Sociedade

São Tomé e Príncipe já tem organização da sociedade civil para promoção da transparência e combate contra a corrupção

Centro de Integridade Pública (CIP), é o nome da ONG que conta com o apoio da Transparência Internacional, do PNUD e da Embaixada dos Estados Unidos de América, para sensibilizar a sociedade civil no sentido de exigir a prestação de contas por parte dos gestores públicos.

Deodato Capela (na foto), é o responsável máximo da CIP. Uma organização da sociedade civil, que foi apresentada em São Tomé, e registada em cartório notarial, com o objectivo de promover a transparência, a Boa Governação e a Integridade.

Em São Tomé e Príncipe a sociedade civil é considerada como sendo inactiva. Não exerce qualquer pressão sobre aqueles que elege, ou que são nomeados para administrar os bens que lhe pertence. O conformismo da sociedade civil, que deixa as contas dos seus bens entregues em mãos alheias, sem nunca pedir esclarecimento, tem facilitado bastante o desvio, a delapidação, e o abocanhar do bem público por uma pessoa ou por pequenos grupos de interesses. No fundo a corrupção está a solta e até agora sem travão, em São Tomé e Príncipe.

A CIP, que nasceu com o apoio de instituições internacionais preocupadas com a falta de transparência e a corrupção reinantes no país, pretende despertar a sociedade civil do sono profundo, que a tornou apática em relação aos seus bens, ciclicamente devorados por lobos da corrupção.

Em entrevista ao Téla Nón, Deodato Capela, mostrou como é que pretende despertar a sonolenta sociedade civil são-tomense. «A nossa sociedade civil é inactiva, e vamos sensibiliza-la no sentido de pressionar os dirigentes e gestores públicos a serem transparentes nas suas acções. Vamos lançar uma grande campanha a partir de Outubro até Dezembro, para despertar a consciência da população sobre a necessidade de combater a corrupção», assegurou o líder da CIP.

“Prestação de Contas”, foi várias vezes repetida pelo entrevistado. É através desta acção, a exigência de prestação de contas aos gestores e administradores públicos, que a sociedade civil de São Tomé e Príncipe, começará a conhecer a dimensão do buraco que os gestores criam na administração dos seus bens, ou então, a honestidade dos mesmos. «Quando se gere o bem público, tem-se que explicar a sociedade o que se fez e como? Isso até agora não aconteceu no nosso país», pontuou Deodato Capela.

A CIP anunciou com satisfação a publicação no mês de Setembro último, no Diário da República, da lei 6/2012 que é a nova lei anticorrupção. «Vamos publicitar todas essas legislações. Por outro lado o jornalismo de investigação é um elemento fundamental, na promoção da transparência e da boa governação», referiu, pedindo maior colaboração entre a CIP e os órgãos de comunicação social.

No entanto o acesso a informação, é elemento fulcral para que a sociedade civil, possa indagar os gestores públicos. Deodato Capela, disse ao Téla Nón que este aspecto é infelizmente uma lacuna na Constituição Política.

A CIP promete despertar a consciência cívica, e combater o medo que foi instalado no seio da sociedade civil. «Note-se que as pessoas vivem com medo. E o medo não é democracia», sublinhou.

O Tribunal de Contas e a Polícia e Investigação Criminal, são sectores que a CIP considera de estratégicos, para estabelecer parcerias. «Vamos estabelecer parcerias com o Tribunal de Contas e com a Polícia de Investigação Criminal. Temos capacidade de dar formação e meios para que essas instituições sejam capazes de lutar contra a corrupção. O objectivo é sempre combater o sistema corrupto instalado», concluiu.

Para realizar a campanha de sensibilização a nível nacional que começa ainda este mês, a CIP conta com o apoio dos parceiros que apoiaram a sua institucionalização, nomeadamente a Transparência Internacional, a Embaixada dos Estados Unidos e o PNUD.

Abel Veiga

30 Comments

30 Comments

  1. Lede di alame ça ua

    4 de Outubro de 2012 at 10:25

    Acho bem, so nao concordo com envolvimentos dos USA nisso, pois de currupcao eles sao os Chefes…a diferenca e que determinam legitimidade pra isso…So sabem destruir os grandes valores de nacoes.

    • quase la

      5 de Outubro de 2012 at 15:46

      Que a CIP possa realmente ser uma das vozes do quinto poder referido pelo Sr. Horacio Will no seu escrito. Muita força e que não esmoreça frente as dificuldades nem faça parcerias duvidosas. Abraço companheiro.

      Que gritem alto a voz do povo e somente a voz do povo.

  2. REVOLUÇÃO A VISTA

    4 de Outubro de 2012 at 10:54

    Em primeiro lugar, felicitar ao srº Deodato Capela ,pela brilhante iniciativa que teve,e desejar êxitos e muita coragem acima de tudo.
    Tenha muito cuidado ,e fica de olhos bem abertos,pois o caminho é árduo, espinhoso ,e vem mexer com a vida de todos os nossos governantes .(LADRÕES CORRUPTOS)
    Pois como tds sabemos, até este preciso momento o pais foi sendo governado por gentes corruptas,ladrões e sem escrúpulos,que possivelmente irão fazer de td ,para que a tão brilhante iniciativa caia por terra,e quiçá tentar algo de mal contra si.
    O tal clima de medo, perseguição,ameaças,ódio e retaliação, instalada no pais fez com que a nosssa democracia tornasse tão fragil a ponto de calar até a oposição,actualmente,como forma de conseguirem de-lapidar o bem publico.
    Nós,o povo estávamos a espera de ONG como esta ,para encorajar-nos a tomar decisões que até agora não fomos capazes de tomar.
    Ha uma luz verde no fundo do túnel,caso a CIP ,conseguir executar com transparência aquilo que são os princípios básicos que norteiam a mesma.
    Actualmente a unica pessoa capaz de abraçar esta causa tão nobre, é o nosso Presidente da Republica,Drº Manuel Pinto Da Costa,e faço ja um apelo ao srº Deodato.
    Procure trabalhar em estreita colaboração com o mesmo,Pois só ele conseguira livrar a sua pele daqueles LADRÕES,CORRUPTOS dos nossos governantes.
    Viva DrºManuel Pinto da Costa
    Viva Deodato.
    Viva a nossa democracia
    Viva STP

    • pagagunu

      4 de Outubro de 2012 at 12:36

      Quando é que o Sr. começa a governar para podermos sair disto, o unico que não é corrupto é o Senhor, deixa-te de tretas ” ladroes os ha , o problema é oportunidade para o ser” …

  3. J.Rosário

    4 de Outubro de 2012 at 11:00

    “…as pessoas vivem com medo .E o medo não é democracia.” Boa referência,ótimo sublinhado mas espero que o CIP seja realmente um primeiro passo na mudança de comportamentos errados na gestão da coisa pública,um primeiro missil direcionado a corrupção e que saibam de forma equilibrada gerir o controlo de lançamentos.Que o seu surgimento tenha sido bem pensado e programado no sentido de congregar todas as vozes de descontentamento e de revolta da maioria da sociedade são-tomense que tem sofrido com a impunidade dos corruptos e a degradação da imagem do país e da pobreza em aceleração.Muitas formas de desabafo face a situação política,económica,social…atual do país têm sido divulgadas nos meios de comunicação social ,exemplo concreto do Tela-non. O descontentamento é descomunal e com um centro sediado em S.Tomé as ações de pressão terão melhores resultados.Que essa iniciativa faça com que os senhores que se acham dono do pedaço façam uma introspeção e sejam mais prudentes,honestos e verdadeiros patriotas.Espero que o CIP tenha base forte ,que não se converta em uma organização fantoche ou para preencher a lista dos que não fazem e nem deixam os outros fazerem.Não se deixem influenciar.Parabens pela iniciativa e boas ações rumo a desparasitação dos roedores que infestam a nossa sociedade.Manifestação de ruas ,abaixo assinados aos diversos poderes no país e alem fronteiras,luta ordeira mas que as vozes se ecoem.O povo é e sempre será o poder supremo.Bem haja.

  4. olho grande

    4 de Outubro de 2012 at 11:15

    nota positiva pela intenção,
    gostaria para já de saber a localização da sede a o seu phone

  5. Bo ten!

    4 de Outubro de 2012 at 11:52

    Boa iniciativa e espero que avance. Pois, só espero que a CIP também não entre nesta sonolência profunda…

  6. HéraLopes

    4 de Outubro de 2012 at 11:59

    Boa iniciativa. A nossa sociedade precisa mesmo de uma “chamada à consciência”. Um dos possíveis colaboradores desta Associação (o Tribunal de Contas) é uma instituição que deverá ser muito trabalhada. Isso porque, ela também tem lá as suas falhas, quanto a prestação de contas. Mas apoio a Associação e gostaria que ela abrisse aos Santomenses que estão na diáspora, talvez com uma página no Facebook. Isso como forma de podermos dar as nossas colaborações. Afinal o assunto é GESTÃO DO BEM PÚBLICO.

  7. NAINO

    4 de Outubro de 2012 at 12:22

    A iniciativa é boa,mais cuidado para não seres arrastado para dentro da rede dos coruptos a tantas iniciativas boas crianda no país que que depois se envolve com os coruptos um deles é o tribunal de conta que só é figura para marcar presença,um país onde os tribunais não funciona é preciso muita garra da sua parte,FORÇA e espero que consigas levar avante esse projeto junto aos santomenses.

  8. Horácio Will

    4 de Outubro de 2012 at 13:57

    Caríssimo Compatriota e Estimado Amigo
    Deodato
    Concordo que o povo seja inactivo, sim. Não me canso de batalhar contra isso. Uso único meio de que disponho: a escrita.
    Não me esqueço de que já vi este povo com energia que os mais novos não calculam. O problema é que a desilusão foi demasiado grande.
    Se conseguir recuperar a energia que está adormecida entre os são-tomenses e orientá-la em direcção ao progresso, progrediremos.
    Se cair na fraqueza humana de ser um ídolo em vez de ensinar ao povo o sentido de autonomia na tomada de decisões em prol do bem comum, o sucesso durará apenas enquanto durar o autor. Queremos uma nação que cresça e se imponha, melhorando em conformidade com a preparação das novas gerações.
    Contamos convosco e espero que acreditem que já existem muitos com quem possam contar.

  9. País da treta

    4 de Outubro de 2012 at 14:30

    És um fraco oh Capela, nem falar em público sabes. És outro se um dia tiver oportunidades para mandar, será um grande corrupto e aldrabão!
    Eu já vi esse filme em algum lugar. Calma te rapaz, queres é tacho?
    Você quer combater o quê?? Corrupção, deixa te de coisas… Procura outro caminho na vida. Olha, diz uma coisa, essa organização tem poderes para julgar alguém?? Na ciência a Teoria e prática complementa-se, já no senso comum, a coisa é bem diferente, quer-se os práticos e despreza-se os teóricos!

  10. Pidu Mamon

    4 de Outubro de 2012 at 15:52

    Por favor meu caro Deodato evite entrar em comer e beber porque se o fizeres poderá ser o teu fim.abraços.

  11. GingaPo

    4 de Outubro de 2012 at 16:01

    Eu esperei este dia desde sempre: un orgão como este em STP só pode ser um sonho!

    Por esso: Parabéns!
    Parabéns pela initiativa
    Parabéns pela coragem
    Parabéns pela esperança que começava a diminuir
    Parabéns!

    do sonho a realidade, conhecendo os inimigos do bem estar do povo santomense e o estado do orgãos de Justiça, tenho que vos dar um conselho: a pesar de toda vossas parcerias, não se esqueça que a “mediatização massiva” das vossas acções, problemas e êxitos, é que é a vossa força de ataque e de defesa.
    Por isso, comuniquem de todas as formas possíveis, se possível via canais diferentes e independentes, seja nacional e internacional! A mensagem tem que chegar ao povo, a diáspora, ao mundo inteiro. E muito importante.

    O combate vai ser difícil,vai haver pressões, escândalos, boatos e ataques pessoas… por isso sejam transparentes para aqueles que apoiam a vossa causa e a causa suprema do nosso pais, para que o povo possa vos apoiar, até nas ruas, se for necessário.

    Eu não sei quais são os vossos meios, e as acções previstas em matéria de comunicação externa, mas como suggerido acima, uma pagina facebook/google+/twitter ou um blog oficial, não custa nada, a não ser os custos do vosso accesso a internet em STP.

    Integridade, honestidade, clareza, transparência é o que nos precisamos para esse pais. O pais tinha e acredito, tem, tudo para que esse povo, que são nossos pais, irmaõs, familiares e amigos, possa viver convenientemente.

    Viva STP… e vamos dar cabo de todos esses inimigos do povo!

  12. fiá guinhô de bodo dáwa

    5 de Outubro de 2012 at 1:46

    Força colega,a iniciativa é boa. Mas atenção “vijá baça zaô satáÔÔÔ punda nencalegabÔ dásón ÔÔÔ”.

  13. Filipe Samba

    5 de Outubro de 2012 at 7:33

    Há problemas que exigem soluções radicais
    Os primeiros corruptos são os da ONGS que estão infiltrados
    em todos os Órgãos da Soberania Nacional

  14. venancio

    5 de Outubro de 2012 at 8:11

    Parabéns pela iniciativa..
    Entretanto, como cidadão santomense gostaria ter uma participação nesta causa que é de todos nós.
    O que devo fazer?
    Como e quem eu possa entrar em contato?
    Onde ?

  15. Emiratos

    5 de Outubro de 2012 at 12:43

    Deodato és serio, mas na terra de STP?
    Cuidado.
    Ja terminaste a formação de policia?
    parabens, vizinho!!

  16. Antonio Gonzaga

    5 de Outubro de 2012 at 13:40

    A iniciativa é louvável. Mas associando ou não ao Tribunal de contas, a 1ª instituição que deve ser atacada é aquela que julga, OS TRIBUNAIS. Os maiores corruptos estão lá. Por ex: O PR efectuou uma presidência aberta aos tribunais e até então não se viu mudanças de concreto naquele orgão, mas com a ministra de saúde aquilo foi tiro e queda. O PR deve proceder da mesma forma para todos os orgãos. Espero que tenham entendido msg.Força a CIP.

  17. anselmo

    5 de Outubro de 2012 at 15:14

    Lamentavelmente, tenho que concordar com a iniciativa dessa tamanha.
    Venho utilizando como a primeira palavra lamentavelmente, porque tudo se parece optimo quando se encontra jovem.
    Depois de historia, porque nao existe vida sem historia.Sem a historia naturalmente nao haveria nacao nem diferentes culturas.
    Espero acima de tudo que quando essa valiosa instituicao fizer a sua historia, que seja coroada de estrelas e que possamos dizer “valeu a pena,gracias my GOD Sao Tome Poderoso, ate quem fim.
    Cetamente se e se chegarmos a esse bom Porto,nos ” fluta de po bobodo” clamamos “amem”

  18. ValumaIdeais

    5 de Outubro de 2012 at 15:35

    La esta um do sistema a falar mal de excelente iniciativa! Nao se podem agradar aos gregos e aos troianos. Dato Capela Forca !!! Os terroristas do estado vão todos presos ! A comunidade internacional esta convosco.

  19. Jorge Tavares

    5 de Outubro de 2012 at 16:26

    “País de Treta” de certeza absoluta que és daqueles corrupto que vai ser julgado brevemente. Andaram a roubar anos à fio, umas tantas famílias que a tua inclui, saquearam o bem do povo sem piedade e querem continuar.
    No Timor Lorosae a Lúcia Lobato, foi condenada a cinco anos de prisão por crime de participação em negócio. Em França o Obiang da GE, sabe o seu destino.
    A tua Ameaça pode ser considerado como crime de terrorismo. Prepara-te que o teu desfarce no aninimato não chegará muito longe.
    Pelo desenvolvimento de Sãotomense!

