da Costa.
Com amor a São – Tomé e Príncipe, desejo unidade e bem estar para o nosso País. Excelentíssimo Senhor Primeiro Ministro Patrice Trovoada, aguardo a sua resposta. Peço desculpa por qualquer coisa e agradeço a sua compreensão e amabilidade.
Saudações cordiais.
Estudante são-tomense em Cuba.
Dany Dos Santos

    24 comentários

24 comentários

  1. MAFIKIZOLO

    15 de Julho de 2012 as 21:06

    Fiquei sem perceber ou percebi mesmo e não gostei de ter percebido o k percebi.

    AFINAL DE CONTAS A PROMESSA ERA PARA A AJUDAR OS ESTUDANTES SANTOLAS EM CUBA ou para ajudar o Sr. Dany dos Santos individualmente?

    Se for a segunda opção então, tá sair male!

    • Aborrecido

      17 de Julho de 2012 as 17:33

      So nao entendi porquê enviar um pedido pessoal via TelaNon??? O estudante acha mesmo que por esta via tera sucesso??? Quanta ingenuidade!!!!!!

  2. Mr.Mucluclu

    15 de Julho de 2012 as 21:07

    Eu não sei onde é que estava a falha mas a carta é pessoal e não dos estudantes… Mas, não é novidade. Os estudantes são-tomense nos quatro cantos do mundo estão mal… Desejo-te sorte companheiro e agradeça a Deus por contares com ajuda das duas embaixadas. Muitos não têm essa sorte…

  3. Jovêncio e Rita

    15 de Julho de 2012 as 21:34

    Meu caro pode ficar descansado esperando que o Patrice vai resolver o seu problema. Ele anda a prometer a toda a gente. Isto é só conversa para fazer boi dormir. O senhor lembra o que aconteceu com gente do Príncipe que ele prometeu tanta coisa? O senhor lembra das promessas eleitorais que ele fez para pessoas de várias localidades cá de S.Tomé? Vai perguntar gente de Praia Melão? Gente de Angolares? Pergunta as pessoas que fizeram campanha presidencial para ele se ele pagou. Isto está muito mal.

    • edy

      16 de Julho de 2012 as 10:32

      gente muito e’e’e’

  4. Leopaldo

    16 de Julho de 2012 as 8:39

    Dany dos Santos Daio, ainda estas a estudar? Tens que ver se despacha isso….assim vais tirar oportunidade aos outros jovens, que também queiram estudar no exterior…

    • edy

      16 de Julho de 2012 as 10:23

      pensei ki esse jovem ja acabou o curso. hoje em dia um curso de 10 a 15 anos e, com certeza tempo e dinheiro gasto.mas contudo boa sorte.

  5. Povo STP

    16 de Julho de 2012 as 8:48

    Mais um enganado pelo Patrice Trovoada!

  6. Povo STP

    16 de Julho de 2012 as 8:50

    Pronto, Patrice fez mais uma vitima…

  7. eu

    16 de Julho de 2012 as 9:13

    Esse gajo já devia estar no país e a vender plastico. Desde que esse gajo esta em Cuba só a gastar estado dinheiro e depois quero mais e mais. Nem pensar, eu pago IRS e o meu dinheiro não é para vadios, se estas mal porque andasre na vadiagem em vez de estudar volta pra tua terra tamos falta de homem para capinar terrenos baldios. Devia haver uma regra quem reprova por vadiagem deveria perder a bolsa assim as coisas estariam mais disciplinadas. FUIIIIIII

  8. mavinga diz

    16 de Julho de 2012 as 11:02

    O Sr.Dany dos Santos Daio, não é bom estudante, porque só pensa em si.Vai mais é cambalhotar na arei!!! Olha Patrice Trovoada ja enganou tanta gente, pergunta laguns elementos da comunicação social como: kalu mendes, carlos nobre,edson carvalho,carlos moreno, e elder bexigas, não se esquecendo de mais gentes que trabalharam para o Sr.Patrice Trovoada que ele não pagou nenhum tostão. Enquanto que o sr. está em cuba estudar a muito tempo e não terminar.FICA QUIETO….

  9. Lucas

    16 de Julho de 2012 as 11:07

    Esqueça Patrice Trovoada! Ainda mais chamando ele de CAMARADA… Ele deve ter desistido de ler a carta assim que viu a palavra camarada….

  10. Patrice Turista

    16 de Julho de 2012 as 12:19

    “Burro velho”, não aprende a lição, por isso jovem, volte para casa, curso está muito difícil para ti, vem fazer outra coisa!
    È o que dá mandar gentes com 8ª classes para tirar Licenciatura, a culpa não é tua. Mais sim do sistema corrupto que tomou conta do país.
    “Quem brinca com polvo vivo, arrisca-se a ser abraçado pelos tentáculos do mesmo”! A maioria dos teus colegas já regressaram desde de 2009.

    PT, não vai mandar mais dinheiro!

  11. Povo Piqueno

    16 de Julho de 2012 as 12:25

    Rapaz volta para terra tirar teu curso no IUCAI, Agostinho não complica vida de ninguem, aqui no Bombom, gente faz curso a brincar. Depois o teu nome muda também, passa a ser Drº Dany dos Santos! Vivê, só com cristo…

  12. África

    16 de Julho de 2012 as 15:04

    Caros Compatriotas,
    Foco!
    Não vamos desviar as atenções e fazer de conta que não estamos a perceber o que se passa.
    O que esta em causa não é a qualidade do aluno em questão.
    O que esta em causa é a palavra do Sr. Primeiro-ministro. Quando não se pode cumprir não se promete.
    Tempo houve, que a palavra de um SÃOTOMENSE valia ouro. Muito mais de que um papel escrito.
    A seguir por este exemplo em referencia, que futuro terá S. Tomé e Príncipe?
    Respondam – me vocês!

