Ao logo dos últimos anos o bairro que era antes conhecido como Ríba Tchada tem vindo a conhecer o aumento da população e dezenas de novas moradias tornando aquilo que era apenas um campo de cultivo dos cabo-verdianos num canteiro de obras para aqueles que detêm maior rendimento do mercado. Ríba Tchada hoje tornou-se no Bairro Satón.
Nome que surgiu por causa de uma empresa gabonesa “Satón” que ali tinha o seu estaleiro de construção civil.
Esse Bairro a semelhança do Campo de Milho esta ainda longe de conhecer o seu real desenvolvimento. Falta quase tudo: uma estrada em condições que permite a boa circulação de pessoas e seus bens, luz eléctrica e a água potável.
Dai a criação de uma associação por parte dos moradores, com o objectivo de junto ao governo encontrar soluções aos problemas acima mencionados e também travar a onda crescente de assaltos a que estão sujeitos» tendo em conta que o Bairro está em crescimento, há necessidade de nós congregarmos todos os moradores numa só organização no sentido de resolver inúmeros problemas que afectam a comunidade e os mais gritantes prende-se com a falta da água potável e a melhoria de vias de acesso.» Salientou Ernestino Gomes presidente da comissão instaladora.
Neste sábado os moradores reuniram-se em assembleia para aprovação do estatuto e para a eleição do corpo directivo que irá conduzir o destino da organização.
A falta de um plano urbanístico e as sucessivas construções anárquicas por parte dos detentores de talhões de terra são outros problemas a serem resolvidos neste bairro periférico da capital.
Fernando Santos
HLN
11 de Setembro de 2012 at 17:10
Muito bem Enestino G vai em frente, tu mais do que ninguém sabes que uma associação de moradores pode conseguir os objectivos preconizados. Olha se não fosse a Bandida dessa senhora de Cadastro Maria, hoje seriamos vizinhos, andou a vender o mesmo terreno para mais de uma pessoa, espero que saibas quem sou eu aquele abraço.
Perola
12 de Setembro de 2012 at 12:14
Forca, vamos lutar a ver se o governo lembra de organizar e fazer estradas de alfalto e mais coisas.
João Miguel
12 de Setembro de 2012 at 9:36
Excelente iniciativa.
Muito bem
Nós por ADI
12 de Setembro de 2012 at 13:07
Vocês mais é,já estão a chatear o Governo.Sempre inventando coisas para nos comer dinheiro.Vão buscar do outro lado.Toda coisa….GOVERNO.Trabalhar não querem-Vadios.
Matabala
13 de Setembro de 2012 at 12:29
Penso que esta é uma atitude louvavel da população…unidos podemos mover montanhas…que as outras comunicdes sigam este sexemplo.