  20. Matabala

    5 de Outubro de 2012 at 18:37

    E assim vamos vendo luz no fundo do tunel…é bom que tenhamos suporte de forças externas visto que os nossos governantes sabem como corromper o povo com a força do dinheiro e a pobresa e falta de corragem. Força camaradas

  21. Beto Figueiredo

    6 de Outubro de 2012 at 13:10

    Temos que reforçar o standard ético dos nossos negócios com iniciativas que aumentarão a nossa capacidade de tomar decisões sempre orientadas pelos nossos valores, e que reforçarão o compromisso com a nossa Norma de Ética e Conduta, para o qual ministraremos formação sobre a mesma dirigida nossos compatriotas.
    A seguir discrimino as acções associadas a este programa, com os indicadores e competência das mesmas:
    1- Reforçar o nosso código de conduta e Ética.
    2- Aumentar a nossa capacidade de tomar decisões sempre orientadas pelos nossos valores éticos.
    3- Reforçar contratualmente o nosso compromisso com o nosso código de conduta.
    Adoptar uma política específica de Fomento da Transparência, Anticorrupção e Anti Suborno.
    4- Cooperar com os sócios majoritários ou gestores de projectos de que participamos na luta contra a corrupção e o suborno.
    5- Adoptar um marco ético para a publicidade e as acções de marketing.
    Tanto é que no memorando da CPLP, assinado pelos responsáveis das Finanças da CPLP, aquando da 3 Conferência Anual dos Organismos Estratégicos de Controlo Interno, realizada em Luanda, em 2010, ficou bem claro que, a necessidade de elaboração de uma series de boas práticas para a prevenção e combate à corrupção na Administração Pública.
    Uma página no facebook seria muito importante para cada um de nós ajudarmos com as nossas ideias.

    Beto Figueiredo,
    Londres 6 de Outubro de 2012.

  22. TC

    6 de Outubro de 2012 at 15:47

    Grande iniciativa. Apresento os meus parabens ao senhor Deodato Capela e desejo-lhe muito sucesso e êxito. Eu acho que todas as pessoas de boa vontadade deveriam apoiar e colaborar na iniciativa, porque uma organização não funciona com uma unica pessoa. É preciso uma equipa coesa, isenta e disposta a trabalhar.

  23. a verdade

    6 de Outubro de 2012 at 17:45

    Forca Deodato que Deus lhe abencoe.

  24. Mauricio dos Santos

    7 de Outubro de 2012 at 8:48

    Boa iniciativa,mas mano cuidado…SAN TOME TELA OOOO.

  25. Mandinga

    7 de Outubro de 2012 at 12:57

    Espero que com essa oportunidade faça algo realmente brilha e construtivo, porque todas as novas ideias são no inicio sempre boas cheias de boas intenções, espero que esse não seja o seu caso pois de boas intenções inferno esta cheio e STP esta cansado desses mesmas intenções CALOROSAS NO INICIO espero que o SENHOR não veja essa oportunidade como meio de enriquecer e saltar para a política depois de 1 ano por mas Honeste que seja o senhor tem que ter e Caracter e preservar valor que respeita, Sempre haverá Proposta que tentara destruir a sua determinação e honestidade. fique já sabendo como filho da terra irei espera que AS PALAVRAS HOJES ESCRITAS E PRONUNCIADAS POR SI NAO SERAO ESQUECIDA DE MANEIRA A LHE POR ANOS DEPOIS FRENTE A FRENTE COM ELAS.
    BOA SORTE O SENHOR VAI PRECISAR

  26. gualter almeida

    7 de Outubro de 2012 at 22:31

    não metam lá o curupto do LÚCIO AMADO porque senão o pais vai ser vendido

  27. Cidadao com muito orgulho

    8 de Outubro de 2012 at 8:50

    Brilhante ideia meu mano.
    Espero que isto funcione como CPI (Comissao Parlamentar do inquerito) no Brasil. Levar os protagonistas de colarinhos brancos para tribunal pagar pelos danos cometidos. Mas a populacao tem que colaborar a denunciar os casos de corrupcao. vamos deixar de ter medo. Ate quando?… Parabens pela iniciativa mano. Vou voltar assim que terminar a minha formacao para ajudar o meu pais a crescer. Bem haja a todos.

  28. STP Londres

    9 de Outubro de 2012 at 9:19

    Dato Capela os nossos parabéns!
    Que o Centro de Integridade Publica seja um exemplo de sucesso da sociedade civil saotomense. Vamos apoiar a cem porcento esta causa nobre e de serviço publico de ST&P.
    Da Comunidade STP em UK.
    San Tome ká zúdá tudu non, pundá sá kua pá bên di tela non!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top