  13. bbva

    16 de Julho de 2012 as 15:23

    Mesmo assim, o Sr Ambrosio Quaresma o dito Jornalista, proprietário do jornal o PARVO, o autointitulado melhor jornalista santomense e conhecedor nato da ética jornalistica não quer que a gente comente as besteiras e as mentiras do seu pai Patrice Trovoada. O sr PT sabe é faltar a verdade, fazer promessas por todo o lado e quando chega o momento de poder cumprir a promessa ou não atende o telemóvel ou passa os assuntos para o “vice-Ministro sem pasta Bala ou o lambe botas e oprtunista Afonso Varela.

    É verdade que o jovem já devia terminar o curso, mas neste caso ele já devia ter regressado com ou sem diploma. Criar falsas espectativas ao jovem,que o hábito norml do Sr PT é que não deve ser. Os jovens e os santomenses que acreditam em PT são malucos.

  14. Verónica

    17 de Julho de 2012 as 7:55

    Pelos comntários, acho que o jovem está tirando lugar aos outros. Se +e super repitente, que volte a casa e siga outro rumo. No entanto como um dos comentaristas disse, oque está em causa, é a promessa.
    Inem Sunguê ê, qdo Patrice Trovoada ou Trovadinho, estava na capanha o que fez? Não andou a pé por todos os cantos e fez promessas? Uma delas é: Parou no Sr.Paquete, foi até Riba Mato a pé, foi ainda até ao rio Manuel Jorge e disse à População cito: COMO VCS VÊEM, HÁ MUITA ÁGUA, AQUI NÃO PODE FALTAR ÁGUA. ASSIM QUE FOR ELEITO, VCS TERÃO ÁGUA, fim de citação. Aonde é que está água?
    Naaltura já existia o Projecto de Água de Vagi Sun Pio que está em curso. Não é Projecto dele. Cuidado gente.
    Ele deveria fazer como está fazer com iluminação atrasde eneria solar. Ir buscar água solar e colocar para cumprir com a promessa.

  15. Verónica

    17 de Julho de 2012 as 7:57

    Voltando, oP.T.só sabe éperseguir a todos que lhe fazem calor. Diz-se por aí que osjobens que leramos comunidaos do MLSTP e do PCD, vão ser postos na rua ou transferidos,pelos seus Director, a mando do Patrice. O Raúl Viana que se cuide. Ele jáé adulto.

  16. nora

    17 de Julho de 2012 as 10:54

    Isso demonstra a seriedade dos dirigentes que a República ainda tem!
    A credibilidade do Estado Santomense passa por boas maneiras dos seus dirigentes. E, não ter um Primeiro-ministro que

  17. Totti

    17 de Julho de 2012 as 11:26

    Caro amigo Dany, estou ciente dos teus problemas, mas como amigo deixo-te um conselho de coração: O orgulho em demasia é prejudicial! Contudo sem alargar muito por desconhecimento de novos factos teus devo dizer-te que voltar para STP e continuar cá os estudos é muito boa decisão, acredite meu caro!!! Peça equivalências nas disciplinas na embaixada que fizeste e volte para matricular em s.tome num dos cursos parecidos ca, e em STP ainda dá possibilidade de ter bolsa interna caso concorras!
    Pinar esta contigo meu caro!

    ” As vezes é preciso dar um passo atrás para dar dois de avanço posteriormente”

    abraços!

  18. Nando Vaz (Roça Agostinho Neto)

    17 de Julho de 2012 as 13:38

    Sem palavra!..Não quero comentar isto, se comentar…….

  19. Coladura

    17 de Julho de 2012 as 14:01

    Dany dos Santos

    Aravés dos comentários sobre o testo de sua pretenção, obviamente se concluí que és um repitente profissional.

    Ao comparar todos esses anos de estudo em Cuba com esse testo, deixa bem patente que ainda não consegues diferenciar um pedido em nome colectivo do nome individual.

    Creia-me, isso é muito triste! …

    O meu aconselho, é que como estudante que és , empenhe em preocupar mais com os estudos do que todo o resto que tem gasto o seu precioso tempo.

    Regressar ao País também seria uma boa solução e é preferível do que esperar por promessa de quem( PT) já deu provas de que não é capaz de cumprir as promessas que faz para fazer dormir o povo que governa, enquanto viaja a tratar dos seus negócios pessoais e regressa com anuncio e publicidade enganosa.

    Fique sabendo…

  20. maria chora muito

    17 de Julho de 2012 as 16:42

    Caro Dany, não acredites nesta gente, sobretudo no Patrice Trovoada. Volte para São Tomé. Para ser Primeiro Ministro ou Presidente da Republica não é preciso ter curso. Volte para São Tomé. O Patrice não tem curso nenhum e todo mundo aqui em STP lhe chama de Doutor Patrice. Muitos fizeram mais de dez anos para conseguirem uma licenciatura ( Celestino Costa, Celia Posser, o Paquete Juiz e muito outros que roncam pela cidade) não foram bons estudantes. De resto, os teus colegas que vieram de Cuba, os ditos “quadros jôjôs” não sabem nada daquilo que dizem estarem formados. Volte para São Tomé.

  21. maria chora muito

    17 de Julho de 2012 as 16:48

    Minha gente e caros estudantes cubanitos! Vocês sabem o nome do medicamento que foi agora decoberto para combater o SIDA. O medicamento chama-se precisamente TROVADA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo