Segundo a Bayer que está a promover a introdução deste novo método de contracepção no país, o produto evita a gravidez por um período de 5 anos. É implantado no braço da mulher.
Através de uma agulha grossa de interior oco, o produto de contracepção é implantado no braço da mulher. Segundo Fernando Nascimento, representante da Bayer, trata-se de um implante que previne a gravidez durante 5 anos. «O produto é inserido no interior do braço da mulher, de preferência no braço direito. É um produto que é novo para São Tomé, mas não é novo para o mundo», explicou.
Técnicos de saúde materno-infantil, foram formados teoricamente sobre a aplicação do implante contraceptivo, e logo a seguir passaram ao exercício prático. Mais de 7 dezenas de mulheres são-tomenses, decidiram experimentar o “jadelle”, para evitar a gravidez.
O representante da Bayer, disse que é o método mais seguro, para evitar a gravidez, no entanto não dispensa o uso do preservativo masculino nas relações sexuais, uma vez que a camisa-de-vénus, é fundamental para prevenir a transmissão de doenças sexuais.
Nos corredores dos serviços do Programa Materno Infantil, em São Tomé, o Téla Nón apurou que algumas mulheres que se dirigiram ao serviço para inserir o “jadelle”, fizeram-no sem que o marido soubesse.
Segundo a Bayer, o método é eficaz e a partir do momento que a mulher quiser engravidar, basta retirar o implante que a fecundação será inevitável.
Abel Veiga
Beto Figueiredo
27 de Setembro de 2012 at 14:43
Jadelle e um implante anticoncepcional, prevenia gravidez. Os implantes de anticoncepcional tal como Jadelle estao entre os metodos revogaveis mais eficazes de contracepcao sabida. No entanto, nenhum anticoncepcional e 100 por cento eficaz. Quando usado correctamente a chance de tornar-se gravida e muito baixo. O indice de gravidez anual medio para implantes de Jadelle sobre um periodo de 5 ano e menos que 1%. Isto quer dizer menos que uma gravidez para cada 100 mulheres durante o primeiro ano de uso. Depois do 5 ano a efectividade de diminuicoes de Jadelle, e conseqüentemente implantes de Jadelle nao devem ser usados para mais de cinco anos. Se a pessoa pesa mais de 60 Kg.
Beto Figueiredo.
Ernestino dos Santos
9 de Outubro de 2012 at 15:50
Para mim o melhor forma de uma mulher seria por os contracepção que não têm libertação de hormonas o melhor seria por Ciclos menstrual de uma mulher desde que utiliza controlo do período reservando o espaço fértil que é o ….14º …. 4 para trás, 4 para frente contando com o tempo de vida de um espermatozóide, os contracepção que têm hormonas vão inibir a produção das hormonas dessas senhoras que altera muito os comportamentos das senhoras no ato sexual em que perdem totalmente este ânimo de sexualidade, tornando o seus corpo como uma borracha
que estica devido actuação da hormona artificial e quando querem ter filho torna difícil e muita das vezes impossível
devido o bloqueio de produção de hormonas naturais do seu organismo. As indústrias farmacêutica só querem vender os produto e ter fabulosos lucros, por isso que a Europa está a ficar desertificadas com muitos velhos a grande dificuldade para mulheres engravidarem-se e africanos tem sua cultura própria não deve inclinar muito por esses métodos caso contrário poderemos entrar no mesmo caminho da desertificação com pouco filhos. As mulheres só pensam em dinheiro já não se preocupam com o sexo o que é muito mau para a sociedade humana. Cito
MÉ SOLO
27 de Setembro de 2012 at 14:49
Acho bom o metódo, assim evita que aquelas q usam a pílula esqueçam de vez enquando de tomar, correndo o risco de engravidarem.
O que não acho correcto é aderirem o método Jadelle sem consultarem os seus parceiros, ao não ser que sejam aquelas q vivem sozinhas e não têm compromisso com ninguém.
luisó
27 de Setembro de 2012 at 18:11
consultar os parceiros?
vai consultar para levar porrada?
só com cristo…
Africa
28 de Setembro de 2012 at 15:26
Quando a decisão do conjugue afecta a vida da família ou a relação do casal, concordo que deve haver uma conversa entre o casal.
Mas quem tem a ultima palavra é a mulher. Ela decide sobre o seu corpo e sobre a sua vida.
Não sejam submissas. A pessoa mais importante da sua vida é você!
Joãozinho
27 de Setembro de 2012 at 16:06
Será que este novo método também funciona para homem ? É que eu tenho tido muito azar e tenho feito muitos filhos, sem querer.
Assim, eu colocava também no meu braço e evitava ter filhos. É possível ?
XYZ
27 de Setembro de 2012 at 19:48
Acho que tens tido muita sorte em arranjar muitos filhos. E nao azar conforme descreves. Ha muita gente a procura de pelo menos um reproduzido por ele proprio.
Deus te abencoa e te ajuda a controlar aquela cabeca que vem de baixo entre as pernas e fazer com que quando ela levanta que ela nao atrapalhe a cabeca de cima.
Vialonga
27 de Setembro de 2012 at 16:48
este produto não deve ser testado nem comercializado em sao tome & principe. precisamos de seres humanos para desenvolver esta terra.
o que a Bayer tiver para evitar e curar HIV será bemvindo.
obrigado
A have
27 de Setembro de 2012 at 18:03
Sao Tome tem 150.000 habitantes, dos que 50.000 som crianças. Nao ha trabalho para tudos nesta terra. Nao pode ser que ha mulheres com 3, 4, 5 ou 6 filhos e nao tem para comer, ni comprar roupa, ni levar a aula. Sao Tome tem superpoblaçao e precisa deste producto para ter control da natalidade.
Miki
28 de Setembro de 2012 at 7:07
Bayer também usam isso na Europa ou estão apenas experimentando em STP? Não gosto disto.
Aran
30 de Setembro de 2012 at 19:15
Sou europeia e nao conheço este metodo.Concordo com voces, é uma practica antiga testar em paises do sul.
Culquer um metodo de hormonios tein consecuencias nas mulheres e sim, cuidado com a Bayer e industria farmaceutica que é o poder factico nos paises do norte!
Põe boca não tira
28 de Setembro de 2012 at 9:15
Com uma população que nem chega 200 mil vamos ainda testar um produto anti natalista?
Baga Tela
28 de Setembro de 2012 at 11:26
Pessoal, não se esqueçam de isto é um teste e nada mais que isso. Porque é que esse teste não feito nos países desenvolvidos? É porque como somos pobres e certamente quem autorizou este teste no nosso país recebeu algo em troca tal como fazem com as instituição de caridade que acolhe pessoas nomeadamente crianças “abandonadas” usa-as como ratos de laboratório.
É assim que isso funciona. É triste mas é essa a realidade.
Cobra
28 de Setembro de 2012 at 12:18
Vejo aquí comentarios de pessoas muito “burras” mesmo. Fiquem sabendo que quanto maior for a população, maior será a fome e a miséria! Esqueceram que STP vive de “ESMOLA”? Abram os olhos, palhaços!
Mimi
28 de Setembro de 2012 at 12:50
A única questao que me preocupa é o facto da Bayer ser a protagonista deste assunto. Nao será uma oportunidade de Marketing desta farmacêutica?
DONO DE S.TOMÉ
28 de Setembro de 2012 at 13:53
mais um tecnica da tretar..só essas coisas que não valem nada que o país recebe
EJVCB
28 de Setembro de 2012 at 18:56
eu so acho que deveriam explicar um pouco melhor, numa outra matéria talvez, como é que esse anticoncepcional realmente funciona, além de explicar a populaçao os riscos e os benefícios desses anticoncepcionais, ainda por cima usado à longo prazo. Do jeito que falam parece que estes anticoncepcionais so trazem coisas boas. mas n é bem assim. Tem que explicar à nossa pobre população como isso funciona, e por expemplo, implementar medidas e critérios de uso. Por exemplo, que so adolescentes apartir de uma certa iadade poderiam usar. E que pessoas com mais de 50 anos anos, não poderiam usar. coisas do gênero. Até porque anticoncepcionais predispoem a problemas circulatórios e de coração, podendo acarretar a longo prazo em trombose venosa.
🙂
mina di Célivi
28 de Setembro de 2012 at 19:50
Olinto Daio e Patrice Trovoada estão de parabéns!
Terão mais dinheiro pra gastar nas viajens, pois para os proximos tempos não terão que se preocupar com criação de mais jardins e creches pra filhos de pobres.
Perola
28 de Setembro de 2012 at 21:09
Bem este produto e novo e nao se sabe quais as concequencias,sera que o nosso Ministerio da Saude, procurou saber bem as vantagens e desvantagens deste metodo, por exemplo ultimante menos de um mes vi num programa ke passa na TPA, em que os medicos estavam a falr sobre um novo metodo anticoncepcional que e em comprimidos que e bom mas estavam a explicar que por exemplo pessoas com hipertencao nao deviam tomar, e que muitas mulheres depois deixarem de tomar podem engravidar mas que ha uma grande percentagem de filhos nascer com exemplo labios deformados cortados e com varios membros ate mostraram fotos de bebes com varios bracos e outros com tres pernas, isto ate impressiona de ver, quer dizer a pessoa deve deixar um bom tempo de usar p limpar no organismo depois engravidar, bem pelo menos la eles explicam na televisao as vantagens e desvantagens dos anticoncepcionais, aqui nao vem so e aplicam nas mulheres sem fazem uma consulta mas adequada das mulheres que vao usar, isto e grave porque cada um tem sua constituicao e doencas ditas normais e nao se pode so dizer que e bom e pronto usar em todas mulheres, bem o estado deve saber se e realmente e coisa boa p nos, e tomara que seja.
Perola
28 de Setembro de 2012 at 21:22
deskulpa, fiz um engano vi o tal debate foi na zimbo canal 2,de Angola no programa Sexto Sentido, que passa todas as manhas.
Perola
29 de Setembro de 2012 at 22:33
Retifico, quais sao as consequencias.
Vane
30 de Setembro de 2012 at 0:42
Cuidado com a indústria farmacêutica, há vários interesses financeiros envolvidos e que estão acima do real benefício a população!
vijay mendes carlos carlos
2 de Setembro de 2013 at 8:30
idepois de da familia ter 2 filho, se estiver em condiçÕeS qUI NAO PERMITEM TER O TERCEIRO POR UM CURTO PRAZO DAI QUI É INPERIOSO O USO DO MESMO.
carmen medina
10 de Dezembro de 2013 at 22:52
eu uso o jadele tem 2 anos e é melhor que a pílula assim eu não corro o risco de esquecer de tomar e ate agora esta tudo bem ,eu sou cabo verdiana e muitos outras usam.
mamusca
18 de Maio de 2016 at 9:00
Este metodo é o pior de todos e nao aconselharia a nenhuma das mulheres a usar, logico ele previne a gravidez mas as consequências sao tantas, eu sugiro k os profissionais de saude tinham k eliminar esse metodo porque ate agora os impactos do mesmo tem sido negativo.